Garmin Nuvi 65 com bugs?

Forum de Mapas para Garmin
Responder
arp123
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2015, 15:36

Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por arp123 »

Boa noite. Sou novo no fórum e como usuário de GPS's, entretanto estou observando alguns problemas no meu aparelho recém comprado que gostaria de compartilhar :

1 - Quando defino um ponto favorito no mapa, tipo minha casa e o salvo, ele cria um ícone no mapa no local em que eu estava "com o veículo" aparentemente, mas ao deletar tal ponto o ícone permanece no local sujando o mapa, mesmo que eu redefina o ícone casa em um novo lugar e o coloque como a referência para o GPS.

2 - Quando eu defini um favorito, o colégio da minha filha, o mapa estava marcado próximo da minha casa, mas eu informei endereço e posicionei o ponto na rua do colégio, lá ficou um ponto salvo e um ícone, mas perto da minha casa onde o mapa estava inicialmente posicionado ficou uma réplica do ícone. Para tirar a dúvida alterei o ícone do colégio para um personalizado, o ícone no endereço correto ficou personalizado e também o ícone perto da minha casa, como espelho. Ao selecionar tal ícone ele informa o nome do colégio, quando mandei ele ir para o local ele foi para o local correto... alguma ideia do que estaria ocorrendo ? =/
757051edit.png
3 - Fiz uma simulação com o GPS desligado de rota, quando o GPS está no modo 3D a simulação falha, o ícone do veículo fica tentando ir na direção da rota sem usar ruas, portanto fica preso e as instruções param nas imediações depois de algum tempo, já no modo "subir" em que a rota fica sempre do lado de cima do GPS a simulação ocorre normalmente com o veículo se movendo pelas ruas, alguém já viu isso ocorrer ?

4 - Precisava de uma fonte AC para testar o GPS em casa, não veio uma com o aparelho, só o alimentador veicular, então acabei usando a fonte do meu celular Nexus 4 que tem entrada para USB, funcionou mas estou meio preocupado em queimar essa fonte pois a corrente necessária ao celular é menor do que os 2 amperes que fornece o alimentador veicular do Nuvi 65, alguém tem uma sugestão melhor ?

5 - Atualizei os arquivos pelo Garmin Express e nas atualizações opcionais incluí a voz do Português do Brasil, mas quando olhei dentro da pasta no GPS os arquivos estavam duplicados, parecendo uma boa meleca... sabem quais devo deletar ?
voz duplicada1.png

Finalmente tenho uma dúvida, parece que esse modelo de GPS que comprei tem um bloqueio que o impede de usar os mapas do Tracksource, alguém sabe algo a respeito ? Aliás eu nem consegui descobrir onde ficam os mapas pois eu vejo o GPS no computador mas a pasta Garmim não tem uma pasta de mapas dentro e a pasta Map não existe, abri todas as outras e nenhum arquivo grande ou .img, alguém sabe onde fica ? Obs: no meu computador eu habilitei a visualização de arquivos ocultos e do sistema operacional mas não enxerguei nada na pasta do GPS... Obrigado !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
jpgon

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por jpgon »

arp123,
Boa noite

Estes são alguns passos para configurar o seu PC e o seu navegador GPS nüvi para conseguir visualizar no PC os arquivos ocultos e arquivos de sistema.


Forma de habilitar seu computador com SO Windows para ver as pastas/arquivos e unidades ocultos, e arquivos protegidos (ocultos) de sistema do S.O.:

Primeiro procedimento: configurar corretamente o Windows para visualizar pastas e arquivos ocultos e arquivos de sistema:
Se estiver utilizando o Win7 e ele estiver configurado corretamente, você estará vendo no seu GPS as pastas ocultas, pois serão mostradas sem problemas.

A) Entre no site da Garmin e baixe para o seu computador o drive de conexão USB:
B) USB Drivers software version 2.XX neste link:
[Link externo oculto para visitantes]

Caso não tenha configurado e ainda não consiga ver todos as pastas e arquivos ocultos, vamos configurar o seu SO Win7.

1 - Botão direito do mouse no logo Windows na extrema esquerda da Barra de Ferramentas;
2 - Clicar em "Abrir o Windows Explorer",
3 - Clicar na palavra “Organizar"
4 - Clicar na linha "Opções de pasta e pesquisa",
5 - Na janela que se abre, clique na aba "Modo de Exibição",
6 - Nesta nova janela, percorra as linhas e na opção: ", "Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado)" . desmarque esta linha
7 - Mais abaixo em "Pastas e arquivos ocultos", marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".
8 - Volte lá para cima em "Modos de exibição de pasta" e clique no botão "Aplicar às Pastas"
9 – “OK”.

Obs.: Para o WinXP o caminho é semelhante, com pequenas alterações, mas bastante sugestivo.
Obs.: Para o Win8 siga o caminho deste tutorial: http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/2 ... cultos.htm


Para usuários de Mac iOS (computadores MAC)
Apenas contribuindo com aqueles que tiverem problemas para abrir a pasta oculta .System em um Mac.
Basta clicar em Garmin (que está em divises, assim que conectamos o GPS). Após selecionar esta pasta, acione a aba "Go"ou "Ir" e clique em "Go to Folder" ou "Para Pasta".
Em seguida insira o nome da pasta .System e a pasta abre mostrando todos os arquivos.
Outra dica:
veja neste link: http://www.appleboy.com.br/blog/dicas-m ... os-no-mac/

Outra opção pode ser necessária e deve seguir estes procedimentos no próprio GPS para configurá-lo, obtendo-se os resultado pretendidos de torná-lo reconhecido como uma unidade de armazenamento:


Para acesso e visualização de arquivos de sistema de alguns GPS (série 3X; 4X; 5X; 2XXX; 3XXX) , Zumo 2012 e posteriores.

Há 2 caminhos para se chegar ao mesmo lugar, ambos pela tela do 3XXXLMT.

1) Na tela de exibição de mapa do aparelho, mantenha o dedo pressionando por uns instantes sobre a indicação de velocidade e libere a seguir;

2) Na tela que se abrirá, novamente mantenha o dedo pressionando sobre o "indicador central de velocidade" - uma tela se abrirá.

3) Role a tela que se abriu para baixo e ative "MTP Settings".

4) Na tela que se abrirá ative "Mass Storage Single Session" se quiser ter acesso ao conteúdo da memória interna uma única vez (mais seguro).
Na próxima sessão com o Windows repita a seqüencia ou marque "Mass Storage" caso queira que permanentemente o Windows exiba o conteúdo da memória interna.

OU...

1) Na tela principal do 3XXXLMT ative o ícone de volume.
2) Na tela que se abrirá para ajustes do volume mantenha o dedo pressionando por alguns instantes o canto superior direito da tela (não tem nada lá...).
Ao retirar o dedo, se abrirá a mesma seqüencia dos itens 3 e 4 do procedimento anterior.

É isso... Espero que ajude.´

Para complementar, veja neste link do Youtube
[Link externo oculto para visitantes]

Sucesso
Abs

Complementando: os mapas estão dentro da pasta oculta .System

Quanto ao arquivo de voz, o mais usado é o Portugues Raquel
jpgon

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por jpgon »

arp123,
continuando

Providencie um cartão de memória Micro SDHC de 8GB Class4 (pode ser de class superior, tipo class10 Ultra. São mais rápidos para leitura e gravação)
Crie uma pasta com o nome Map na raiz do mesmo e também uma pasta com o nome POI, ambas na raiz do cartão. (OBS. o cartão de memoria vem formatado de fábrica em FAT32 e deve ser mantida esta formatação)
Depois de baixar do Tracksource a versão do mapa para cartão para o seu computador, decompacte este arquivo e depois copie e cole na pasta Map do cartão.
Utilize um leitor de cartões para isso no seu computador, que torna esta operação de gravar mais rapida. Remova o cartão de forma segura do computador e espete o cartão no slot do GPS, observando a posição correta dos contados dourados.
Obs. Verifique antes de executar a instalação do cartão no GPS de que ele esteja desligado.
Abs
arp123
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2015, 15:36

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por arp123 »

Olá jpgon, muito obrigado pela resposta inicial que já me ajudou, a instalação do driver USB já me permitiu acessar a pasta .System onde encontrei o arquivo de mapas original, já encomendei o cartao SDHC classe 10 para seguir com o restante das orientações, logo vou postar como ficou com a nova configuração, obrigado!

Nesse meio tempo fiz mais testes e além dos problemas já relatados estou tendo também problemas em fazer o GPS falar as falas do percurso, ele fica um tempo enorme sem falar nada e de vez em quando sai uma fala como um vire em tal rua. Isso ocorreu no percurso de ida para a escola da minha filha, eu mudei as vozes para todas as opções disponíveis mas em 8km só ouvi 2 orientações, já havia observado esse comportamento errático antes. O inusitado é que na volta a maioria das falas surgiu como se nada houvesse acontecido, utilizando o arquivo maior, da Raquel se não me engano que diz o nome das ruas, os outros acho que não falam as ruas, mas nem consegui ouvir a voz deles. Procurei em todas as configurações pelo motivo dessas travadas e a única coisa de estranho que consegui observar era que quando cheguei em casa e liguei o gps em uma fonte AC consultei a precisão do GPS e ela não ficou menor que 20 metros (mais tarde não ficava menos que 50 metros) mesmo eu estando parado, será que essa imprecisão estaria deixando o gps perdido em relação a qual rua eu estaria ou em que ponto da rua ? Contrariamente a essa teoria, o ícone do veículo na tela sempre pareceu estar no quarteirão em que realmente estávamos na ida, quando o problema surgiu. Idéias ? Obrigado.
jpgon

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por jpgon »

arp123,
Boa tarde..

A voz usada pela maioria dos usuários atualmente no Brasil é a Raquel.
A imprecisão destes navegadores de série mais básica, como de alguns de série superiores é variável, estando em média de 30 metros.
Quando o equipamento estiver em local parado, estático, ocorre normalmente estas variações.
Os meus registros com o meu navegador nüvi 1300, onde utilizo mais constantemente, marcam estas observações que você constatou observando os tracklogs gravados e depois transferidos para meu computador, utilizando o programa gratuito da Garmin, o Garmin BaseCamp.
A navegação utilizando os mapas, através da configuração do navegador, faz com que o ícone do veículo esteja sempre sobre a linha desenhada, mas pode ocorrer com a utilização de algum mapa, em estradas, que voce venha a observar o seu carrinho deslocando-se no mato, e a estrada esteja ao lado.
Isso ocorre quando o mapa não está bem posicionado quanto ao georeferenciamento.
Mas para ajuda-lo mais um pouco, leia este tópico neste link:
Tutorial no GPS Info – Dúvidas e dicas
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239
veja este vídeo: [Link externo oculto para visitantes]

Vai esclarecer muitas de suas dúvidas e lhe dará maior domínio sobre o uso deste tipo de navegador.

A Pasta POI do cartão de memória deverá ser usada para alocar os arquivos de Alerta/Proximidade que estão disponíveis na seção de downloads deste forum.
São alertas para radares fixos, possíveis radares móveis, policia, lombadas, pedágios, perigo.
Para o seu navegador escolha entre duas opções: somente Wav ou Bip + Wav.
Quando já estiverem gravados no cartão de memoria, e este espetado no navegador, ao ligar o G?PS, o mesmo mostrará um aviso na tela da existência de novos arquivos e se os quer gravados na memoria interna. Responda sempre com um belo NÃO
arp123
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2015, 15:36

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por arp123 »

Obrigado novamente amigo jpgon pelas orientações, demorei um pouco a responder porque estou tentando estabelecer o que provoca os problemas citados, já percebi que um ponto inicial para o GPS não falar nada é não sair exatamente na rua que ele orientou, acho isso meio estúpido, mas se eu estiver em uma rua bloqueada logo afrente que o gps considera desbloqueada, traçar uma rota a partir dali e não começar pela rua que ele indicou aí ele não fala mais nada no resto do percurso. Já se eu iniciei a rota devidamente e no meio do percurso eu me desvio ele sugere maneiras de eu voltar ao percurso original funcionando perfeitamente.
Outra coisa que observei é que com o mapa TRC eu não vejo os Junction views, as placas e um desenho dos entroncamentos que vou encontrar afrente.
O funcionamento do GPS tem sido bom quando eu saio na rota correta, portanto não é a voz o problema e sim uma idéia de funcionamento que assume que se o usuário não seguiu a orientação inicial então ele não quer mais orientação alguma.
Quanto à precisão do GPS em movimento fica bastante baixa (2-4m) portanto parece perfeito nessa parte tbém.
Meu cartão micro SDHC ainda não chegou portanto ainda não mexi muito na estrutura de arquivos para não correr o risco do travamento.
A questão dos ícones deletados que ainda continuavam no mapa do primeiro post era porque de alguma forma a deleção deles falhou, os encontrei novamente na lista de favoritos esses dias e deletei novamente, vamos ver se agora não voltam.
Por hora é só, obrigado pela ajuda e se alguém tiver o mesmo aparelho e puder confirmar que os problemas citados não aparecem ou aparecem seria legal para descobrir o que acontece. Abraço a todos.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por seggia »

os Junction views, as placas e um desenho dos entroncamentos que vou encontrar afrente.

Só funcionam com o City Navigator. Estes dados São exclusivos do mapa Citynavigator e não funcionam em nenhum outro.
======================================================
O funcionamento do GPS tem sido bom quando eu saio na rota correta, portanto não é a voz o problema e sim uma idéia de funcionamento que assume que se o usuário não seguiu a orientação inicial então ele não quer mais orientação alguma.
Normalmente o sistema do gps recalcula uma nova rota até o ponto pretendido.Na maioria das vezes tenta colocá-lo de volta a rota anteriormente calculada mas, se vc. insistir ele calculará uma rota outra mas tendo como ponto final o mesmo que vc traçou.
No modelos mais antigos o gps lhe informava que estava calculando nova rota dizendo: " Recalculando". Nos modelos mais novos isto não é mais informado e aparecerá uma nova rota sem este aviso.
================================================================
Qto ao avisos de voz sugiro apagar todos os arquivos de voz da Raquel e baixar da Garmin novamente o arquivos. Use o Garmin express e veja se, com o novo arquivo, o problema desaparece. Escolha a voz da Raquel TTS senão não vai funcionar.
Bem por agora é só, vamos botar a mão na massa e depois nos informe o que resultou.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
arp123
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2015, 15:36

Re: Garmin Nuvi 65 com bugs?

Mensagem por arp123 »

Obrigado pelas dicas amigos seggia, eu tive que suspender um pouco meus ajustes ao GPS porque, funcionando bem ou não minha esposa pegou a estrada para Campo Grande e o levou, só vou para lá no Fim-de-semana que vem, então observações suspensas até lá. Meu cartão SDHC também chegou hoje, logo vou poder configurar o aparelho conforme orientado pelos amigos aqui, mas por essa semana não vou poder fazer nada ainda. Por hora muito obrigado a todos, essa ajuda é preciosa para quem está começando no assunto como eu. Abraço ! :D
Responder