como navegar gps usando cabo usb

Forum do Software de Navegação Garmin
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

Ola, gostaria saber como consigo navegar o gps usando cabo usb normal conectado ao computador...
como seria a manera...
eu consegui mas nem sei como fiz...
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por Thundercel »

leamasde,
veja o item de numero 3 em viewtopic.php?f=210&t=1239

Cabo USB é um e cabo de navegação outro
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jpgon

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por jpgon »

leamasde,
Bom dia.

Alguem já tentou desta maneira:
Galera, achei um jeito de usar o Nuvi no PC, com ele ativado:
sem querer eu conectei o nuvi no usb do notebook com o notebook DESLIGADO. o note estava no estado de dormindo, os USB estavam ativos, e o Nuvi ligou e conectou satélites.
então liguei o note os dois funcionaram como se esivessem conectados com o cabo especial...
fiz o teste por duas vezes e deu certo.
Vale a pena tentar, e verificar se funciona.
Não fiz este teste ainda.
O cabo veicular tem um pino a mais, que faz com que o dispositivo receba energia e ao mesmo tempo possa navegar.

Complementando, outra experiencia com sucesso que reproduzo por aqui:
Pessoal eu uso GPS desde 2000, começando com um etrex Vista, indo para um HP Ipaq com Garmin Mobile XT e agora um Nuvi 360.
Qdo comprei o Nuvi fiquei frustrado com o tempo da Bateria, 3hs se vc não tiver navegando... e como gosto de usar GPs qdo fazendo trilhas ou em turismo pelo mundo fui atraz de uma bateria sobressalente e acabei comprando uma da APC que por sinal mais que dobra a autonomia do Nuvi, o unico inconveniente e que usando o cabo da garmin ele entre em Computer Mode.
Fui atraz de diversas soluções mas não gostei de nenhuma... soldar uma resistencia no cabo ("Ao aplicar o GDN ( neutro ou fio terra) no pino X através de um resistor de 17 K? o NUvi entra em modo de recarga e fica navegável.Sem este artifício, como por exemplo ao ligá-lo no computador, ele entre em modo USB." eu achei meio gambiarra demais.

A solução que eu consegui pesquisando na Internet foi comprar um cabo usb com conector da GOMADIC...
[Link externo oculto para visitantes]

Garmin Nuvi 360 Coiled USB Cable uses TipExchange $17.95 1 $17.95
Gomadic TipExchange Tip Number 73 $5.95 1 $5.95

Gastei mais 4 dolare para entregar na casa do meu primo nos EUA e ele trouxe para mim, mas vejo que no site eles cobram por volta de 7,50 para mandar por Airmail.
Fica abaixo do 50 dolares entao não paga imposto....
mas volto a afirmar que vc precisa comprar o TIP-0000 73

When you buy the Coiled cable, it will include tip 21 (which will put your device in data mode). You can add tip 73 at [Link externo oculto para visitantes] which will keep it from going to data mode and will continue to charge the device.

Sincerely,
Gomadic

Depois é só comprar uma bateria extra que vc pode achar na Santa Efigenia ou mesmo um Carregado de Carro USB generico......
Créditos para caputogio do nimraG
jpgon

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por jpgon »

leamasde,

Mais algumas informações sobre conectores mini USB:
Geralmente o conector usado para os GPS's é o mini-USB. Mas temos 2 tipos de mini-USB:
Mini-USB Type A: pino 4 é ligado junto com o pino 5 ( terra ) - carrega e funciona GPS:
Pin Wire Color Function
1 Red V BUS (+5V)
2 White D-
3 Green D+
4 junto c/ pino 5 através de resistor 17.3 K ohm ID
5 Black Ground

Mini-USB Type B: pino 4 não é conectado - GPS em modo massa (como se estivesse conectado):
Pin Wire Color Function
1 Red V BUS (+5V)
2 White D-
3 Green D+
4 Not connected ID
5 Black Ground
A tensão deverá se: de 5Vcc 1000mA.

Pesquise sobre: Garmin nüvi GPS connector pinout

Outra opção que poderá tentar:
compre um carregador genérico que seja USB fêmea normal, e não o mini USB.
Conecte o cabo original de conectar o GPS no computador neste carregador USB normal e pronto, o GPS irá funcionar para navegação.
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

obrigado jpgon e thundercel.

mas eu quero saber como faco pra navegar no gps usando o computador com o cabo normal sem adaptacao etc...
eu consegui de novo. mas e dificil eu fico desligando ligando deixo o power apertado ate desligar e ligar de novo tento varias...
tiro o cabo usb e conecto desligado depois ligado... o seja tem um jeito tipo uma configuracao que ele entra en modo gps...
e creio ninguem sabe ja procurei info e nada... eu vo continuar tentando ver o modo certo. se alguem sabe de alguma coisa fico no aguardo obrigado
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por Angelone »

leamasde escreveu:obrigado jpgon e thundercel.

mas eu quero saber como faco pra navegar no gps usando o computador com o cabo normal sem adaptacao etc...
eu consegui de novo. mas e dificil eu fico desligando ligando deixo o power apertado ate desligar e ligar de novo tento varias...
tiro o cabo usb e conecto desligado depois ligado... o seja tem um jeito tipo uma configuracao que ele entra en modo gps...
e creio ninguem sabe ja procurei info e nada... eu vo continuar tentando ver o modo certo. se alguem sabe de alguma coisa fico no aguardo obrigado
Leamasde, voce diz, "..como faço pra navegar no gps usando o computador com o cabo normal..". Como a navegaçao será feito pelo gps, conforme voce diz, subentende-se que o objetivo é apenas usar a energia do computador/notebook, o que parece meio estranho.
Normalmente o que se pretende é navegar no computador/notebook a partir de um gps conectado via cabo usb. Isso sim pode ser muito prático, primeiro devido a tela grande do computer e também aos vários prováveis recursos que o programa de navegaçao possa permitir. Isso dependerá de programas que suportem navegaçao (como o Trackmaker e outros) e também das caracteristicas do cabo usb e/ou do gps, já que tem modelos como os garmins handheld (outdoors de mão) que tem uma opção de escolher entre Mass Storage (armazemamento) ou não, caso em que sao alimentados e funcionam normalmente conectados ao computador com um cabo usb normal, sem modificaçoes. No caso dos Nuvis atuais ocidentais (alguns garmin do oriente tem opçao semelhante aos handhelds) seria necessário um cabo especial, como mencionado anteriormente, além de um programa específico. A Garmin tem um desses programas, já descontinuado, infelizmente nao me recordo do nome..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por acleite »

O programa da Garmin é o Garmin Mobile PC. :D
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por tadferreira »

Se Você esta usando um cabo usb não original da Garmin dificilmente conseguirá utilizar para carregar e navegar no GPS poi o mesmo entrará em modo usb.
Conforme item 3 deste tópico http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 1239#p6341
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

valeu angelone e acleite vou baixar o programa. mas ainda ninguem sabe como entrar com um cabo normal conectado no pc ao modo de navegacao do gps...
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

tadferreira escreveu:Se Você esta usando um cabo usb não original da Garmin dificilmente conseguirá utilizar para carregar e navegar no GPS poi o mesmo entrará em modo usb.
Conforme item 3 deste tópico http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 1239#p6341

entao esa e a questao... com o cabo usb normal ja consegui entrar no modo navegacao ... mas como falei desliguei liguei fiz varias coisas e consegui mas e complicado eu nao lembro ainda eu so mexo e consigo... to ainda tentando ver como e o jeito certo pra comentar. mas ninguem sabe parece
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por tadferreira »

Acreditar ser mais prático adquirir um cabo Tipo TA10 no site da Garmin não se preocupar mais.
Eu também já precisei usar um cabo paralelo em um Garmin porém usei um cabo da Sony que tinha e funcionou como um Garmin mas eu tive foi sorte.
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

tadferreira escreveu:Acreditar ser mais prático adquirir um cabo Tipo TA10 no site da Garmin não se preocupar mais.
Eu também já precisei usar um cabo paralelo em um Garmin porém usei um cabo da Sony que tinha e funcionou como um Garmin mas eu tive foi sorte.
valeu mas to querendo saber como entrar no cabo normal
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por tadferreira »

Se o seu cabo não tiver uma pinagem semelhante ao que a Garmin utiliza você não terá sucesso na sua empreitada, pois não se trata se software ou procedimento mas sim de hardware.
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

tadferreira escreveu:Se o seu cabo não tiver uma pinagem semelhante ao que a Garmin utiliza você não terá sucesso na sua empreitada, pois não se trata se software ou procedimento mas sim de hardware.
nao vei...ja tentei com 2 cabos usb normais e com os 2 entra tem um jeito de entrar sim... e complicado mas e certo... se conseguir desifrar cual e o caminho vou postar... se alguem souber falee porfavoor valeu
leamasde
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 07 Nov 2013, 00:22

Re: como navegar gps usando cabo usb

Mensagem por leamasde »

agora mais calmo com tempo e a cabeza clara
sem alguns problemas pesoais consegui.
era mais facil do que pensei.

e so plugar o gps desligado ao computador > esperar ficar no modo carga > desconectar o cabo usb (1 dos 2 extremos)
ai o gps vai entrar automaticamente no modo normal. cuando estiver entrando nos mapas volte a conectar o cabo usb.
e pronto vai ficar conectado ao usb carregando e conseguindo navegar normalmente.

valeu a turma do forum por todos os datos.
mas vo ficar com este cabo normal mesmo que funciona abrax
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.