Garmin - POILoader - Configuração de POIs

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Garmin - POILoader - Configuração de POIs

Mensagem por Thundercel »

Muito interessante a explanação proferida pelo nosso amigo José Dirceu Galão Junior na lista de correspondência tracksource@yahoogroups.com

******************************************************

POI é mais que alarme. Antes da funcionalidade de alarme por proximidade ser criada nos GPS o POI servia para marcar um lugar para depois se ter a facilidade de ir até aquele lugar sem precisar encontrá-lo no mapa. Essa função, de localização apenas, era anterior à função de alarme.

A função de alarme só é útil para aquilo que você precisa ser avisado quando passa perto, como um radar, por exemplo. Eu não preciso, por outro lado, ser avisado sempre que passo ao lado de uma padaria. Assim você carrega os "Pontos de Interesse" no gps com duas funções: referência apenas ou referência e alarme.

Respondendo às suas perguntas:

Qual a finalidade que voce vai carregar no seu GPS alarme para todos os tipos de POIs ?

O que eu quero é carregar alguns com alarme e outros sem. Outras pessoas querem carregar todos com alarme. E outros, ainda, nenhum com alarme.

E, depois de carregar isso tudo, quer desativar os alarmes ? Confesso que não entendi o uso que voce está dando ao Poi Loader.

Depois de carregar é difícil de desativar o alarme. O alarme é uma função que "lê" os atributos do POI e ativa ou não o alarme para aquele POI. O que eu quero é desativar o alarme antes de carregar o POI e isso é feito zerando a distância de proximidade.

Se voce não quer alarme, porque carrega ?

Para os radares eu quero alarme. Para outros tipos de POI, como shopping, etc, eu não quero alarme mas apenas que ele apareça na minha lista de POI no gps, facilitando a localização e acionamento de rota. Assim, para o meu uso, a função alarme seria ativada para todos os POI do gpx de radares, mas desativada para todos os POI do gpx de shopping. No sistema de recuperação que vocês criaram é muito simples o próprio usuário escolher isso. O usuário escolhe isso ao criar o gpx correspondente, zerando ou não a distância de aviso de proximidade dos POI daquele gpx.

Eu carrego somente pois de radares e polícia, e destes, quero alarme.

Desses eu também quero alarme. Mas pode haver quem não quer. E pode haver quem quer carregar outros POI que não de radares e polícia, com ou sem alarme.

É claro que eu posso perfeitamente abrir gpx por gpx no mapsource e atualizar manualmente qualquer parâmetro de poi que quiser. Mas se o recuperador de POI do site já faz isso, basta que a função de distância funcione para que a pessoa zere a distância desativando a função de alarme para os POI daquele gpx que está criando.

Outra idéia para o futuro é que se selecione em caixa de seleção todos as categorias que se quer recuperar, eu uma operação apenas. O recuperador criaria os gpx individuais mas disponibilizaria para download o conjunto em um zip. Isso facilitaria bastante a vida do usuário pois para baixar, por exemplo, os restaurantes, ele precisa baixar gpx por gpx de cada tipo de restaurante (alemão, italiano, etc.).

Enfim, são sugestões para melhorar a vida do usuário iniciante, que têm pouca experiência com o mapsource(ou não tem o software) mas usa o POI Loader com os nossos conjuntos de POI.

Abraço,

Dirceu.
Avatar do usuário
zepelim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 28 Fev 2010, 00:00

"Passo-a-passo" sobre POIs

Mensagem por zepelim »

Oi Marcio,
Fiquei um pouco confuso com estas informações, talvez eu esteja em um nível inferior de conhecimento.
Aí pensei que seria legal se você usasse sua grande didática para fazer um 'Passo-a-passo' sobre POIs, talvez do tipo do seu ótimo "Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes", do qual até já fiz um 'resumo de bolso'.
Já meio que dominando rotas no MapSource, com TRC Brasil e Mapear no PC (pois o 260W comprado na Mercado Direto não chega nunca), eu gostaria de dominar carregar um (s) arquivo de POI no GPS e configura-lo APENAS com radares e polícia, pensando em ser uma informação vital (o motivo que me levou decidir por comprar um GPS foram as multas de radares - eu que nunco excedo velocidades - mas os infames 40 Km/h sem aviso...).
Imagino que padarias, bancos e shoppings sejam vitais pra americanos e o pessoal da barra da tijuca, mas eu dispensaria tudinho. Mas quem sabe tem uns pontos turísticos que seriam úteis ?
Um abraço, Thundercell
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.