Nuvi 2595 - Arquivos do GPS

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
bruno2k7
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Mar 2010, 00:00

Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por bruno2k7 »

Pessoal, tive a desagradável experiência de formatar a memória interna do meu nüvi 205 com a ilusão de aumentar a performance (memórias flash modernas começam a automaticamente escolher setores que nunca foram escritos para evitar usar setores da memória que já estiveram em uso, por exemplo, quando você apaga e copia muitos arquivos pra memória ela tende a fragmentar os arquivos), pois já tinha feito isso no meu cartão SD (para esse cartão é sempre melhor formatar e copiar de novo do que atualizar os mapas apagando o antigo)

Bom, o resultado da minha experiência na memória interna fez com que meu aparelho ficasse reiniciando incessantemente e caso eu colocasse um SD com mapas ele conseguia inicializar, porém, no menu "sobre" a versão do SW do GPS era 0.00m.

Para solucionar eu tentei várias coisas e o que funcionou foi a restauração da partição interna de outro nüvi em perfeito estado.

Basicamente segui 3 passos simples:

1- Peguei um nüvi sadio e fiz um backup da partição interna para um arquivo único, por um programa dentro do próprio windows, sem mistério, quando vc conseguir ver os arquivos pelo windows explorer, feche tudo e abra apenas o programa que vou indicar logo a seguir.

2- Peguei o meu nüvi quebrado e para acessar a memória interna vc precisa de um SD Card com um mapa desbloqueado para que seu nüvi consiga pelo menos bootar, e de preferência já com o cabo ligado, o GPS Não vai entrar em modo transferencia de arquivos, você precisará desplugar o cabo e ele vai entrar em contagem regressiva pra desligar automaticamente, então espere alguns segundos e conecte o cabo novamente para ter acesso à partição da memória interna.
Agora use o programa para restaurar no seu garmin a partir do arquivo (lembre-se de desconectar quaisquer outros dispositivos USB do micro) o programa tentará identificar o dispositivo com o tamanho igual ao da imagem.

3- Após restaurar, utilize o ícone perto do relógio do windows para remover o seu garmin com segurança e apenas ligue o seu garmin sem cartão conectado.

Seguindo esses passos você talvez conseguirá consertar seu garmin após formatá-lo.

O Programa é gratuito e encontrado no CD do Hiren`s que é um pacote de aplicativos pra técnicos em informática e o download encontra-se aqui: [Link externo oculto para visitantes]

O nome do programa é Partition Saving, mas pode ser qualquer programa que salve a partição em modo RAW (crú), ou seja, copiando TODOS os setores, inclusive o setor de boot/MBR da partição de origem.

Qualquer dúvida MP eu
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Boa Bruno!!!
Essa dica pode salvar muitos GPSs com problemas na partição interna. (e já vi vários)
Eu mesmo nunca tinha pensado nessa alternativa. Parabéns pela sua perseverança e habilidade!
Se qualquer programa que copie uma partição em RAW funciona, um ótimo é o Rawcopy, que tem apenas 65kb (na versão Stand Alone) e já me salvou várias vezes com HDs. É muito bom mesmo!
Para baixar visite este [Link externo oculto para visitantes]
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
bruno2k7
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Mar 2010, 00:00

Mensagem por bruno2k7 »

Alexandre, muito obrigado!!

Sim, acredito que qualquer programa que copie a partição RAW deve resolver.
É importante ressaltar que se o GPS reinicia sem parar, é necessário colocar um cartão SD com um mapa de nome "gmapsupp.img" dentro de uma pasta chamada "Garmin" para que o GPS consiga pelo menos iniciar.

Para entrar no modo transferência USB, é só conectar um cabo USB para o ícone da bateria sumir, remover o cabo e aguardar uns 3/5 segundos e aí conectar o cabo USB novamente para o GPS estar pronto para ser restaurado
Avatar do usuário
charlinho
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Ago 2010, 00:00

o probelma e que nao tenho outro

Mensagem por charlinho »

nao tenhop outro nuvi o meu é 255w e zerou a particao e nao con sigo recuperar a particao
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Quero lembrar que esse procedimento do Bruno funciona, mas porém só deve ser feito por quem tenha intimidade com o computador.
Quem não tiver conhecimento bom de informática é melhor não se aventurar pois pode se complicar mais.
Estamos aqui pra ajudar, porém cada um que for tentar resolver o problema deve saber que está por sua conta e risco....
Se der errado, não é nossa responsabilidade...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Excelente tópico!

Com ele aprendi muito e comecei a entender o que houve há uns 3 meses com meu nuvi 765T.

Na época não consegui solucionar o problema dele e como estava em garantia enviei para a Garmin que prontamente o trocou por um novo.

Parabém e agradecemos a informação bruno2k7!
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
shadew
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Fev 2011, 23:00

Mensagem por shadew »

ressuscitando o topico porque tbm formatei meu gps e gostaria de saber se tem solução. grato!
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

shadew

A solução é o que o Bruno escreveu acima. :)
Se com esse jeito aí você não conseguir recuperar, pode mandar pra Garmin...
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
cinquinho2011
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jul 2012, 23:35

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por cinquinho2011 »

ola bruno tenho um gps garmin 1300 ele esta travado tenho um bkp da imagem mais nao esta iniciado
meu msn daniloalves_1@hotmail.com qualquer coisa me add
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por acleite »

Já resolveu seu problema?
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
cinquinho2011
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jul 2012, 23:35

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por cinquinho2011 »

boa noite Alexandre ainda não resolvi ele ainda não esta ligando só fica travado no logo da garmin e nao sai
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por acleite »

Me add no msn...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
cinquinho2011
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jul 2012, 23:35

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por cinquinho2011 »

acleite escreveu:Me add no msn...
ja tenho vc no msn vc nao te bkp raw dele? de tiver tem como vc me mandar pelo correio sedex a cobrar
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por acleite »

Não tenho nenhum backup deste modelo.
Nem normal e nem em raw.
Com um backup normal da pra consertar.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Formatei - Nüvi 205 com chipset MTK e HWID 1074

Mensagem por acleite »

Ja te aceitei lá no MSN/Skype... :)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.