Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Forum de Mapas para Garmin
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone escreveu:
soares.fabio escreveu:Boa noite!
Amigos, passando aqui mais uma vez para pedir ajuda sobre como instalar o patcher no meu Oregon 650, eu decidi fazer a instalação, mas não estou entendo muito bem, já li os post novamente e confesso que não compreendi a sequência dos procedimentos. O colega Angelone ou o Rascher poderiam me ajudar? Acho que vou precisar de um passo-a-passo, rs.
Grato,
Voce conferiu bem os links indicados no meu post do dia 8 julho de 2015, da pagina 1 desse tópico? Nos links tem a indicaçao patcher e como usa-lo. Para aplicar no seu firmware vc tem que baixa-lo primeiramente, ou diretamente pelo webupdater (ele vira na forma do arquivo gupdate.gcd) ou de algum site depositário de firmwares garmin. Via webupdater é mais seguro, o único cuidado é ao terminar de fazer o download nao desconectar da usb nem reiniciar o gps, pois senao o firmware será instalado no aparelho automaticamente. Antes, ele tem que ser movido para uma pasta qualquer do PC para de aplicar o patcher para posteriormente ser copiado para a pasta Garmin para ser instalado pelo sistema. Se nao conseguir, explicite o que nao entendeu..
Bom dia Angelone!

Li sim, veja minhas dificuldades: A versão da minha firmware é a 5.10, portanto, já está atualizada, quando abro o web update ele não me dar a opção de reinstalar, mas quando clico em avançar ele mostra fazendo o download e updating, executando automaticamente, seria a reinstalação? Adiante, no final aparece as mensagens "O software em seu dispositivo Garmin foi atualizado para a versão 5.10." e "Não foram encontradas atualizações adicionais para o seu dispositivo Garmin." Pelo que entendi teria que reinstalar uma versão anterior, aí no repositório: [Link externo oculto para visitantes] baixei a firmware "Oregon6x0_WebUpdater..> 01-Mar-2013 16:23 16M", arquivo de nome "Oregon6x0_WebUpdater__150.gcd", no meu entendimento seria uma versão anterior, mas como instalar ela?
Obs: o Patcher já está baixado e descompactado na área de trabalho.

Grato,
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, ao ligar o gps percebi que a versão do firmware 5.10 foi reinstalada pelo webupdate, mas no caso, como aplicar o patcher nela para que quando o GPS for reiniciado carregue o patcher?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu: Li sim, veja minhas dificuldades: A versão da minha firmware é a 5.10, portanto, já está atualizada, quando abro o web update ele não me dar a opção de reinstalar, mas quando clico em avançar ele mostra fazendo o download e updating, executando automaticamente, seria a reinstalação? Adiante, no final aparece as mensagens "O software em seu dispositivo Garmin foi atualizado para a versão 5.10." e "Não foram encontradas atualizações adicionais para o seu dispositivo Garmin." Pelo que entendi teria que reinstalar uma versão anterior, aí no repositório: [Link externo oculto para visitantes] baixei a firmware "Oregon6x0_WebUpdater..> 01-Mar-2013 16:23 16M", arquivo de nome "Oregon6x0_WebUpdater__150.gcd", no meu entendimento seria uma versão anterior, mas como instalar ela?
Obs: o Patcher já está baixado e descompactado na área de trabalho.
Angelone, ao ligar o gps percebi que a versão do firmware 5.10 foi reinstalada pelo webupdate, mas no caso, como aplicar o patcher nela para que quando o GPS for reiniciado carregue o patcher?
Grato,
A versao que vc baixou do perry é super antiga, v1.50, descarte! Use a ultima versão, a 5.10 mesmo. Faça como indiquei no post anterior, baixe com o webupdater, que vai indicar que seu fw já esta atualizado, mas oferece uma opção de reinstala-lo, observe bem.. O download e updating com o gps conectado pela usb nao significa q o fw esta sendo instalado, isso só ocorre qdo ele é desconectado e reinicializado. Por isso recomendei que depois de finalizado o Webupdater, NÃO DESCONECTE o gps e MOVA o firmware baixado (gupdate.gdc) para outra pasta, pois dessa forma ele nao será instalado. A partir da outra pasta aplique o patcher. Como vc já tem instalado a versào 5.10 no gps, para instalar a patcheada vc tem que alterar para uma versão superior. Para tanto marque e altere a opção Adjust Firmware Version by.. , por exemplo para 1, assim o fw q era 5.10 passa a ser 5.11. Se alterar para 10 passará para 5.20 e assim por diante até 100. Patcheado, o fw deve ser renomeado para gupdate.gcd e colocado na pasta garmin, do cartão ou memoria interna. Com bateria carregada inicie o gps que o fw patcheado será instalado (obs, veja se vc tem o gupdate.gcd na pasta Garmin do gps, se tiver nao precisa baixar com o Webupdater, pois deve ser a versão 5.10 do fw).
A outra etapa, que vai exigir algum trabalho da sua parte, é conseguir baixar imagens de satélite com os programas já mencionados anteriormente. Nao deixe de colocar aqui sua evoluçao, dificuldade e aprendizado sobre essa experiencia..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite Angelone!
Aparentemente deu certo o patcher, e a fw modificada foi instalada. No caso, já estou convertendo alguns mapas que possuo pelo MAPC2MAPC para o formato JNX. Uma dúvida, devo substituir os que possuo na memória do GPS em KMZ por outros no formato JNX ou os dois formatos podem ficar na pasta CustoMaps? No caso de ter realmente dado certo, posso instalar vários mapas JNX sem limitação de quantidade? Possuo uma assinatura válida Birdseye, posso continuar usando normalmente?
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

soares.fabio escreveu:Boa noite Angelone!
Aparentemente deu certo o patcher, e a fw modificada foi instalada. No caso, já estou convertendo alguns mapas que possuo pelo MAPC2MAPC para o formato JNX. Uma dúvida, devo substituir os que possuo na memória do GPS em KMZ por outros no formato JNX ou os dois formatos podem ficar na pasta CustoMaps? No caso de ter realmente dado certo, posso instalar vários mapas JNX sem limitação de quantidade? Possuo uma assinatura válida Birdseye, posso continuar usando normalmente?
Infelizmente ainda não funcionou, acho que tem haver com a conversão, pois coloquei mapas diferente nas pasta Customaps e Birdseye no Cartão de memória e nas mesmas pastas da memória interna, e o aparelho só leu as constantes na memória interna, na pasta birdseye, isso junto com todas as imagens de satélite da garmin, e um detalhe, o mesmo mapa em KMZ consigo dar zoom, mesmo sem ser em camadas, no JNX convertido, o mapa só aparece quando no mínimo no zoom está a 300m, e as vezes ampliava o mapa para melhor visualização. Seria necessário ativar essas imagens JNX? pois pelo Basecamp não consegui importar para minhas coleções e posterior transferência para o gps. Esse patcher serve tmb para colocar mais imagens em format KMZ, sem a limitação dos blocos?
Desde já agradeço a paciência!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Boa noite Angelone!
Aparentemente deu certo o patcher, e a fw modificada foi instalada. No caso, já estou convertendo alguns mapas que possuo pelo MAPC2MAPC para o formato JNX. Uma dúvida, devo substituir os que possuo na memória do GPS em KMZ por outros no formato JNX ou os dois formatos podem ficar na pasta CustoMaps? No caso de ter realmente dado certo, posso instalar vários mapas JNX sem limitação de quantidade? Possuo uma assinatura válida Birdseye, posso continuar usando normalmente?
O formato kmz garmin tem inumeras limitaçoes, quantidade de blocos, niveis de zom, soma de todos os blocos dos kmz instalados no calculo do limite, qualidade inferior, etc.. Dessa forma é muito melhor passar seus mapas kmz para jnx. Os jnx devem ficar obrigatoriamente na pasta Birdseye. Se ficarem no cartao, essa pasta tem que estar dentro da pasta Garmin. Esses arquivos, regra geral, nao impedem download das imagens Birdseye. Mapas kmz tem que ficar na pasta CustoMaps..
soares.fabio escreveu:Infelizmente ainda não funcionou, acho que tem haver com a conversão, pois coloquei mapas diferente nas pasta Customaps e Birdseye no Cartão de memória e nas mesmas pastas da memória interna, e o aparelho só leu as constantes na memória interna, na pasta birdseye, isso junto com todas as imagens de satélite da garmin, e um detalhe, o mesmo mapa em KMZ consigo dar zoom, mesmo sem ser em camadas, no JNX convertido, o mapa só aparece quando no mínimo no zoom está a 300m, e as vezes ampliava o mapa para melhor visualização. Seria necessário ativar essas imagens JNX? pois pelo Basecamp não consegui importar para minhas coleções e posterior transferência para o gps. Esse patcher serve tmb para colocar mais imagens em format KMZ, sem a limitação dos blocos?
Desde já agradeço a paciência!
O ideal é colocar as imagens Birdseye em um pasta apenas, esteja ela situada no cartão ou na memoria interna. Se ambas contiverem a pasta, seguramente o sistema deverá ler apenas a da memoria interna. O mesmo vale para a pasta Customaps. Quanto ao nível de zool das jnx é um algo mais complexo, tem o zoom que simplesmente amplia os pixels, ai o resultado depende da qualidade da imagem jpg original, ou de níveis diferentes de zoom onde cada nível tem uma imagem especifica e, obviamente, a qualidade nos niveis definidos é alta. Mas tudo isso tem que ser definido quando da compilaçao da jnx, normalmente usamos para imagens de satélites, inclusive dá para intercalar satélites com mapas topograficos em diferentes níveis de zoom. Mas para nao complicar, use as imagens de satélite da assinatura do Birdseye (baixe o mais q puder eqto a assinatura é valida) e mapas raster (tipo escaneados) de um só nivel de zoom especifico, no formato jnx.
Jnx X kmz.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Boa tarde caro Angelone!
De fato, o zoom que me refiro é esse que simplesmente amplia os pixels, ficando o resultado dependendo da qualidade da imagem original, quando uso formato KMZ eu consigo esse zoom com certa mobilidade, uma visão mais aberta, já com o mesmo mapa em JNX, só fica visível quando em 300m, daí se eu ampliar os pixels limita muito á área, eu queria era diminuir os pixels, assim como no formato KMZ, para visualizar uma área maior, só que em JNXo mapa some, nem aparece na visualização. Minha dúvida é se seria alguma configuração ou perda de qualidade na hora de converter o mapa de KMZ para JNX, pois no primeiro formato fica normal.
Att,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

A qualidade na ampliaçao e visualização normal, depende do nível de resoluçao da imagem original, normalmente jpg, de onde provem os kmz garmin e jnx. Esses tem que ter qualidade superior, entre outras vantagens, considerando a mesma resoluçao da imagem original. Os jnx tem níveis de zoom que exigem imagens especificas para tais niveis, a simples ampliaçao de pixels deveria ser semelhante ao kmz/jpg. A diferença do kmz normal para o kmz garmin é q esses sao divididos em blocos para nao sobrecarregar o lento processamento do gps. Os jnx sao mais rapidamente processados..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

Angelone escreveu:A qualidade na ampliaçao e visualização normal, depende do nível de resoluçao da imagem original, normalmente jpg, de onde provem os kmz garmin e jnx. Esses tem que ter qualidade superior, entre outras vantagens, considerando a mesma resoluçao da imagem original. Os jnx tem níveis de zoom que exigem imagens especificas para tais niveis, a simples ampliaçao de pixels deveria ser semelhante ao kmz/jpg. A diferença do kmz normal para o kmz garmin é q esses sao divididos em blocos para nao sobrecarregar o lento processamento do gps. Os jnx sao mais rapidamente processados..
Angelone, mais uma vez agradeço pela disponibilidade. Sobre o zoom (ampliar a vizualizar dos pixels) acabei de resolver o problema, usei o programa JNX Customizer, nele consigo personalizar a partir de qual vizualização o GPS exibe, ficou show. Mas como nem tudo são rosas, percebi que o arquivo que converti pelo MAPC2MAPCNET ficaram com vários logos/simbolos em "X", dificultando a leitura do mapa, creio que se se deu devido a versão ser free ou de teste, o que acha?
A peleja agora é achar outro programa que converta KMZ para JNX gratuito, sem essas marcas. Ainda sobre o JNX Customizer, vale a pena os amigos do fórum, que ainda não conhecem, dar uma olhada.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

O mapa em formato JNX com os "X" destacados na cor vermelha.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

O "X" nos mapas é realmente devido a versão ser de teste, meu inglês é zero daí não atentei a esse detalhe quando instalei o MAPC2MAPC, o preço dele é de US$ 24, cerca de R$ 75,00 reais pelo Pay Pal, caso eu não ache outro gratuito, o jeito vai ser comprar esse, pois como o colega Angelone citou, o Global Mapper custa uma "fortuna", pois é profissional. Se algum colega tiver alguma sugestão de conversor KMZ Garmin para JNX, agradeço.
#GPSInfo
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Na realidade, o que importa é que o programa salve em JNX, independente do arquivo de origem, que pode ser qq imagem raster georeferenciada, e nao necessariamente KMZ/KML (Google) que, diga-se, é um formato padrão importado por praticamente todos os programas de lidam com mapas. Na sua imagem do post anterior temos um mapa do IBGE, que certamente foi georefenciado e transformado em kmz/garmin ou jnx. Bons programas de mapas, em geral dão saída para vários formatos, incluindo kmz/garmin e jnx.

Vale a pena experimentar o OKMAP, cuja versao paga custa apenas 14 euros (+- 55 reais), com certeza é um programa superior ao especializado MAPC2MAPC, pois é completo para produzir mapas. Tem versão demo.

Um gratuito é o QGis, mas tem que instalar o plugin GarminCustomMaps.

Outro gratuito que pode ser estudado é o QMapShack, um programa completo para mapas, mas que nao me parece muito intuitivo.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Pineto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Set 2016, 12:28

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por Pineto »

Amigos, sou novo por aqui. Tenho um Montana 650 com o firmware atualizado. Como instalo esse patch que tira as restrições do jnx. Confesso que li todos os posts e não entendi. Vi que tem um colega de Cuiabá, também sou de Cuiabá. Ja fiz alguns custos maps pelo google Earth mas nem todos funcionaram, alguns dizem que existem imagens grandes e que não serão carregadas, mesmo eu tomando cuidado de manter com menos de 1 megapixel. Bem, aguardo retorno. Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
cpandora
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Dez 2009, 23:00

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por cpandora »

Galera, à algum tempo atras fiz uma imagens .kmz no google earth para usa-las no gps,,, funcionam ate hj... Estou ausente dos foruns por motivo de trabalho, ai perdi a mao de algumas coisas... fui fazer outras semana passada e baixei o google earth pro, salvei e transferi para o gps... porem desta vez NADA,,, alguem sabe me informar se algo mudou no procedimento???? ja refiz varias vezes o processo e nada dá certo... Pergunto isso pois o processo de producao de KMZ pelo Google Earth é bem mais facil para leigos que nao precisam de muito zoom para navegação em trilhas. obrigado. Felippo
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por hctomio »

cpandora, eu achei um artigo que talvez ajude na sua dúvida da imagem raster no garmin:

G-Raster
Turbocharge Custom Map Creation For Garmin GPS Units
[Link externo oculto para visitantes]
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.