Problema de atualização Garmin 255w

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Boa tarde senhores,
sou novo aqui neste Portal e depois de fazer pesquisas sobre o meu problema neste site e em outros e até mesmo no youtube, não encontrei uma resposta específica para o meu problema. Tenho um garmin 255w made in Taiwan e resolvi fazer uma atualização de firmware, pois o GPS está com fazendo um chiado logo após que a voz avisa a presença de algum radar. Como nunca tinha feito nenhum tipo de atualização neste GPS que comprei em 2010, achei que o momento seria agora.
Baixei no site da Garmin o "Garmin Express" e logo de início ele já foi me mostrando as pendências de atualizações. Na minha primeira tentativa de atualização de firmware apareceu uma mensagem que não haveria espaço na memória interna e que eu deveria obter mais espaço. Então, escolhi por eliminar o mapa da América do Norte (se eu soubesse que iria eliminar não teria feito, pois o programa estava se referindo a "região a ser liberada") em seguida dei continuidade a atualização do firmware. Cumpri os procedimentos e quando fui ligar o GPS, apareceu uma mensagem dizendo que a atualização de software estava corrompida e que eu deveria tentar novamente na internet. Desde então tenho feito isto e não consigo fazer a tal atualização. A cada tentativa de atualização mais "confuso" fica o aparelho. No momento a situação dele é a seguinte:
- Quando vou em ferramentas/definições/idioma não consta nenhuma voz encontrada;
- Os itens da área de trabalho (ícones) estão com idiomas misturados, ou seja, tem palavras em inglês e em português;
- O aparelho não está localizando satélites;
- O mesmo está com o software versão 6.50 sendo que tanto o webUpdater e o Garmin Express indicam a versão 7.60.
- infelizmente não fiz o backup dos arquivos da memória interna antes de proceder com a primeira tentativa de atualização.

Quem puder me ajudar com uma solução ou indicar um link com o passo a passo para resolver o problema eu agradeço.
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Thundercel »

Antes que alguem pergunte, verifique no arquivo garmindevice.xml o HWID desse seu aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Boa noite Thundercel. A informação que obtive foi esta: PartNumber>006-B1091-00</PartNumber. Ou seja, HWID 1091, certo?
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Quinca »

RodMan, se ajudar, aí no link abaixo você encontra o backup dos arquivos essenciais para o seu aparelho. Acabei de upar agora.
Boa Sorte.

[Link externo oculto para visitantes]

Abs.
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Obrigado pelo link Quinca. Eu baixei o arquivo e agora gostaria de saber o que devo fazer com ele. Tenho colocar a pasta do referido arquivo no aparelho GPS?
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Thundercel »

RodmanRunner,
antes de mais nada lembramos que os procedimentos aqui sugeridos eximem o GPSINFO de qualquer problema com o aparelho. A execução deles é por conta e risco do utilizador.

Nosso amigo Quinca disponibilizou os arquivos essenciais ao sistema para o seu modelo Garmin e HWID dele.

A finalidade disso e restaurar os principais arquivos de sistema com esses fornecidos pelo Quinca, na tentativa de restaurar algum arquivo que esteja corrompido no GPS e que esteja acarretando o problema relatado por voce.

Teria voce que carregar no esses arquivos fornecidos pelo Quinca, substituindo os de mesmo nome e extensão lá existentes.

De qualquer forma, antes de executar esse procedimento, sugiro que execute um master reset no seu aparelho. Para isso pressione o canto inferior direito da tela dele e mantendo pressionado ligue o aparelho e aguarde a mensagem que aparece na tela para restauração para situação de fabrica apagando os dados de usuário.

Se esse procedimento não der certo aí sim fica a seu critério executar o citado pelo Quinca.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Boa noite Thundercel,
antes de tentar realizar o procedimento de substituir os arquivos gps pelos que o Quinca forneceu, fiz o que você me orientou sobre o "master reset". O "master reset" foi realizado, porém aparelho continuou na mesma, ou seja:
- Não há procura de satélites;
- idiomas misturados na área de trabalho ( inglês / português), e
- e não reconhece nenhum arquivo de voz para que possa se escolher.
Sabendo desta situação, resolvi optar pela substituição dos arquivos fornecido pelo camarada Quinca. Antes disto tomei a iniciativa de fazer um backup dos arquivos da memória interna do gps, porém no decorrer da transferência apareceu uma mensagem dizendo que o "FILE 1361 não pode ser copiado por estar corrompido ou ilegível". Conforme a foto abaixo. E agora faço as substituições mesmo sem conseguir salvar os arquivos já existentes no GPS? O que me recomendam?
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Thundercel »

Como tenho um GARMIN NUVI 255w HWID 1091, preparei os arquivos para voce baixar.

Faça download em [Link externo oculto para visitantes]

Espero que nesse não acuse arquivo corrompido.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Quinca »

Rodrigo, não sei exatamente qual a sua "amizade" com o PC, mas eu sugeriria - no atual estado das coisas - que você, aproveitando que está acessando a memória interna, de, no PC abrir uma janela do DOS, e lá, (já sabendo que letra de unidade o PC atribuiu ao GPS, e supondo (como exemplo) que ao GPS foi atribuída a letra "K" como nova unidade conectada), digitasse o seguinte comando:

C:\chkdsk k: /r /f

O comando acima (seria o Check Disk) vai procurar por problemas na memória física do seu GPS, sendo que os parametros

/R >localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis; e
/F >corrige os erros do disco

Já fiz esse procedimento em um aparelho que estava "vazio", mas sem espaço suficiente para nada. Só sei que resolveu. Gerou um monte de arquivos de "log" que acabei deletando...
NOTA: Se ao final de tudo não resolveu, uma coisa é certa: esse comando não "piora" as coisas...

Acho que você deve fazer isso antes de tentar fazer novamente o backup. Uma vez finalizado o processo, faça o backup normalmente e depois vá substituindo os arquivos que te mandei, um a um. Faça tudo na calma, sem atribulação.

Se não "sentir firmeza", peça auxílio a um amigo que tenha familiaridade com comandos do DOS.

Boa Sorte.
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Boa tarde senhores.
Obrigado pelos arquivos Thundercel. Antes de adicioná-los a à memória interna do GPS tentei executar a verificação de disco conforme orientação do Quinca.
Após iniciar o procedimento através do comando "Executar" do windows digitando chkdsk E: /r /f ( a letra atribuída a memória interna do gps é E:), pude perceber que o sistema está encontrando erros em uma pasta (que é oculta no gps) chamada FOUND.000 e os arquivos no interior dela está defeituosos. Ao final do chkdsk o sistema pergunta de se desejo converter "as cadeias perdidas em arquivos".
O que vocês acham?
Ressalto que já fiz o "check disk" sem fazer a conversão no final e em seguida liguei o Gps para ver se tinha resolvido o problema. O mesmo continua na mesma. :(
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Quinca »

Não há necessidade de converter as cadeias perdidas em arquivos, porque estes não serviriam para nada e teriam que ser deletados. Essa pasta "Found.000" é criada pelo próprio processo de depuração do ChkDsk, e, no caso, não tem serventia. Pode ser deletada.

O que temos agora, no entanto, é que possíveis falhas/erros pré-existentes na memória física, foram corrigidos; O que não implica, obrigatóriamente, que arquivos corrompidos tenham sido "consertados".

Sugeriria, então, que fosse copiando os arquivos que te mandei (um a um) para dentro da pasta onde estão os originais, respondendo SIM a cada vez que for perguntado se "deseja sobreescrever" o arquivo que já lá existe.

Boa Sorte.
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Obrigado pela orientação Quinca. Vou fazer o procedimento e depois postar o resultado. :)
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Bom dia senhores,
como eu havia prometido venho informar o resultado do procedimento de inserir os arquivos fornecidos pelo Quinca no meu aparelho GPS.
O aparelho está na seguinte situação:
- não está mais com os idiomas embaralhados (inglês/português). Agora tudo em português como antes;
- apareceu novamente a opções de vozes ( a escolhida foi português - Raquel)
- o aparelho não está "lendo" o mapa que está localizado no cartão de memória (mapa da Europa). Informa apenas a existência do mapa do Brasil que está na memória interna.
- o gps está reconhecendo os satélites.
Durante a transferência de arquivos, não consegui substituir a pasta REMOTE SW. Apareceu uma mensagem dizendo que o arquivo não pode ser copiado por estar corrompido ou ilegível. Tentei excluir a pasta, mas não tive sucesso. Então entrei na pasta e fui tentar excluir arquivo por aquivo ( há 3) e deixei a pasta "vazia". Quando fui excluir a pasta própriamente dita apareceu uma mensagem dizendo que a pasta não estava vazia. Entrei novamente na pasta e lá estava novamente o arquivo 006B063000. Chego a conclusão que este arquivo está corrompido ou ilegível.
É possível de alguma maneira retirar este arquivo da memória interna? Ele foi o único que não consegui substituir. Os outros 2 existentes na pasta eu mudei.
Obrigado.
Rodrigo Amaral
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por Quinca »

Rodrigo, me parece que evoluímos na recuperação do bichinho...

Por ora, esqueça a deleção desses arquivos "teimosos". Se necessário, voltaremos ao assunto em outra ocasião.

Me diga o seguinte:
1 > verifique na memória interna, lá dentro da pasta Garmin, sob que nomenclatura está o mapa que dá sinal de vida: "gmapprom.img" ou "gmapsupp.img"?

2 > De quantos gigas é o seu cartão, e sob que nomenclatura (dentro da pasta Garmin) o mapa da europa (o que não dá sinal de vida) está alojado?

Aguardamos.
Abs.
Avatar do usuário
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 49
Registrado em: 27 Abr 2014, 16:21

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Boa tarde Senhores,
respondendo a sua pergunta Quinca, dentro da memória interna os arquivos .img são: "gmapprom.img"(1.150.464 KB) , "gmapsupp.img"(155.936 KB) e gmaptz.img (591 KB).

O cartão de memória que veio no GPS é de 2GB. Ele é do tipo adaptador para cartão mini SD. Ambos da marca Kingstone. Dentro do mesmo o arquivo com formato .img é: "gmapsupp.img"( 1.293.376 KB).

Nota: Quando conecto o gps ao PC ,lá no "Meu Computador" o ícone da GARMIN aparece com um "bug gráfico". Durante a navegação pelas ruas o carrinho(veículo) também está com um pequeno bug sobre ele e o mapa as vezes some ficando apenas o carrinho andando sobre nada, mas mostrando informações de velocidade e direção.
Rodrigo Amaral
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.