Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597

Forum do Software de Navegação Garmin
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

É possível uns screen passo a passo disso?
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Valério, to vendo que está difícil de você entender como funciona o comando de voz.
Tentarei explicar de forma resumida porém sem a possibilidade fazer um passo a passo com imagem.
Mas basta ler com atenção e ler este tópico por completo pois isto já foi explicado aqui mesmo a outros membros do fórum.
Eu mesmo já respondi isto antes neste tópico leia-o com atenção que você encontrará esta explicação.

Mas vamos lá ou tentar resumir novamente.
O comando de voz se resume basicamente a 3 tipos de arquivos. Que são:
*.srx, *.asr, e pt-br ou pt.srd

Este arquivos são pertencente a cada edição de mapa.
Por exemplo os ASR,SRX do mapa CNEU2016.40 não funciona em outro mapa que não seja o CNEU2016.40.
Então para cada versão de mapa você deverá ter os arquivos correspondente à aquele mapa.

Uma vez que você já os tenhas em mãos será necessário que você copie os mesmos para as respectivas pastas.

Este pasta são ocultas ao PC. Você precisa configura seu Windows ou Mac para exibir arquivos ocultos e arquivos protegidos pelo sistema.
Quando vc visualizar as pastas ocultas você verá que existirá uma pasta de nome System e dentro dela estarão as pasta ASR e SRX e encontrar também os arquivos .srd.

O arquivo srd não um arquivo que sofre atualizações constantes ao menos o pt-br.srd não é atualizado a mais de um ano.
Não ele não será um arquivo que precise estar atualizando com constância diferente do que ocorre com os arquivos ASR e SRX.

Entendeu?
Boa sorte qualquer dúvida estamos à disposição para esclarecer.
Ps: desculpem se houver erros ortográficos mas é corretor do celular.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

Man, agradeço a explicação, sobre meu pc, ele já esta configurado desde o inicio a mostrar arquivos e pastas ocultas.
preste atenção sff aos screen, meus arquivos de voz são em VPM e não em ASR. :)

[Link externo oculto para visitantes] (link 1)

[Link externo oculto para visitantes] (link 2)

[Link externo oculto para visitantes] (link 3)

[Link externo oculto para visitantes] (link 4)

[Link externo oculto para visitantes] (final link)

Imagem
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:Valério, to vendo que está difícil de você entender como funciona o comando de voz.
Tentarei explicar de forma resumida porém sem a possibilidade fazer um passo a passo com imagem.
Mas basta ler com atenção e ler este tópico por completo pois isto já foi explicado aqui mesmo a outros membros do fórum.
Eu mesmo já respondi isto antes neste tópico leia-o com atenção que você encontrará esta explicação.

Mas vamos lá ou tentar resumir novamente.
O comando de voz se resume basicamente a 3 tipos de arquivos. Que são:
*.srx, *.asr, e pt-br ou pt.srd

Este arquivos são pertencente a cada edição de mapa.
Por exemplo os ASR,SRX do mapa CNEU2016.40 não funciona em outro mapa que não seja o CNEU2016.40.
Então para cada versão de mapa você deverá ter os arquivos correspondente à aquele mapa.

Uma vez que você já os tenhas em mãos será necessário que você copie os mesmos para as respectivas pastas.

Este pasta são ocultas ao PC. Você precisa configura seu Windows ou Mac para exibir arquivos ocultos e arquivos protegidos pelo sistema.
Quando vc visualizar as pastas ocultas você verá que existirá uma pasta de nome System e dentro dela estarão as pasta ASR e SRX e encontrar também os arquivos .srd.

O arquivo srd não um arquivo que sofre atualizações constantes ao menos o pt-br.srd não é atualizado a mais de um ano.
Não ele não será um arquivo que precise estar atualizando com constância diferente do que ocorre com os arquivos ASR e SRX.

Entendeu?
Boa sorte qualquer dúvida estamos à disposição para esclarecer.
Ps: desculpem se houver erros ortográficos mas é corretor do celular.
Como deves ter notado, nenhum dos arquivos citados fazem parte das pastas do Garmin nuvicam LM ... por isso desconheço tais arquivos no gps que tenho em mãos!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

valerio1977 escreveu: Como deves ter notado, nenhum dos arquivos citados fazem parte das pastas do Garmin nuvicam LM ... por isso desconheço tais arquivos no gps que tenho em mãos!
Engano seu.. fazem parte sim. Voce nao entendeu o que eu disse no meu post anterior: as pastas e arquivos citados encontram-se na pasta oculta .System e para acessa-la voce tem que habilitar a opçao Mass Storage no gps.

obs.: para postar imagens diretamente no post, a partir do Imgur, faça o seguinte: clicar o botao direito do mouse em cima da imagem do imgur. Na janela q se abre escolha "Copiar endereço da imagem". Aqui seu post do forum, clique em Img na barra superior de tarefas e cole a imagem, que deverá ficar algo como isso: [img]xxxlink_do_imgur[/img] e a imagem aparecerá na tela, como exemplo no seu post anterior.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

Angelone escreveu:
valerio1977 escreveu: Como deves ter notado, nenhum dos arquivos citados fazem parte das pastas do Garmin nuvicam LM ... por isso desconheço tais arquivos no gps que tenho em mãos!
Engano seu.. fazem parte sim. Voce nao entendeu o que eu disse no meu post anterior: as pastas e arquivos citados encontram-se na pasta oculta .System e para acessa-la voce tem que habilitar a opçao Mass Storage no gps.

obs.: para postar imagens diretamente no post, a partir do Imgur, faça o seguinte: clicar o botao direito do mouse em cima da imagem do imgur. Na janela q se abre escolha "Copiar endereço da imagem". Aqui seu post do forum, clique em Img na barra superior de tarefas e cole a imagem, que deverá ficar algo como isso: [img]xxxlink_do_imgur[/img] e a imagem aparecerá na tela, como exemplo no seu post anterior.
viste as imagens que enviei... mass storage provavelmente deve ser o meu internal storage ... e as pastas que tenho esta nos screen seguintes :)
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Realmente esta dificil, voce tentando nos convencer do seu ponto de vista equivocado. Boa sorte, vc tem uma longa caminhada de aprendizado pela frente, eu paro por aqui...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

Angelone escreveu:Caro Valério, esses arquivos ficam em pastas ocultas. Para ver os arquivos que mencionei você tem que entrar em um menu oculto e habilitar uma opção que se chama Mass Storage. Para entrar nessa tela vá até opção Volume e nessa tela aperte e mantenha o canto superior direito da tela por alguns segundos até entrar na página Diagnostic Page. Role a tela e procure o item MTP SETTINGS em algum submenu e marque a opção Mass Storage. Na sequência quando você conectar o GPS ao computador vai aparecer uma pasta .System e dentro outras pastas, uma delas a pasta ASR em que se encontram os arquivos que mencionei, ou similares. Veja quais são com seus respectivos nomes. Alguns devem ser de outros idiomas. O ideal é vc tirar um print (cópia) da tela da pasta ASR e postar aqui para analisarmos..
lol... fogo agora que percebi... estava eu a pensar que era no computador e afinal era no aparelho GPS... já fiz isso... agora deve aparecer os tais arquivos... deixa lá ver e já dou retorno... ;)
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

Angelone escreveu:Realmente esta dificil, voce tentando nos convencer do seu ponto de vista equivocado. Boa sorte, vc tem uma longa caminhada de aprendizado pela frente, eu paro por aqui...
Calma, pensamento lento, mas cheguei lá... porem mass storage não aparecia a pasta system, tive que fazer mass storage single

Agora segue os screenshot. cumprimentos ;)

1 - [Link externo oculto para visitantes]
2 - [Link externo oculto para visitantes]
3 - [Link externo oculto para visitantes]
4 - [Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Ufa.

Agora encontra os arquivos com a extensão .asr, srx e srd.

Então copie que você tem referente a versão do seu mapa e cole-os nas respectivas pastas.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:Ufa.

Agora encontra os arquivos com a extensão .asr, srx e srd.

Então copie que você tem referente a versão do seu mapa e cole-os nas respectivas pastas.
Obrigado malta pela ajuda, paciência e simpatia, acho que em Portugal pelo menos este modelo não deve ter esta opção, coloquei o ASR na pasta e apenas zerou os comandos para eu voltar a gravar as opções que o aparelho me dispõem... ou seja... vai dar ao mesmo... deixa assim... pelo menos ela a "Joana" responde tudo com um "bip" ...posso não encontrar endereço com o som da voz, mas de restante faz tudo... um grande abraço :) :mrgreen:

Imagem
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Mas vc copiou somente os .asr?
É o .srx? Verificou o arquivo .srd?

Não entendi o q vc quis dizer com zerou. Que eu saiba não tenho como zerar o comando de voz. Ou ele
Funciona ou não no idioma.
Quando a pesquisa de endereço está funcionando significa que o comando de voz está funcionando plenamente.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:Mas vc copiou somente os .asr?
É o .srx? Verificou o arquivo .srd?

Não entendi o q vc quis dizer com zerou. Que eu saiba não tenho como zerar o comando de voz. Ou ele
Funciona ou não no idioma.
Quando a pesquisa de endereço está funcionando significa que o comando de voz está funcionando plenamente.
Procurei em todas as pastas e não havia arquivos srx e srd. Posso vos mandar screenshot de tudo. Leva seu tempo. Zerou. Quiz dizer que tinha que gravar meu comando novamente para as opções de busca que o gps me dar. Continuando a não ter a procura de morada ativa por voz. O comando nunca deixou de funcionar por voz em português. Se é que me faço entender. Apenas não questiona me o que quero fazer. Exemplo: qual o comando? Esta simples pergunta não me faz. Penso que não vale apena insistir. Deve ser do mapa de Portugal. Ou para portugal. Porém ainda fico a espera de uma resposta por parte da garmin ibérica sobre o assunto. Cumprimentos
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

O Seu PC esta para visualizar arquivos ocultos e exibir arquivos protegidos também?
O seu idiomas e teclado estão todos em PT?

Copie todos os arquivos para a pasta ASR.
Pela imagem que você enviou o menu do comando de voz(imagem do seu post) se você disser, Ir para Casa. O mesmo obedece seus comandos?

Qual a versão do mapa que você esta utilizando. Pois acredito que somente o mapa de portugal não irá funcionar o comando de voz.
Você precisar estar usando o mapa da Europa um City Navigator Europe ALL. O mais recente é o CNEU2017.10ALL.

Quais são os arquivos que tem? (Por exemplo para o CNSA2017.10 os Arquivos são: 05HF8NB4.srx(22.834kb), 05HF8NB6.asr(187.985kb), 05HF8NB7.asr,(162.660) pt_BR.srd(2.535kb))

Onde você obteve o mapa e os arquivos.
A sua atualização foi feita pelo Garmin Express? Você tem atualização vitálicia do mapa da Europa?
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:O Seu PC esta para visualizar arquivos ocultos e exibir arquivos protegidos também?
O seu idiomas e teclado estão todos em PT?

Copie todos os arquivos para a pasta ASR.
Pela imagem que você enviou o menu do comando de voz(imagem do seu post) se você disser, Ir para Casa. O mesmo obedece seus comandos?

Qual a versão do mapa que você esta utilizando. Pois acredito que somente o mapa de portugal não irá funcionar o comando de voz.
Você precisar estar usando o mapa da Europa um City Navigator Europe ALL. O mais recente é o CNEU2017.10ALL.

Quais são os arquivos que tem? (Por exemplo para o CNSA2017.10 os Arquivos são: 05HF8NB4.srx(22.834kb), 05HF8NB6.asr(187.985kb), 05HF8NB7.asr,(162.660) pt_BR.srd(2.535kb))

Onde você obteve o mapa e os arquivos.
A sua atualização foi feita pelo Garmin Express? Você tem atualização vitálicia do mapa da Europa?
Ok. Vamos por partes. Sim meu computador mostra todas as pastas ocultas. Sim o GPS obedece se eu disser o comando "ir para casa" mesmo que o gps não me pergunte nada. Temos um problema a pasta system só tem 127 megas e os arquivos são maiores. Pois só abre a parte. Não aparece quando faço os passos que me indicaram ATE mass storage. Mas abre quando faço os passos ate mass storage "single". Outra os meus mapas são cn europe NTU para foursquare, EUROPE DEM e CN EUROPE NTU 2017.10
Exactamente eu tenho mapa vitalício e por ser um aparelho comprado a poucos dias as actualizações foram feitas pelo site oficial da garmin.com/express
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.