Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Forum de Mapas para Garmin
Responder
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Prezados,

Com o fim do suporte do Mapquest em enviar as rotas do PC para o GPS GArmin, conforme nota no site do MAPQUEST em 19 de março de 2015:
"Friends,
Due to the fact that most modern web browsers are moving toward a plugin-free web browsing experience, MapQuest is no longer able to offer a Send to Garmin feature."

Gostaria de saber se tem outra alternativa tão fácil como era esta do MAPQUEST?
Aguardo ajuda.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Realmente tanto o Mapquest como o Google Maps sao muito práticos para manipular rotas. Infelizmente ambos nao disponibilizam mais o recurso de envio de rotas para os gps Garmin. A saída, por enquanto, é recorrer ao Basecamp. O mapa original (e alguns outros) instalados no gps podem ser vistos e manipulados na tela do Basecamp. Se vc nunca utilizou esse recurso confira o video: [Link externo oculto para visitantes],
veja esse outro tambem, [Link externo oculto para visitantes]
Se encontrar alguma novidade nao deixe de postar aqui no forum.
abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Caro Angelone,
Estou experimentando criar as rotas no Bing Maps. Consegui gerar o arquivo GPX, mas não sei em qual pasta devo colocar o arquivo no meu Garmin 3597LMT.
Estou precisando também de um tutorial ou manual em portugues para utilizar o Basecamp.
Conto com a sua ajuda e de todos os amigos deste excelente forum.
Obrigado.
jpgon

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por jpgon »

rbortot,
boa noite

Segue assunto solicitado:
Tutorial sobre como usar o BaseCamp
Não tem mistério, nem feitiçaria para resolver.
Estando os mapas devidamente instalados, conecte seu GPS ao PC e abra o BaseCamp.
O navegador GPS deverá ser reconhecido e aparecer em Dispositivos na coluna da esquerda.
Selecione memória interna ou cartão de memória (ou termo semelhante).
Com o botão direito do mouse sobre o item, clique na opção "Instalar Mapas em..." ou a partir do menu Mapas/Instalar Mapas em...
Vai abrir, então, o MapInstall que localiza (novamente) o GPS, basta continuar, escolher o mapa na parte inferior da tela, selecionar o que interessa e aguardar (bastante) a instalação, ok?
Qualquer duvida, poste novamente..

[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes] (em combinado com Google Maps)
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Prezado Júlio,

Muito obrigado pelas informações. Elas serão fundamentais para que eu possa construir minhas rotas.
Eu já estava bem familiarizado com o Mapquest, mas com o fim do suporte ao GPS estou buscando outras alternativas.

Quanto à minha dúvida de saber em qual pasta armazenar no Garmin 3579LMT, o arquivo GPX criada no Bing Map, voce saberia responder?

grande abraço
Ricardo
jpgon

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por jpgon »

rbortot (Ricardo)
Boa tarde.

normalmente os trackLog são gravados na pasta GPX.
Não tenho a prática e experiencia para executar este planejamento, pois meu navegador GPS Garmin 1300 é básico, e não aceita receber trilhas/rotas planejadas fora e enviadas para ele.
Angelone; Thundercel; TadFerreira terão maiores informações quanto a isso e poderão esclarecer melhor sua dúvida.
Abs

PS. mesmo assim, leia este tópico neste link: http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... avar+rotas
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Obrigado Júlio,

Angelone; Thundercel; TadFerreira voces podem me ajudar?
Preciso saber onde armazenar o meu arquivo GPX no Garmin 3579LMT

Abraço

Ricardo
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

rbortot escreveu:Prezado Júlio,

Muito obrigado pelas informações. Elas serão fundamentais para que eu possa construir minhas rotas.
Eu já estava bem familiarizado com o Mapquest, mas com o fim do suporte ao GPS estou buscando outras alternativas.

Quanto à minha dúvida de saber em qual pasta armazenar no Garmin 3579LMT, o arquivo GPX criada no Bing Map, voce saberia responder?

grande abraço
Ricardo
Os arquivos gpx ficam na pasta GPX na memória interna do gps. GPX é um formato de arquivo que pode armazenar rotas, trilhas, pontos de caminho (waypoinnts), além de outras informaçoes complementares, especificadas por alguns fabricantes de gps como a Garmin. Isso quer dizer que uma rota projetada em um aplicativo que nao seja da Garmin, seguramente vai gerar um padrão de rota incompatível, a nao ser que exista uma opçao para salvar no formato Garmin. Ou seja, apesar de ainda nao ter testado na prática, diria que é de 99% a probabilidade do formato gpx de rota do Bing nao ser reconhecido por um gps Garmin. Para fazer o teste renomeie o arquivo gpx para temp.gpx e coloque na pasta GPX do gps. Reinicialize e a partir da tela principal vá para Aplicativos/Planej. Viagem e confira se a rota aparece. Também dê uma olhada no mapa e verifique se o traçado aparece na tela (muito improvável). Se nada aconteceu (existe algum risco de travamento devido a possivel incompatibilidade desse gpx), o melhor e correto caminho para passar a rota para o gps é abrir o arquivo gpx do Bing no Basecamp, ver se esta tudo ok e ai sim transferir para o gps (irá no formato correto). Enfim, há de se analisar se compensa essa etapa a mais do Bing ou planejar e transferir tudo diretamente a partir do Basecamp para nao ter problemas...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Caro Angelone,
Agradeço a sua atenção.
Vou seguir o seu conselho e usar o Basecamp. Preciso apenas de um manual ou guia em portugues, para facilitar.
Abraço
jpgon

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por jpgon »

rbortot (Ricardo),
Boa noite

Baixe para o seu computador este manual, e aprenda com ele a utilizar melhor o BaseCamp:
[Link externo oculto para visitantes]

São 26 páginas de muito conhecimento e abre mais espaço ainda em alguns links postados no texto para ampliar estes conhecimentos

Veja lista de series de navegadores Garmin compatíveis com BaseCamp
[Link externo oculto para visitantes]

Outros links úteis, onde poderá analisar e aprimorar seus conhecimentos
[Link externo oculto para visitantes]
rbortot
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012, 21:58

Re: Como transferir minhas rotas para GPS Garmin

Mensagem por rbortot »

Valeu Júlio,

obrigado pela ajuda e também pela paciência.

Abraço
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.