GPS ETREX 30

Forum do Software de Navegação Garmin
jansley felisberto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Dez 2014, 19:22

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por jansley felisberto »

Eu sói estava com o problema de trilha, fui inventar de atualizar meu ETREx 20 e cheguei a fazer o cure até o passo 7 - B.
Depois o GPS nao entrou automaticamente na modo USB como falaram que iria entrar!!!
Agora fica 1 tela com pouco brilho com a logo GARMIN e o gps só desliga se eu tirar a pilha!!!!
Me lasquei. Qual a solução ???
jansley felisberto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Dez 2014, 19:22

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por jansley felisberto »

POis é gente,
VOU ESCREVER O PROCEDIMENTO após o passo 7B...

daki pra frente vou ser bem claro...
existem dois softwares envolvidos: o GPS UPDATER e o WEBUPDATER.

Eu havia conseguido até o passo 7-B. e no meu caso e no da maioria creio que nao vai diretamente pro modo USB como o ANGELONE falou.
O que acontece Depois do passo 7B é q o GPS entra na tela com a LOGO garmin sem brilho. e não funcionará nada até o momento...



O proximo passo é :

1) baixar a atualização de software... o chamado WEB-UPDATE:
daí eu entrei nesse link w w w 8. g a r m i n .c o m/support/download_details.jsp?id=931
Instale o WEB-UPDATE...

2) Em seguida, voce vai ligar o GPS com o joystick empurrado para CIMA e nao APERTADO para o CENTRO.
Vai manter o joystick empurrado para cima e perceba que a LOGO GARMIN fica brilhante, e ele será reconhecido no windows pela sua porta usb!

3) após reconhecido pelo windos pode soltar o joystick que ele se manterá aceso!

Mas o que interessa é q a tela do software WEB-UPDATE já aberta, irá identificar seu ETREX 20 automaticamente....
4) aperte avançar REPETIDAS VEZES e espere ele atualizar....
- -

5)Após atualizado.. entre na memoria usb do seu GPS e apague UM ARQUIVO, o GPSUPDATE.gcx ( que veio junto com a atualização)...
só agora voce será capaz de acessar o GPS-UPDATER....

6) tire o GPS do PC.. desligue-o.

7) Agora arraste o arquivo 130501000280.rgn para o GPSUPDATE
o GPS-Update irá abrir...

8)selecione o modo USB.

9) Ligue o GPS e mantenha o joystick empurrado pra cima.

10) coloque o USB, e agora sim ele será RAPIDAMENTE RECONHECIDO...

11) e voce deverá dar OK!!!
O processo de recuperação irá ser realizado...

depois de instalado, tire o GPS e bom proveito!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Angelone »

Jansley, bom que voce tenha resolvido.
Na realidade, mesmo sem entender ou saber porque, voce desvendou uma funçao pouco conhecida :) que é o Webupdater acessar o Etrex mesmo sem conexão USB com o Windows, o que possibilita reinstalar o firmware. Em condiçao normal o Webupdater só acessa o gps quando o Windows/Mac reconhece a porta USB. A maioria dos problemas deve ser resolvida nessa etapa. Casos mais complicados necessitam do cure + firmware original.

O procedimento correto é o que se segue:
Aperte e mantenha pressionado o bastão do Joystick para baixo (ou para qq lado, desde que haja UM click) e pressione o botão para ligar o gps. Mantenha o joystick pressionado por pelo menos 10 segundos após ligar, mesmo que nao apareça nada na tela. Em situaçao normal deveria aparecer uma tela branca de diagnóstico, mas mesmo nao aparecendo, nao tem problema. Em seguida conectar o cabo USB. Nesse momento o gps será energizado e depois de alguns segundos a tela deverá ficar mais clara, ou menos escura caso nao esteja aparecendo o "Logotipo" Garmin ou outro dizer qualquer. A USB continuará a nao ser reconhecida pelo Windows. Abra o programa Webupdater da Garmin, clique em Avançar e o modelo do gps deverá aparecer em "Device" como "Etrex 20 ou 30 Version 4.10" (se aparecer 2.80 indica q o cure foi instalado), indicando a versao do firmware q esta instalada. Clique em Avançar para a instalaçao do Firmware. Aguarde o download e a instalaçao, que pode demorar alguns minutos (normalmente ela é feita com a reinicializaçao do gps).
Como já disse, essa etapa (reinstalaçao do firmware) deve resolver a maioria dos problemas. Confira se o gps é reconhecido pela porta USB como unidade de disco do Windows e se funciona normalmente. Caso nao esteja funcionando perfeitamente, sugiro nova atualizaçao pelo Webupdater, pois agora ele pode oferecer arquivos complementares de sistema. Feito isso e se ainda nao funciona, somente nesse caso, instale o cure pelas etapas descritas no post 1, lembrando que é desejável (mas nao obrigatório) apagar ou renomear o arquivo gpudate.gcd, que é o ultimo firmware instalado e que será lido sempre nas inicializaçoes normais, o que nao é o caso qdo há travamentos, caso em que utilizamos o pre-boot para instalar um firmware (original ou cure), etapa anterior a leitura que o sistema faz do gupdate.gcd.

Informaçoes atualizadas sobre recuperaçao nos Etrex: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=8068
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jansley felisberto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Dez 2014, 19:22

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por jansley felisberto »

Oi Angelone,
ce acredita que nao resolvi ainda?
nao consigo coletar ponto cara.... to lascado!
Quando fui testar em campo, a unica função ativa é a de calculo de área e gerenciador de rotas.
Tive que rodar a area toda a pé pra fazer o que eu queria.

Vem dando os seguintes erros:
1)Quando clico em coletar ponto - ERRO: "DATABASE ERROR" e volta pra tela de menus.

3)Está em inglês e Quando quero mudar idioma, vou no caminho : configuração > e encontro language "MISSING" e nao dá pra alterar!!!

-
Uma pergunta, como faço para acessar a memoria interna do GPS pra apagar ou renomear o GUPDATE.GCN ?
renatoprado.lima
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Fev 2015, 22:58

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por renatoprado.lima »

Olá,
Alguém poderia me indicar como conseguir os arquivos originais de fábrica do etrex 30? Foram apagados alguns arquivos. Está funcionando quase tudo. Só não está conseguindo achar o fuso horário automaticamente. Se alguém fez backup e puder compartilhar agradeceria muito.
Gustavo.Leonardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mar 2015, 09:42

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Gustavo.Leonardo »

Olá,

Achei muito interessante o tópico Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes ( http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... &start=135 ). Contudo, não sei quanto desse tutorial pode ser utilizado para o modelo ETREX 30.

Alguém poderia me dar uma luz?

Além disso, será que alguém tem algum guia para iniciantes voltado para os ETREX?

Obrigado.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Angelone »

Gustavo.Leonardo escreveu:Olá,

Achei muito interessante o tópico Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes ( http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... &start=135 ). Contudo, não sei quanto desse tutorial pode ser utilizado para o modelo ETREX 30.

Alguém poderia me dar uma luz?

Além disso, será que alguém tem algum guia para iniciantes voltado para os ETREX?

Obrigado.
Gustavo, as dicas para iniciantes (ou não) desse tópico são excelentes e devem ser observadas com muita atenção. Apesar de direcionadas para gps rodoviários servem em grande parte para os outdoors como o seu, a exceção da localizaçao de mapas e respectivos nomes. No seu gps os mapas ficam na pasta Garmin e podem ter qualquer nome, desde que com a extensão .img (memória interna ou na externa, ie, no cartão SD). No cartão crie uma pasta Garmin para abrigar os mapas. O seu modelo aceita outros tipos de mapas, fundamentais para uso fora de estrada, como os topográficos, náuticos e fotos de satélites navegaveis. Entender o funcionamento e saber manusear esses aparelhos é bem mais complicado do que os modelos rodoviários, exige conhecimentos de alguns conceitos básicos. Para quem é novato total, nao é um aprendizado que se faz em pouco tempo, exige paciência e treino em campo. O primeiro passo é estudar detalhadamente o manual e praticar bastante, além de pesquisar o máximo possível na internet para sanar as dúvidas (depois de estudar o manual para nao perguntar tolices rsrs..). Recorra aos foruns como o nosso qdo tiver duvidas especificas. Se nao quiser se dar a tanto trabalho, uma alternativa é fazer um dos muitos cursos de gps que existem por ai. O aprendizado por conta própria é mais lento, mas pode ser mais consistente..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Gustavo.Leonardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mar 2015, 09:42

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Gustavo.Leonardo »

Oi Angelone.

Obrigado por responder minha pergunta.

De fato aprender por conta própria é muito mais lento, principalmente nos primeiros passos. Claro que conhecimentos básicos de cartografica

Estou buscando um guia básico, além do manual, para que possa treinar as diversas funcionalidades do equipamento.

Se alguém souber de um canal no youtube ou tiver algum documento digital, agradeceria muito a ajuda.

Um abraço,
Gustavo*
jpgon

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por jpgon »

Gustavo.Leonardo,Bom dia.

Existe alguma coisa na internet, mas veja neste link do Youtube
[Link externo oculto para visitantes]
do lado direito voce também terá disponível mais algumas informações em outros links relacionados.
Com eles, já inicia o seu auto-aprendizado.
Abs
Gustavo.Leonardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mar 2015, 09:42

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Gustavo.Leonardo »

jpgon escreveu:Gustavo.Leonardo,Bom dia.

Existe alguma coisa na internet, mas veja neste link do Youtube
[Link externo oculto para visitantes]
do lado direito voce também terá disponível mais algumas informações em outros links relacionados.
Com eles, já inicia o seu auto-aprendizado.
Abs
Bom dia Julio,

Obrigado pela dica, ainda bem que é sexta-feira, vou aproveitar para estudar um pouco.

Um abraço,
Gustavo
Gustavo.Leonardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mar 2015, 09:42

GPS ETREX 30 - 101

Mensagem por Gustavo.Leonardo »

Prezados,

Imagino que assim como eu, alguns colegas devam estar tendo seus primeiros contatos com um GPS desse modelo.

Encontrei alguns vídeos interessantes no youtube, no canal da GARMIN, que espero que os ajudem a se familiarizar com o aparelho.

Um forte abraço, Gustavo

Garmin eTrex Tracks Basics: eTrex 10, eTrex 20, eTrex 30:
[Link externo oculto para visitantes]

Garmin eTrex Waypoints Help: eTrex 10, eTrext 20, eTrex 30:
[Link externo oculto para visitantes]

Garmin eTrex Route Help: eTrex 10, eTrex 20, eTrex 30
[Link externo oculto para visitantes]
Delany
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Abr 2015, 11:10

GPS ETREX 30

Mensagem por Delany »

Não consigo fazer o reboot de meu eTrex 30, vou ter que enviá-lo a alguma Assistência Técnica; pode me sugerir alguma?
Delany
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Abr 2015, 11:10

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Delany »

Tiago, Boa Tarde,

Não consigo abrir o link [Link externo oculto para visitantes] ... fa70073edf
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por Angelone »

Delany escreveu:Tiago, Boa Tarde,

Não consigo abrir o link [Link externo oculto para visitantes] ... fa70073edf

Lendo alguns posts anteriores ou pesquisando melhor no forum, voce encontrá resposta para o seu problema:
viewtopic.php?f=210&t=8068
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
castle15
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Abr 2015, 14:19

Re: GPS ETREX 30

Mensagem por castle15 »

Quero relatar como eu fiz pois foi um pouco diferente mas funcionou. Meu etrex 30 estava preso no System Software Missing após uma tentantiva de atualização pelo webupdate. Eu fiz os primeiros passos como sugerido, mas não entrei nessa tela branca, eu liguei o GPS pressionando o joystick como indicado. Depois da mensagem de OK da instalação do CURE, fiquei preso na tela da garmin e nada aconteceu, não entrou em modo USB. Eu deliguei tirando o cabo e a pilha e então experimentei ligá-lo pressionando o joystick para cima, percebi que enquanto eu o mantinha pressionado o updater identificava o GPS. Não tive dúvida e mandei ele instalar o segundo arquivo, depois que ele começou o processo eu até soltei o joystick. Depois ele funcionou e eu fiz a atualização para a última versão. Muito obrigado pela ajuda pessoal. A garmin Brasil ia me cobrar R$180,00 e eu teria que ficar sem o meu GPS por até 30 dias. Vocês salvaram meu feriado nas montanhas :)
Responder