Garmin nuvi 52 excluir mapa

Forum de Mapas para Garmin
Laurenti
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Set 2013, 22:39

Garmin Nuvi 52

Mensagem por Laurenti »

Bom dia pessoal,

Recentemente comprei o GPS mencionado no EUA e ele veio com um mapa de lá com a opção LM.
Ou seja, vou ter atualizações do mapa do EUA de forma vitalícia, mas quero instalar um mapa do Brasil.
Li o tópico de ajuda desse site e vários tutoriais, mas nenhum deles me ajudou.

O programa MapSource não reconhece o arquivo gmapsupp.img que eu baixei do site TrackSource.
[Link externo oculto para visitantes]

Verificando dentro da pasta raiz do GPS, notei que ele nem mesmo tem esse arquivo, o mapa parece estar em um formato diferente, em vários subarquivos em duas pastas chamadas:
Global Application Basemap v2.gmap
City Navigator North America NT 2014.20.gmap

Mesmas pastas que o programa MapSource está enxergando os maps que tenho gravados no PC após serem importados do GPS:
C:\Program Files (x86)\Garmin\BaseCamp\Maps\Global Application Basemap v2.gmap
C:\ProgramData\Garmin\Maps\City Navigator North America NT 2014.20.gmap\Product1

E em todos os tutoriais que encontrei, a método de instalar e atualizar os mapas é através do arquivo gmapsupp.img, de forma que nenhum deles me ajudou a colocar um mapa do Brasil.
H
Se puderem me ajudar, gostaria de saber se:

1 - É possível remover o mapa do EUA em LM e adicionar o mapa do Brasil em LM(Não me importo se tiver que pagar algo por isso).
2 - Se o 1 não for possível, como adicionar o mapa do Brasil no GPS.
3 - Acredito que estou perdendo um passo entre baixar o arquivo gmapsupp.img e "instalar" ele no PC, alguém pode me dar um norte nessa questão?
jpgon

Re: GPS Garmin Nuvi52 com LM

Mensagem por jpgon »

Laurenti,
Boa noite.

Leia primeiramente este pequeno tutorial neste link:
viewtopic.php?f=210&t=1239

Quanto a mapas: o mapa original que vem instalado no dispositivo GPS Garmin nüvi tem o nome de gmapprom.img (dependendo do modelo não informado por voce) e deve estar gravado na memória interna do equipamento dentro da pasta oculta .System.
O gmapbmap.img é o mapa base mundial.
Este mapa deve ser mantido no equipamento, pois é usado por todos os outros mapas detalhados de países como referência.
Providencie um cartão de memória para o seu GPS (pode ser um Micro SDHC de 4GB class4 ou maior conforme seu objetivos), e utilize-o para gravar outros mapas.
Neste caso poderá utilizar o mapa gratuito do projeto Tracksource (TRC 13.09).
Os mapas suplementares recebem o nome automaticamente quando descompactados de gmapsupp.img e devevem ser gravados (recomenda-se como prática segura) no cartão de memoria, em uma pasta de nome Map, criada pelo usuário.

Mapas do Projeto Tracksource para uso em Garmin nüvi das série 30;40;50; 1xxx; 2xxx; 3xxx
Obs.1). Este procedimento é para ser usado em dispositivo GPS Garmin nüvi 3X;4X;5X; 12XX; 13XX; 14XX; 2XXX; 3XXX

Obs2.): Para dispositivo GPS Garmin 2XX os mapas deverão ser instalados na pasta Garmin.

1) Baixe deste link:
[Link externo oculto para visitantes]
1ª) Próxima página e link:
[Link externo oculto para visitantes]
nesta página marque o quadrado onde lhe é perguntado :
1b) Declaro que li e aceitei a licença de uso.
E após clicar sobre Aceito
1c) Na página que se abre, escolha Repositório da PUC-PR

1d) O arquivo específico para Cartão SD será baixado para o seu computador.

2) Você também pode escolher por Torrent.
Tenha inicialmente instalado em seu computador o utorrent
Acione o utorrent antes de baixar o arquivo por torrent
Assim sendo, é só clicar sobre o nome Torrent, e ele baixa direto para o computador.

3) Tenha uma pasta criada por você em seu computador para alojar este arquivo que lhe será fornecido compactado:gmapsupp-v1309.zip
3ª) Descompacte nesta mesma pasta onde está. Basta clicar com o botão direito do mouse, e pedir que seja executada a descompactação na mesma pasta onde está (descompacte aqui).

3b) Lhe será fornecido um arquivo de nome gmapsupp.img

3d) Renomeie este arquivo para para para TRC_13_09.img (observação importante: mantenha o formato do arquivo como .img e renomeie somente a palavra gmapsupp)

4) Copie este arquivo renomeado para a pasta Map do Cartão de memória de uso no GPS (um cartão Micro SDHC de 4 ou 8GB class4 ou superior>>
Obs: o cartão não é fornecido com o GPS, sendo necessário providenciar um de fornecedor confiável, pois existem muitas falsificações)

Pronto.
Agora, com o GPS desligado, inserir no slot (bainha) do GPS o cartão. Observe a posição correta (lado dos contatos dourados) para não danificar os contatos do GPS e ou do cartão.

Ligue o equipamento e após as telas de abertura, vá em configurações (ferramentas).>definições>Mapa>Infor e selecione somente o mapa TRC Brasil 13.09, desmarcando os outros.

Após fazer estas etapas, retorne na tela inicial e proceda a pesquisa de nomes de cidades e ou endereços.
Vamos ver se funciona corretamente, ou ainda permaneça alguma situação de falhas, ou dúvidas.
Complementando:
Veja este vídeo: [Link externo oculto para visitantes]
Créditos para T h u n d e r c e l (G P S I n f o )
andersonlbassoli
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Set 2013, 22:18

Garmim Nuvi 52 LM. Posso usar mais que um mapa?

Mensagem por andersonlbassoli »

Posso usar mais mapas e arquivos de POIs d forma simultanea? e em q isso pode ajudar ou prejudicar?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmin Nuvi 52 LM - mapas e alertas

Mensagem por Thundercel »

andersonlbassoli por MP escreveu:Sou novo p aki e nao tenho muita habilidade no forum. gostaria de saber se posso adicionar mais q um mapa em meu gpz garmim nuvi 52 lm e no q isso implica. coloquei em um cartao de memoria os POIs deste forum e alguns outros d um amigo alem d um mapa tracksource. Isso ajuda, prejudica ou tem algum conflito. gostaria q me explicasse isso se possivel. muito obrigado
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 52 LM - mapas e alertas

Mensagem por Thundercel »

Prezado andersonlbassoli,
no cartão de memoria, dentro de uma pasta MAP, pode voce, sem conflito, carregar quantos arquivos de mapa desejar lembrando depois, no gps, selecionar o mapa que deseja navegar e somente um deles.

Quanto aos arquivos de POIs de alerta esses devem ser carregados na pasta POI do cartão ou da memoria interna do GPS lembrando que não devemos empregar arquivos de mesmo tipo de alerta de fontes diferentes para não gerar duplicidade de alerta.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por Thundercel »

edson xaxim por MP escreveu:BOM DIA. quero parabenizar pelo projeto excelente criado . e pedir sua ajuda baixei o mapa track source e acabei instalando na memoria interna do meu garmin nuvi52 como faço para eliminar da memoria, e deixar somente no cartão, ja que as vezes entro no Garmin express e da erro . agradeço desde já.nota 1000 para vc.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por Thundercel »

Se baixou o arquivo gmapsupp.img basta exclui-lo da memoria interna e instala-lo dentro de uma pasta Garmin no sd card.

De qualquer forma seria interessante informar o metodo empregado para instalar o mapa tracksource.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jpgon

Re: Tenho Garmim Nuvi 52 Lm. Posso usau mais que um mapa?

Mensagem por jpgon »

andersonlbassoli,
boa noite.
Voce pode gravar em um cartão de memoria diversos mapas, mas usar um de cada vez de uma mesma localidade ou país.
O pequeno processador não consegui processar e escolher qual mapa é melhor para o local, causando conflitos e travamentos.
Quanto a Poi de alertas/proximidade, voce deve usar arquivos fornecidos por uma mesma fonte, pois poderá ocorrer, ou ocorrerem duplicidades de informação de um mesmo ponto se forem usadas fontes diferentes, o o GPS vai disparar avisos remontados de voz e bip, ou somente bip, ou voz.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por tadferreira »

Olá Edson xaxim,
Leia este tópico para saber os nomes que o arquivo do mapa pode ter e as possíveis pastas onde ele se encontra.
http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 52 LM - mapas e alertas

Mensagem por tadferreira »

Olá caro Andersonlbassoli,
Antes de mais outras dúvidas simples leia este tópico http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239 e sane algumas das dúvidas. Para demais informações não contidas no tópico estamos a disposição.
edson xaxim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Set 2013, 10:37

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por edson xaxim »

Thundercel escreveu:Se baixou o arquivo gmapsupp.img basta exclui-lo da memoria interna e instala-lo dentro de uma pasta Garmin no sd card.

De qualquer forma seria interessante informar o metodo empregado para instalar o mapa tracksource.
Obrigado pela rapidez da resposta..
CARLOSCOSTAF
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2014, 16:24

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por CARLOSCOSTAF »

pREZADOS SENHORES, SEGUI TODOS OS PROCEDIMENTOS PARA CARREGAR O MAPA EN UM SD CARD, TRACK BRASIL, POREM O GARMIN NAO RECONHECEU O MAPA; O QUE DEVO FAZER?
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por tadferreira »

Olá Carlos,
Como vc fez?
Avatar do usuário
daniqbr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jul 2010, 00:00

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por daniqbr »

Oi Amigos, por favor me ajudem...
Comprei um NUVI56 LMT - USA, e não consigo inserir o mapa do Brasil nele, já tentei colocar em pasta com nome MAP e com nome GARMIN no sd card mas ele diz que o mapa está corrompido e não lê o arquivo gmapsupp.img, como faço?
Alguém por favor me dê uma força...
:oops: :oops: :oops: :oops:
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin nuvi 52 excluir mapa

Mensagem por Thundercel »

já tentei colocar em pasta com nome MAP e com nome GARMIN no sd card mas ele diz que o mapa está corrompido e não lê o arquivo gmapsupp.img
Se ele diz isso é porque o arquivo gmapsupp.img do mapa está mesmo corrompído.

Que mapa é esse que tenta carregar?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.