Dúvidas tracklog e como gravar caminho percorrido

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
leogulin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 16:15

Dúvidas tracklog e como gravar caminho percorrido

Mensagem por leogulin »

Prezados colegas,
Boa Tarde!

Tenho um aparelho GPS modelo 3560LT com a última atualização do mapa CNSA 2016. Recentemente fiz uma viagem para um município com mais de 140km de onde moro trafegando apenas pelo modo 'exibir mapa' no GPS (ou seja, sem rotear o caminho até o destino) apenas para ser avisado quanto aos alertas pelo caminho (radares e etc). Pois bem, quanto aos alertas foi tudo direitinho, já quanto ao tracklog (caminho percorrido mostrado em azul no mapa) foi fazendo direitinho até o local de destino, porém, quando voltei para meu município e chegando em casa fui 'checar' o caminho percorrido, o GPS me mostrou o tal caminho azul até uns 10km antes do destino final, ou seja, parece que o caminho restante até o ponto final foi cortado.
Bom, diante do ocorrido acima pergunto:

1ª pergunta: Será que o GPS tem um limite de quilometragem para gravar o tal caminho azul (tracklog)?
2ª pergunta: Como salvar esse caminho azul (tracklog) para utilizar como uma possível rota no futuro? Além disso, como gravar uma "rota" percorrida?

Desde já, agradeço a todos pelas respostas.
Obrigado!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Dúvidas tracklog e como gravar caminho percorrido

Mensagem por Angelone »

leogulin escreveu:Prezados colegas,
Boa Tarde!

Tenho um aparelho GPS modelo 3560LT com a última atualização do mapa CNSA 2016. Recentemente fiz uma viagem para um município com mais de 140km de onde moro trafegando apenas pelo modo 'exibir mapa' no GPS (ou seja, sem rotear o caminho até o destino) apenas para ser avisado quanto aos alertas pelo caminho (radares e etc). Pois bem, quanto aos alertas foi tudo direitinho, já quanto ao tracklog (caminho percorrido mostrado em azul no mapa) foi fazendo direitinho até o local de destino, porém, quando voltei para meu município e chegando em casa fui 'checar' o caminho percorrido, o GPS me mostrou o tal caminho azul até uns 10km antes do destino final, ou seja, parece que o caminho restante até o ponto final foi cortado.
Bom, diante do ocorrido acima pergunto:

1ª pergunta: Será que o GPS tem um limite de quilometragem para gravar o tal caminho azul (tracklog)?
2ª pergunta: Como salvar esse caminho azul (tracklog) para utilizar como uma possível rota no futuro? Além disso, como gravar uma "rota" percorrida?

Desde já, agradeço a todos pelas respostas.
Obrigado!
1. O limite nao é de quilometragem, mas de pontos de caminho (track points) que, obviamente, reflete-se em distancia. O problema é que nao é uma relaçao fixa, isto é, nao dá para prever exatamente a qual seria a distancia equivalente, isso porque o metodo de gravaçao nao é automátaico, mescla tempo com distancia de forma variável, depende do tipo de trajeto, etc.. O que ocorre é que quando o numero máximo de pontos é atingido os pontos mais antigos são sobrepostos pelos mais recentes. Uma maneira de resolver isso é utilizar um recurso de gravaçao de trajeto que fica na pagina oculta Diagnostic Page e o resultado é gravado pode ser gravado no cartao ou memória interna até o limite da capacidade deles; pelo que me lembro a gravaçao é um funçao do tempo no intervalo de 1 segundo. Quando habilitada essa funçao aparece na tela de navegaçao as informaçoes da gravação. A funçao encontra-se no item Diagnostic Logging da pagina oculata Diagnostic Page. Quando clicar em Start Recording escolha a opçao GPX. O arquivo correspondente será salvo na GPX (nao me recordo com qual nome), conforme a opçao escolhida no menu do canto superior essquerdo da tela do Diagnostic Logging. Para acessa as funçoes ocultas da Diagnostic Page, entre na tela de Volume e pressione e mantenha o canto superior direito da tela até aparecer Diagnostic Page.

2. O tracklog resultante do método mencionado anteriormente é automaticamente e pode ser copiado e manipulado no computador. Até é possivel transformar o tracklog em rota, mas ela será recalculada pelo gps, que normalmente só considera o ponto de partida e chegada, a nao ser que voce insira diversos pontos de rota para forçar o gps nao ter alternativa q nao a da rota, mas não é a uma boa opçao. O ideal é vc transformar esse tracklog (*.gpx) no padrão *.img, que será reconhecido como mapa pelo gps e tratado como tal (tem q ser "transparente" para poder aparecer em cima do mapa de navegaçao). Vários programas fazem a conversao, um gratuito é o gpx2img.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
leogulin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 16:15

Re: Dúvidas tracklog e como gravar caminho percorrido

Mensagem por leogulin »

Angelone
Prezado Angelone,

Muito obrigado por toda explicação! Entendi como que faz todo o processo ref. ao 'tracklog', mas é uma pena que próprio GPS não tenha um meio mais prático para gravar uma rota percorrida a fim de utilizarmos em outra ocasião.
De qualquer forma, agradeço novamente pelas dicas. Obrigado!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.