Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597

Forum do Software de Navegação Garmin
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Não sei se ajuda, mas atrás do aparelho, consta apenas Nuvi 2597, porém ontem ao registrar o mesmo no Garmin Express, onde o GPS é reconhecido pelo seu número serial e ID de hardware (acredito eu) eu recebi um e-mail hoje pela manhã do sistema Garmin agradecendo por ter registrado meu Nuvi 2597LM.
Só não sei de onde. Existe como saber isso?
"Agradecemos por registrar o seu nüvi® 2597LM" esse foi o assunto do e-mail.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Giancarlo_GPS escreveu:Não sei se ajuda, mas atrás do aparelho, consta apenas Nuvi 2597, porém ontem ao registrar o mesmo no Garmin Express, onde o GPS é reconhecido pelo seu número serial e ID de hardware (acredito eu) eu recebi um e-mail hoje pela manhã do sistema Garmin agradecendo por ter registrado meu Nuvi 2597LM.
Só não sei de onde. Existe como saber isso?
"Agradecemos por registrar o seu nüvi® 2597LM" esse foi o assunto do e-mail.
LM signfica Lifetime Maps, isto é, atualizaçao vitalicia de mapa da região/ mercado para o qual o gps foi produzido. Se é importado muito provavelmente deve ser dos Estados Unidos, com mapa correspondente a esse país. Pelo Garmin Express voce vai poder saber se ou qual mapa o sistema disponibilizara..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Como faço isso? Eu conecto e diz que já está todo atualizado.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Pelo Garmin Express a informaçao sobre o mapa aparece na parte superior. Se consta "Voce esta atualizado", aparece a versao do firmware (5.40 no caso) e logo abaixo em "Mapa" a cobertura indicando o mesmo. Se não aparece a opçao mapa, significa que o seu gps nao é LM de fato, isso acontece com modelos recondicionados destinados para alguns mercados periféricos. É comum nos gps vindos do Paraguai, por exemplo. Eles vem sem mapa algum e com recursos bloqueados, por isso custam mais barato, acontece com vários modelos, inclusive com os 3597 que vemos a venda na internet, mas sao os mesmos modelos, apenas com recursos limitados.
Por outro lado, muitos vendedores incluem mapas (piratas) nesses gps que vem originalmente sem. Normalmente o mapa original fica na pasta .System e tem o nome gmapprom.img e vem acompanhado de arquivos gmapprom.unl e gmapprom.gma. Se tiver esses arquivos (ou mesmo gmapsupp.img, .gma e .unl), basta renomea-los e ver se o Garmin Express mostra a opçao de atualizaçao de mapa.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Bom pessoal, sobre o assunto do tópico, COMANDO DE VOZ, informo que meu problema foi resolvido, com a ajuda do membro @Angelone que socorreu prontamente.
No caso então um GPS Garmin, modelo Nuvi 2597, a princípio sem comando de voz disponível (bloqueado na firmware) foi desbloqueado com um arquivo que o mestre @Angelone editou e disponibilizou para eu utilizar.
Sendo assim, é possível ativar, mas com alterações de parâmetros na firmware do equipamento.
Outra coisa, os arquivos da pasta /.System/ASR referente ao mapa CN instalado, também são necessários para o correto funcionamento do recurso.

Fiz os seguintes testes:
Casa;
Mostrar mapa;
Pesquisar endereço;
Localizar local;
Localizar categoria;
Lugares recentes;
Localizar cidade;
Lugares salvos;
Volume; (inclusive ditando os valores para registro)
Brilho; (inclusive ditando os valores para registro)

E o único comando que não reconheceu foi "Cruzamentos" mas também está ótimo assim, nunca precisei usar esse mesmo quando era no visor tátil.

Mais uma vez, agradeço ao @Angelone por me ajudar a resolver o "problema" criado pela Garmin para vender mais caro no país.

E sintam-se a vontade para quaisquer dúvidas ou no que eu puder contribuir, estou online agora.
Acho que perdi a insegurança de falar sobre o assunto até então desconhecido por mim.


Em tempo...
E sobre ser ou não LM acho que faz sentido, estou de férias em Balneário Camboriú e no meio da viagem meu Nuvi antigo um 205W morreu, então tive que comprar outro, e fui nos dois shoppings da cidade e só encontrei GPS na Multisom, e não tinha Garmin. Realmente me obriguei a recorrer aos camelôs, mas pelo preço que paguei, até não poderia exigir muito não. Foram apenas R$ 600,00, o mesmo valor pago pelo meu Nuvi 205W em 2006. Então, faz mesmo muito sentido o que o @Angelone escreveu, vem do Paraguai, sem mapa, mas este tem um na pasta /Map e o arquivo se chama gmapsupp.img e na pasta .System não possui nenhum dos outros arquivos supracitados.
Portanto, meu mapa não é original, deve ser um desbloqueado, mas com isso desmistificamos outra tese, que o comando de voz só funcionaria em mapas CNSA_NT originais, e com isso me arrisco a sugerir, que em breve talvez tenhamos comando de voz no TRC Brazil.
Vou estudar e me aprofundar nisso para tentar chegar nesse resultado.

Boa tarde a todos.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Ótimo que tenha resolvido!
Quanto ao comando de voz com o TRC ou outros mapas, nem perca tempo..
O comando de voz vai funcionar normalmente com as opçoes que nao tem a ver com o mapa como Brilho, Volume, Telefone... mas nao funcionara com comandos como Pesquisar Endereço (o mais importante), Localizar Cidade, Localizar Local, Cruzamentos e outros do genero, isso porque o mapa tem que conter códigos especificos e proprietários da Garmin que, para complicar, dependem dos arquivos ASR especificos de cada versão dos City Navigator (South America no caso), lembrando que o City Navigator Brasil nao tem tais códigos, pois normalmente acompanha os modelos de gps LM mais baratos que nao tem comando de voz habilitado, como o 2659LM do Brasil e outros. Até mapas produzidos com o compilador oficial da Garmin nao os códigos de comando de voz, caso do Autoguia, imagine os demais, sem chance de terem o recurso..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Renato O. Pereira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Out 2012, 09:32

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Renato O. Pereira »

Prezados,

Estou em vias de adquirir um nuvi 2597 e gostaria de opiniões, se possível, sobre esse aparelho... Dá para colocar voz em Português? O aparelho é bom? Qual a potência do processador em Mhz (não há informação sobre isso)... Ele não é de uma linha de Luxo da Garmin, mas tem atrativos interessantes em recursos e o preço atrativo também...
Nüvi 3490 LMT
Nüvi 2580TV
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Renato O. Pereira escreveu:Prezados,

Estou em vias de adquirir um nuvi 2597 e gostaria de opiniões, se possível, sobre esse aparelho... Dá para colocar voz em Português? O aparelho é bom? Qual a potência do processador em Mhz (não há informação sobre isso)... Ele não é de uma linha de Luxo da Garmin, mas tem atrativos interessantes em recursos e o preço atrativo também...
Sim, dá para colocar voz em portugues. É um bom aparelho, série intermediária, tela de baixa resoluçao de acrilico flexivel (nos tops é de vidro) , nao tem imagens 3D de edificios nem de terreno. Corpo de plástico também.. O processador nao é informado pela Garmin, mas qualquer dual core, ou mesmo de nucleo simples, dá conta perfeitamente desse tipo de processamento (calculo de posição, rotas e parte grafica limitada dos mapas).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Renato O. Pereira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Out 2012, 09:32

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Renato O. Pereira »

Imagem
Nüvi 3490 LMT
Nüvi 2580TV
Avatar do usuário
nelsonriggs
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 26 Fev 2010, 00:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por nelsonriggs »

Angelone escreveu:Com certeza o comando de voz e outros recursos do seu 2597 estão bloqueados no firmware. Vou preparar um desbloqueio e te envio por MP. Deve resolver, a não ser que determinados códigos relacionados ao recurso não estejam presentes no firmware, mas só tentando para saber..
Olá Angelone tudo bem amigo ! Estou com um 3597 que comprei de uma pessoa que adquiriu versão LM na África do Sul poderia me enviar este arquivo de desbloqueio, pois aqui colocando o ASR do mapa recente SA 2018.10 também não funciona, muito grato e abraços...
Avatar do usuário
nelsonriggs
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 26 Fev 2010, 00:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por nelsonriggs »

Angelone,

O aparelho está desbloqueado para a função sim, agora que vi que temos que entrar em aplicativos/comando de voz, então desconsidere o pedido, abraços...
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

nelsonriggs escreveu:
Angelone escreveu:Com certeza o comando de voz e outros recursos do seu 2597 estão bloqueados no firmware. Vou preparar um desbloqueio e te envio por MP. Deve resolver, a não ser que determinados códigos relacionados ao recurso não estejam presentes no firmware, mas só tentando para saber..
Olá Angelone tudo bem amigo ! Estou com um 3597 que comprei de uma pessoa que adquiriu versão LM na África do Sul poderia me enviar este arquivo de desbloqueio, pois aqui colocando o ASR do mapa recente SA 2018.10 também não funciona, muito grato e abraços...
Nelson, o caso desse usuário é que o 2597 dele veio do Paraguai e foi "capado" no firmware pela Garmin, sem comando de voz em nenhum idioma, sem mapa, traffic e outros recursos (ver post da pag. 50). No 2597 normal essas funçoes vem habilitadas, o traffic se consegue com o smartphone link ou com o cabo GTM. Por isso foi necessário habilitar no firmware, mas tem casos que a garmin elimina completamente o recurso e nao basta habilitar se nao tem os demais componentes armazenados na memória ROM do aparelho.
Havia até esquecido do "detalhe" desses bloqueios, que agora a Garmin esta implementando nos gps destinados aos mercados do "terceiro mundo", Paraguai no nosso caso. "Antigamente" os gps vindos de lá não tinham traffic ou mapas oficiais, mas agora a Garmin esta capando geral os recursos, isso para nao concorrer com os caros gps que ela vende no país. Enfim, quem for comprar no Paraguai deve levar isso em consideraçao, ie, modelos capados que nem sempre tem como desbloquear.
Quando vindo dos Estados Unidos e Europa, normalmente nao tem esse tipo de bloqueio.. Na Russia e Europa é estão os os feras em programaçao e desbloqueios e ela preocupada com o pessoal daqui q nao entende nada rss..

Em relaçao ao seu 3597 acho muito pouco provável que ele tenha esse tipo de bloqueio, afinal a Africa do Sul nao é considerada mercado de terceiro mundo, mas para ter certeza verifique se o comando de voz para outros idiomas esta presente. Uma maneira simples é ver se o Garmin Express ou Webupdater oferecem opçoes de comando de voz em outros idiomas, se nao oferecer e nao tiver a pasta ASR no gps então tem o bloqueio no firmware. Para o idioma portugues nao vai oferecer mesmo, só alguns Garmins oficiais pt-br tem o recurso. Caso voce tenha os arquivos ASR da versão do mapa City Navigator South America que esta utilizando (o City NV Brasil nao serve) , coloque-os na pasta .System/ASR.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Renato O. Pereira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Out 2012, 09:32

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Renato O. Pereira »

Angelone,

Tenho um nuvi 3490 LMT - EUA e uso normalmente aqui no Brasil com mapa CNSA 2018.10, a pergunta é: há algum patch para desbloquear comando de voz em português para esse aparelho? Se sim, vc acha seguro fazer?
Nüvi 3490 LMT
Nüvi 2580TV
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Você comprou o mapa CNSA 2018.10 ou veio junto com o modelo?
Renato O. Pereira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Out 2012, 09:32

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Renato O. Pereira »

O mapa é pirata (desbloqueado)...
Nüvi 3490 LMT
Nüvi 2580TV
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.