Garmin Nuvi 42 Tela preta

Forum do Software de Navegação Garmin
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Inicialmente o GPS apresentava uma tela preta com uma mensagem para atualizar o GPS e não passava disso, depois usei o updater(Gamin Express e o WebUpdater) e então ele começou a apresentar outra tela (Erase all user data?) e qualquer opção que apertasse não mudava em nada como se o toush não funcionasse, tentei então um fix (135000010350.rgn) pelo updater e quando o updater reconheceu o USB cliquei em ok e durante o flash travou o programa e o GPS ficou com a tela preta mas como se ainda estivesse ligado e assim está até agora
[Link externo oculto para visitantes]
Assim estava antes do updater e não saia dai
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Evertonlps escreveu:Inicialmente o GPS apresentava uma tela preta com uma mensagem para atualizar o GPS e não passava disso, depois usei o updater(Gamin Express e o WebUpdater) e então ele começou a apresentar outra tela (Erase all user data?) e qualquer opção que apertasse não mudava em nada como se o toush não funcionasse, tentei então um fix (135000010350.rgn) pelo updater e quando o updater reconheceu o USB cliquei em ok e durante o flash travou o programa e o GPS ficou com a tela preta mas como se ainda estivesse ligado e assim está até agora
[Link externo oculto para visitantes]
Assim estava antes do updater e não saia dai
Meu caro, grande a probabilidade de vc ter "brickado" (transformado em tijolo) o seu gps. Os primeiros sintomas relatados realmente indicavam dano no firmware. O problema foi a utilizaçao do "fix" (cure) que vc utilizou: foi vc que preparou? Se nao, qual o critério utilizado para saber se esse firwmare cure era o correto para o seu gps? O resultado relatado indica ser um firwmare cure de outro modelo. Se vc tiver muita sorte talvez consiga reinstalar o fw correto.
Siga os passos desse link, se nao conseguir me mande uma MP (mensagem privada).[Link externo oculto para visitantes]
Boa sorte!
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Angelone escreveu:
Evertonlps escreveu:Inicialmente o GPS apresentava uma tela preta com uma mensagem para atualizar o GPS e não passava disso, depois usei o updater(Gamin Express e o WebUpdater) e então ele começou a apresentar outra tela (Erase all user data?) e qualquer opção que apertasse não mudava em nada como se o toush não funcionasse, tentei então um fix (135000010350.rgn) pelo updater e quando o updater reconheceu o USB cliquei em ok e durante o flash travou o programa e o GPS ficou com a tela preta mas como se ainda estivesse ligado e assim está até agora
[Link externo oculto para visitantes]
Assim estava antes do updater e não saia dai
Meu caro, grande a probabilidade de vc ter "brickado" (transformado em tijolo) o seu gps. Os primeiros sintomas relatados realmente indicavam dano no firmware. O problema foi a utilizaçao do "fix" (cure) que vc utilizou: foi vc que preparou? Se nao, qual o critério utilizado para saber se esse firwmare cure era o correto para o seu gps? O resultado relatado indica ser um firwmare cure de outro modelo. Se vc tiver muita sorte talvez consiga reinstalar o fw correto.
Siga os passos desse link, se nao conseguir me mande uma MP (mensagem privada).[Link externo oculto para visitantes]
Boa sorte!
Sim acho que usei o errado mesmo, numa pesquisa achei o arquivo em um site de gps e estava nuvi 42 firmware usei ele sem editar nem virificar nada, tava desesperado já, a boa noticia é que deixei ele quieto aqui até a tela "preta meio iluminada" apagar e tentei ligar e consegui, mas voltou ao problema inicial que fica na tela perguntando se quer apagar os dados
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Segui a dica e foi um sucesso na atualização com o "cure", mas mesmo assim ele voltou a apresentar a tela (dessa vez em Português pois atualizei com o webmaster de novo) "Deseja remover todos os dados do usuário" e nem o sim nem o não funcionam
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Agora piorei tudo '-' formatei pra atualizar todo novamente mas foi em ntfs, assim que removi o cabo e fui ligar de novo pra atualizar ele travou na tela do logo Garmin, acho que agora sim ja era
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Evertonlps escreveu:Agora piorei tudo '-' formatei pra atualizar todo novamente mas foi em ntfs, assim que removi o cabo e fui ligar de novo pra atualizar ele travou na tela do logo Garmin, acho que agora sim ja era
Pelo seus relatos tudo indica que o problema nao é de software mas de hardware, isto é, defeito na tela touch (Touch Screen Digitizer). O caminho é mandar para uma assistência, recomendo a Teodonível em SP, eles sao autorizada Garmin (tem acesso a componentes originais) e sao mais barateiros e rápidos do q a assistência direta da Garmin.
Entretanto, antes de enviar o gps voce vai ter que reparar o problema causado pela má formataçao, mais um trabalho considerável que vc terá, se nao fizer isso o custo do reparo será bem maior. Primeiro tem que conseguir um backup dos arquivos de sistema do Nuvi 42 (se tiver sorte talvez o gps funcione inicialmente sem eles, ai vc repara baixando os arquivos com o webupdater). Depois terá que reinstalar novamente o firmware cure para ter acesso via USB à memória interna para a formataçao correta. Formate a memória interna e copie os arquivos do nuvi para lá (antes de reinicializar). A ferramenta de formataçao chama-se RMprepUSB. Tem que usar os parametros corretos, vou procurar aqui e coloco mais tarde editando esse post (apesar de já ter postado a imagem com tais parametros em algum tópico aqui do forum). Se tiver pressa vc pode tentar formatar com o windows, fat 32, mas se nao funcionar tera que repetir todo o processo.
RMPprepUSB_etrex30.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Angelone escreveu:
Evertonlps escreveu:Agora piorei tudo '-' formatei pra atualizar todo novamente mas foi em ntfs, assim que removi o cabo e fui ligar de novo pra atualizar ele travou na tela do logo Garmin, acho que agora sim ja era
Pelo seus relatos tudo indica que o problema nao é de software mas de hardware, isto é, defeito na tela touch (Touch Screen Digitizer). O caminho é mandar para uma assistência, recomendo a Teodonível em SP, eles sao autorizada Garmin (tem acesso a componentes originais) e sao mais barateiros e rápidos do q a assistência direta da Garmin.
Entretanto, antes de enviar o gps voce vai ter que reparar o problema causado pela má formataçao, mais um trabalho considerável que vc terá, se nao fizer isso o custo do reparo será bem maior. Primeiro tem que conseguir um backup dos arquivos de sistema do Nuvi 42 (se tiver sorte talvez o gps funcione inicialmente sem eles, ai vc repara baixando os arquivos com o webupdater). Depois terá que reinstalar novamente o firmware cure para ter acesso via USB à memória interna para a formataçao correta. Formate a memória interna e copie os arquivos do nuvi para lá (antes de reinicializar). A ferramenta de formataçao chama-se RMprepUSB. Tem que usar os parametros corretos, vou procurar aqui e coloco mais tarde editando esse post (apesar de já ter postado a imagem com tais parametros em algum tópico aqui do forum). Se tiver pressa vc pode tentar formatar com o windows, fat 32, mas se nao funcionar tera que repetir todo o processo.
RMPprepUSB_etrex30.jpg
O problema é que liga e trava na tela do logo da Garmin depois que formatei em ntfs como disse e o RMPREP não está detectando ele
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Evertonlps escreveu:
Angelone escreveu:
Evertonlps escreveu:Agora piorei tudo '-' formatei pra atualizar todo novamente mas foi em ntfs, assim que removi o cabo e fui ligar de novo pra atualizar ele travou na tela do logo Garmin, acho que agora sim ja era
Pelo seus relatos tudo indica que o problema nao é de software mas de hardware, isto é, defeito na tela touch (Touch Screen Digitizer). O caminho é mandar para uma assistência, recomendo a Teodonível em SP, eles sao autorizada Garmin (tem acesso a componentes originais) e sao mais barateiros e rápidos do q a assistência direta da Garmin.
Entretanto, antes de enviar o gps voce vai ter que reparar o problema causado pela má formataçao, mais um trabalho considerável que vc terá, se nao fizer isso o custo do reparo será bem maior. Primeiro tem que conseguir um backup dos arquivos de sistema do Nuvi 42 (se tiver sorte talvez o gps funcione inicialmente sem eles, ai vc repara baixando os arquivos com o webupdater). Depois terá que reinstalar novamente o firmware cure para ter acesso via USB à memória interna para a formataçao correta. Formate a memória interna e copie os arquivos do nuvi para lá (antes de reinicializar). A ferramenta de formataçao chama-se RMprepUSB. Tem que usar os parametros corretos, vou procurar aqui e coloco mais tarde editando esse post (apesar de já ter postado a imagem com tais parametros em algum tópico aqui do forum). Se tiver pressa vc pode tentar formatar com o windows, fat 32, mas se nao funcionar tera que repetir todo o processo.
RMPprepUSB_etrex30.jpg
O problema é que liga e trava na tela do logo da Garmin depois que formatei em ntfs como disse e o RMPREP não está detectando ele
Exatamente pq nao se tem acesso é que indiquei ser necessário instalar o cure firmware. A partir dessa etapa vc formata com o rmprepusb, instala os arquivos do nuvi 42 e reinstala o firmware original. Feito isso vc deve retornar ao problema original (a nao ser q aconteça um milagre) para ai sim encaminhar para a assistencia (defeito no digitalizador touch), ao que tudo indica..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Angelone escreveu: Exatamente pq nao se tem acesso é que indiquei ser necessário instalar o cure firmware. A partir dessa etapa vc formata com o rmprepusb, instala os arquivos do nuvi 42 e reinstala o firmware original. Feito isso vc deve retornar ao problema original (a nao ser q aconteça um milagre) para ai sim encaminhar para a assistencia (defeito no digitalizador touch), ao que tudo indica..
Boa cara :) eu não tinha entendido que dava pra subir o firmware mesmo ele estando travado, agora consegui fazer oque você disse, reinstalei o firmware e formatei enfim :D
[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]

Me sinto mais aliviado, tenho o backup aqui vou colocar na memória e atualizar com o express, à partir daí se não der em nada mando pra assistência ou compro outro, eu acho os Multilaser menos problemáticos mas qual me recomendaria? tem algum com updates free por exemplo?

E muito obrigado pela atenção e pela dica ótima, eu tinha o RMP aqui já instalado e nem pensei nisso :)

Além de criar o "cure" eu antes edito o id para HWID 1613 que é o meu pois o firmware indicado para o meu não tem esse id, é assim mesmo que teria que ser?
#Edit: Na verdade após subir o firmware, voltar os arquivos para a memória e atualizar com o WebUpdater ele ainda ficou na tela com o logo :cry:
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Evertonlps escreveu:
Me sinto mais aliviado, tenho o backup aqui vou colocar na memória e atualizar com o express, à partir daí se não der em nada mando pra assistência ou compro outro, eu acho os Multilaser menos problemáticos mas qual me recomendaria? tem algum com updates free por exemplo?

E muito obrigado pela atenção e pela dica ótima, eu tinha o RMP aqui já instalado e nem pensei nisso :)

Além de criar o "cure" eu antes edito o id para HWID 1613 que é o meu pois o firmware indicado para o meu não tem esse id, é assim mesmo que teria que ser?
#Edit: Na verdade após subir o firmware, voltar os arquivos para a memória e atualizar com o WebUpdater ele ainda ficou na tela com o logo :cry:
Essa parte de editar o HWID parece suspeita: editar onde, no rgntool? O problema pode estar ai, ou seja, ser a causa do travamento com o Logo Garmin na tela. Na realidade teria que ter voltado a situaçao do problema inicial, onde aparece a opçao para apagar os dados pessoais. Se vc já tem o firmware correto, baixado automaticamente pelo Webupdater, basta abri-lo com o rgntool que ele informa o hwid correto e nesse caso nao tem q editar nada. Se mostrar outro numero, diferente de 1613, indica que o firmware nao é o do nuvi 42.
Quanto a comprar outro, nao tenha duvida que Garmin é melhor, é o maior e mais conceituado fabricante mundial de gps. Para quem vive no Brasil é o único que tem a opçao de 4 mapas rodoviários diferentes (2 gratuitos e 2 pagos, sendo o Autoguia bem barato). Tem n opçoes, mas se for para ir no de entrada, mais barato, eu iria de 55TV.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Tentei sem mudar nada e agora travou com outra tela (System Software Missing) tento refazer o procedimento mas diz "No Updates Available" ao invés de subir o firmware
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Evertonlps escreveu:Tentei sem mudar nada e agora travou com outra tela (System Software Missing) tento refazer o procedimento mas diz "No Updates Available" ao invés de subir o firmware
Esse aviso aparece qdo se utiliza o firmware errado ou ele foi mal instalado. Se vc tinha q mudar o hwid no rgn tool é pq não era o fw correto por isso o instalado travava. Idem se não mudou o hdid, continua travando, tudo indicando q vc utilizou um fw incorreto. O risco de usar o fw errado é "brickar" o gps..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Angelone escreveu:
Evertonlps escreveu:Tentei sem mudar nada e agora travou com outra tela (System Software Missing) tento refazer o procedimento mas diz "No Updates Available" ao invés de subir o firmware
Esse aviso aparece qdo se utiliza o firmware errado ou ele foi mal instalado. Se vc tinha q mudar o hwid no rgn tool é pq não era o fw correto por isso o instalado travava. Idem se não mudou o hdid, continua travando, tudo indicando q vc utilizou um fw incorreto. O risco de usar o fw errado é "brickar" o gps..
Era o correto, peguei aqui no fórum de uma pessoa que disponibilizou o backup de tudo, mesmo id etc, assim que apareceu sucess sai do updater e soltei a tela dele e em seguida deu o erro, não tem mais jeito agora ne?
Evertonlps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2016, 22:37

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Evertonlps »

Eu consegui mais uma vez, sai do erro Software Missing, usei o cure pra ele e depois reinstalei o original com o WebUpdater depois de voltar o backup pra memória, mas de novo voltou à tela Garmin e não liga, só fica nela
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Nuvi 42 Tela preta

Mensagem por Angelone »

Depois do cure tente reinstalar o fw original pelo pre-boot..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.