Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Forum de Mapas para Garmin
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa tarde galera!

Mais uma vez voltando aqui para buscar ajuda dos colegas.
Possuo um GPS Garmin Oregon 650, e estou tentando georreferenciar alguns mapas municipais disponibilizados pelo IBGE com o programa "QGis", com base em algumas pesquisas que fiz na net, mas não venho obtendo muito êxito. Fiz um teste com uma imagem do Google Earth e deu certo, até consegui jogá-la no "Basecamp", mas não funcionou no GPS, copiei ela para a pasta "Gamin/CustomMaps" nos formatos, KMZ e KML e nada, o aparelho não lê.
Minha idéia seria usar esses mapas do IBGE como opção, em virtude da riqueza de detalhes neles, sobretudo relativos as zona rural.

Tenho também dificuldades na hora de colocar as coordenadas no formato do programa QGis, quando crio os pontos lá na imagem para georreferenciar.

Alguém do fórum poderia me ajudar???
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Soares, vc tem um ótimo aparelho, um dos melhores GPS outdoor do mercado.
É perfeitamente possível utilizar os mapas raster (imagens escaneadas) do IBGE no seu GPS, eu mesmo uso no Oregon 400 e eTrex 30. O padrão de mapas customizados não é qualquer kmz (nunca kml), mas o kmz Garmin, q é um pouco diferente pois divide a imagem em blocos georefenciados. Assim, o programa utilizado para o georefenciamento, ou outro qq, tem que ter essa opção de gravar.Mas o ideal é dar saída no padrão jnx (birdseye), outro formato raster da Garmin, muito mais versátil, q permite imagens maiores e sem as muitas limitações do kmz. Obviamente o programa tem q ter a opção para exportar nesse padrao. Um programa otimo e multi formato é o Global Mapper, mas é pago e bem técnico. Um bom e barato é o gpsmapedit. Tem vários gratuitos para fazer o georeferenciamento, por exemplo, o Trackmaker. De cabeça não me lembro de outros, mas posso conferir mais tarde..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, obrigado pela explicação. Sem querer abusar da sua boa vontade, mas como vc tem experiência no assunto, se eu te mandar um mapa você faria o georeferenciamento e converteria no formato "jnx"? Seria apenas um para eu fazer um teste.
Desde já agradeço pela atenção!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Eu faria, mas te entregar um mapa pronto nao vai te ajudar a aprender como produzi-lo, pode ter certeza. Vou ver se arrumo um tempinho e faço um micro-tuto, certamente será mais util..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

OK então, ficarei no aguardo do seu tutorial, até porque são vários mapas que pretendo colocar no GPS.
Abraço,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Em vez de tutorial vou indicar 2 sites (existem vários na net) que explicam as diferenças entre jnx e kmz e como manipula-los.
O padrão jnx Birdseye da Garmin é proprietário, basicamente existe para se poder utilizar imagens de satélites vendidas pela Garmin por meio de assinatura anual ($ 30). Para utiliza-la com outras imagens raster, q nao as disponibilizadas pela Garmin, é necessário instalar um firmware que faz o desbloqueio desse recurso (disponível somente nos modelos outdoors -trilha/montanha/mar - do fabricante).
No site do criador do patch, tem uma minuciosa lista das diferenças e dos patchers disponíveis (instale despreocupado): [Link externo oculto para visitantes].

O formato jnx permite criar vários niveis de zoom para imagens de satélites. Os procedimentos e ferramentas para tal são variados e mais complexos, mas para mapas como o do IBGE é muito mais simples, pois só tem um nivel, apesar que podem ser mesclados em niveis diferentes com outros mapas ou imagens de satélites. Em termos gerais basta geo-referenciar e salvar o mapa no formato jnx com algum programa como o OkMap, Global Mapper, etc..
Recomendo esse tutorial resumido em portugues: http://opussig.blogspot.com.br/2013/06/ ... ps-da.html
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jeanbraga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jul 2015, 10:38

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por jeanbraga »

Estou com um GPS Garmin Etrex 20, sabe me dizer se funciona com o formato JNX?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Funciona, veja os links q indiquei no post anterior...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Emersonrwk
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Out 2015, 09:26

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Emersonrwk »

Estou com um GPS garmin etrex 20, preciso fazer umas medições de áreas com ele e depois passar para o google heart pro, fiz um teste e marquei pontos 4 pontos da área, só que quando passei para o heart eles não estão exatamento no local, deu uma distorcida, se alguém puder me ajudar agradeceria muito. aguardo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Emersonrwk escreveu:Estou com um GPS garmin etrex 20, preciso fazer umas medições de áreas com ele e depois passar para o google heart pro, fiz um teste e marquei pontos 4 pontos da área, só que quando passei para o heart eles não estão exatamento no local, deu uma distorcida, se alguém puder me ajudar agradeceria muito. aguardo.
É importante ter em mente que esses gps outdoors da Garmin nao tem a precisão exigida para levantamentos topográficos, para tanto existem gps especificos que custam muito mais caro. Portanto o Etrex 20 ou similar vai apenas dar uma idéia geral, nao o nível de precisao necessário. Mesmo assim é possivel melhorar a precisao utilizando o recurso de mediçao média (Ponto Passagem Médio), em que o o gps faz várias leituras do mesmo ponto. Habilitando também a rede Glonass e WAAS melhora a precisão (mas consome mais bateria).
Dessa forma se extrai o máximo de precisão desse modelo de gps. A série Map 62 e 64 permite plugar uma antena externa que melhora a sintonia.
As imagens satelitais do Google Earth tem distorçoes variadas, em alguns locais chegando a dezenas de metros, portanto estão longe de serem totalmente confiáveis na resolução que são oferecidas gratuitamente..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jaimerego
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Nov 2015, 15:45

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por jaimerego »

Boa dica. Como ainda sou leigo no assunto, instalar esse patch perde a garantia do aparelho? Comprei meu Etrex 20x há 1 mês somente.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

jaimerego escreveu:Boa dica. Como ainda sou leigo no assunto, instalar esse patch perde a garantia do aparelho? Comprei meu Etrex 20x há 1 mês somente.
A principio perde. Para evitar o transtorno, na hora da instalaçao do firwmware voce marcar para o patcher nao alterar nada na pagina de informaçao do firmware do gps, fica como o original, isso porque a mudança no firmware é sutil e nao tem nada aparente, a nao ser aceitar imagens birdseye (.jnx) sem bloqueio. Na tela do patcher habilite a opçao "Don't change the About page and the firmware version name", assim tudo fica aparentemente como o original (o chato de habilitar essa opçao é que voce nao tem o indicativo claro que o fw foi patcheado, só conferindo se ele aceita imagens jnx). Outra maneira é instalar a versão original (downgrade), que é tranquilo também. Só complica se o gps "brikar" e nao ter mais acesso tendo que ir direto para a assistencia. Pensando nisso, no período da garantia, é recomendado sempre usar (também) o recurso anterior.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Bom dia a todos!
Passando pra informar que ontem finalmente consegui georeferenciar os benditos mapas do IBGE e pelo visto a precisão ficou razóavel, pois tiro as coordenadas dele pelo QGIS (está no formato TIFF) e jogo no Google Earth e no Basecamp e são bem próximas da localização.
No entanto, não estou seguro de tentar realizar a alteração na firmware do meu GPS, pelo receio de dar problemas precisar enviar para a assistência técnica.
O meu aparelho possui instalado o TRC Brasil que é free e o Topográfico (Mogeo), isso feito pelo Basecamp sem nenhum problema.
Minha dúvida é se posso instalar esse mapa do IBGE no aparelho da mesma forma que o TRC Brasil? sem necessidade de mexer na firmware.
Desde já agradeço pela atenção dos colaboradores.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Fabio, não tem problema algum usar o firmware patcheado. Qdo e se tiver q levar para a assistência é só instalar a versão anterior. Na realidade o patcher retira apenas um bit de confirmação que libera a utilização para arquivos raster .jnx, por sinal, o formato ideal para passar imagens escaneadas ou de satélite para o gps (modelos compatíveis). Respondendo a sua duvida sobre o mapa georefenciado do IBGE: esse mapa é uma imagem escaneada, ou seja, do tipo raster. O mapa TRC Brasil e Topo Mogeo são vetoriais (.img), esses sim tratados como mapas tradicionais. O do IBGE sendo raster tem que ser instalado ou no formato .jnx (melhor, mas mais complexo para formatar, tem q usar vários programas) ou diretamente no formato .kmz Garmin (um pouco diferente do kmz do Google Earth). Enfim, antes de instalar na pasta de mapas personalizados (CustomMaps) vc tem que encontrar um programinha que transforme seu arquivo georenciado em kmz Garmin..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, acho que vou tentar instalar o pach.
Editado pela última vez por soares.fabio em 23 Fev 2016, 11:42, em um total de 1 vez.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.