GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Forum de Mapas para Garmin
Responder
alyssonrodrigues
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Ago 2011, 16:41

GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por alyssonrodrigues »

Olá pessoal!

Estou tentando inserir o mapa atualizado para meu Garmin 1100 (comprado em Miami) dentro da pasta .System, porém, não estou conseguindo visualizar a opção de mapa desejado quando ligo meu GPS (opção: Infor). Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema e fazer com que eu tenha o arquivo "gmapsupp.img" funcionando na memória interna do meu GPS?

Grato!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por Thundercel »

alyssonrodrigues,
fora da pasta oculta .system crie uma pasta da nome Map
insira o gmapsupp.img dentro dela e pronto!

Recomendamos a leitura em viewtopic.php?f=213&t=2750
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por lufesc »

Olá pessoal!

Estou tentando inserir o mapa atualizado para meu Garmin 1100 (comprado em Miami) dentro da pasta .System, porém, não estou conseguindo visualizar a opção de mapa desejado quando ligo meu GPS (opção: Infor). Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema e fazer com que eu tenha o arquivo "gmapsupp.img" funcionando na memória interna do meu GPS?

Grato!
Este modelo de GPS não aceita os arquivos "gmapsupp.img", mas apenas "gmapprom.img". Renomei o arquivo para "gmapprom.img" e adicione na pasta ".System". Pronto, está resolvido o seu problema.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por Thundercel »

lufesc,

Seria o primeiro modelo de Garmin Nuvi que leio que não reconhece arquivo gmapsupp.img.

Estranho isso até porque o programa oficial da garmin ( MapSource), que serve para carregamento de mapa em seus GPS, só carrega em arquivo gmapsupp.img

Cita voce para renomear para gmapprom.img, mas esse nome de arquivo é reservado para o mapa da região onde foi fabricado o GPS, geralmente USA ou EU. Não que não se possa usar esse nome de arquivo, mas em assim o fazendo se perde o mapa oficial que veio no aparelho.

Havia eu citado gmapsupp.img, mas os Garmin de modelo superior a 1XXX aceitam e reconhecem mapa com qualquer nome de arquivo desde que em formato IMG ou GMA e inseridos na pasta MAP.

Em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas existe um tutorial explicativo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por lufesc »

Olá Thundercel.

Tenho um Garmin 1490T comprado nos EUA, ele não aceita os arquivos "gmapsupp.img" na pasta ".System". Só aceita os arquivos "gmapprom.img". Tentei de todas as formas inserir o "gmapsupp.img" mas não consegui. Os demais mapas são sequenciais, ou seja, "gmapprom1.img", "gmapprom2.img" e assim sucessivamente, uso os mapas TRC Brasil, AutoGuias, CN Brasil e Mapa Nautico Natal/RN a Buenos Aires/ARG com essa sequencia sem nenhum problema. Fiz dessa forma por dedução lógica, ora, o mapa dos EUA que estava na pasta ".System" funcionava perfeitamente, e por questão de espaço na memória por ser o mapa dos EUA muito grande, removi o mapa para um SD Card e coloquei os mapas do Brasil no GPS com as denominações "gmapprom.img" igual ao mapa dos EUA, funcionou perfeitamente. Não tenho a menor ideia porque isso ocorre. Com a palavra a Garmin.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por Thundercel »

lufesc,
não recomendamos carregamento de mapa na memoria interna e tampouco dentro da pasta oculta .System. Ela á foi colocada oculta pela garmin para não ser manuseada.
Recomendamos sempre a utilização de SD card para carregamento de mapa preservando a memoria interna.
De qualquer forma, nos modelos 1XXX ou acima os mapas devem ser carregados na pasta MAP, seja da memoria interna ou do SD card.
A técnica de variação do nome gmapprom é utilizada nos modelos inferiores a 1XXX. Nos modelos 1XXX ou superiores essa tecnica não se faz necessaria porque dentro da pasta MAP o sistema reconhece mapa com qualquer nome de arquivo desde que esteja em formato IMG.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por lufesc »

Olá Thundercel.

No meu caso, o GPS Garmin 1490T veio com o mapa dos EUA armazenado na pasta ".System", tudo leva a crer que este é o local adequado para armazenamento de mapas neste equipamento, onde todos equipamentos saem de fábrica com armazenamento de mapas na memória. Agora, se a garmin recomenda outro procedimento eu não tenho conhecimento, se assim prevalecer o entendimento da garmin quanto ao armazenamento em outra pasta, eles estão aplicando aquela máxima: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
Tenho todos esse mapas os quais mencionei acima - na memória do GPS - e nunca tive problemas, mas o seguro morreu de velho, mantenho estes mapas no SD Card para qualquer eventualidade.
Agora, eu lhe pergunto por questão de curiosidade. Por que você recomenda que os mapas sejam armazenados no SD Card e não na memória interna do GPS?
Um abraço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por Thundercel »

lufesc,
se continua mantendo seus mapas na memoria interna e da forma que citou, é uma decisão sua.
A nossa experiência em garmin, em todos os modelos (inclusive o seu), é de recomendar, por segurança e preservação da memória interna, carregamentos de mapas no Sd card.
Talvez se ler o tópico em viewtopic.php?f=210&t=3826 e a quantidade significativa de posts nele entenderá o que recomendamos.
Não sei o acleite, mas eu já fui solicitado umas 6 vezes para recuperar nuvi 1490T porque o utilizador tinha o mesmo pensamento seu e costumava carregar mapa na memoria interna.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por acleite »

Nos modelos da série 1xxx e acima, o ideal é usar sim a pasta Map para colocar os mapas, inclusive porque se pode ter os mapas com nomes personalizados, desde que tenham a extensão .img
Nesses modelos não é obrigatório o nome gmapsupp.img como nos modelos de séries mais antigas. Isso é ótimo pois podemos ter vários arquivos diferentes e cada um com seu nome. (por exemplo, Autoguia.img ou Tracksource.img ou CNBR.img e etc)
Outra coisa, básica e lógica é usar os mapas no SD. Primeiro por questões de segurança para não ficar mexendo na memória interna, o que pode causar travamentos no GPS. (e acontece muuuuito)
E segundo porque se não fosse pra por os mapas (e POIs se quiser) no SD, porque a Garmin faria o GPS com leitor para o mesmo?
Se fosse para usar na memória interna não teria leitor de cartões. Simples assim.
E Thundercel, se já te solicitaram umas 6 vezes pra ajudar com gps travado por conta de mexerem na memória interna, foram muito poucas vezes.
Eu tenho mais de 200 contatos no MSN só de pessoas que me pediram ajuda com GPS. A maioria é para usar cure firmwares.
Fica a dica segundo meus conhecimentos e experiências. Siga-a quem quiser, só não digam que eu não avisei.
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por lufesc »

Caros Thundercel e Acleite.

Não estou aqui desafiando os mestres, mas, entendo ser salutar a nossa discussão do modo de interpretação subjetiva das formas de armazenamento aplicadas pela fábrica Garmin.
Pois bem, concordo com vocês no aspecto de que devemos sempre manter os mapas no Sd Card por questões de segurança. Agora, no que diz respeito ao que Acleite afirmou "E segundo porque se não fosse pra por os mapas (e POIs se quiser) no SD, porque a Garmin faria o GPS com leitor para o mesmo?
Se fosse para usar na memória interna não teria leitor de cartões. Simples assim.
(sic). Vejo isso por outro prima, entendo, que a Garmin disponibilizou o leitor de Sd Card para que o possuidor do equipamento, tivesse mais opções de armazenamento de diversos mapas, tudo em razão de que a memória interna -atualmente - do GPS ser bastante reduzida. Cito como exemplo o meu caso, tenho o mapa do Brasil no GPS e viajei para os EUA, Mexico, Ilhas Cayman, Jamaica e Haiti, em seguida para Argentina, logo, verifica-se que a memória do GPS não comportaria todos esses mapas, veja a complicação se você não tiver um PC para fazer a alternancia de mapas. Pensando bem, a Garmin disponibilizou uma outra forma de atender ao seu consumidor, disponibilizando outra alternativa de armazenamento para que o usuário de seu sistema não ficasse sempre mexendo na memória do GPS para alternar constantemente seus mapas.
Um abraço.
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por acleite »

lufesc

Foi isso que eu quis dizer. Tem o leitor justamente para não ficar mexendo na memória interna. :)
Penso que na memória só deve ficar o mapa mais importante. (gmapprom) E ainda assim, se não for ficar atualizando o mesmo.
O cartão, se der problema é fácil trocar. Já se der na memória, dependendo do caso pode-se até perder o gps.
Por isso sempre aconselho a usar o SD.
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por lufesc »

acleite.

Perfeito! Estamos no mesmo caminho.
[]s.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GARMIN 1100 - Mapa Brasil gmapsupp.img

Mensagem por Thundercel »

lufesc,
entenda que o acleite e eu recebemos muitos pedidos de socorro por dia pelo simples fato que o utilizador manuseou a memoria interna do aparelho e o mesmo travou.

Se navegar um pouco pela NET, em busca de debates sobre firmware de cura para garmin, identificará no mundo quantidade significativa de aparelhos garmin travados.

A propria garmin, já sabedora disso, em novos modelos (acima de 1XXX) criou na estrutura de pastas e arquivos do sistema uma nova pasta de nome .system, dentro dela inseriu os principais arquivos e a tornou OCULTA buscando com isso evitar que o utilizador manuseasse arquivos importantes do sistema.

A recomendação de se evitar o uso da memoria interna não é só nossa, é geral porque qualquer problema no arquivo carregado nela causa, infelizmente, travamento do aparelho.

Falando de mapa, a memoria interna dos aparelhos garmin tem capacidade limitada de armazenamento (2 GB). Só o mapa da Europa já superou em tamanho de arquivo esses 2 GB. O dos USA ainda não, ele tem o tamanho de 1,2 GB.

Ora, sabedora disso a Garmin, em vez de aumentar a capacidade de armazenamento da memoria interna vem aumentando a capacidade de leitura do drive de cartão. Hoje ele já reconhece cartões de até 16 MB.

Nos modelos antigos (abaixo de 1XXX) o sistema Garmin só reconhecia arquivo de mapa carregado no cartão se esse fosse nomeado gmapsupp e inserido dentro de pasta garmin.

Os utilizadores para terem mais mapas no cartão se valiam da união dos mapas utilizando o programa gmaptool, porém também sabedora disso a garmin modificou o sistema de forma que ele reconhecesse outros nomes de arquivos de mapa carregados no cartão, mas dentro da pasta MAP.

Por enquanto a Garmin evoluiu até aí.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.