GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
lucasouza
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2016, 16:02

GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por lucasouza »

Olá galera!

Estou com um problema com o meu GPS Garmin Etrex Vista HCx, não estou conseguindo instalar o "Bravo2 GPS Chipset Ver. 2.30" pelo o WebUpdater e nem manualmente. Das duas maneiras começa a ser instalado o chipset, mas quando chega a 13 ou 16% da instalação aparece uma mensagem de erro. Sei que instalar o chipset é a solução do problema de SW version 0.0, fazendo com que o GPS não busque sinal de satélite. Por isso estou tentando instalar o chipset. Será que pode ser defeito de hardware e não de software? Alguém já teve algum problema parecido com solução?

Desde já, fico grato pela atenção!

:)
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por Angelone »

lucasouza escreveu:Olá galera!

Estou com um problema com o meu GPS Garmin Etrex Vista HCx, não estou conseguindo instalar o "Bravo2 GPS Chipset Ver. 2.30" pelo o WebUpdater e nem manualmente. Das duas maneiras começa a ser instalado o chipset, mas quando chega a 13 ou 16% da instalação aparece uma mensagem de erro. Sei que instalar o chipset é a solução do problema de SW version 0.0, fazendo com que o GPS não busque sinal de satélite. Por isso estou tentando instalar o chipset. Será que pode ser defeito de hardware e não de software? Alguém já teve algum problema parecido com solução?

Desde já, fico grato pela atenção!

:)
A ultima versão de firmware do Vista HCx foi a 3.20 e é essa que voce deveria tentar instalar, pois a ultima versão sempre tem as correçoes das anteriores.
Provavelmente o firmware que vc mencionou é especifico para as versoes do HCx que tem o chipset Bravo2, é o caso do seu? Muito provavelmente não, por isso que dá erro na instalaçao.
Dificil saber se a sua instalaçao danificou permanentemente o gps. Tente instalar a ultima versão disponível, a 3.20, pelo Webupdater. Se conseguir o seu gps estara salvo. Na sequencia faça um master reset para ver se sintoniza satélites (procedimento comum para esse tipo de problema).
Caso continue dando erro na instalaçao, voce tera que fazer uma instalaçao via pre-boot, se nao souber do que se trata pesquise na net a respeito. Se ainda assim nao entender ou conseguir resolver, poste aqui novamente q tentarei ajudar.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
lucasouza
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2016, 16:02

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por lucasouza »

Angelone, obrigado pela ajuda. Sim, instalei a ultima versão 3.2 via Webupdater, porém quando o mesmo automaticamente vai fazer uma instalação adicional de "GPS Chipset Type M2" aos 13% acontece erro na transferência de dados. Imaginei que fosse o Chipset Bravo 2.3, pois ao entrar no modo pre-boot, aparece a informação de "Bravo Version 2", logo abaixo de Software version 3.2 no GPS. Mesmo fazendo a atualização da versão, continua como SW version 0.0 e não busca por satélite. Já fiz o "master reset", pesquisei sobre a instalação via pre-boot, mas não entendi como fazer, pois envolve certo conhecimento em programação para a criação do "arquivo de cura".
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por Angelone »

lucasouza escreveu:Angelone, obrigado pela ajuda. Sim, instalei a ultima versão 3.2 via Webupdater, porém quando o mesmo automaticamente vai fazer uma instalação adicional de "GPS Chipset Type M2" aos 13% acontece erro na transferência de dados. Imaginei que fosse o Chipset Bravo 2.3, pois ao entrar no modo pre-boot, aparece a informação de "Bravo Version 2", logo abaixo de Software version 3.2 no GPS. Mesmo fazendo a atualização da versão, continua como SW version 0.0 e não busca por satélite. Já fiz o "master reset", pesquisei sobre a instalação via pre-boot, mas não entendi como fazer, pois envolve certo conhecimento em programação para a criação do "arquivo de cura".
Sinceramente nao entendi bem a sua explicaçao, vamos retomar, primeiro: seu gps é inicializado normalmente e visualizado pelo computador? Voce também diz que consegue reinstalar o fw v3.2 pelo Webupdater e que ocorre erro na instalaçao automatica do "gps chipset type M2". Depois que aparece a indicaçao de Chipset Bravo 2.3 no processo de Pre-boot, ou seja, vc sabe entrar em preboot. Parêntesis aqui: o fato de aparecer Chipset Bravo 2.3 nessa etapa indica q o firmware instalado que é lido na inicilizaçao, estando ele completo ou nao ( que parece ser o caso).
No final vc diz que nao entende como instalar em pre-boot nem preparar o cure, etapas fundamentais. Se vc souber como entrar em preboot eu posso preparar o cure para vc. O cure é um firmware limitado apenas para ter acesso ao conteúdo da memória interna do gps, apagar algum arquivo danificado ou instalar outros, mas nao "cura" nada e nem permite a utilizaçao do gps, tanto que no final temos que reinstalar o firmware original de volta.
Para usar o "cure" o ideal seria se vc tivesse um backup de todos os arquivos de sistema do HCx (se nao tiver talvez consiga nos foruns). Assim poderia apagar todos os seus arquivos e reinstalar os novos. Também nessa etapa daria para formatar a memória interna, mas com extremo cuidado e com um programa especial q posso indicar, se for o caso, ou seja, para usar o cure consiga um backup dos arquivos de sistema do HCx como primeiro passo.
Mesmo sem o cure, caso vc consiga um backup do HCx, vale tentar apagar todos os arquivos internos do gps e instalar novos, mas tem q ser em etapa continua, sem desconectar do computador ou reinicializar. No final faça um master reset. Outra coisa que vc pode fazer é copiar todos os arquivos do gps para uma pasta do computador e apagar os que ficam no gps, deixando somente a pasta Garmin. Pelo Webupdater reinstale todos os arquivos que ele disponibilizar. Se tudo correr bem na reinicializaçao a atualizaçao foi um exito. Faça outro master reset e confira a sintonia dos satélites.
Se todas essas trabalhosas tentativas nao resolverem, o problema deve ser hardware, mas é o que me parece menos provavel.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
diegobhz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Ago 2019, 19:24

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por diegobhz »

@lucasouza, boa noite. Conseguiu resolver o problema?
Tenho um GPS Etrex que ficou guardado por 6 anos e agora apresenta esse mesmo problema... Já fiz hard reset, e reinstalação do firmware, mas não resolveu.. Alguém me ajuda??
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por Angelone »

diegobhz escreveu:@lucasouza, boa noite. Conseguiu resolver o problema?
Tenho um GPS Etrex que ficou guardado por 6 anos e agora apresenta esse mesmo problema... Já fiz hard reset, e reinstalação do firmware, mas não resolveu.. Alguém me ajuda??
Pela descriçao tudo indica algum problema em contatos, provavelmente devido a oxidação.
O ideal é levar para algum técnico, pode ser de celular mesmo caso se disponham, para uma limpeza geral dos contatos.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
diegobhz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Ago 2019, 19:24

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por diegobhz »

Eu fiz uma das maiores burradas da minha minha vida até agora.. Eu fui tentar fazer um reset de software e achei um site cheio de firmwares da garmin... Acabei aplicando o errado. Apliquei no meu vista hcx o firmware: eTrexLegendCx_VistaCx_VentureCx_regionfileonly__350.rgn
Ele travou na tela de download e como não reiniciava, tirei a bateria... Agora ele não liga mais e nem é reconhecido na USB... Teria alguma forma de eu aplicar agora o software correto?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS Garmin Etrex HCx - não recebe sinal de satélites

Mensagem por Angelone »

diegobhz escreveu:Eu fiz uma das maiores burradas da minha minha vida até agora.. Eu fui tentar fazer um reset de software e achei um site cheio de firmwares da garmin... Acabei aplicando o errado. Apliquei no meu vista hcx o firmware: eTrexLegendCx_VistaCx_VentureCx_regionfileonly__350.rgn
Ele travou na tela de download e como não reiniciava, tirei a bateria... Agora ele não liga mais e nem é reconhecido na USB... Teria alguma forma de eu aplicar agora o software correto?
O firmware do seu HCx é o mesmo dos demais mencionados desde que tenha o mesmo chipset. Como já disse em posts anteriores desse tópico, existe 2 chipsets para essa série de gps e tudo indica q vc instalou o errado..
Outra explicaçao para o problema, caso o firmware seja o correto, pode estar na interrupçao da instalaçao, que leva vários minutos. Quem desconhece o processo é levado a crer q se trata de travamento; se nesse momento é retirada a bateria o processo de instalaçao é interrompido e o firmware gravado fica incompleto e corrompido, impedindo o funcionamento do aparelho. Nesse caso nao tem o que fazer, talvez somente na própria Garmin, onde eles conseguem gravar fisicamente com aparelhos, o sistema operacional (firmware) no gps. Nao sei se a Garmin do Brasil tem como fazer isso, nao creio nessa possibilidade, mas vale consultar e prepare-se para gastar algumas centenas de reais, caso façam.
Se o problema foi a instalçao de um fw incorreto, existe alguma chance de reinstalaçao do fw por pre-boot, mesmo nao aparecendo imagem na tela nem tendo conexao usb com o PC, mas que deve ser feito por quem entende bem do assunto. Se tentar todas as possibilidade e nao conseguir resultado, mande-me uma MP e veremos o que se pode fazer..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.