Tema de mapa TRAFFIC - Visualizar TRÁFEGO

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Tema de mapa TRAFFIC - Visualizar TRÁFEGO

Mensagem por Angelone »

Nos modelos recentes da Garmin notamos uma grande dificuldade em visualizar as cores do fluxo de transito (amarelo e vermelho) nas vias, devidos as cores nada contrastantes dos mapas. Essas cores e algumas outras características visuais dos mapas variam de acordo com o Tema que esta habilitado. Existem algumas opções de temas direcionados a alguns países, mas em todos eles a dificuldade em visualizar graficamente o transito é grande. Nos modelos anteriores da série 13 e 14xx havia a opção "Mostrar Mapa do Transito", um modo (tema) especifico de cores do mapa em que se podia visualizar o fluxo perfeitamente, apesar de bem rustico. Nesse modo o "arrastar" da tela para ver o transito à frente ou nas imediações era algo lento e impreciso. Os modernos nao tem essa limitaçao, mas com as cores de mapa disponíveis(temas) simplesmente tornaram essa vantagem inútil pois se confundiam com as cores do fluxo de transito, realmente um downgrade inexplicável da Garmin.

A soluçao foi tomar a iniciativa para superar essa limitação, já que a Garmin não se dispôs a tal tarefa. Para tanto criei um tema próprio que tem cores contrastantes que permitem ver o fluxo de transito perfeitamente, inclusive alterando também a tradicional cor Pink da rota ativa, tudo para facilitar a visualizaçao do fluxo. Agora com poucos cliques se pode ver o transito de toda a cidade, ou arrastar rapidamente a tela e conferir o fluxo das imediações. Esse tema pode ser usado como padrão para todos os mapas do gps. Quem quiser o máximo destaque para o fluxo de transito pode usar o tema no modo Noturno (Configuraçoes/Visor/Modo de Cor/Noite). As cores do fluxo de transito são amarela e vermelho. Faixa branca com listas vermelhas indica obras na pista.

Todos os modelos de gps da Garmin que utilizam temas podem utiliza-lo, como os 3790 (37xx), 34xx, 35xx, 24xx, 25xx, "Street Pilot" (software/navegador Garmin para Iphone e alguns Androids) e outros que suportam Temas de mapas. Basta baixar o arquivo e copia-lo para a pasta Themes/Map do gps e em seguida selecionar o tema Traffic em "Configuraçoes/Mapa e Veiculo/Tema do Mapa" (nao alterar o nome do arquivo). Nas telas abaixo temos exemplos reais de tráfego, comparando meu tema para Traffic com o tema original da Garmin, que em todas as condições é sempre de difícil visualização. Confira!

Download das 3 versões: [Link externo oculto para visitantes]

- versão 1 (as imagens abaixo referem-se a essa versao): arquivo correspondente traffic_angelone.kmtf

- versão 2 (com vias bem mais definidas que permite a utilizaçao em qualquer situaçao): o arquivo correspondente é o traffic3.kmtf

- versão específica para 37xx, 2xx0 (a cor indicativa do trafego aparece ao lado da via, vide posts abaixo): arquivo correspondente traffic_3790.kmtf


* Para visualizar a imagem inteira, sem rolagem, clique sobre ela.
**Linhas vermelhas e amarelas tracejadas indicam as vias com transito
Traffic_day.jpg
Garmin_day.jpg
Traffic_night.jpg
Garmin_nigth.jpg
Traffic_day_city.jpg
Traffic_night_city.jpg
Garmin_night_city.jpg
Traffic_route_day_nigth.jpg
165799.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jpgon

Re: TRAFFIC - visualizando o transito no mapa

Mensagem por jpgon »

Angelone,
bom dia.

Belo trabalho.
Esta implementação é muito útil para se usar.
Abraços
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TRAFFIC - visualizando o transito no mapa

Mensagem por Angelone »

Obrigado Julio!!
Para os usuários de cidades congestionadas como a minha, esse tema simplesmente ressuscita o recurso de ver o transito na tela dos 3xxx e 2xxx.
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por tadferreira »

Testarei e direi como ficou.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por tadferreira »

Conforme prometido segue as imagens mostrando como fica o Traffic e o visual do Mapa.
Utilizando o Tema Angelone Traffic no 3790T.
EU apenas achei que as vias ficaram um pouco espessa fazendo com que o GPS roteasse por mais vezes o e o tema um pouco escuro e cores frias para o modo diurno.
A cor da MArcação de Rota deveria ser mais chamativa mas no mais foi tudo bem.
Notei que as vias que tem acento aparecem tudo errado(Imagem 3) não havia reparado antes nisso pode ser por causa do Tema?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por Angelone »

tadferreira escreveu:..EU apenas achei que as vias ficaram um pouco espessa fazendo com que o GPS roteasse por mais vezes o e o tema um pouco escuro e cores frias para o modo diurno.
Realmente ficaram algo mais espessas, mas foi proposital, pois nos novos firmwares (34xx, 35xx, 24x5 e 25x5) as cores indicativas do fluxo de transito (amarelo, vermelho) ficam DENTRO das vias e não ao lado como no seu e nos modelos mais antigos. Assim, vias estreitas resultavam finas linhas internas de tráfego, um pouco ruins de visualizar. Mas pelo pouco que deu para ver nas suas imagens, ficaram aceitáveis. Infelizmente suas imagens postadas são bem pequenas, nao dá para ver detalhes. Se vc puder postar em tamanho normal daria para avaliar melhor. Normalmente as vias "espessas" são as mais importantes e em geral de várias pistas, mas a divisão entre elas só aparece em zoom mais proximo. Nao deu para ver bem a diferença com os 34xx nas suas imagens..
Nunca observei a relaçao de "mais roteamento" com a espessura de vias. No meu entender nao tem relaçao e também nao vi qualquer comentário a respeito, pois já postei em outros fórum e tudo parece funcionar bem.
As opçoes de cores mais vivas no modo diurno diminuem a facilidade de visualizar as cores do transito, fiz vários testes e achei esse padrão aceitável e perfeitamente utilizavel em qualquer condição e nao apenas para visualizar o transito, mas vai de gosto tambem. Para isso temos vários outros temas disponíveis com essa vantagem, mas ruins para ver o transito. Bastaria deixar as vias na cor branca para deixar o conjunto mais "quente" no modo diurno, mas preferi deixar em tons de cinza para destacar melhor o amarelo e o vermelho. No padrão das suas imagens o destaque para o fluxo de transito é excelente, melhor que dos 34xx. Minha unica duvida é se as cores de transito no seu gps aparecem na tela principal de navegaçao ou voce tem que clicar no icone dos carrinhos para visualiza-la no mapa de transito, como nos 1xxx. Nos novos, o fluxo aparece na tela principal de navegaçao, seja quando há roteamento ou nao, bastando arrasta-la ou controlar o zoom para ver o transito da região (muito prático, apesar de se poder acessar o mapa do transito pelo icone dos carrinhos também..
..A cor da marcação de Rota deveria ser mais chamativa mas no mais foi tudo bem.
O cor original tradicional da rota, pink, confunde-se com as cores do fluxo de transito, sobretudo a vermelha. A cor mais contrastante em tom chamativo que encontrei, sem causar conflitos e que se harmonizou com o conjunto foi esse tom azul esverdeado brilhante. A barra de marcaçao de rota se sobrepõe as da marcação do transito, ambas em cima da via nos modelos novos. Essa sobreposiçao é semi transparente, isto é, parte da cor da marcaçao de transito aparece qdo trafegamos por uma via congestionada. O vermelho aparece bem e o amarelo aceitavelmente. Posso até fazer alteraçoes no tema para especificamente para os 37xx se o resultado ficar ruim, mas para conferir teria que ver imagens maiores. Tenho que priorizar um pouco mais os modelos mais novos, mas voce tem a grande vantagem de poder "transformar" o seu 3790 em 3490 mudando o firmware, o que eu já fiz faz tempo e estou super satisfeito.
..Notei que as vias que tem acento aparecem tudo errado(Imagem 3) não havia reparado antes nisso pode ser por causa do Tema?
Realmente isso nao tem nada a ver com o tema, já observei também. Voce deve ter notado porque esta prestando mais atençao ao traffic. É um bug que seria desejavel a Garmin corrigir, mas para isso alguém tem que reclamar no site deles..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por tadferreira »

Angelone escreveu:Minha unica duvida é se as cores de transito no seu gps aparecem na tela principal de navegaçao ou voce tem que clicar no icone dos carrinhos para visualiza-la no mapa de transito, como nos 1xxx. Nos novos, o fluxo aparece na tela principal de navegaçao, seja quando há roteamento ou nao, bastando arrasta-la ou controlar o zoom para ver o transito da região (muito prático, apesar de se poder acessar o mapa do transito pelo icone dos carrinhos também..
Olá Caro Angelone,
Posterei novas imagens que fiz pois esta já deletei so tenho ele Upada no Imageshack.
Sim o Transito aperece na Página principal e também no mapa trafego assim como outros da Serie 3xxx. Porém o meu 3790 que é Original de fábrica mostra o Trânsito ao lado da via não dentro da via como o 3490 item que acho que seria melhor. Acredito que a Garmin necessita da uma boa olhada para o Firmware do 3790 Pois tem muito bugs e melhorias a serem acertadas. Por exemplo as vias com transito não consigo mexer no mapa pois ao tocar na tela, pois sempre puxa o mapa para um determinado ponto que nem próximo fica do Trafego na Rota.

Gostaria de Saber as Vantagens e desvantagem em transformar o meu 3790 em um 3490.
Duas eu já sei:
Poder modificar o limite de trânsito nas vias e rodovias,
Ter a indicação de trâfego no centro da via.

Quais mais seriam?
Quando se tem um Trâfego na Rota e coloca para visualizar o mapa que aparece é possível dar Zoom sem Delays e movimentar o mapa?
Se quiser podemos abrir um outro Tópico com os Bugs Presentes no 3790 e no 3490 e assim verificar quais são os erros, quem tem mais erros e cobrar da Garmin melhoria neste firmware.
Pois você(s) irão concordar que ninguém vai Pagar quase R$1.000,00 num GPS para te-lô cheio de Bugs.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por Angelone »

tadferreira escreveu:..Acredito que a Garmin necessita da uma boa olhada para o Firmware do 3790 Pois tem muito bugs e melhorias a serem acertadas. Por exemplo as vias com transito não consigo mexer no mapa pois ao tocar na tela, pois sempre puxa o mapa para um determinado ponto que nem próximo fica do Trafego na Rota...
Interessante, esse bug de deslocamento irregular na tela do traffic tambem acontece nos 1xxx e a Garmin nao corrigiu e, pode ter certeza, nao vai corrigir. Motivo: modelo fora de linha e alto custo para resolver (certamente tentaram mas nao conseguiram). Soluçao: foi mais fácil focar no desenvolvimento de outro firmware, q provavelmente já estava em andamento por esse e outros motivos. Esse problema nao acontece com o firmware do 3490 e por sorte, muita sorte, é possivel transformar o 3790 em 3490. Tenho um 3790 com esse firmware e o deslocamento da tela é perfeito e preciso, com ou sem traffic. Só essa vantagem já justifica a troca, de longe.. nao tem nem o que pensar. É um procedimento de baixo risco, tranquilo de fazer. Todas as futuras atualizaçoes serão automáticamente feitas pelo webupdater, sempre com o firmware do 3490. Esse agora é o firmware/navegador das versões intermediárias (2xx5) e top ( 34 e 35x5), portanto, o que permanece em foco com atualizaçoes constantes. Vou pensar na possibilidade de postar um tópico a respeito por aqui, o que deve implicar bastante trabalho no suporte a futuros usuários, sei nao, rss....
..Gostaria de Saber as Vantagens e desvantagem em transformar o meu 3790 em um 3490. Duas eu já sei:
Poder modificar o limite de trânsito nas vias e rodovias,
Ter a indicação de trâfego no centro da via.
Assim que comprei meu 3790 transformei imediatamente para 3490, nem cheguei a usar com o fw original porque já tinha lido muito a respeito nos melhores foruns internacionais e era unanimidade as vantagens, nunca ouvi falar de qualquer desvantagem. Também nao tive outro 3790 para comparar e nem pretendo voltar ao firmware original (uso desde maio 2012). Nem sabia do bug q vc mencionou acima, agora é que nao volto ao fw original nunca mais, rss... Só trocaria o meu 3790 modificado por um 3490 ou 3590 original..
..Quando se tem um Trâfego na Rota e coloca para visualizar o mapa que aparece é possível dar Zoom sem Delays e movimentar o mapa?
O zoom e movimentaçao da tela não deixam nada a desejar no meu gps. Quanto ao delay é minimo, desprezivel. Já vi videos demos do 3460 que parece nao ter delay algum, provavelmente deve ser como nos 3490 originais. Esses usam um processador diferente e mais rápido do que os do 3790. Já desmontei o 3790 (e apanhei um pouco pra montar..) e vi fotos detalhadas de um 3490 desmontado. A arquitetura é muito semelhante (cabos, disposiçao de placas, tela, resoluçao, etc..), memorias de armazenamento (ram e eprom) e dai vem a fácil compatibilidade entre os firmwares entre as séries 3790 e 3490, certamente pertencentes a mesma fámilia (primos, diria, rss...)
..Se quiser podemos abrir um outro Tópico com os Bugs Presentes no 3790 e no 3490 e assim verificar quais são os erros, quem tem mais erros e cobrar da Garmin melhoria neste firmware.
Pois você(s) irão concordar que ninguém vai Pagar quase R$1.000,00 num GPS para te-lô cheio de Bugs.
Podemos abrir sim, mas acho que seria mais proveitoso se fosse para o 3460, principalmente por ser um modelo bastante vendido no Brasil e ter praticamente o mesmo hardware dos 3490 (e fw tambem). Seguramente seria um tópico visitado, mas o unico problema é que hoje nao saberia te dizer sobre bug nos 3490, rs.. Até alguns dias atras, as vezes o meu gps simplesmente resetava no meio de uma rota, mas depois da ultima atualizaçao do firmware (7.60) o problema sumiu. Pensando bem, acho que o tópico de bugs caberia bem para o 3790, que pelo jeito tem muitos. Também poderia ser um tópico comparativo. Tenho a imagem de ambos abertos (minhas e de terceiros), poderia começar com elas. Ai poderiamos ver as diferenças fisicas e lógicas (software).É um tema interessante..
abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por tadferreira »

Angelone escreveu: Esse agora é o firmware/navegador das versões intermediárias (2xx5) e top ( 34 e 35x5), portanto, o que permanece em foco com atualizaçoes constantes. Vou pensar na possibilidade de postar um tópico a respeito por aqui, o que deve implicar bastante trabalho no suporte a futuros usuários, sei nao, rss....

Já desmontei o 3790 (e apanhei um pouco pra montar..) e vi fotos detalhadas de um 3490 desmontado. A arquitetura é muito semelhante (cabos, disposiçao de placas, tela, resoluçao, etc..), memorias de armazenamento (ram e eprom) e dai vem a fácil compatibilidade entre os firmwares entre as séries 3790 e 3490, certamente pertencentes a mesma fámilia (primos, diria, rss...)

Podemos abrir sim, mas acho que seria mais proveitoso se fosse para o 3460, principalmente por ser um modelo bastante vendido no Brasil e ter praticamente o mesmo hardware dos 3490 (e fw tambem). Seguramente seria um tópico visitado, mas o unico problema é que hoje nao saberia te dizer sobre bug nos 3490, rs.. Até alguns dias atras, as vezes o meu gps simplesmente resetava no meio de uma rota, mas depois da ultima atualizaçao do firmware (7.60) o problema sumiu. Pensando bem, acho que o tópico de bugs caberia bem para o 3790, que pelo jeito tem muitos. Também poderia ser um tópico comparativo. Tenho a imagem de ambos abertos (minhas e de terceiros), poderia começar com elas. Ai poderiamos ver as diferenças fisicas e lógicas (software).É um tema interessante..
abs
Seria muito interessante. E Eu com certeza darei minha contribuição para o mesmo.

Estou seriamente inclinando a trocar o firmware do meu 3790.
Minhas dúvidas seria em Relação a basicamente 3 coisas para ter os meus dados igual ao meu 3790 hoje..
Meus registro de Viagem, Favoritos(GPX), My Trends, Traffic Trends.
Vou fazer hoje um backup total dele já para ir preparando ele para a transformação.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por Angelone »

Tad, caso queira conhecer melhor o firmware do 3490, leia esse artigo, muito bem ilustrado e comentado:
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
jrozsas
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Set 2009, 00:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por jrozsas »

Minha nosaaaaaaaaa 8O
Testei no meu 2415LT - show de bola!
Melhorou o visual, limpo, mais fácil de seguir o caminho.
to com o mapa Tracksource.
Nunca testei com o Traffic, mas esta semana vou pra SP testar.
Militão
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Mai 2013, 17:04

Ajuda passo a passo para Traffic n0 1490T

Mensagem por Militão »

Pessoal,

bom dia.
Li com muito interesse os tópicos sobre Traffic mas não consegui entender exatamente onde comprar os cabos e como fazer a assinatura.
Tenho um Nüvi 1490T e agradeço muito se alguém me ajudar com o passo-a-passo para instalar o sistema Traffic no meu GPS.
Esta semana usei o weubpate para atualizar o sistema operacional e me parece que esta parte já foi instalada no aparelho.
Ah, estou em BH.
Obrigado.
jpgon

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por jpgon »

Militão,
boa tarde.

Leia este link sobre Sistema de Transito Garmin - FM Traffic
neste link. http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... fic#p37365

Voce terá muito assunto sobre o tema, duvidas, soluções, etc...
abs
Avatar do usuário
evandrogt
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 71
Registrado em: 24 Fev 2009, 00:00

Re: TRAFFIC - Tema de mapa p/ 34 e 35xx, 24x5, 25x5

Mensagem por evandrogt »

aqui ficou legal
Avatar do usuário
nylltow
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Out 2013, 13:36

Re: Tema de mapa TRAFFIC - Visualizar TRÁFEGO

Mensagem por nylltow »

Angelone saudações colega. Olha estou tentando baixar o segundo link que voce disponibilizou para o meu garmin 3597 ( não sei se seria a mais indicada) porem o link parece estar com problemas. Poderia me informar se o segundo seria então o mais indicado e se o link esta ok.

Obrigado.
Garmin nüvi® 3597LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.