Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Olá, amigos!
Primeiro, quero agradecer a existência deste site que ajuda muitas pessoas em suas dificuldades com essa grande ferramenta que é o GPS.
Segundo, quero relatar uma experiência pouco usual que estou tendo com dois GPS's de amigos.
Um é o Nuvi 40 e o outro é o 42.
Quando conecto em meu notebook, as pastas não se abrem e o GPS apenas liga como se fosse o carregador do veículo.
Quero dizer que já tenho os drivers da Garmin instalados, o Garmin Express, o webupdater e tudo o que seria necessário.
Usei cinco cabos USB diferentes para conectar e não deu certo.
Também tentei em outros computadores com Sistemas Operacionais diferentes e nada.
Simplesmente, os dois GPS's não conectam de jeito nenhum.
Esses modelos não possuem opção de mudar para Mass Storage através da página de diagnósticos.
Procurei na Internet algum usuário com problema igual ou similar ao meu e apenas encontrei a falha já relatada pelo nosso amigo Alexandre Leite, que eu já conheço a solução.
Não é o caso do meu problema, pois os aparelhos estão funcionando normalmente; apenas, e isso é o verdadeiro problema, não se conectam ao computador de forma alguma, impedindo o acesso às pastas e a sua atualização.
Obviamente, o Garmin Express não reconhece nenhum deles.
Peço ajuda aos amigos pois acredito que seja um novo problema nesses novos modelos da Garmin.
Lembrando, que eu não vendo serviços. Como gosto do assunto e sei fazer e usar bem o GPS, meus amigos me procuram para ajudá-los, ok.
Nada contra quem faz, só para esclarecer mesmo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por Thundercel »

assombr,
me tire uma duvida:

Quando você conecta os GPS no notebook eles entram no modo navegação?

Minha pergunta se prende a característica Garmin de só entrar no modo USB quando o cabo é de acordo com o descrito no numero 3 de http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... +usb#p6341
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Thunder;
Isso mesmo.
Ele vai para o modo de navegação, como se estivesse ligado ao carregador veicular.
Quanto ao cabo, estou tentando cabos diferentes.
Já testei alguns, mas não deram certo.
Acredito que o problema seja cabo mesmo, mas o estranho é que um dos que testei veio junto com os novos modelos, 52, e mesmo assim, não funcionou.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por Thundercel »

Também desconfio dos cabos empregados por você. A garmin tem essas coisas de modificar os contatos dos cabos para vender os cabos feitos por ela.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Irei testar e posto o resultado para difundir a solução, ok.
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Olá;
Levei os GPS's em uma assistência técnica e me informaram que o problema é no conector USB.
Como eles não trocam, trouxe de volta.
Deram ideia de instalar os mapas em um cartão de memória, mas não funcionou.
Apenas os POI's foram reconhecidos.
Alguém tem outra sugestão?
Ah, testei vários cabos e não deu certo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por Angelone »

Se reconheceu os POIs e nao os mapas o probema é com o mapa, ou melhor, a pasta onde devem ficar: coloque todos na pasta Map, caso nao tenha crie uma. os mapas com respectivos arquivos de desbloqueio (.gma e .unl), caso de mapas originais. Os demais simplesmente copie na pasta Map. Nao esqueça de habilitar somente um por vez, para evitar conflitos e anomalias.
Em relaçao ao conector USB, sugiro levar a outro técnico para ter certeza..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Obrigado pela resposta, Angelone.
Criei, no cartão de memória, a pasta Garmin e dentro dela, as pastas POI e Map.
Dentro da pasta POI, copiei os arquivos de radares que foram reconhecidos.
Na pasta Map coloquei o arquivo gmapsupp com os três mapas, o famoso pacotão, que eu mesmo fiz e uso no meu aparelho.
Ele que não foi reconhecido.
Com relação ao técnico, o gps não é meu e irei sugerir ao dono essa alternativa.
jpgon

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por jpgon »

assombr,
Boa noite.

Tente gravar os mapas em separado, na pasta Map do cartão de memória, estando este em seu computador.
Os navegadores GPS Garmin nüvi 40 e 42 estão configurados para aceitarem este procedimento.
O cartão deve estar formatado em FAT32
Crie uma pasta com o nome Map na raiz do mesmo
Depois grave os mapas.
Mantenha a formatação .img (imagem) e vá renomeando cada um de gmapsupp.img para um nome sugestivo que o identifique facilmente para o usuário.
Exemplo:
Tracksource de outubro 2015 para TS_out15.img (estou me referindo a versão disponibilizada pronta para uso em cartão de memória no site do Tracksource)
Cocar outubro 2015 America do Sul ou somente Brasil, o que preferir, disponibilizado no site pronto para uso em cartão de memoria: Cocar_out15.img
O terceiro mapa (não sei se é o Autoguia ou o City Navigator) siga a mesma idéia anterior.
Depois de gravar os três mapas, remova o cartão de memória do computador, usando o procedimento MODO SEGURO, e com o GPS desligado, introduza no slot, observando o lado correto dos contatos dourados.
Ligue o GPS, aguarde os procedimentos iniciais e depois vá em configurações de mapas, verifique se são mostrados os mapas instalados, e marque somente um deles, desmarcando os outros.
Teste assim um a um, para saber se estão funcionando.
Abs
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por seggia »

Siga rigorosamente as orientações do Julio. Atenção em colocar a pasta Map na RAIZ do cartão senão não vai funcionar, Alguns Nuvi 40 e 42 de compra recente poderão ter bloqueio para mapas piratas e estes não funcionarão.
Estamos todos , aqui do gpsinfo, prontos para ajudá-lo.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por Angelone »

Complemento com uma contribuição: ESQUEÇA OS "PACOTÕES" pois os mapas perdem inúmeras propriedades quando unidos (via Gmaptools), entre elas a capacidade de pesquisa plena. Tem alguma utilidade para gps garmin antigos (xxx) que tem limitações para instalar mais de um mapa, o que não acontece com os nuvis mais modernos (xx, 1xxx e superiores), que permitem a instalação de vários na pasta Map do cartão ou memória interna do gps.
No seu caso, os mapas não são reconhecidos porque estão no pacotão e/ou também porque o gmapsupp.img resultante só é reconhecido quando na pasta Garmin do cartão ou na pasta .System da memória interna.
Solução, como já foi dito: instale mapas individuais na pasta Map do cartão ou do gps.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Funcionou!!!
Como faço para apagar os dados que estão internos?
Gostaria também de atualizar o software.
jpgon

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por jpgon »

assombr ,
Boa tarde.

A que dados voce está se referindo???
Para atualização do software basta estar conectado ao computador via cabo USB, o computador reconhecer o seu navegador. Para isso deverá voce ter os drives USB instalados em seu computador e também o programa gratuito Garmin Communicator. Aós ter estes e reconhecido o GPS, acionar o programa gratuito Garmin Express.
Este programa fará um scaneamento do GPS e informará o usuário sobre atualizações disponíveis.
Execute conforme informações na tela do computador.
Abs
Avatar do usuário
assombr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Abr 2010, 00:00

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por assombr »

Júlio;
Muito obrigado pela resposta.
O problema é que o computador não reconhece o Garmin.
Por isso, agradeço a sugestão de usar o cartão de memória para atualizar os mapas.
Porém, como não tenho acesso às pastas internas, não consigo atualizar o software e também não consigo remover os arquivos antigos de mapas e pois que já estavam instalados internamente.
Como disse anteriormente, já levei em assistência técnica e não resolveu esse problema do reconhecimento.
Peço que, se alguém já passou por esta situação, me ensinem a resolver, até porque não é o primeiro aparelho que eu deparo com esse problema.
Obrigado.
jpgon

Re: Garmin 40 e 42 não reconhecidos pelo computador

Mensagem por jpgon »

assombr,
boa noite

Nos informe qual o equipamento (computador) voce está usando: Mac, PC com Windows, ou PC com Linux
Voce configurou o computador para mostrar arquivos e pastas ocultos, e também mostrar arquivos de sistema??
Voce tem instalado em seu computador os drives Garmin USB e o programa Garmin Communicator??
Já configurou o seu navegador GPS Garmin núvi para que o computador o reconheça como uma unidade de drive externo (como se fosse um pendrive )?
Estas configurações são necessárias para que o navegador e computador se comuniquem.
Abs
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.