ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Forum do Software de Navegação Garmin
mirwal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:50

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por mirwal »

Outra coisa: Não consegui ativar o reconhecimento do Windows co mas pilhas inseridas no aparelho. Somente desse jeito aí utilizando o próprio cabo USB para passar a energia.

 


GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

mirwal escreveu:Olá, pessoal!

Peço a ajuda de vocês para ressuscitar um etrex 30. Fui fazer o upload de um mapa e ele deu pau.

O aparelho quando eu ligo ele aparece somente o logo garmin iluminado. Logo após fica a tela com o logo da Garmin sem iluminação e depois desliga tudo. O meu Windows 10 não reconhece ele.

Porém, seguindo uma dica de um dos tópicos, tirei as pilhas, coloquei o cursor para cima, apertei o power e inseri o cabo USB. Daí o Windows reconheceu. Seguindo uma dica do Angelone, deletei todos os arquivos menos um. Depois usei o Webupdater, que atualizou o GPS, mas o etrex continua não iniciando normalmente.

A tentativa agora é utilizar o GPSINFO Updater, mas nele tem uma nota dizendo para ter certeza do HWID.

Sabe como posso ter certeza sobre qual é o meu HWID? O aparelho é o Etrex 30. Não é o etrex 30x.

Baixei o arquivo Etrex20_30_Cure_Normal_v410.zip e dentro dele tem o 130501000410.rgn, o 130501000410b.rgn e o Updater.exe.

Eles são os arquivos certos?

Agradeço pelo apoio desde já!

Por favor, observe bem o contexto do que voce disse que eu mencionei, isso é fundamental. Não me recordo da citação, mas nao recomendaria isso, primeiro porque apagará todos os arquivos de sistema e o gps poderá nao inicializar, por sinal, exatamente o que aconteceu com voce. O seu problema foi ter instalado um mapa corrompido, ou q se corrompeu na copia para o aparelho, bloqueando a incializaçao correta e o consequente reconhecimento pelo PC. Bastaria seguir, entre outros, o procedimento que vc fez e APENAS DELETAR O MAPA RECÉM INSTALADO, que já resolveria. Se tal mapa foi instalado no cartão mSD, basta remove-lo para solucionar em situaçao normal (que agora nao é mais o seu caso, pois apagou os arquivos de sistema). Se voce deletou todos os arquivos menos um (q nao ajuda em nada), espera-se que tenha feito backup de tudo não. Se não fez, então voce tem mais um problema para resolver: conseguir tais arquivos de sistema. Se ainda consegue acessar a mem. interna via USB, use o Webupdater que conseguira repor a maioria dos arquivos necessários, se nao der certo, terá que conseguir de alguem na net.
A função do firmware Cure é possibilitar o acesso USB a memória interna do gps para apagar os arquivos corrompidos/conflituosos que impedem o funcionamento do gps. Mas como vc conseguiu o acesso por outro caminho nao seria necessário, bastaria somente ter apagado o mapa. Onde voce conseguiu os arquivos .rgn mencionados? Se foram feitos corretamente, por mim ou outro, o primeiro é o Cure e o segundo (xxxb.rgn) é o firmware original/normal, que deve ser instalado depois do Cure e dos procedimentos de correçao, pois o Cure em si nao habilita o gps a funcionar normalmente. Tente os procedimentos que indiquei anteriormente e, somente se nao resolve, instale o firmware original no formato rgn via pré-boot. O HWID do Etrex 30 e 20 é 1305.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
mirwal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:50

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por mirwal »

Angelone escreveu: Por favor, observe bem o contexto do que voce disse que eu mencionei, isso é fundamental. Não me recordo da citação, mas nao recomendaria isso,
Angelone, antes de qualquer coisa. Agradeço pela atenção respondendo a minha dúvida! E me desculpe. Realmente não foi você que citou isso, foi somente num tópico que você participou. Foi aqui: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 4&start=30

O tal arquivo único seria o GarminDevice.xml. Depois que deixei só ele, consegui fazer a atualização com o Garmin Webupdater, que somente acrescentou os arquivos gmaptz.img, GUPDATE.GCD e a pasta Text, que contém o arquivo Portuguese.gtt


Angelone escreveu: O seu problema foi ter instalado um mapa corrompido, ou q se corrompeu na copia para o aparelho, bloqueando a incializaçao correta e o consequente reconhecimento pelo PC. Bastaria seguir, entre outros, o procedimento que vc fez e APENAS DELETAR O MAPA RECÉM INSTALADO, que já resolveria. Se tal mapa foi instalado no cartão mSD, basta remove-lo para solucionar em situaçao normal (que agora nao é mais o seu caso, pois apagou os arquivos de sistema). Se voce deletou todos os arquivos menos um (q nao ajuda em nada), espera-se que tenha feito backup de tudo não. Se não fez, então voce tem mais um problema para resolver: conseguir tais arquivos de sistema. Se ainda consegue acessar a mem. interna via USB, use o Webupdater que conseguira repor a maioria dos arquivos necessários, se nao der certo, terá que conseguir de alguem na net.
Fiz o backup de tudo antes de deletar. O problema deu ao atualizar um mapa do Tracksource. A primeira coisa que fiz foi deletar esse arquivo, antes de qualquer outra coisa, e não ressuscitou o meu GPS. O cartão de memória estava vazio. Retirei ele do aparelho por via das dúvidas.
Angelone escreveu: Onde voce conseguiu os arquivos .rgn mencionados? Se foram feitos corretamente, por mim ou outro, o primeiro é o Cure e o segundo (xxxb.rgn) é o firmware original/normal, que deve ser instalado depois do Cure e dos procedimentos de correçao, pois o Cure em si nao habilita o gps a funcionar normalmente. Tente os procedimentos que indiquei anteriormente e, somente se nao resolve, instale o firmware original no formato rgn via pré-boot. O HWID do Etrex 30 e 20 é 1305.
Os arquivos eu obtive pelo link que está na primeira página deste tópico. na primeira página.

Tentei usar o Updater com o arquivo 130501000410b.rgn, mas após chegar a 100% de concluído apareceu a mensagem com este erro:

App: Updater
At: 7/28/2017 1:53:03 AM (UTC)
OS: WIN32 Windows Platform, Major Version: 6, Minor Version: 2
Processor: Intel Processor Level: 16, RAM: 2097151 KB
IOU_UTILITIES.CPP-203-2.8

Baixei novamente da primeira página deste tópico, refiz o procedimento e o erro se repetiu.

Alguma sugestão. pessoal?

Grato!
mirwal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:50

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por mirwal »

Esqueci de dizer: antes de tentar colocar o firmware via updater eu voltei com todos os arquivos originais, menos os arquivos IMG.
mirwal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:50

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por mirwal »

Tentei também dar um hard reset mantendo pressionando os botões MENU e o Cursor e apertando o LIGHT e nada aconteceu.

A única ação com sucesso é pressionar o cursos para a diagonal esquerda/acima, o power e inserir o cabo USB sem pilhas...

Daí tenho acesso à memória interna e ao uso do webupdater.

Vi o que pode ser a causa do erro do Updater. Quando eu insiro o cabo USB, aparece o modelo do USB device. Depois que clico no OK, dá um barulho como se o GPS tivesse se desconectado do computador. E daí aparece o erro que inseri em uma das mensagens anteriores. Apesar de dar o barulho de desconectado, consigo copiar qualquer arquivo do /para o GPS pelo Windows Explorer.
mirwal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Jun 2012, 15:50

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por mirwal »

Deu certo!!!!!!!!!!!!!!!!

O que fiz de diferente? No início do processo ao invés de atualizar com o webupdater, fiz com o Garmin Express...

Angelone, agradeço pela ajuda! Se não fosse o seu incentivo não teria passado esta madrugada em claro.
voodoodx
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Ago 2017, 20:41

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por voodoodx »

Caros amigos gostaria se fosse possivel que alguem me ajuda se com um problema ,ao fazer atualização do meu Etrex 30x no site da Garmin assim como outros tive meu aparelho travado total,nada que eu fize se conseguia destravar,ate que o meu notebook uma hora reconheceu o aparelho e eu dei um ALL Format que resolvel meu problema .Duvida como faço para atualizar meu aparelho sem que isso ocorra de novo?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

voodoodx escreveu:Caros amigos gostaria se fosse possivel que alguem me ajuda se com um problema ,ao fazer atualização do meu Etrex 30x no site da Garmin assim como outros tive meu aparelho travado total,nada que eu fize se conseguia destravar,ate que o meu notebook uma hora reconheceu o aparelho e eu dei um ALL Format que resolvel meu problema .Duvida como faço para atualizar meu aparelho sem que isso ocorra de novo?
Voce teve sorte dupla: primeiro do gps ter sido reconhecido pelo seu note e, segundo, que o ALL FORMAT nao travou de vez o funcionamento do seu etrex. Nunca formate a memória interna do gps, sem cuidados muito especiais, além de fazer antes o backup de todo o conteúdo.
Infelizmente esse tipo de problema é relativamente comum, algun bug no sistema que a Garmin nao consegue resolver. Tenho e tive vários Etrex e nunca aconteceu comigo, mesmo sempre fazendo as atualizaçoes automáticas. Mas é um problema reversível, apesar de dar algum trabalho, e nao tem muito como evitar..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
voodoodx
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Ago 2017, 20:41

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por voodoodx »

De fato imagino ter sido premiado ,pois apos o travamento ele nao era reconhecido pelo windows ate q em um momento o meu windows o reconheceu e fui feliz no all format porem tive o cuidado de formatar e nao acabar com o DOS dele ,se clicar no format all a partir do sistema operacional ,dai sim tera um problema serio mesmo agora fiz a atualizacao atraves do webupdater da garmin e deu tudo certo agora tenho um outro Garmin um Edge 705 novo que nunca usei pois ele desliga depois de 15 minutos ligados ja fiz tudo q seria possivel ate comprar outra bateria
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

voodoodx escreveu:.. agora tenho um outro Garmin um Edge 705 novo que nunca usei pois ele desliga depois de 15 minutos ligados ja fiz tudo q seria possivel ate comprar outra bateria
Sintoma semelhante, em geral, tem a ver com bateria no fim da vida ou defeituosa. Como voce trocou essa possibilidade é praticamente eliminada. Então, tudo indica que pode ser problema na placa mãe, componente como mini capacitor cerâmico, etc.. O ideal seria enviar para a Garmin. Se estiver na garantia (aqui ou states) perfeito, se não, pode preparar o bolso: eles vão propor a troca da motherboard que deve custar muiito caro. Ainda fora da garantia voce pode tentar algum técnico de bom nível, pois se for um componente nao especifico ele poderá troca-lo. Enfim, muito azar ter esse problema..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
matheusoliveirarj
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Dez 2017, 19:39

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por matheusoliveirarj »

Boa noite! Meu Etrex 20x apresentou o mesmo problema de congelamento da tela. Inicialmente o USB não reconhecia, mas consegui fazê-lo reconhecer e tentei o update pelo webupdater. Ele fez o Update, porém a tela continuou congelada. Resolvi tentar a opção do update pelo arquivo 130501000410b.rgn e pela primeira vez ele entrou na tela branca de pré boot, e começou a fazer o update. Logo após apareceu uma mensagem de erro e a tela apagou de vez. Agora, nem mesmo o logo da Garmin aparece. Acham que existe alguma solução ou devo enviar para assistência? Abs
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

O arquivo que vc tentou instalar é o firmware original do etrex 20/30. Se os procedimentos foram os corretos e não havendo problema de hardware (Flash Memory corrompida, por exemplo), nao deveria ter dado problema.
Entao, a unica coisa que voce pode fazer é tentar reinstalar o firmware, a versao 1 ou a b, comece pela b. Se ao arrastar o fw para o updater.exe (habilitando a opçao USB) seguindo os procedimentos para entrar no modo pre-boot, o Updater.exe deverá reconhecer o gps. Se isso acontecer são boas as chances de reparo. Note se mesmo com a tela preta, ao pressionar o botão para ligar a tela nao fica tenuamente mais clara.
Enfim, nao desista, já tive caso de ficar tentando dezenas de vezes até conseguir entrar em pré-boot. Quando começar o processo de instalaçao, procure manter a barra do joystick pressionada até o final da instalaçao. Certifique-se também que esta com as pilhas carregadas e nao interrompa o processo, de forma alguma, pois se fizer isso poderá matar de vez o aparelho. Tudo dando certo, no final o aparelho em no modo USB.

ATENÇÃO: o firmware do Etrex 20/30 é DIFERENTE e INCOMPATÍVEL com o do Etrex 20x/30x
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Rafa3344
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Abr 2021, 13:29

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Rafa3344 »

O link do updater.exe já não está disponível para a instalação, tem outro link ou algo em que possa ajudar?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por Angelone »

Rafa3344 escreveu: 03 Abr 2021, 13:44 O link do updater.exe já não está disponível para a instalação, tem outro link ou algo em que possa ajudar?
Segue novo link:
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
gerson.dominciano
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Set 2021, 15:59

Re: ETREX 20 / 30 - PROBLEMAS RECUPERAÇÃO

Mensagem por gerson.dominciano »

Angelone escreveu: 03 Abr 2021, 18:12
Rafa3344 escreveu: 03 Abr 2021, 13:44 O link do updater.exe já não está disponível para a instalação, tem outro link ou algo em que possa ajudar?
Segue novo link:
[Link externo oculto para visitantes]
Olha,

Teriam disponível o arquivo updater.exe, o arquivo rgn cure e firmware normal padrão para o etrex 30x?
Responder