Garmin mais recente com relevo

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avin1973
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 91
Registrado em: 23 Fev 2013, 20:03

Garmin mais recente com relevo

Mensagem por Avin1973 »

Pessoal,

tenho um Garmin 3560. Cheguei a pensar em trocar por um modelo mais novo, aí reparei que aparentemente os modelos vendidos aqui no Brasil atualmente não possuem mais mapa de relevo como o meu.

Procede? Tem algum aparelho Garmin com essa função de relevo?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por Angelone »

Procede, os modelos mais novos, inclusive os tops (nacionais e importados) como os DriveLuxe 50, Nuvicam etc.. nao tem mais terreno nem edificios 3D. Por outro lado os modelos recentes tem uma série de vantagens no navegador muito mais úteis, que compensam a perda do efeito estético da imagens 3D. Por hora nao sabemos exatamente o porque da retirada desses recursos, mas é fato que com eles habilitados há sobrecarga do processador e o sistema fica mais lento.. Os novos sao muito mais rápidos dos que os precedentes. Um conhecido que comprou o DriveLuxe 50 "nacional" também tem o 3560 e nao tem comparaçao em termos de desempenho (calculo e recalculo de rotas, arrasto de mapa, etc..). O problema é que o DriveLuxe é caríssimo no Brasil. Se for trocar recomendo pesquisar por intermédiários como o 2689 (6" pol.) ou o 2589" (5"), mais modernos e rápidos do que o 3560 e 3597 (q tb já saiu de linha).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por eipeldau »

Olá,

Faz uma semana que comprei um DriveLuxe 50 nacional através de um programa de "trade-in" da Garmin, onde se conseguia 30% de desconto, enviando-se a eles praticamente qualquer produto Garmin ainda inteiro(não precisava nem estar funcionando). Infelizmente, o programa teve duração limitada.

Percebi na prática que o DriveLuxe não apresenta nem o mapa de relevo e nem o 3d, como citou o Angelone. Inclusive, transplantei a ele, do meu 3597LMT, os arquivos gmap3d.img e gmapdem.img. Ele os reconheceu, porém não os apresenta na prática, o que me desapontou muito.

Aproveito para compartilhar outros dois desapontamentos com o DriveLuxe:
1) Quando se opta por navegação com visualização 2d(sem perspectiva, vista de cima), o sistema de autozoom parece descalibrado, aparecendo uma área enorme, com seu carro e setas minúsculas no centro daquilo, muito ruim de ver. O correto seria, perto das mudanças de direção, o zoom aumentar para se ver o detalhe da curva/conversão. Acredito que isso deverá ser consertado numa atualização de firmware.

2) O firmware não mais aceita mapas City Navigator "crackeados". Para uso destes mapas, seria necessário um "craqueamento" do próprio firmware, que é viável porém delicado e trabalhoso.

Não fiz uma comparação lado a lado da velocidade de processamento do DriveLuxe 50 com o 3597LMT, mas aparentemente nenhum é mais rápido que o outro.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por eipeldau »

eipeldau escreveu:Olá,

Faz uma semana que comprei um DriveLuxe 50 nacional através de um programa de "trade-in" da Garmin, onde se conseguia 30% de desconto, enviando-se a eles praticamente qualquer produto Garmin ainda inteiro(não precisava nem estar funcionando). Infelizmente, o programa teve duração limitada.

Percebi na prática que o DriveLuxe não apresenta nem o mapa de relevo e nem o 3d, como citou o Angelone. Inclusive, transplantei a ele, do meu 3597LMT, os arquivos gmap3d.img e gmapdem.img. Ele os reconheceu, porém não os apresenta na prática, o que me desapontou muito.

Aproveito para compartilhar outros dois desapontamentos com o DriveLuxe:
1) Quando se opta por navegação com visualização 2d(sem perspectiva, vista de cima), o sistema de autozoom parece descalibrado, aparecendo uma área enorme, com seu carro e setas minúsculas no centro daquilo, muito ruim de ver. O correto seria, perto das mudanças de direção, o zoom aumentar para se ver o detalhe da curva/conversão. Acredito que isso deverá ser consertado numa atualização de firmware.

2) O firmware não mais aceita mapas City Navigator "crackeados". Para uso destes mapas, seria necessário um "craqueamento" do próprio firmware, que é viável porém delicado e trabalhoso.

Não fiz uma comparação lado a lado da velocidade de processamento do DriveLuxe 50 com o 3597LMT, mas aparentemente nenhum é mais rápido que o outro.
Correção: O programa "trade-in" da Garmin está disponível novamente, agora até 01/03/17. Recomendo!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por Angelone »

Ótima compra eipeldau, um amigo também comprou nesse esquema promocional de Trade-In da Garmin, saiu 1.365,00 se nao me engano, caro ainda, mas um excelente aparelho. Eu também comprei esse modelo, mas nos Estados Unidos. Tudo funciona perfeitamente, as diferenças em relaçao ao meu é que o nacional tem somente 4 GB de memoria interna contra 8GB e também nao tem o receptor Traffic FM, além do que já foi mencionado. O meu é LMTHD (o nacional é LM), ou seja, o importado tem o receptor FM para sinal digital (nao tem no Brasil, mas funciona tb com o analogico) e cabo veicular com antena embutida. Com o cabo do nacional o meu traffic nao funciona, somente com a versao que tem antena (*TA10 ou TA20). Por sinal, os importados 2xx9 também vem com receptor embutido no gps, mas nao o HD. Lamentável que o nacional nao tenha vindo, sinal que esse sistema terá vida curta no Brasil, já que nenhum modelo novo esta saindo mais com o recurso.

obs.: com certeza o DriveLuxe 50 é mais rápido que o 3597. Recentemente fiz um comparativo entre o 2589 e o 3597, o primeiro foi mais rápido em absolutamente tudo. Agora já nao tenho mais o 3597, mas por obrigaçao o DriveLuxe 50 tem que ser melhor, ou no minimo igual, ao 2589.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por eipeldau »

Angelone, como tenho também o 3597LMT, tenho o cabo GTM-36, que é tanto transmissor quanto antena.
Como eu percebi que o DriveLuxe 50 estava apresentando todos os menus e funcionalidades de Traffic, porém dando mensagem que precisava de aparelho de traffic compatível, experimentei substituir seu cabo original(simples, só energia) pelo GTM-36. Funcionou perfeitamente, herdando todos as assinaturas que tinha previamente habilitado no 3597LMT.

Como parece-me que o DriveLuxe nacional já existiu na versão LMT, suponho que ele tinha(e continue tendo) o transmissor dentro do aparelho, dependendo apenas de um cabo TA-10/20(antena) para funcionar. Não tenho como comprovar isso, pois eu forneci tanto transmissor quanto antena a ele(GTM-36) no meu teste. Você poderia emprestar seu cabo TA-10/20 ao seu amigo que possui o DriveLuxe nacional e pedir a ele para ver se funciona.

Para quem utiliza o GPS no exterior, onde é caríssimo pacotes de dados celulares(opção tráfego via SmartphoneLink), seria muito útil se os aparelhos seguissem sendo fornecidos com a capacidade de traffic via rádio.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por Angelone »

eipeldau escreveu:Angelone, como tenho também o 3597LMT, tenho o cabo GTM-36, que é tanto transmissor quanto antena.
Como eu percebi que o DriveLuxe 50 estava apresentando todos os menus e funcionalidades de Traffic, porém dando mensagem que precisava de aparelho de traffic compatível, experimentei substituir seu cabo original(simples, só energia) pelo GTM-36. Funcionou perfeitamente, herdando todos as assinaturas que tinha previamente habilitado no 3597LMT.

Como parece-me que o DriveLuxe nacional já existiu na versão LMT, suponho que ele tinha(e continue tendo) o transmissor dentro do aparelho, dependendo apenas de um cabo TA-10/20(antena) para funcionar. Não tenho como comprovar isso, pois eu forneci tanto transmissor quanto antena a ele(GTM-36) no meu teste. Você poderia emprestar seu cabo TA-10/20 ao seu amigo que possui o DriveLuxe nacional e pedir a ele para ver se funciona.

Para quem utiliza o GPS no exterior, onde é caríssimo pacotes de dados celulares(opção tráfego via SmartphoneLink), seria muito útil se os aparelhos seguissem sendo fornecidos com a capacidade de traffic via rádio.
Então, coincidentemente ontem fizemos todos esses testes. Realmente os menus traffic estao no DriveLuxe 50 nacional, mas ele nao tem o hardware, certeza absoluta, tive que provar, nao muito calmanmente rss.., para meu amigo que insistia que tinha. Testamos o nacional com o cabo TA10 e TA20 (estava com os dois) e nao funcionou, provando que o nacional nao tem o receptor. O meu funcionou no ato. Nao sei se já existiu o DriveLuxe LMT nacional, se sim, é bem provável que viesse com algum cabo GTM (26, 35, 36), já que se tiraram 4 gb de memória nao é de estranhar q tb tirassem o receptor, fato que vemos hoje. É incrivel como a Garmin gosta de economizar com pequenos detalhes: para que podar pela metade a memória e tirar o traffic de um gps top, tão caro! Também testamos com um cabo GTM36 com assinatura original Brasil e, como previa, funcionou perfeitamente. Já com o GTM 25 nao deu certo, o sistema indica como nao compativel, estranhamente. O meu traffic nao funcionou com o cabo veicular original do nacional, que nao tem antena, só nao lembrei de testar com o gtm 36, mas deve funcionar também, apesar de ficar 2 receptores no sistema. Preciso agora anotar o código do cabo de voces para nunca me enganar qdo tiver q comprar um cabo novo, sempre terá que ser um TA10 (1A) ou um TA20 (2A), normalmente esse ultimo para gps com tela de 6" e superiores, q gastam mais energia.
Por fim, quando for vender o seu 3597 anexe o cabo sem traffic. O fato é que no Brasil, o sistema FM traffic é fraco, eu mesmo uso somente o Smartphone Link, abrange um numero muitissimo maior de cidades e é, de longe, muito mais preciso e abrangente em termos de ruas da cidade. Já cheguei ao extremo de apagar a assinatura traffic brasileira para nao conflitar com o Smartphone Link, pois as vezes entrava o FM a contra-gosto.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Garmin mais recente com relevo

Mensagem por eipeldau »

Acho que ficou tudo muito bem esclarecido com os seus testes. Tenho certeza que se ligar o seu LMTHD a um cabo GTM36 também funcionaria, sem conflito entre os dois receptores disponíveis.

Lamento muito estes cortes da garmin em relação a funções que aparentemente não lhes custaria manter. Gosto muito do mapa de relevo e 3D de edifícios e sinto falta no Driveluxe, apesar de, de fato, frear um pouco o processamento.

O cabo do Driveluxe e tão simples que nem modelo tem, apenas número de série. É um fiozinho fininho que deixa bem óbvio, ao pegar na mão, que não pode ter uma antena ali.

Vi seu vídeo comparativo e não achei muito significativas as diferenças de velocidade entre o 3597 e o 2589. Na verdade, sou fã do 3597 e não pretendo nunca vendê-lo. Só abandono quando virar lixo hehehe. Quem usa o 3597 e minha esposa, para trabalhar. O Driveluxe eu comprei pro meu pai, para suas viagens.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.