Brasil AutoGuia 3.07

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
mario_mix
Usuario 400
Usuario 400
Mensagens: 430
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:47

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por mario_mix »

Amigo Thunder, eu faço diferente, uso um programa de 2007 com compilação de 2010, 2011, por isto que os gpx das duas ruas são de 2007..rs, mas eu quem desenhei esta semana, o gpx atual de ontem eu mandei pro Paulo,conta cópia pro amigo também. o gpx trilhado do carro e gravado no gps mesmo..,


existe um Local em Minas que desenhei a pista sobre o google earth, usando 03 programas,
um conversor de trilhas desenhadas para formato kml, outro pra gpx e finalmente o conversor de trk que faz a leitura no iGo, este realmente te da a certeza da precisão
dos Mapas NavtQ, Mas é muito perigoso fazer isto! Pois se a imagen do google earth traçada e desenhada pela pessoa for de 2008 abaixo, corre p risto de voce desenhar
o gpx errado, veja um exemplo: Se Tu desenhar a rodovia acima esta errado, a rodovia acima desta coordenada: -19.653609,-42.95215

Veja que o viaduto real é embaixo, porque houve deslocamento ai, olha o viaduto, no link:

Código: Selecionar todos

http://www.canalcinco.com.br/viaduto_da_prainha.jpg
Esta é uma das grandes novidades que virão no meu feedback do 3.08, a grande ironia desta historia é que ja arrumei centenas de locais no Autoguia, simplesmente porque tenho uns 03, 04 amigos
que viajam muito e me ensinam, e tambéwm conto com aulas particulares On Line de varios Tracksurcianos, ja até li o T suite..rsss, fica fácil com 19 anos na informática!
Mas é perigoso desenhar assim, se a imagem do G.E for de 2008/2009 pra baixo, eu ja fiz até trilhas baseadas em coordenadas do autoguia, exemplo: Avenida Dublim em Mairiporã, ela ja existe há 05 anos!!
Coordenadas da Avenida Dublim: -23.30222,-46.58289 / -23.30218,-46.58288 ela ja existe no Autoguia e voce pode ir no local que ta perfeito, eu ja fui conferir, a ba026 levei 03 horas, fiz pro navteq, mas ainda não alinharam ela toda. ficou show, sempre vou conferir se meus desenhos batem em pelo menso 22mts tem que bater nos mapas autoguia e trc, senão não confio, só confiei em desenhar a rua pernambuco, porque as imagens do local no G.E eram de 2008, não condiziam! tinha cartinha de remetente e alguem conhecido foi até o local!
também arrumei este trecho da avenida dublim pro tracksource e ta perfeito, fui la conferir depois! e centenas outras! a ba250 e a cidade de jaguaquara na bahia, desenhei toda pro Navteq, e ta zerada, enfim, é isto,
acho que isto é uma "boa droga",
vicia e evita o mal de alzimer..rsss
Qto a Mapa Pirata, creio que não, tenho dois amigos taxistas , sem dizer dos diversos sites por ai afora.Mas acho que se for colocar no papel, quem me deve
é o Autoguia,rsss, ja arrumei centenas de contra-mão aqui em sampa, centenas!!!!..







Dicas de um MapReporter:

Antes de seguir este procedimento, veja no G.E se a rodovia , rua ou desenho data a imagem 2008/2009 pra frente, voce corre o risco de estar desenhando um local que ja foi alterado!

perto da setinha(Adicionar Marcador), abrindo o Google Earth, só da pra fazer por ele,
depois dela o segundo item (adicionar caminho), voce da um zoom máximo e vai desenhando a pista pelo item (adicionar caminho),
mas use apenas as setas do teclado para movimentar o mapa, desenhe a pista que aparece nas fotos do google earth pelo (adicionar caminho), se não aparecer a pista em fotos, voce reporta só as coordenadas!, senão pode desenhar que é a pista correta! depois do percurso criado, ai voce clica, arquivo , salvar, salvar lugares como
e salve numa pasta com a extensão "kml", depois busque na net um programinha chamado: SetupTCXConverter ve se voce baixa pelo link abaixo e descompacte e instale, ele é free, no problem postar!

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/zip/Yu8sV6yz/gps.html
Instale e abra o porgrama, em Open File, voce coloca la dentro o arquivo kml que voce criou, escolha o idioma em inglês, do lado direito, clique, track modify
e em Change avg speed, selecione a opção 40kmt/ e clique: aply ,la emcima do lado direito mesmo "export", save gpx five e salva e pronto, ai é só mandar pra NAVTQ

Me avisa se voce conseguiu, aprendi com a Galera do Tracksource, é batata, funciona mesmo, pois os desenhos em fotos do google earth são as pistas verdadeiras e alinahdas. espero que dê certo e voce consiga, todos deviam usar este recurso


Afinal, como o Amigo Thunder elogia o Autoguia, eu também faço o mesmo , e mando os Apontamentos que encontro com maior prazer, mas sem direito a assinaturas vitalicias, rs

Abraço a todos
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por acleite »

phninke escreveu:Finalizando, estou sempre à disposição para incluir as contribuições dos mapas do qual seja responsável.
É só me enviarem. Também tenho alguns tutoriais disponíveis (e outros em construção) para auxiliar novos voluntários na criação de mapas para o Tracksource.
Oi Paulo,
Onde estão estes tutoriais? São particulares?
Se não, poderiamos colocar em um post aqui para quem tiver interesse.
Eu mesmo tenho. Minha cidade aqui é muito bem mapeada nos 3 mapas (TRC/AG/CNBR) mas eu gostaria de aprender como se cria mapas.
Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? rsrs
Tenho uma noção, porém uns tutos sempre ajudam. :)
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
mario_mix
Usuario 400
Usuario 400
Mensagens: 430
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:47

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por mario_mix »

Acleide, Boa Noite, o Paulo ja me mandou alguns tutoriais também em pdf, ele é firmeza e conhece muito, a rodovia acima de minas que esta errada no Autoguia, ele quem me mandou a matéria que a rodovia era abaixo da que apresentava no Google Earth.

Somente no Autoguia ta errado ai, no trc e no navteq tão corretos, e aguarde, que no A.G 3.08 terá a correção. veja a coordenada no mapa Tracksource e no mapa Autoguia. quem rodou por la e me cantou essa bola foi o Xande4548

Ahh tenta fazer acima o que reportei, é batata, isto é se o G.E estiver correto nas imagens em fotos, mas quase sempre esta, o erro não chega a 10% de todo google earth, creio eu

att
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por acleite »

Opa, depois vou tentar sim. Aliás, ótima dica a sua!
Quero me familiarizar com esse assunto também. Não que eu pretenda ser um DM do Tracksource (nem tenho tempo pra isso) mas quero aprender.
Quero aprender principalmente a criar mapa a partir de tracklogs. :)
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por phninke »

Olá Alexandre...

Os tutoriais que fiz (e estou fazendo) surgem da necessidade de ensinar algum colaborador a desenhar um mapa usando o Google Earth e com isso ele aprende também a usar as principais ferramentas do programa Trackmaker. OU quando algum colaborador tem uma dúvida específica, vou pro Word, faço um rápido tutorial explicando os procedimentos a serem feitos, converto para PDF e mando para o colaborador.

Não existe nada particular. Tudo é público. Inclusive um consta na lista de recomendação aos desenvolvedores do Tracksource e fala sobre a numeração de quilometragem de rodovias usando o T-Suite.

Os outros tutoriais "principais", como disse, mostram com bastantes ilustrações o processo de iniciar o desenho de um mapa usando o Google Earth como referência, até a parte de colocar os nomes e formatação das ruas (esse falta 2 páginas para a terminar rs).

O próximo será como pegar um mapa base "vazio" e transformá-lo num mapa roteável pronto para o TRC. E será feito com base no mapa de Laranjeiras-SE, pois já prometi ao DM daquele mapa fazer um tutorial sobre isso.

Nesses tutoriais, comecei com o desenho de Varre-Sai-RJ, incluí exemplos de Aracaju-SE, Mogi das Cruzes-SP e outras cidades por onde "passei" pelos mapas.

Se tiver interesse nesses arquivos, me manda um e.mail (phninke@gmail.com) que envio os tutorias já prontos para você.
E se gostar, aí vou ter mais um incentivo para terminar essa série de tutorias em PDF que comecei a fazer.

A ideia é explicar desde o início do traçado da primeira rua até chegar a um mapa roteável.


Aguardo noticias.

Abraços,
PH
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por acleite »

email enviado!
Obrigado pela rápida resposta.
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
jpgon

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por jpgon »

phninke (Paulo Henrique),
boa noite.
Gostaria de ter estes tutoriais, para ajudar o desenvolvedor do município em que moro.
Ele é de uma cidade proxima.
Tenho o mapa do municipio em arquivo cad com extensão .dwg, do zoneamento e é georeferenciado.
Consegui com um colega engenheiro da prefeitura local no ano passado (2011), mas posso voltar lá e conseguir uma atualização, pois estão saindo muitos loteamentos, condomínios fechados, etc...
Enviei anteriormente o mesmo mapa para um antigo desenvolvedor, mas o mesmo me respondeu que estava muito ocupado, e não teria tempo de trabalhar com o arquivo. Assim, comecei a enviar emails informando alterações e corrigindo as informações que estavam erradas.
Já tenho instalado o GPS TrackMaker, Mapsource, BaseCamp, e algumas outras ferramentas, mas faltam algumas orientações através de tutoriais de como utilizar com desenvoltura e segurança estes programas.
Como manipular um arquivo gpx ou gtm.
Uma maneira fácil e agradável de trabalhar com os mapas, ou como diríamos popularmente, uma aula prática.
Avatar do usuário
mario_mix
Usuario 400
Usuario 400
Mensagens: 430
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:47

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por mario_mix »

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/get/4yjueTX7/tracklogs.html
Jpgon, baixe o programa acima que tem um kml dentro, O Programa é Italiano e é free, por isto postei! e esta mais atualizado que o pprimeiro postado por mim acima!
e converta para gpx instalando e usando o programa, mas só uso este procedimento pra mandar pra navteq, pois pro tracksource só mando trilhas gravadas no gps com os 4 pneus no chão , ou locais que tenho certeza daqui adiante, e a navteq sempre corrige!, tem um kml no arquivo zipado, tente usar as orientações acima que ja era!, este arquivo que esta em kml, provavelmente virá numa das versões dos próximos navteqs..,
e perceba que todas as coordenadas da rota anexada qdo convertido em gpx e arrastada para o G.E estão exatas com ambos os mapas trc e autoguia.



abs
Avatar do usuário
phninke
Moderador
Moderador
Mensagens: 56
Registrado em: 06 Jan 2010, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por phninke »

Júlio, e demais interessados nesses tutorias (ainda tutoriais "amadores").

Peço que entrem em contato diretamente pelo meu e.mail (phninke@gmail.com) que é mais fácil responder..
Ontem enviei os 3 primeiros pro Alexandre e vou tentar terminar o 4º hoje.

Se você tem o arquivo DWG ótimo.... em termos.
Vai precisar que algum "bom samaritano" que tenha o Trackmaker Pro converta esse arquivo para o formato GTM. Eu tive que pedir para o Chicão fazer isso, pois uso o Trackmaker Free.
No autocad o que é desenhado são as quadras de uma cidade. Assim você terá que desenhar manualmente linhas entre elas representando as ruas (e depois apagar as linhas das quadras).
Apesar de ficar mais preciso o mapa, dá mais trabalho do que quando temos uma imagem georreferenciada do local.
Fiz esse procedimento no mapa de Jaguaré (norte do ES), e mesmo sendo um municipio pequeno deu um baita trabalho.
Se, por outro lado, tivesse fotos atualizadas desse município no Google Earth, o mapa ficaria pronto com 1/4 do tempo.

Abraços,
PH
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por acleite »

phninke escreveu:Ontem enviei os 3 primeiros pro Alexandre e vou tentar terminar o 4º hoje.
Quero agradecer imensamente ao Paulo Henrique pelos tutoriais. São bastante práticos e fáceis de se entender!
Agradeço também ao mario_mix pelas dicas acima. Com a ajuda de vocês estou aprendendo uma área que me era desconhecida. :)
Podem me enviar todos os tutos que serão todos devorados. rsrsrs
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
mario_mix
Usuario 400
Usuario 400
Mensagens: 430
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:47

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por mario_mix »

Legal Acleide, estou desenhando a BA_420 pro navtQ, Mas é como escrevi acima, pego umas 30 coordenadas do desenho feito, bateu exatamente com ambos os mapas os alinhamentos (tracksource e autoguia) ai voce pode mandar pra navteq que não tem erro, pois é quase impossível os dois desenhos estarem corretos nos mapas Autoguia e Tracksource e o desenho estar errado, e veja que a BA_420
só tem imagens de 1970, mas com ambas as coordenadas, voce desenha a pista de 02 em 02 kmts, da um baita trampo, mas na hora da prova dos 10, se as coordenadas de varios locais do desenho, dér 20, 30mts colada na pista, ja era (mas tem que dar acerto em ambas as bases trc e autoguia, ai é 99% de acerto)

Parabéns Acleide pelo seu interesse, agora além de voce já ser um Mestre em firmewares, será um craque também em desenhar rodovias , logradouros, viadutos, etc, etc, assim como o Amigo Thunder ja esta expert também há tempos!, como a galera do trc, vc logo mais estará um Mestre completo, vamos ver se a gente consegue arrastar o maior numero possível de usuários a executar este papel, que até meados de 2013 todos os mapas da Garmin estarão perfeitos. lembrando, que mesmo que a gente erra algum detalhe pequeno, os caras arrumam, pois são Técnicos.
Parabéns também ao Paulo , amigo Paulo, depois me passe um feedback de Propriá no mapa tracksource dos tracks rodados pelo xande4548 que te enviei

abs a todos


abs
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por acleite »

Calma lá que essa aula é mais pra frente. rsrs
Por hora estou aprendendo a desenhar e fazer correções no TM.
Verificar coordenadas com outros mapas e alinhamento dos desenhos é uma segunda etapa.
Eu chego lá, mas vou com calma pra entender bem todo o processo. :)
Maaaas, uma pergunta: Se você está desenhando um local inexistente nos outros mapas, como alinha pelos outros?
Desculpe se for pergunta boba, mas fiquei meio confuso.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por Thundercel »

Amigos vamos com calma...

Não existe mapa nem mapas perfeitos em termos de alinhamento.

Como já citei existem poucas fontes de referência para que um desenvolvedor bem elabore seu mapa. Já encontrei mapas errados em termos de alinhamento pelo simples motivo que todos os desenvolvedores utilizaram a mesma e única fonte de referência.

Não dispomos de GPS de precisão e por essa razão devemos nos valer de tracklogs para bem georeferenciar o desenho de uma via. Um tracklog só não basta porque sendo nossos GPS de não precisão teremos os erros normais deles.

Existem tecnicas para se gravar tracklog e devemos saber que um tracklog gravado na função de registro de viagem no GPS não é valido porque ele sofre interferência da função LOCK_ON_ROUTE. Essa função é nativa no GPS e sempre atua quando estamos roteados. Ela mantem o carrinho na via desenhada no mapa mesmo que essa esteja lateralmente defasada em até 50m. Saindo desse valor o GPS ativa o recalculo de rota automaticamente.

Para terem noção dos erros do GPS mostro abaixo tracklogs de um trecho da DUTRA coletados inumeras vezes em dias e horarios diferentes. Um BOM desenvolvedor deve traçar a pista da via pela média desses tracks.
Sem Título-1.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
mario_mix
Usuario 400
Usuario 400
Mensagens: 430
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:47

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por mario_mix »

Acleide: Maaaas, uma pergunta: Se você está desenhando um local inexistente nos outros mapas, como alinha pelos outros?


Amigo Acleide, o local é existente!, se ele existe nos mapas Autoguia e Tracksource, é porque o local esta correto, digo, é quase impossível uma rodovia estar errada em ambos os mapas (Tracksoure e Autoguia), é que o Mapa NavteQ é inferior na região nordeste, mesmo tendo avançado muito, ele ainda perde em muitos locais do N.E, mas eu já corrigi muitos locais do N.E qdo a rodovia esta implementada nos mapas Autoguia e Tracksource, quando não esta, coleto tracks dos malukos que conheço e viajam muito

é verdade, essa ja é uma outra etapa, uso uma técnica diferente, mas é aquele detalhe, sempre vou tirar as provas das coordenadas nos mapas que citei acima, logo mais a NavteQ vai estar 85%, 90% redonda, mas vai demorar ainda pra superar os mapas citados na região N.E, isto vai depender muito de nossas colaborações, eles ainda tem que alinhar:
Itapetinga BA ,Santo Antonio de Jesus BA, Teixeira de Freitas - BA, Eunápolis BA, Parana Moreira Sales, Talvez demore pra lançar novos Mapas CN Citynavigator( NavteQ), Pois questionei direto na Garmin que os mapas confeccionados pela NavteQ, melhoraram muito, mas colocaram dezenas de cidades totalmente tortas no Mapa, essas cidades acima, principalmente na Bahia, tão todas tortas no NavteQ, como a navteq desenha seus mapas com mais precisão que o Autoguia e que o Tracksource, se eles alinharem o que foi mal-feito e acrescentarem as rodovias que lhes enviei alinhadas, teremos um Garmin praticamente zerado com o Trio Fantástico

Concordo com o Amigo Thunder, Mas minha esperança dos Mapas NavteQ ficarem excelentes, é que eles estão com mais de 120 funcionários fazendo campo pelo Brasil, e precisa muito de todos nóis também

[Link externo oculto para visitantes]

Descompactem e arrastem o arquivo kml pra cima do G.E, do link abaixo, se tiver um errinho sequer neste local, eu aposento meus conhecimentos..rs, Cidade toda, feita com "pois", trevos, lombadas e tudo mais, mas ai, ja são usados programas do Linux que não posso disponibilizar no Portal
Detalhe, esta cidade esta perfeita no Mapa Tracksource somente, ta desalinhada no NAVTEQ, Tomtom, Imagem Maps e não existe no Autoguia ainda,
Pois eles não possuem material pra desenhar esta cidade no Mapa Autoguia.

Código: Selecionar todos

http://www.canalcinco.com.br/itapetinga.zip

Gostaria de aproveitar e novamente pedir ao Amigo Thunder,Magnum, Julio & d+.., pra reportar a cidade de Itapetinga BA para o Mapa Autoguia, pois quando o Sr Rafael estava cobrindo as férias do Sr Leandro, ele me informou que a Multispectral não tem material pra desenhar esta cidade, vejam um apontamento que poderá ser mandado pelos usuários do Portal para a Multispectral;

Rua Teotonio próximo ao estadio_municipal de Itapetinga,
"ESTA CIDADE NECESSITA URGENTEMENTE SER MAPEADA, Uma das principais cidades da Bahia
coordenadas: -15.25137,-40.25315
Mapeamento perfeito da cidade:
http://www.canalcinco.com.br/itapetinga.zip




abs 8)
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Brasil AutoGuia 3.07

Mensagem por Thundercel »

mario_mix,
qualquer usuário pode reportar erro ao provedor do mapa.

Particularmente não costumo pegar informações de terceiros para apontar um erro ao desenvolvedor.

O respondavel pela informação é que deve reportar até porque ele detem os conhecimentos da informação caso seja questionado pelo provedor do mapa.
mario_mix escreveu:Amigo Acleide, o local é existente!, se ele existe nos mapas Autoguia e Tracksource, é porque o local esta correto, digo, é quase impossível uma rodovia estar errada em ambos os mapas (Tracksoure e Autoguia)
Creio que não leu o que citei anteriormente e que aqui repito.
Thundercel escreveu:Como já citei existem poucas fontes de referência para que um desenvolvedor bem elabore seu mapa. Já encontrei mapas errados em termos de alinhamento pelo simples motivo que todos os desenvolvedores utilizaram a mesma e única fonte de referência.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.