Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Forum de Mapas para Garmin
Responder
mjlovatti
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2015, 17:59

Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por mjlovatti »

Tenho um GPS Garmin 78s e quando envio trilhas para ele, estas não aparecem no mapa. Para visualiza-las, tenho que ir no Gestor de Trajectos, selecionar a trilha e mandar mostrar no mapa. O problema é que as trilhas ficam todas fragmentadas, sendo que desta forma tenho que habilitar uma parte de cada vez. Começou a acontecer isto a algum tempo. Antes as trilhas enviadas ficavam todas habilitadas no mapa. Alguém já passou por isto e sabe como resolver? Acredito que deve ser alguma configuração do GPS, mas não estou encontrando. Já usei o trackmaker, o basecamp, mapsource e copiei o arquivo .gpx diretamente no diretório GARMIN/GPX do GPS. Nenhum deu certo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por Angelone »

mjlovatti escreveu:Tenho um GPS Garmin 78s e quando envio trilhas para ele, estas não aparecem no mapa. Para visualiza-las, tenho que ir no Gestor de Trajectos, selecionar a trilha e mandar mostrar no mapa. O problema é que as trilhas ficam todas fragmentadas, sendo que desta forma tenho que habilitar uma parte de cada vez. Começou a acontecer isto a algum tempo. Antes as trilhas enviadas ficavam todas habilitadas no mapa. Alguém já passou por isto e sabe como resolver? Acredito que deve ser alguma configuração do GPS, mas não estou encontrando. Já usei o trackmaker, o basecamp, mapsource e copiei o arquivo .gpx diretamente no diretório GARMIN/GPX do GPS. Nenhum deu certo.
Provavelmente as trilhas enviadas ultrapassam o limite permitido de pontos (de caminho), e por isso são fragmentadas. Em modelos mais antigos as trilhas nessa condiçao ficam truncadas, o q é pior.
É normal nesse e em modelos recentes, as trilhas serem enviadas para o Gestor de Trajetos, sendo que devem ser habilitadas para mostrar no mapa, alterada cor, etc, qdo desejável.
Para o 78s é recomendável usar sempre o Basecamp, o único software 100% compatível. Tracksource e Mapsource sao defasados para lidar com esse modelo e podem gerar inconsistências.
A solução requerida para evitar a fragmentaçao forçada de trilhas, no meu entender, é limitar o numero de pontos do caminho, o que se consegue fazer facilmente no Basecamp. Pelo que me lembro, nessas versoes de gps o limite é 10.000 pontos. Tente com trihas simples e curtas para ver se o problema também acontece, se for o caso, certamente nao tem a ver com o que sugeri.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
mjlovatti
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2015, 17:59

Re: Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por mjlovatti »

As trilhas que estou trabalhando são curtas (menos de 50 pontos cada). Elas se conectam a uma trilha principal, também curta, em formato de espinha de peixe. São nestas conexões que elas se fragmentam. Mas o que eu queria era mandar as trilhas para o GPS e elas já ficassem habilitadas no mapa, como era anteriormente. Desta forma, não importa o quanto elas estejam fragmentadas.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por Angelone »

mjlovatti escreveu:As trilhas que estou trabalhando são curtas (menos de 50 pontos cada). Elas se conectam a uma trilha principal, também curta, em formato de espinha de peixe. São nestas conexões que elas se fragmentam. Mas o que eu queria era mandar as trilhas para o GPS e elas já ficassem habilitadas no mapa, como era anteriormente. Desta forma, não importa o quanto elas estejam fragmentadas.
O que voce pretende nao é possivel fazer com trilhas (formato gpx) isso porque o conceito de trilha, conjunto de pontos de caminho, implica ponto de inicio e de fim, que podem ser invertidos, mas sempre tem que ter esses DOIS pontos, a partir dos quais poderão ser unidos outras trilhas. No formato de "espinha de peixe" pode se ter vários pontos possíveis de inicio e fim, o que foge do padrão. O fato de voce ver um conjunto de trilhas agrupadas da forma que voce deseja no computador, nao significa que elas representam um conjunto unido, uma só trilha. Se vc passar para o gps elas assumirão suas formas individuais e deverão ser habilitadas e tratadas dessa forma. Se voce prestar atençao ao editar tais trilhas no computador verá que nao é possivel unir trilhas no formato de espinha de peixe com as ferramentas para juntar trilhas, como no Basecamp que mantem compatibilidade com os gps Garmin. As trilhas que poderão ser unidas nesse software serão reconhecidas corretamente pelo gps, mas elas nao aparecerão automaticamente no mapa, isso é padrão, e terão que ser configuradas para que apareçam, entre outras possibilidades, como alterar sua cor, etc..
Mas existe uma saída para o seu "problema": é transformar esses tracks (formato gpx) no formato img (mapa garmin). Dessa forma todas as trilhas aparecerão na tela ao mesmo tempo (desde que habilitado na opção mapas), mas serão tratadas como tal, sem as propriedades dos trackslogs, q podem ter registros de tempo, distancia, velocidade, etc..
Existem vários programas que fazem a conversão de gpx para img, um deles, bem simples, é o gpx2img.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
mjlovatti
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mai 2015, 17:59

Re: Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por mjlovatti »

O programa GPX2img é bem simples mesmo e resolve meu problema. O único inconveniente é que ele sempre salva o projeto com o mesmo nome, sobrepondo o mapa feito anteriormente. Você sabe se a versão paga também sobrepõe o arquivo? Eu sempre gerava arquivos img pelo Mapdekode, onde é possível organizar os projetos por nome e mante-los em um banco de dados. Mas é bem mais trabalhoso para fazer.
Eu já tinha feito um mapa img maior (pelo mapdekode), da área toda que estou trabalhando. Quando eu colocava este mapa img menor, com outras informações, que cobre apenas uma pequena parte da área, ele apagava o meu mapa maior, o que não podia acontecer. Resolvi o problema copiando este mapa maior para um cartão de memória, e agora quando envio o mapa feito pelo GPX2img, ele fica sobreposto ao meu mapa maior, e eu consigo trabalhar com os dois mapas simultaneamente. Valeu pela ajuda!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Trilhas enviadas para GPS Garmin 78s não aparecem no mapa

Mensagem por Angelone »

Quando voce diz que o GPX2img salva o projeto com o mesmo nome esta se referindo ao arquivo final resultante? Nao uso o gpsx2img, mas em outros programas projeto e arquivos finais (mapas, etc..) são coisas distintas. Se voce se refere ao seu mapa como o arquivo gravado, basta mudar o nome e manter a terminação .img, pois o seu gps permite o uso de multiplos mapas, desde que tenham nomes diferentes. Se quer que um se sobreponha ao outro, um deles deve ser salvo com a opção "Transparente". Nao sei se a versão paga também salva com o mesmo nome, creio q é melhor perguntar no site deles.
Agora, se voce quer um excelente programa que faz isso é muitíssimo mais coisas, pesquise sobre o gpsmapedit, tem versão shareware, mas nao sei se essa salva em .img. A versão paga é barata, custa U$55 (em torno de 160 reais) e vale a pena comprar. Ela, seguramente, será muito util. [Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.