Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Prezados, me ajudem se possível!
Fiz a atualização do meu Nuvi 3597 LMT via Garmim Express para o Mapa 2015.10 e o novo soft 4.30, ao qual parece tudo correu bem durante o processo.
Para minha surpresa toda vez que ligo o GPs ele fica num looping dizendo que "Para que o mapa seja recarregado o aparelho será reinciado em 4 segundos". Passado esse tempo o gps desliga e re-inica novamente apresentando a mesma mensagem. Se retiro o micro SD ele funciona normalmente, se coloco da esse problema.
Para que possa passar por essa mensagem na hora que ela aprece pressiono o botão liga/desliga coisa que as vezes da certo outras não
No Sd so tem uma pasta Poi com os alerta em HD do GPS Info e uma pasta Map com os mapas da TRC 14.30, Autoguias 3.31 e OSM de 01/05/2014. Nada mais!
Saliento que antes da atualização isso nunca havia acontecido e que a atualização foi executado com o SD colocado no GPS.
O que devo fazer para que essa mensagem desapareça? Ou melhor que o gps volte a funcionar?
Já formatei o cartão, mudei de nome, baixei novamente os mapas e pois mas nada adiantou.
alguém por favor poderia me ajudar ou explicar o que esta acontecendo?
Como resolvo isso? Preciso do aparelho no dia a dia..
Agradeço que puder meu orientar.
abs
Rene
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Thundercel »

rlcasarin,
se retirando o SD Card ele funciona normalmente podemos deduzir que o SD CARD ficou com alguma trilha corrompida não deixando o sistema ler seu conteudo.

Como citou que já formatou o SD Card, sugiro que teste com outro SD Card.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Acabei de fazer isso, o problema persiste, a resposta é a mesma, fica reiniciando..
E agora??
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Thundercel »

Formata o SD Card e carregue um por vez os mapas testando após o carregamento de cada um.

Pode ser que um dos mapas carregados no sd card esteja em arquivo corrompido gerando looping na leitura.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Bom dia.
Fiz o que sugeriu acima. Nada mudou. O looping Continua Já fiz um reset, restaurei o backup. Reinstalei o mapa original. Troquei o SD.
O que devo fazer agora?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Thundercel »

Antes que de mais problema no seu aparelho recomendo enviar para uma assistencia técnica poque pode ser problema de hardware (leitor de cartão).
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Fiz um master reset, reinstalei os mapas e atualizações pequenas que foram perdidas com esse procedimento.
Restaurei o backup via G. Express, liguei o gps e configurei os menus conforme meu gosto, o mapa CN foi carregado normalmente.
Colquei o SD ai começou a mensagem de reinicio.. fiquei nervoso, coloquei o gps para carregar e deixei ele fazendo o processo (de reinicio), foram 3 vezes (tenho 3 mapas no sd) por fim na 4° vez o aparelho inciou normalmente, liguei e desliguei varias vezes, usei aqui na minha cidade, tracei rotas, usei o smatphone link...
“PARECE” qu esta ok, mas não sei te dizer se retirar o sd essa leitura dos mapas vão se repetir... o que vc acha disso tudo?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Angelone »

rlcasarin escreveu:Fiz um master reset, reinstalei os mapas e atualizações pequenas que foram perdidas com esse procedimento.
Restaurei o backup via G. Express, liguei o gps e configurei os menus conforme meu gosto, o mapa CN foi carregado normalmente.
Colquei o SD ai começou a mensagem de reinicio.. fiquei nervoso, coloquei o gps para carregar e deixei ele fazendo o processo (de reinicio), foram 3 vezes (tenho 3 mapas no sd) por fim na 4° vez o aparelho inciou normalmente, liguei e desliguei varias vezes, usei aqui na minha cidade, tracei rotas, usei o smatphone link...
“PARECE” qu esta ok, mas não sei te dizer se retirar o sd essa leitura dos mapas vão se repetir... o que vc acha disso tudo?
Quem bom que voce resolveu! Realmente tem que ser persistente..
No firmware v4.20 do 3597 sempre que desligava o aparelho (diferente de "desligar" no modo standby), ele iniciava e dava um aviso que iria reiniciar para carregar corretamente o mapa, ou seja, um reiniciar duplo muito estranho. Quando era "desligado" no modo standby reiniciava normalmente. Acabei de testar com a versão 4.30 e nao esta mais acontecendo isso. No meu caso tenho 4 mapas, todos na pasta Map do cartão, incluindo o CNSA 2015.10, experimentei o procedimento com os mapas habilitados e desabilitados e funcionou tudo ok. Falta conferir em campo, mas aparentemente resolveram essa anomalia.
Curioso é o seu caso, que pode estar relacionado com a correta identificaçao e checksum (integridade) de cada mapa para gravar na memória do gps, mas o importante é que nao esta acontecendo mais, por isso voce nao deve se preocupar.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Thundercel »

Além do citado pelo Angelo, continuo desconfiando desse seu SD Card ou do leitor de cartão do GPS.

Esses reinícios advem de arquivo corrompido carregado no cartão, ou trilha do cartão corrompida ou até problema no leitor de cartão.

Eu testaria com um terceiro cartão e carregando e testando por vez cada mapa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Vou tentar com un terceiro cartão. Ainda não estou seguro de que tudo esta OK. Mesmo desligando ele por completo e iniciando novamente.
E se após tudo isso o problema aparecer novamente?
Estava tudo OK com o 4.20.
O que a atualização com o SD inserido pode ter causado?
Termo como eu recolocar o firm que veio com o GPS antes das atualizações?
Tenho um bkp de toda raiz do aparelho inclusive dos arquivos ocultos.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Angelone »

rlcasarin escreveu:Vou tentar com un terceiro cartão. Ainda não estou seguro de que tudo esta OK. Mesmo desligando ele por completo e iniciando novamente.
E se após tudo isso o problema aparecer novamente?
Estava tudo OK com o 4.20.
O que a atualização com o SD inserido pode ter causado?
Termo como eu recolocar o firm que veio com o GPS antes das atualizações?
Tenho um bkp de toda raiz do aparelho inclusive dos arquivos ocultos.
Seria uma infeliz coincidência se o cartão ou leitor desse problema exatamente quando foi atualizado o firmware, por isso acredito que foi apenas um conflito que o sistema mesmo reparou.
Se atentarem no histórico de alteraçoes da versão 4.20 para a 4.30, a Garmin afirma que "Fixed issues with mounting SD cards", ou seja, ela fez alguma alteraçao no sistema para solucionar problemas com cartões SD. Obviamente existem interaçoes nao previstas, como com POIs e mapas de terceiros, SDs de diferentes fabricantes, etc.., por isso os sintomas nao são exatamente os mesmos em todas as unidades, mas o meu caso tem semelhanças com o seu, mostrando que o seu nao é tão específico assim..
Particularmente eu nao me preocuparia mais com isso. Antes de voce encontrar a soluçao eu ia sugerir exatamente isso: voltar para o firmware anterior, mas agora que esta tudo funcionando se vc fizer o downgrade certamente tudo continuará ok e voce ficará sem saber a real causa do problema. Acredito que mesmo depois de reinstalada a 4.30 continuará tudo normal, isso porque alguma informação/checksum dos arquivos de terceiros pode ter sido gravada no gps ou algum problema de montagem na estrutura lógica do SD ter sido resolvido pelo sistema. Seria interessante, apesar de parecer preocupante, se depois de reinstalada a v4.20 e posteriormente a 4.30 voltasse a dar o mesmo problema, ai ficaria evidente o agente causador, mas acho pouco provavel que aconteça isso.
Entretanto, se voce quiser instalar o firmware anterior é fácil. Baixe a 4.20 de um dos links abaixo, renomeie o arquivo para gupdate.gcd e coloque na pasta .System do gps. Antes copie em local seguro o gupdate.gcd que já estava na pasta .System, pois ele se refere a ultima versao do firmware instalada, i.e., v4.30 (renomeie esse arquivo ou coloque em uma pasta com nome da versao correta). Em suma, o firmware de todos os gps Garmin tem o nome de Gupdate.gcd, mas internamente são diferentes. Sempre que voce instalar uma versão nova de firmware ficará uma copia do gupdate.gcd na pasta .System. Por fim, colocado na .System o gupdate.gcd da versão que lhe convém, basta reiniciar o gps (com baterias carregadas) e aguardar a instalação finalizar. Eu nunca faço a atualizaçao automática dos meus gps, sempre baixo o gupdate.gcd e instalo manualmente.

Download da versão 4.20
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Bom dia.
Não entendi a parte da copia do arquivo .gcd na pasta .System. A cada atualização ficam 2 arquivos ali armazenados? A versão anterior e a nova?
Baixei a 4.20 vou trocar. Feito o Dow posso fazer novamente a atualização?
Trocando o firm vou perder meus lugares salvos?
As outras atualizações (tipo time zone ou fm traffic por ex.) serão perdidas? Ou poderão causar algum conflito com o firm mais antigo?
Faco as perguntas pois quando atualizou para 4.30 outros arquivos também foram atualizados.
Grato
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por Angelone »

A cada atualização o sistema deixa uma copia (gupdate.gcd) da versão imstalada. Para instalar outra versão MANUALMENTE, esse arquivo deve ser apagado ou sobre escrito. Atualizações posteriores serão normais, automática ou manualmente. Os arquivos já atualizados permanecem como estão.. Faça um backup dos lugares salvos..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por rlcasarin »

Vixe, ainda ficou a duvida, tenho arquivos com mesmo nome .gcd? É isso?
Como sei qael é 4.3 e o 4.2?
Olhei na pasta .System (incluse nos arquivos oculto) não tem nenhum arquicvo. gcd?
jpgon

Re: Nuvi 3597 Atualização - Problemas

Mensagem por jpgon »

rlcasarin,
boa tarde

O arquivo gupdate.gcd pode estar escrito em letras minúsculas ou em letras maiúsculas GUPDATE.GCD deve estar dentro da pasta oculta .System.

Ele tem "aproximadamente" 50 MB
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.