Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Mensagem por Angelone »

Existe alguma polemica sobre a precisão do sinal de satélite nos 3790 com firmware original em relaçao ao 3790 com firmware do 3490, esse um firmware/navegador mais avançado e com mais recursos. Para solucionar essa questão de forma convincente, o ideal é comparar um 3790 puro com um convertido. Pelas minhas observaçoes o meu convertido dá entre 5 e 6 metros de precisao em local de céu aberto (chegando a 4 metros). Com o carro em movimento em ruas largas, sem prédios fica entre 5 e 8 metros de precisão. Em ruas do centro da cidade com muitos prédios, fica em torno de 10 a 17 metros. Alguns usuários relatam que o 3790 original mantem com frequencia os 3 metros de precisão com céu desempedido. De qualquer forma, os valores do meu convertido são perfeitamente utilizáveis, visto a precisao limitada dos mapas rodoviários e do "lock in road" que trava o veiculo nas vias do mapa. De resto, o convertido tem inúmeras vantagens, uma delas a precisão quando arrastamos a tela, atualizaçao constante do firmware, etc.. A ultima atualizaçao do 3790 ocorreu faz tempo, e as vindouras deverão ser raras, já que todas as energias dos engenheiros da garmin devem estar concentradas no novo firmware/navegador que equipa todos os novos modelos. A idéia so topico é que usuários desse modelo, original ou convertido, postem suas observaçoes e as condiçoes em que foram feitas (lembrando que para acessar a tela de satélites tem que se pressionar as barrinhas de sintonia da tela principal por alguns segundos).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu:..Mas vamos ao que interssa e continuar a brincadeira.
Eu topo fazer a comparação. Mas precisamos de uma referência correta. Minha sugestão encontrar as estações de GPS do IBGE, pode vê-las no site do IBGE, tem as estações GPS e as EG, ambas tem as informações corretas das coordenadas e altitude do local e podemos comparar.
Coloco no rolo tb meu ETREX 20 que pode trabalhar junto ou separado com o GPS e GLONASS.
Qual eh a sua sugestão para compração?
Eu tenho feito varredura de onde mor,o com o ETREX, e observei que TODOS os mapas possuem o mesmo erro de localização exceto o google maps!!!!! Isto significa que TODOS estão usando o Google maps para fazer seus mapas....... CNSA. CNBR ( mesmo ), e TRC. Só esqueci do autoguia, porque eu raramento o uso.
Quado coloco o Google maps os erros são zerados. rsrsrs . Isto indica que foram feito os mapas baseado nele.

Metodo: liga o GPS sem o On the road e circule a vontade. Baixe o mapa no base camp e transfere para o trackmaker, no trackmaker importe a região do google maps e compara. Bate certinho!!! Nos mapas dop track e CN existem diferenças.....
Joel, tomei a liberdade de responder nesse tópico, mas especifico, por isso a "importaçao" da citaçao do outro..
Legal que vc tope participar, acho q podemos tentar resolver essa questão e, quem sabe, aprender algumas coisas a mais..
Minha idéia inicial era simplesmente comparar a precisão entre 3790 modificado (com o firmware do 3490) e os originais, mas somente seguindo as indicaçoes do aparelho, ou seja, o nível de "precisão" q ele indica, mas concordo que isso é limitado. Ter uma referencia de marcos geodésicos do IBGE ou outros de oficiais (por ex., de prefeituras), poderão mostrar mostrar as diferenças "reais" entre os aparelhos, já que as medidas desses marcos são tomadas com instrumentos profissionais. O site do IBGE é horrivel para navegar, confuso e lento, procurei a pagina da localizaçao desses marcos e nao achei, mas nao insisti muito, rs.. Se vc tiver o link, poste aqui para nós. A rigor o intuito é saber sobre os 3790 modificados, caso do meu gps e de outros que possivelmente farão a modificaçao, mas nada impede que também utilizemos outros modelos para aferir seu nivel de precisão.
Então a idéia era focar a precisão dos aparelhos isoladamente, ou seja, sem relaçao com os mapas, que sabemos poderem ter graves imprecisoes, como as que vc relata da sua cidade. Mas nao deixa de ser também interessante, mas seria tema para um outro tópico. Se vc quiser abrir fique a vontade, eu participarei. Em suma, é importante separar precisão dos aparelhos com precisão de mapas, principalmente os rodoviários, bem suspeitos.
Já que voce pretente tambem passar o seu 3790 para 3490, vamos aproveitar enquanto ele esta virgem, original, para fazer o comparativo. Espero que outros usuários, como o Tad, também se interessem.
Acabei de ler um post de um gringo colando uma questão interessante, ele diz o seguinte:

"I believe the issue may be temperature calibration. The Garmin units are factory programmed with a table containing timing compensation for temperature variations which is used to help with initial lock. This table is dynamic meaning it is updated overtime as the temperature varies and the GPS maintains a lock. The default provided table with the 34xx firmware seems different to the 37xx. On my unit it takes a few days, but the accuracy and lock on speed if the unit is left powered on"

Resumidamente ele acrescenta uma informaçao importante, caso seja verdadeira, de que as unidades de gps da garmin sao programadas de fabrica com uma tabela contendo compensação de tempo para variações de temperatura, que é usado para ajudar com fixaçao de satélites inicial, q é uma tabela dinamica, mas que parece ser diferente entre os 34xx e 37xx, e que demora alguns dias para se auto ajustar. Pode ser verdade, porque logo quando fiz a transformaçao a precisao indicada era horrivel mas foi melhorando com o tempo. De qualquer forma, ainda tenho lido relatos de que o 37xx puro "indica" uma precisao maior, coisa se poderemos desvendar depois dos testes propostos.
Vamos por mãos a obra! Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Angelone,
Vamos montar um método então.
Olha o link aqui, pode abrir e divertir um pouco.
As EG são estações gravimétricas. São as que mais eu uso.
Tentei adicionar um anexo da estração EG8000610, mas não permitiu porque achou que era um possivel vetor de ataque(?!?!?!!?!?).
de uma olhada.
[]s
Joel
jpgon

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por jpgon »

Joel Sobrinho,
Boa noite

Faltou o link!!!!!
Abs
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Mandando novamente:
[Link externo oculto para visitantes]
Abraços,
Joel
jpgon

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por jpgon »

Joel Sobrinho,
Bom dia.

Grato por reportar o link do IBGE sobre as estações.
Isso é tão importante para conferir o roteamento de qualquer GPS.
Tenho amigos por aqui com empresas que prestam serviços em georeferenciamento.
Vou consultá-los sobre as precisões de suas estações e conferir com o Garmin nüvi 1300/1490.
Veremos assim quais os diferenciais.
Abs
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Estive pensando sobre o texto em ingles la de riba!!!
Considerando que a luz pode também ser considerada uma forma de onde de energia em alta frequencia, e fazendo um paralelo com ondas de rário podemos inferir que:
1. Qdo a luz atravessa um meio com materiais de diferentes densidades, ela tem o seu angulo de incidencia modificado qdo o meio muda a densidade. Isto pode ser visto na água, onde o peixe nunca esta onde o vemos, pois a densidade da agua eh diferente da densidade do ar.
2. A densidade do ar muda em função da altitude, temperatura e umidade. A onda sai do vácuo e entra na atmosfera.
3. Assim quando um feixe de ondas de rádio atravessa esse meio, tb deve, para obedecer a mesma lei, ter sua trajetória alterada e consequentemente percorrendo distancias diferentes para a mesma situação, qdo existe somente a mudança dos parãmametros mencionados.

É coerente que exista uma aalise destes parâmetros e as estações de terra, reconheçam as modificações ambientais e corrigam os tempos dos satélites.

Estas correções devem vir no mesmo pacote de dados que os GPS recebem para determonar a localização.

Ta ai meu parpite!!!!!!!!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu:..Estive pensando sobre o texto em ingles la de riba!!!
Considerando que a luz pode também ser considerada uma forma de onde de energia em alta frequencia, e fazendo um paralelo com ondas de rário podemos inferir que:
1. Qdo a luz atravessa um meio com materiais de diferentes densidades, ela tem o seu angulo de incidencia modificado qdo o meio muda a densidade. Isto pode ser visto na água, onde o peixe nunca esta onde o vemos, pois a densidade da agua eh diferente da densidade do ar.
2. A densidade do ar muda em função da altitude, temperatura e umidade. A onda sai do vácuo e entra na atmosfera.
3. Assim quando um feixe de ondas de rádio atravessa esse meio, tb deve, para obedecer a mesma lei, ter sua trajetória alterada e consequentemente percorrendo distancias diferentes para a mesma situação, qdo existe somente a mudança dos parãmametros mencionados.
É coerente que exista uma aalise destes parâmetros e as estações de terra, reconheçam as modificações ambientais e corrigam os tempos dos satélites.
Estas correções devem vir no mesmo pacote de dados que os GPS recebem para determonar a localização.
Joel é coeente, sem duvida. Deve ser mais um dos softwares de correçao embutidos nos gps da Garmin, no caso, que serviriam para corrigir os sinais transmitidos pelos satélites, principalmente daqueles que se encontram mais próximos do horizonte e tem que atravessar uma camada mais espessa de atmosfera.
Mas o importante é que a informação mencionada anteriormente sobre a tabela de correção é verdadeira. Outro usuário pesquisou sobre e achou um comunicado da Garmin que reproduzo abaixo (no link tem o texto completo).
Em suma, essa tabela de correção variável é fato e também se auto corrige a partir das várias situaçoes de uso do gps e com suas diferentes temperaturas. Isso pode explicar muitos casos, por exemplo o meu: quando instalei o firmware do 3490 a precisão no 3790 era horrível e com o passar do tempo foi melhorando muito e hoje esta normal, creio (falta comparar com os 3790 "intocados"). Ainda faltam muitas questões a serem esclarecidas nesse campo, de qualquer forma vamos implementar nossos testes. Digo isso porque alguns usuários que fizeram a transformação nao notaram qualquer mudança (para melhor ou pior) da precisão do gps.
Como vc mesmo disse, temos que ter um método para os testes: basicamente utilizaremos marcos geodésicos (que sao confiáveis), como vc sugeriu, e fariamos as mediçoes em um mesmo horário, para minimizar algum efeito eletromagnético de amplo espectro (pertubaçoes solares, por ex..). Claro que o ideal seria fazermos as mediçoes em um mesmo local com os aparelhos lado a lado, mas isso parece meio dificil. Em suma, observaremos a "precisão" indicada no gps e suas coordenadas e o desvio real em relação a posiçao do marco geodésico. Isso seria para medição estática. A dinamica, mais imprecisa, seria em um veiculo em movimento, com o gps no para-brisas em via aberta, sem arvores ou prédios laterais. São minhas sugestões, se alguem tiver outras ou quiser acrescentar ou contestar, fique a vontade..
Vi o link do IBGE que tem 3 opçoes de estaçoes. Claro que devemos escolher o mesmo tipo, imagino. Se voce, Julio ou alguém puder explicar as diferenças entre elas, vantagens e desvantagens, seria bom.
Enquanto nao fazemos esses testes mais métódicos, que espero começar esse fim de semana, voces já poderiam ir adiantando a precisão "informal" dos satélites, aquela mostrada na tela do gps. Por exemplo, com veiculo em movimento em rua larga e aberta, sem prédios ou arvores nas laterais, meu 3790 modificado acusa precisão de 5 a 8 metros (raramente chega nos 4 metros). Em ruas estreitas com arvores e construçoes altas, gira entre 9 e 17 metros, aproximadamente. Com essas medidas já da pra ter uma idéia de alguma diferença entre o 3790 modificado e o original. Joel, vc nao pode adiantar esses valores, é facil consegui-los? abs


"we (Garmin Engineering) use a relatively cheap oscillator, and
a lot of software finesse. Oscillator compensation data is
stored in the unit as a table based upon temperature. When the
unit locks on, it calculates the unit's oscillator error and
enters a correction factor into this table based upon current
internal temperature. In this fashion the unit is CONSTANTLY
"learning" and fine tuning itself. We burn these units in when
new to calculate and store calibration constants across the
entire rated temperature range of the product.
"
(search by catymg)

link do texto completo: [Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por tadferreira »

Posteriormente estarei enviando as imagens comprovando a precisão do meu 3790 antes de modifica-lo para o 3490.
Tentarei me aproximar o máximo da estação 93902 do ibge e tirar o posicionamento no meu 3790 e enviar a todos aqui.

Segue abaixo imagens que fiz hoje por ruas abertas mostrando a Precisão do 3790 puro parado e andando.
Imagem - [Link externo oculto para visitantes]

Imagem - [Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Pessoal, vamos ao nosso brinquedo! rsrsrsr
Eu usei o Etrex 20 que tem uma função de captura de "Average Waypoint". Deve capturar o mesmo ponto com diferença mínima de 90 minutos. Fiz 7 leituras.
Usei a piscina de casa e comparei com a imagem do Google map, na condição de visão por satélite. A diferença foi de 3 metros!!!!!!!
Até achei estranho, pois comparei com uma coordenada geodésica, da porta da igreja matriz da minha cidade, e o erro foi de mais de 100 metros. Parece que temos que tomar cuidado como DATUM utilizado pelo IBGE que eu não levei em consideração.
Vou fazer mais medições da minha piscina durante a semana e vou postar o resultado. Soh pude fazer com o Etrex porque ele eh a prova dágua e esta chovendo muito..
Devo fazer de alguns monumentos da cidade que são visiveis pelo satélite.
Um abraço a todos,
Joel
NOTA: POR FAVOR NÃO POSTEM COORDENADAS DE RESIDENCIAS, SOMENTE OS ERROS OBTIDOS.

Acabei de fazer novas medidas
Etrex 20: diferença com o Google satélite = 2.44 metros.
Nuvi 3790T: diferença com o Google satélite = 1.96 metros. Nuvi 3790T, tem dois digitos decimais na longitude, o que provocou esta diferença. Se igualar as resoluções, teremos os mesmos desvios nos dois GPS, em relação ao google maps.

Bem agora vamos a uma parte tecnica. A resolução da medida eh de 0o 0' 0.1" , tanto para a latitude como para a longitude, pois eh a resolução do GPS. Considerando este valor temos um erro de resolução de na latitude de 0.29m e na longitude de 0.39m.
Arredondando estes valores, podemos dizer que não teremos nunca um desvio menor que 0.5 metros.

Agora podemos comparar estaticamente o modelo 37XX com o 34XX usando uma referencia do google que possa ser vista pelo satélite.
Quem tiver um modelo modificado para 34xx pode fazer o mesmo teste e postar o resultado.


( texto revisado em 29/01/2013 as 22h04min)
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por Angelone »

Que bom que nossos amigos reapareceram e colocaram mãos a obra.
Em relaçao as mediçoes do Tad, são as esperadas, realmente o aparelho é muito preciso. O mesmo se pode dizer das do Etrex 20 do Joel. Tenho um Etrex 30 e a precisão indicada gira em torno de 3 metros, estático, com visão ampla do Ceu.
Agora Joel, esqueça comparar a precisão do gps com o google earth, que tem distorçoes enormes em muitos lugares (outros não). Ele pode ser utilissimo, mas qdo se tratar de precisão e comparativos, temos que ficar com um pé atras. A principio os marcos geodésicos são muito mais confiáveis, até prova em contrário (seria o caso de saber onde tem marcos com mediçao de gps geodésicos L1/L2 com sistema RTK que dão uma precisão de até 2 milimetros (isso mesmo, rss..).
Vou adiantar uma notícia para voces em relaçao a transformaçao do 3790 para o firmware do 3490: agora esta provado (vi um comparativo confiável) que o 3790 com o novo firmware perde precisão, nada preocupante, mas é fato. Por exemplo, nos testes feitos a média do 3790 original com veiculo em movimento, variava de 3 a 6 metros (melhor/pior) e com o firmware do 3490 de 4 a 10 metros (melhor/pior), em ambiente aberto, mas com ceu nublado e com chuva. Em funçao de todas as outras vantagens, continuo preferindo o firmware do 3490, mas se voce for um perfeccionista pense bem, apesar de que é facil reinstalar o firmware original. Talvez faça isso nos proximos dias.
Mas apesar dessas infos, poderemos tentar repetir os testes e, principalmente, aprimora-los, no caso, comparando a "precisão" da tela com a precisão real, seja por marcos geodésicos bem atuais (os antigos devem ser mais suspeitos), seja se tivermos a sorte de poder comparar com algum gps geodésico l1/l2 RTK.
Dica pro Tad: agora sabemos seu endereço, heim!! É melhor andar na linha, nada de pirataria e coisas do genero, rs.. E cuidado, pode ter larápios interessados nos seus equipos e outros bens..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por tadferreira »

Angelone,
Farei o teste de precisão próximo da estação do IBGE. E postarei.
Angelone este não é o meu endereço é uma rua do meu bairro mas não é minha rua. Pensei nisto antes de fazer o screenshot. rsrs!!
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Bom dias a todos os aficcionados pelos brinquedos de gente grande.
Vamos aos fatos.
Tenho uma equação que consegui no Tio Google que mostra a distancia entre duas coordenadas considerando a esfericidade da Terra. Nas medidas que estamos utilizando, pouca diferença faz se usarmos um método planto tb. Porém esta rotina ja está escrita em excel e eh de facil utilização.
Dadas duas coordenadas determinamos as ditancias entre elas. Como eu tenho experiencia em metrologia fica facil inferir alguns resultados.
Hoje pela manha, usei uma referencia facil de ser obtida via satétile e fiz mais uma medição, vamos lá.
Google : usado como referência
distancia obtida entre as coordenadas do Google e do GPS. Condição de medição: dentro de uma sala com telhado de amianto.
xxxm = erro dado pelo gps (yyy m erro dado pelo cálculo da distancia ao ponto de referencia)
Etrex 20 : 4m (7.36 m)
3790T : 8m (9.86m )

diferença entre os dois GPS= 2.5 m

Angelone: Em datas diferentes os erros em relação a uma coordenada conhecida ficarão diferentes, pois eh exatamente o erro introduzido pelo próprio sistema GPS. As estações WAAS , que são estações de terra, geo referenciada, leem o erro, corrigem e retransmitem com alguns centimetros de exatidão, dependendo da distância da estação ao GPS.

Nota: como a planilha eh bem pequena,quem quizer eu envio por email.
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Informação técnica do IBGE:

Existem parâmetros de transformação entre WGS84 e SIRGAS2000?

Não existem parâmetros de transformação entre SIRGAS2000 e WGS84 porque eles são praticamente iguais, ou seja, DX = 0, DY = 0 e DZ = 0.
Desde o estabelecimento do sistema GPS (Global Positioning System), o seu Sistema Geodésico de Referência (WGS84) já passou por três atualizações, com vistas a refinar sua realização. Nestas três atualizações o objetivo sempre foi aproximá-lo ao ITRFyy, por ser a realização mais precisa do ITRS. A mais recente atualização recebeu a denominação de WGS84 (G1150), adotado no Sistema GPS a partir de 20 de janeiro de 2002.
Os parâmetros de transformação SAD69 / WGS84 divulgados através da Resolução da Presidência do IBGE n° 23, de 21/02/89 (R.PR 23/89), são válidos para realizar transformação de coordenadas entre SAD69 / WGS84 em observações GPS que foram realizadas no período de 01/01/1987 à 01/01/1994.

WGS84 para SAD69:
DX = +66,87 m
DY = -4,37 m
DZ = +38,52 m

Os parâmetros SAD69 / SIRGAS2000 utilizados no TCGeo e ProGriD (opção: SAD69 Técnica Doppler ou GPS) e divulgados através da Resolução do Presidente do IBGE n° 1, de 25/02/2005 (R.PR 01/05), são válidos para realizar transformação de coordenadas entre SAD69 / WGS84 e SAD69 / SIRGAS2000 em observações GPS que foram realizadas após 1994.

SIRGAS2000(WGS84 (G1150)) para SAD69:
DX = +67,35 m
DY = -3,88 m
DZ = +38,22 m
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu: Tenho uma equação que consegui no Tio Google que mostra a distancia entre duas coordenadas considerando a esfericidade da Terra. Nas medidas que estamos utilizando, pouca diferença faz se usarmos um método planto tb. Porém esta rotina ja está escrita em excel e eh de facil utilização. Dadas duas coordenadas determinamos as ditancias entre elas. Como eu tenho experiencia em metrologia fica facil inferir alguns resultados..
Google : usado como referência distancia obtida entre as coordenadas do Google e do GPS. Condição de medição: dentro de uma sala com telhado de amianto. xxxm = erro dado pelo gps (yyy m erro dado pelo cálculo da distancia ao ponto de referencia)
Etrex 20 : 4m (7.36 m)
3790T : 8m (9.86m ) diferença entre os dois GPS= 2.5 m
Ótimo Joel, mas nao entendi bem a relaçao com o nosso objetivo inicial (q pode ser ampliado), de comparar a precisão do nuvi 3790 (principalmente como o firmware do 3490), mas é valido. Pelas suas mediçoes o etrex 20 tem o dobra de precisao, estou correto? Se vc puder esclarecer essas questões, seria ótimo.. Poste, se possivel, o link da planilha para baixarmos..
Em datas diferentes os erros em relação a uma coordenada conhecida ficarão diferentes, pois eh exatamente o erro introduzido pelo próprio sistema GPS. As estações WAAS , que são estações de terra, geo referenciada, leem o erro, corrigem e retransmitem com alguns centimetros de exatidão, dependendo da distância da estação ao GPS.
Hoje, por outros motivos também, andei procurando sobre onde ficam estaçoes WAAS no Brasil, mas nao encontrei nada sobre suas localizaçoes, se vc souber algo avise-nos, please..

Existem parâmetros de transformação entre WGS84 e SIRGAS2000? Não existem parâmetros de transformação entre SIRGAS2000 e WGS84 porque eles são praticamente iguais..
interessante essas informaçoes, mas o próprio Etrex 20/30 e varios programas GIS fazem a conversão. No caso do Etrex só nao via conversão para o Sirgas2000, pelo motivo que vc mesmo mostrou, praticamente igual ao WS84. Enfim, ainda nao entendi bem o porque dessa sua colocaçao.

Eu estava tentando encontrar uma referencia de coordenadas de alta precisão e recentes para poder comparar com nossos gps e, creio, achei: sao as da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS - RBMC, do IBGE. Veja a definiçao em [Link externo oculto para visitantes]
No link a seguir as estaçoes espalhadas pelo Brasil. Creio que são ótimas referencias, pelo que entendi, qq coisa me corrija, rss..
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder