Garmin Oregon 650 600 Botão Danificado

Forum do Software de Navegação Garmin
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Garmin Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

Boa tarde a todos!
O tópico talvez não seja para isso, mas achei importante relatar o que aconteceu com o meu GPS Oregon 650.
No domingo, enquanto fazia uma trilha, desliguei o aparelho normalmente e quando fui religar o botão on/off não funcionava, daí olhando com mais atenção vi que o mesmo havia quebrado, afundado na carcaça, como se a borracha que o envolvia estivesse ressacada, a qual praticamente se desmanchou, embora eu não use o gps diretamente exposto ao sol, exceto em algumas circunstâncias necessárias, mas nada de mais, como atender uma ligação em um celular estando exposto ao sol.
Ressalto que meu uso é básico, poucos trilhas, e alguns pontos tirados, mas infelizmente deu esse problema. Inclusive a borracha da tampa traseira também está danificada, uma espécie de ressecamento do emborrachado. De fato, o material emborrachado no aparelho deixou muito a desejar, pois até uma capa de celular chinesa dura mais. Um aparelho de custo elevado como esse deveria ser mais resistente, pois falta de cuidado não foi, somente uso normal, nada de queda e nem exposição direta ao sol por longos períodos, apenas o essencial a tirar um ponto e etc.
Entrei em contato com a Garmin para ver a viabilidade de um orçamento para o reparo, mas confesso que é desanimador. Cobraram uma taxa de R$ 149,00 apenas para avaliar o produto e emitir um orçamento.
Aguardar pra ver...
Editado pela última vez por soares.fabio em 05 Abr 2017, 13:44, em um total de 1 vez.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

Vejam a situação do botão.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

O emborrachado da tampa traseira, a borda da tampa é somante de borracha, o plástico ou pvc não ai até a borda, o que fez com simplesmente rasgasse.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por rascher »

Deu vontade de vender o meu !! que acabei de comprar !

Se eu tivesse visto isso antes não teria comprado !!

Vou achar uma forma de proteger essas partes pois o SUOR das mãos ( SAL ) é o vilão para acontecer isso ai !


Obrigado por compartilhar !!!
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por rascher »

soares.fabio escreveu:O emborrachado da tampa traseira, a borda da tampa é somante de borracha, o plástico ou pvc não ai até a borda, o que fez com simplesmente rasgasse.

Amigo, o meu Oregon 650 não tem essa tira de borracha como mostra na tampa sua !

Que estranho hein ?
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Georreferenciamento de imagens no GPS Garmin

Mensagem por soares.fabio »

rascher escreveu:Deu vontade de vender o meu !! que acabei de comprar !

Se eu tivesse visto isso antes não teria comprado !!

Vou achar uma forma de proteger essas partes pois o SUOR das mãos ( SAL ) é o vilão para acontecer isso ai !


Obrigado por compartilhar !!!
Acho que o suor da mão (dedo) foi realmente o vilão, sobre a borracha da tampa traseira, observe se o seu o emborrachado vai até o final da tampa, veja que a borda é somente emborrachado, cerca de 1 ou 2mm apenas de emborrachado, acho que por isso rasgou, pois essa tira fazia parte "do todo" da parte traseira.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por Angelone »

Fábio, infelizmente é um problema comum em muitos gps Outdoors da Garmin, Etrex principalmente, q já me deixou na mão exatamente por esse problema. A solução padrão é trocar a parte superior da carcaça, mas existe um paliativo e preventivo também. Se vc não perdeu o pino de borracha semi rígida que aciona o interruptor da placa (pino q fica colado na membrana lateral de borracha q envolve o gps) da para fixa-lo com silicone preto, preenchendo todo o espaço entre o pino e a carcaça. Eu tenho usado um silicone para juntas de motores, muito resistente, mas flexível. Pode não ficar bonito externamente, mas resolve.
Hoje todos os gps que tenho, mesmo novos como o Oregon 600, preventivamente preencho com esse silicone, pois com certeza vai aumentar imensamente a durabilidade do conjunto e o botão nunca mais vai soltar..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

Boa noite Angelone!
O pino esta dentro do gps, acho que amassado, mas ainda esta preso na placa do aparelho, parece que está quase pra cair, toquei nele e vi que ta mole, no caso so do seu oregon 600, vc abriu e fez o preenchimento por dentro? Se vc tiver alguma foto do seu qdo fez o serviço, gentileza posta para eu ver, pq acho que o pino vai precisar de reparo, pq o GPS não liga mais e qdo toco no botao com um clipe ele ta mole, como se tivesse parcialmente descolado.
É realmente uma chateação essa falha da Garmin.
Vlw pela dica...
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por rascher »

Angelone escreveu:Fábio, infelizmente é um problema comum em muitos gps Outdoors da Garmin, Etrex principalmente, q já me deixou na mão exatamente por esse problema. A solução padrão é trocar a parte superior da carcaça, mas existe um paliativo e preventivo também. Se vc não perdeu o pino de borracha semi rígida que aciona o interruptor da placa (pino q fica colado na membrana lateral de borracha q envolve o gps) da para fixa-lo com silicone preto, preenchendo todo o espaço entre o pino e a carcaça. Eu tenho usado um silicone para juntas de motores, muito resistente, mas flexível. Pode não ficar bonito externamente, mas resolve.
Hoje todos os gps que tenho, mesmo novos como o Oregon 600, preventivamente preencho com esse silicone, pois com certeza vai aumentar imensamente a durabilidade do conjunto e o botão nunca mais vai soltar..

Angelone, poderia por favor postar aqui a foto desse produto ? Eu vou atrás dele
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re:Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por Angelone »

rascher escreveu: Angelone, poderia por favor postar aqui a foto desse produto ? Eu vou atrás dele
A soluçao ideal e rápida é trocar a parte frontal. Por sorte se consegue com facilidade no eBay. Mesmo nova, antes de intalar, recomendo fortemente o fortalecimento da area dos botoes com um selante de alta resistencia, como exemplificado no tópico http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=9692

A peça pode ser encontrada no ebay nesse link: [Link externo oculto para visitantes]
Acho provavel de encontra-la no Brasil, somente se Garmin tiver, mas com certeza a substituiçao nao será nem um pouco barata..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Boa noite Angelone!
O pino esta dentro do gps, acho que amassado, mas ainda esta preso na placa do aparelho, parece que está quase pra cair, toquei nele e vi que ta mole, no caso so do seu oregon 600, vc abriu e fez o preenchimento por dentro? Se vc tiver alguma foto do seu qdo fez o serviço, gentileza posta para eu ver, pq acho que o pino vai precisar de reparo, pq o GPS não liga mais e qdo toco no botao com um clipe ele ta mole, como se tivesse parcialmente descolado.
É realmente uma chateação essa falha da Garmin.
Vlw pela dica...
Fabio, o exemplo de reparo pode ser visto nesse tópico: http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=9692
Tirei poucas fotos do Oregon 600 qdo abri para reforçar os botoes, é um pouco mais delicado do que abrir os Etrex, mas nao tem segredo. Para reparar os botoes o ideal é retirar a placa, mas é até possivel fazer o trabalho com ela no lugar, mas com certeza nao vai ficar tão bem feito. O unico cuidado na retirada da placa é soltar os 2 flat cables. Olhando por cima parecem colados, mas são apenas encaixados, basta empurrar por baixo a partir das extremidades que eles se soltam do encaixe. Depois é só soltar os parafusos que a prendem na carcaça. Enfim, o ideal é trocar a carcaça, como indiquei no post anterior, mas nao deixando de reforça-la com selante resistente, como mencionei antes.
Na placa, nos destaques laterais estao os 2 botões fisicos. Na parte de baixo o local de encaixe dos flat cables.

obs.: O selante que tenho usado é o ORBIBLACK, da Orbi Quimica, um selante neutro preto de silicone especial, resistente a altas temperaturas, normalmente utilizado para substituir juntas automotivas de diversos tipos, é encontrada em auto-peças.

Imagem

Imagem
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

Obrigado pela dicas e imagens Angelone!
Irei providenciar o reforço assim que tiver um retorno da Garmin.
Att,
rascher
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2017, 04:08

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por rascher »

Eu optei por comprar uma capa própria da Garmin mesmo chamada SLIP CASE, onde protege o GPS e é possível operá-lo e com o mosquetão no GPS. Show de bola !
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por soares.fabio »

rascher escreveu:Eu optei por comprar uma capa própria da Garmin mesmo chamada SLIP CASE, onde protege o GPS e é possível operá-lo e com o mosquetão no GPS. Show de bola !
Rascher, poderia postar o modelo?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Oregon 650 600 Botão Danificado

Mensagem por Angelone »

Vamos aguardar a resposta, mas pelo q vi o modelo é esse: [Link externo oculto para visitantes], uma simples capa, bem barata lá fora, ajuda a proteger o aparelho mas nao resolve os problemas dos botões e desprendimento da borracha. É desejavel também que o Rascher informe o preço pago aqui. A Garmin resolveria o problema dos botões se vendesse separadamente a borracha que envolve a lateral do gps, a mesma q esta se desprendendo mostrado em fotos anteriores, mas preferem vender o front case, muito mais caro..

Particularmente eu uso outra soluçao: colocar o gps em uma mini bolsa de camera compacta, que fica presa na alça da mochila e o gps preso a ela ou a mochila por outra alça (como as de cameras compactas), tudo super seguro e gps muito bem protegido contra impactos e perda. A sintonia do gps é perfeita, mesmo dentro da mini bolsa. Dessa forma dispenso o uso do clip e mosquetão, diminuindo peso e volume do conjunto. Também acho a soluçao clip-mosquetão muito ruim, pois o gps fica balançando com o movimento, péssimo para o meu gosto..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.