ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Infelizmente acontece, com alguma frequência, falhas durante a atualização de firmwares nos Etrex 20 e 30, travando o gps na tela inicial e impossibilitando seu uso ou mesmo o acesso a memória interna do gps pela conexão USB. Semelhante acontece também quando algum arquivo interno do sistema esta corrompido ou falha na inicializaçao (incluindo mapas, arquivos de alerta, gpx defeituosos ou fora do padrão, etc..) . Nesses casos, na maioria das vezes, o gps também nao é mais reconhecido pelo computador nem pelo Webupdater ou Garmin Express.
A solução é instalar novamente o firmware original ou um firmware cure, este ultimo util apenas para acessar a memória interna do gps via USB, já que com ele nao é possivel inicializar ("bootar") o gps, mas permite apagar os arquivos corrompidos, quando forem o motivo da pane (caso de mapas ou arquivos de sistema corrompidos) ou reinstalar os arquivos de sistema (de backup prévio), no caso de uma formatação indevida.
A única forma de instalar o cure é pelo software Updater.exe via pré-boot.
**É uma alternativa que resolve a maioria dos problemas, nao todos. As alterações são por sua conta a risco. Se se sentir inseguro envie para assistência técnica Garmin.

IMPORTANTE:
Antes de instalar o cure ou o firmware original pelo pre-boot (dificuldade para muita gente), tente instalar o firmware diretamente pelo Webupdater, mesmo que o Etrex nao esteja sendo sendo reconhecido pelo Windows:

Aperte e mantenha pressionado o bastão do Joystick para baixo (ou para qq lado) até notar UM CLICK, que denota seu acionamento. Mantendo o bastão pressionado nessa posiçao (sem q haja outro click), acionar brevemente o botão para ligar o gps (nao mantenha pressionado esse botão). Mantenha o joystick pressionado por pelo menos 10 segundos após ligar, mesmo que nao apareça nada na tela (obviamente tem que estar com pilhas recarregadas). Em situaçao normal aparece uma tela branca de diagnóstico, mas em situações de travamentos mais sérios não deve aparecer nada ou apenas um logotipo Garmin congelado na tela. Libere então o joystick e conecte o cabo USB. Nesse momento o gps será energizado e depois de alguns segundos a tela deverá ficar mais clara, ou menos escura caso nao esteja aparecendo o "Logotipo" Garmin ou outro dizer qualquer. A USB continuará a nao ser reconhecida pelo Windows. Abra o programa Webupdater da Garmin, clique em Avançar e o modelo do gps deverá aparecer em "Device" algo como "Etrex 20 ou 30 Version x.xx", indicando a versao do firmware q esta instalada no gps. Clique em Avançar para a instalaçao do Firmware. Aguarde o download e a instalaçao, que pode demorar até vários minutos (normalmente ela é feita com a reinicializaçao do gps).
Essa etapa da reinstalaçao do firmware deve resolver a maioria dos problemas. Após a instalaçao completa confira se o gps é reconhecido pela porta USB como unidade de disco do Windows e se funciona normalmente. Caso nao esteja funcionando perfeitamente, sugiro nova atualizaçao pelo Webupdater, pois agora ele pode oferecer arquivos complementares de sistema. Feito isso e se ainda nao funciona, somente nesse caso, instale o cure pelas etapas descritas abaixo, lembrando que é desejável apagar ou renomear o arquivo gpudate.gcd, que é o ultimo firmware instalado e que será lido sempre nas inicializaçoes normais, o que nao é o caso qdo há travamentos, caso em que utilizamos o pre-boot para instalar um firmware (original ou cure), etapa anterior a leitura que o sistema faz do gupdate.gcd.
Download Webupdater [Link externo oculto para visitantes]


ETAPA A: (software, preparando o UPDATER.EXE)

1A - descompacte o arquivo baixado do link [Link externo oculto para visitantes] . Nesse pacote tem três arquivos: dois rgn e o updater.exe. Um arquivo rgn é o cure (130501000410.rgn) para acessar a memória interna do gps que vai permitir renomear, incluir ou substituir arquivos, caso um deles seja a causa do travamento. O outro rgn é o firmware normal padrão (130501000410b.rgn) que deverá ser instalado, obrigatoriamente, depois do cure.
O arquivo Updater.exe é o executável para flashear (gravar no gps) os firmwares cure e original.
2A - Para ativar o Updater.exe: arraste primeiramente o arquivo cure 130501000410.rgn com o mouse para cima do Updater.exe e escolha a opção “USB Device” e, importante, NÃO clique em OK por enquanto.
2A1 – Em casos em que o travamento do gps se deu por falha na instalação normal ou arquivo de firmware corrompido, não é necessário instalar o Cure, pode se instalar diretamente o arquivo rgn correspondente ao firmware normal/original. Sugiro que se tente primeiro instalar o firmware original via pré-boot. Caso não resolva o problema então instale posteriormente o cure .
ATENÇÃO: o firmware do Etrex 20/30 é DIFERENTE e INCOMPATÍVEL com o do Etrex 20x/30x

ETAPA B: (colocar o gps em pré-boot)

1. Certifique-se de que as pilhas estejam 100% carregadas
2. Com o gps desligado, aperte e MANTENHA pressionado a barra do joystick e em seguida pressione o botão para ligar o gps
3. Libere o botão do Joystick somente quando aparecer a tela branca de Diagnóstico do gps, momento em que se pode liberar a barra do joystick. Passe para a etapa 4.
3.1** Quando nao aparecer nada na tela (tela escura) ou no caso da opçao anterior nao funcionar, use esse método: mantenha o joystick pressionado por pelo menos 10 segundos após ligar. Em seguida conectar o cabo USB. Nesse momento o gps será energizado e depois de alguns segundos a tela deverá ficar mais clara, ou menos escura, caso nao esteja aparecendo o logotipo Garmin ou outro dizer qualquer. Vá para etapa 5.
4. Conete o cabo USB
5. Aguarde alguns segundos até o modelo do gps aparecer no campo “USB Device” do Updater.exe ( significa que o procedimento do pré boot esta correto, se não aparecer, repetir até chegar nessa etapa)
6. Em seguida clique em OK na janela do UPDATER.EXE
7. Aguarde o processo de instalação do firmware calmamente, é demorado, pode demorar 15 minutos ou mais.
8. No final ele deve entrar no modo USB automaticamente (não desconecte o cabo do computador até entrar automaticamente em modo USB).
9. Faça todas as alterações necessárias na memoria interna como apagar o gupdate.gcd da pasta Garmin do cartao de memória e da memória interna, reinstale os arquivos que foram corrompidos, ou restaure o backup previamento feito, renomeie mapas, POIs ou algum arquivo suspeito que tenha sido instalado a partir do aparecimento do problema. Em caso de ter sido formatada indevidamente a memória interna do gps no padrão NTFS, deverá ser reformatada novamente no padrão FAT32 ou FAT para somente depois instalar o firmware normal, como indicado abaixo.
10. Feitas as alteraçoes desconecte o gps, desligue o aparelho. O firmware CURE NÃO PERMITE A INICIALIZAÇAO DO GPS, por isso a obrigatoriedade de instalar na sequencia o firmware normal.
11. Repita ETAPA 2A carregando agora o arquivo 130501000410b.rgn (firmware normal/regular) no Updater.exe
12. Siga as instruções da ETAPA B até o item 10 e depois faça o indicado na etapa 13.
13. Estando tudo ok, gps funcionando normalmente, atualize o firmware do gps para a ultima versão disponível. A do link que indiquei refere-se a versão antiga 2.80, atualmente estamos na versão 3.90. Sugiro que se faça essa atualizaçao, e as demais disponíveis, pelo Webupdater da Garmin (não recomendo o Garmin Express).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.

 


GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Brunotcr
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Set 2014, 11:22

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por Brunotcr »

Caro amigo Angelone

O link postado para baixar os 3 arquivos esta dando falha, File does not exist.
Se possível, verificar.

Grato.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Realmente o site Anonfiles esta com problemas.
De qualquer forma, coloquei outro site para o download no post anterior e no 1..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
fabiobparra
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2014, 14:16

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por fabiobparra »

boa tarde amigos,

preciso baixar os aquivos para recuperar o boot do etrex 30. onde consigo baixar os aquivos?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

O que exatamente acontece com o seu etrex, trava na inicialização? Você consegue acessar via USB? Formatou? Usou algum cure? Os arquivos de sistema somente nao irao resolver o problema..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
fabiobparra
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2014, 14:16

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por fabiobparra »

Caro amigo

O etrex 30 nao esta inicializando, aparece a mensagem system software missing. instalei o programa webupdate mas dar erro ao atualizar os ficheiros.
fabiobparra
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2014, 14:16

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por fabiobparra »

nao consigo acessar ele via usb mas o programa webupdate reconhece o mesmo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Fabio, software missing em geral é problema de firmware corrompido. A soluçao é instalar um cure para acessar a memoria interna via USB, conferir se os arquivos estão lá, caso negativo, restaurar o backup ou baixar novamente via webupdater e posteriormente reinstalar o firmware original (o cure é só para acessar o gps). Os procedimentos detalhados sao indicados anteriormente..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
adrianomg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Dez 2014, 07:33

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por adrianomg »

Caros amigos.

Peguei um etrex 30 da empresa onde trabalho pra ver se consigo conserta-lo. O aparelho tinha sido formatado e todos os arquivos de fabrica deletados. Realizei o processo de recuperação igual manda o post, porem, a partir da etapa 7 o problema piorou. Repeti varias vezes o mesmo procedimento, mas sem sucesso. O computador não consegue reconhecer o mesmo de forma alguma, ficando apenas quando liga na logo marca da empresa e nada mais.

Por favor, me ajudem a achar uma solução para esse problema!
jpgon

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por jpgon »

adrianomg,
boa tarde

Dê uma lida neste tópico: viewtopic.php?f=210&t=7074
Talvez ajude voce a achar a solucão.
Angelone e Acleite são as pessoas que melhor conhecem os procedimentos de cure, para se recuperar um navegador com System Software Missing.
Vamos aguardar que eles entrem em contato, e possam exclarecer alguma coisa.
Abs
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

adrianomg escreveu:Caros amigos.

Peguei um etrex 30 da empresa onde trabalho pra ver se consigo conserta-lo. O aparelho tinha sido formatado e todos os arquivos de fabrica deletados. Realizei o processo de recuperação igual manda o post, porem, a partir da etapa 7 o problema piorou. Repeti varias vezes o mesmo procedimento, mas sem sucesso. O computador não consegue reconhecer o mesmo de forma alguma, ficando apenas quando liga na logo marca da empresa e nada mais.

Por favor, me ajudem a achar uma solução para esse problema!
Adriano, quando o gps é formato e todos os arquivos de sistema sao apagados, o aparelho trava na inicializaçao e nao é mais reconhecido como dispositivo USB. É o caso de instalar o cure firmware, copiar os arquivos para a memória interna e depois reinstalar o firmware original. Preciso pesquisar porque tem acontecido, em alguns casos, essa dificuldade na etapa 7 (reconhecimento da USB depois de instalado o cure). A causa mais provável é que muitos interrompem a instalaçao do firmware, que pode ser bastante demora, corrompendo o mesmo. Pode ser tambem alguma incompatibilidade da versao do firmware do cure v2.8, um pouco antiga, com uma versão recente instalada no gps. Em breve vou postar uma versão mais atualizada.
Mas por enquanto sugiro que voce tente um novo procedimento para instalar a ultima versão do firmware pelo Webupdater, mesmo a USB nao sendo reconhecida. Leia novamente a nota IMPORTANTE do post 1. Se nao resolver, poste novamente que buscaremos outra soluçao. Provavelmente voce precisará dos arquivos de sistema, já que formatou a memoria interna, mas vamos ver se essas etapas anteriores resolvem..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
adrianomg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Dez 2014, 07:33

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por adrianomg »

Angelone, tentei realizar os procedimentos como você disse. Fiz o procedimento várias vezes,
pressionando em todas as direções. Conectei o cabo usb (ficando ainda com o logotipo da Garmin), abri o Webupdater,
ficou procurando o dispositivo, não encontrou, apertei "Finde Device" mesmo assim o programa não conseguiu
reconhecer o aparelho.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Para que dê certo, o primeiro passo é poder entrar em pré-boot para ser reconhecido pelo Webupdater ou pelo Updater.exe, no caso da instalaçao do cure. Se nao conseguir entrar em pré-boot voce nao conseguira resolver o problema.
Com o procedimento que indiquei eu entro 100% das vezes. Vou repetir os passos com mais detalhes: independente da posiçao da barra do joystick é fundamental que haja apenas UM click enqto a barra é mantida pressionada (sem click ou com 2 ou mais nao funciona). Mantenha pressionado o joystick e ligue o gps (nao é necessario manter o botao de ligar pressionado). Manter a barra do joystick apertada por pelo menos 10 segundos. Depois disso libera-lo e conectar o cabo USB. Aguarde alguns segundos e observe se a tela aumenta de luminosidade. Nesse momento acione o Webupdater e siga os demais passos. Caso nao seja reconhecido tente os mesmos procedimentos, mas com o Updater.exe para a instalaçao do cure.
Outra coisa, gostaria que voce explicasse sua afirmaçao abaixo:
adrianomg escreveu:.. O aparelho tinha sido formatado e todos os arquivos de fabrica deletados. Realizei o processo de recuperação igual manda o post, porem, a partir da etapa 7 o problema piorou. Repeti varias vezes o mesmo procedimento, mas sem sucesso. O computador não consegue reconhecer o mesmo de forma alguma, ficando apenas quando liga na logo marca da empresa e nada mais.
Gostaria de saber porque o gps, que já deveria estar travado antes da instalaçao do cure, "piorou" a partir da etapa 7.
Quanto tempo voce esperou para a instalaçao do cure?
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
adrianomg
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Dez 2014, 07:33

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por adrianomg »

Cerca de 2 horas, deixei o aparelho realizando a instalação do cure e fui almoçar, apenas desliguei o monitor do computador. Quando cheguei do almoço o aparelho estava com a tela apagada. Não tinha entrado em modo USB. Liguei o aparelho sem conecta-lo ao pc e o mesmo só aparecia a logo da Garmin.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Como explicado no post 1, o firmware cure serve somente para acessar a memória interna do gps, ele nao capacita o aparelho a inicializar. Tendo acesso a memória interna pode-se instalar novamente os arquivos de sistema, apagar algum que esteja provocando o travamento, ou reformatar novamente em FAT 32, caso tenha sido formatada anteriormente de forma errada como NTFS. Terminada essas etapas deve-se instalar o firmware normal.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder