Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Como fazer que sejam visível. Eu não manejo bem o iMac ainda e eu não se como fazer aparecer arquivos invisíveis.
Suponho que só assim se pode ver o que tem como mapa instalado e a data.
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa noite

Verifique se estas informações ajudam

Para usuários de Mac iOS (computadores MAC)
Apenas contribuindo com aqueles que tiverem problemas para abrir a pasta oculta .System em um Mac.
Basta clicar em Garmin (que está em divises, assim que conectamos o GPS).
Após selecionar esta pasta, acione a aba "Go"ou "Ir" e clique em "Go to Folder" ou "Para Pasta".
Em seguida insira o nome da pasta .System e a pasta abre mostrando todos os arquivos.
Outra dica:
veja neste link: http://www.appleboy.com.br/blog/dicas-m ... os-no-mac/
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa noite

Mais esta possível opção para visualizar arquivos ocultos de sistema no Mac e no navegador GPS Garmin


MAC – Como apresentar ficheiros ocultos
Antes de começar, deixo a preocupação que este processo, que vos vou apresentar é potencialmente perigoso para o vosso sistema, pois se fizerem algo errado, podem danificar o sistema.
Usem por vossa conta e risco.
Para começar vamos abrir o Terminal (o mesmo que o do console do Windows) do nosso MAC. Para o fazermos basta irmos às Aplicações e abrir a pasta designada de Utilidades. Dentro desta, vamos encontrar o Terminal.
Executem-no
Agora com o terminal aberto escrevam a seguinte linha e dêem ENTER

Defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE

Esta linha irá fazer com que o sistema saiba que é para mostrar os ficheiros ocultos
Após terem realizado o processo anterior escrevam agora esta linha e dêem novamente ENTER
Killall Finder
Com esta linha vão reiniciar o Finder para que a opção de mostrar os ficheiros ocultos entre em vigor sem terem de reiniciar a vossa máquina.
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

jpgon escreveu:Galiko,
Apenas contribuindo com aqueles que tiverem problemas para abrir a pasta oculta .System em um Mac.
Basta clicar em Garmin (que está em divises, assim que conectamos o GPS).
Após selecionar esta pasta, acione a aba "Go"ou "Ir" e clique em "Go to Folder" ou "Para Pasta".
Em seguida insira o nome da pasta .System e a pasta abre mostrando todos os arquivos.
Obrigado jpgon essa funcionou.
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Tem outros arquivos invisíveis na pasta Garmin além do .System?
Porque quando vejo info nessa pasta o espaço tomado no disco é maior do que se pode notar incluindo o conteúdo da pasta .System
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Bom dia

Dentro da pasta de sistema .Systemexistem 11 sub pastas:
ASR
BTM
Diag
EULA
ExtData
FCD
Fonts
GPS
JCV
RemoteSW
RoadsideAssist
SID
SQlite

alem de 6 arquivos

Na raiz da memória interna existem 15 pastas, inclusa a pasta oculta .System
.System
Audible
Dashboards
Garmin
GPX
Help
Keyboards
Pictures
POI
TEX
Themes
Tracker
Vehicle
Video
Voice
e mais outros 6 arquivos
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Obrigado jpgon.
O que estava perguntando é se tinha outras pastas ocultas porque não acho onde pode estar os mapas adidos como gmapsupp.img
Pela diferença entre o seu tamanho visível e o que toma em disco, a pasta Garmin deve ter alguns mapas que eu não vejo ainda do tipo gmapsupp.img
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa noite

Voce verificou o que tem dentro da pasta Garmin?
Os mapas suplementares, se os gravou em algum lugar, devem estar visíveis em algum lugar da memória interna.
Voce está usando algum cartão de memoria no seu navegador?
Os mapas podem ser gravados dentro da pasta oculta .System;
dentro da pasta Garmin ou dentro da pasta Map

No cartão de memoria: dentro da pasta Garmin ou dentro da pasta Map. Verifique estes locais

O próprio navegador mostra se existem mapas quando o usuário vai a Configurações/ Maps e verifica os mapas existentes e funcionais dentro do equipamento
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Bom dia jpgon,
Eu verifiquei tudo o que tem nas pastas Garmin e .System, eu não acho alguma coisa que toma bastante memoria mas que não é visível.
Eu tinha criado uma pasta MAP aonde eu meti um mapa da Argentina ( 227.4 MB) para experimentar no GPS. Depois, eu borrei essa pasta mas o estranho é que não desapareceu tudo já que não diminuiu o tamanho da memoria do valor correspondente de 227 MB. Ficou carregado com alguma coisa que eu não encontro e que eu queiro tirar. Isso se nota quando peço info da pasta Garmin no meu iMac, tem uma diferencia entre o peso aparente dado e o peso que toma no disco. Essa diferencia se deve ao mapa da Argentina que não foi borrado como queria. Ele deve estar em algum lugar da memoria do GPS na pasta Garmin. Eu suponho que deve ser algo como gmapsupp.img mas não acho nada disso na pasta .System. Por isso suponho que deve ter alguma outra coisa escondida na Garmin.
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Ainda não achei aonde se foram os diabos de mapas que eu borrei.
2 Perguntas agora:
1- No cartão SD se pode transferir a pasta Garmin do GPS o somente o seu conteúdo numa pasta Garmin criada nele. Isso da pepino?
2- No cartão SD é obrigatório criar pasta Map o Garmin? Qual é o papel de cada uma? Aonde é preferível meter os mapas tipo TS Cocal o OSM?
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa noite.

Voce pode criar na raiz do cartão de memoria três pastas:
Garmin
Map
POI

Na pasta POI voce grava os arquivos de alerta de proximidade, arquivos estes que informam ao usuário sobre radares, lombadas, perigo, policia rodoviária, pedágio.
Estes arquivos tem uma formatação específica e extensão .gpi
Podem ser baixados neste Fórum ,este link, onde voce escolhe o grupo específico e os arquivos, conforme a compatibilidade com o seu navegador.

Na pasta Map voce grava os mapas já descompactados, e renomeados, conforme orientado anteriormente:
COCAR_OSM.img
Tracksource.img
Mapear.img
e outros mapas, limitado ao tamanho do seu cartão de memória
Na pasta Garmin voce poderá gravar o mapa City Navigator South America NT (CNSA 2016_30.img)
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

Obrigado jpgon.
Nessa pasta Garmin do SD posso deslocar todos mapas da pasta Garmin do GPS ou tem algum que não pode?
Eu passei os Pois TS da pasta POI du GPS na POI do cartão SD.
Ai eu descobri porque não baixava o peso da memoria como estranhava antes. Me passou a mesma coisa quando movi os Pois do GPS para o cartão.
E que ainda não tinha esvaziado o Trash do meu iMac que informava então o peso das pastas como se não fosse borrados os arquivos. Quando fiz isso, tudo voltou ao normal.
Aonde posso achar a CNSA 2016_30.img?
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa tarde.

Voce continua com muitas dúvidas ainda.
Portanto recomendamos que leia este pequeno tutorial, o qual ajudará a esclarecer uma gama muito grande destas.
Pequeno tutorial para ajudar os iniciantes nos navegadores GPS Garmin nüvi modelos 3X/4X/5X/6X,
Garmin nüvi 1XXX (e outros acima) das séries novas (2012; 2013;2014; 2015)
Aconselha-se copiar e colar este tutorial no PC para depois imprimir.
Tutorial no GPS Info – Dúvidas e dicas
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239
veja este vídeo: [Link externo oculto para visitantes]
Quanto a voce ter direito a atualização de mapas: já foi explicado que o usuário tem direito a atualização gratuita dentro dos 90 dias proximos da aquisição do produto (navegador GPS Garmin nüvi).
Voce já nos informou que o mapa fornecido com este seu navegador está desatualizado.
Lhe foi informado e orientado para que efetuasse o registro do seu navegador e criasse o seu loguin e senha no site da Garmin
Foi informado que voce deveria baixar para o seu computador o programa gratuito Garmin Webupdater.
E outras informações úteis.
Agora voce volta a fazer a mesma pergunta sobre onde conseguir o mapa CNSA 2016.30 .
O mapa está disponível no site da Garmin, o qual voce poderá ter acesso usando o programa gratuito GarminExpress.
Este link é para usuários que utilizam o Windows
[Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
Galiko
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:55

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por Galiko »

O que passa é que depois de atualizar o software ao 2.50 nem com o GarminExpress que eu reatualizei na versão 4.1.16.0, nem com o MapUpdater consegui alguma opção gratuita de atualização de mapas com o meu GPS.
As únicas possibilidades oferecidas nos 2 programas são de pagar.
Entrei em contato com alguém do suporte da Garmin e ate agora não resolveu. Me pediu reatualizar GarminExpress o que o fiz e não deu em nada.
Por isso só vejo a opção de carregar manualmente o mapa se o encontro por ai. Se não tem, terei que viver com isso.
jpgon

Re: Arquivos de mapas dentro da pasta Garmin no Mac

Mensagem por jpgon »

Galiko,
Boa noite

Voce tem a nota fiscal fornecida pela loja onde comprou o equipamento (navegador)?
Caso positivo, veja a data da emissão desta nota.
Garantia de atualização gratuita de versões de mapas Garmin adquiridos junto com o GPS

City Navigator South America (ver a versão que veio instalada na memória interna)
A nüMaps Guarantee dá-lhe direito a atualizações de mapa gratuitas ilimitadas, se e quando disponíveis no prazo de 90 dias após sua aquisição.

• A Garantia aplica-se a um produto Garmin abrangido.
• Não transmissível a qualquer outra pessoa ou produto.
• Só será elegível para receber atualizações de mapa gratuitas se ligar o dispositivo ao computador e acessar a [Link externo oculto para visitantes], (1) antes de o utilizar pela primeira vez ou (2) no prazo de 90 dias após a aquisição de satélites enquanto conduz com o dispositivo ("aquisição do primeiro sinal de satélite").
• Se for elegível, reunindo uma ou duas destas condições, então terá direito a receber uma ou mais atualizações de mapas gratuitas durante o período de 90 dias após ter ligado o dispositivo ao computador e de ter acessado a [Link externo oculto para visitantes] n.com/mapupdates ou da data de aquisição do primeiro sinal de satélite, dependendo de qual tenha sido a primeira, se e quando estiverem disponíveis atualizações de mapa para venda no web site da Garmin durante esse período.

LT = Life Traffic (atualizações vitalícias de informações de transito online do país de origem da compra do GPS).
LM = Life Maps (atualizações vitalícias para mapas do pais de origem onde o GPS foi comprado)
LMT = Life Maps and Traffic (o cliente usuário adquiri o direito de ter atualizações vitalícias de mapas e serviço de transito (Traffic on line durante a vida útil do aparelho).
Baixe este programa gratuito para o seu computador para fazer o download de atualizações de mapas em garantia, e ou LM (Life Maps).
Este programa é antigo, mas muito eficiente
[Link externo oculto para visitantes]
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.