TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Sergiopina, no tutorial é explicado exatamente para onde vai a rota". Confira!

"Modelos com novo sistema operacional: 24x5, 25x5, 34xx, 35xx:
- A rota é enviada para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada."
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
sergiopina
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2013, 10:48

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por sergiopina »

Não há menu aplicativos, apenas ferramentas e dentro deste tem "Planif. de viagem" e não aparece nada nele. Será que tenho que habilitar ou expandir um novo menu?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Menu, no caso, é o conjunto de opçoes acessíveis a partir do item "Aplicativos" da tela principal, ou seja, existe.
Se a rota foi corretamente enviada deve aparecer em Planej. Viagem. Refaça a rota e confira todos os passos no Mapquest.
No menu "Para Onde" dê uma olhada em Salvo (antigo favoritos).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
sergiopina
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2013, 10:48

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por sergiopina »

Na minha tela principal só tem Para Onde, Ver Mapa, Volume e Ferramentas. Todas as rotas que criei com o Mapquest identificaram meu aparelho e foram para a pasta GPX. Usei o IE e o Chrome com o plugin ativo. Eu tenho ainda os Favoritos quando seleciono Para Onde, mas não está lá também.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Pensava que seu modelo fosse 24x5, mas só agora vi que é 2450, que tem um firmware diferente. Nao conheço esse firmware, mas ele deve ser mais próximo dos modelos anteriores, série 1xxx. Sendo assim as rotas devem ficar em Meus Dados, como indicado abaixo:

Modelos Convencionais: 14xx, 7xx, 8xx, 295W, 465...
- a rota vai para a pasta “Meus Dados” (menu Ferramentas) e deve ser “importada” para aparecer na pasta “Rotas”. Em seguida, selecione a rota importada e a opçao “Exibir mapa”. Confira no mapa se esta correta e clique em “Ir” para navegar por ela.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
sergiopina
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2013, 10:48

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por sergiopina »

Pois é isso mesmo Angelone. Me arrependi de ter comprado este, na verdade eu ia pegar o 1450 mas não tinha e o vendedor me falou que a diferença para esse era o número de rotas que no 1450 seriam 10 e neste 100. O GPS é muito rápido e preciso, mas sinto falta das perfumarias que vem no Igo. Se eu conseguir fazer este aplicativo de rotas programadas funcionar já será uma boa coisa.

Voltando ao assunto do tópico, também não tem Meus Dados no menu Ferramentas. Acredito que este firmware deve ser um intermediário entre os dois, mas o engraçado é que já fucei tudo e não achei onde importar a rota.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Dê uma boa olhada no manual em[Link externo oculto para visitantes]
Pelo que vi rapidamente, rotas salvas ficam em Para Onde/Planej. Viagem (Where to/Trip Planner). Deve ser por ai..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
sergiopina
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2013, 10:48

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por sergiopina »

Eu já li sobre isso lá. O problema é que estas são as rotas que foram criadas no próprio GPS.

Será que elas são salvas com a extensão GPX também? Eu poderia criar uma rota pelo GPS e depois procurar pelo nome no computador e ver onde está guardada e transferir os arquivos criados no Mapquest?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Acho que nao é por ai. Provavelmente ele guarda em algum banco de dados ou dbx ou mesmo em um pacote gpx e a partir dai extrai-se e grava-se a rota, algo parecido ao que ocorre nos 14xx. Experimente enviar uma rota pelo Basecamp, programa oficial da Garmin. Existe a possibilidade de ser compatibilidade tambem. Tem que funcionar com o Basecamp, experimente.. É um pouco mais trabalhoso, tem tópicos no forum explicando ou indicando o procedimento, nao me lembro onde, dê uma pesquisada..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
sergiopina
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2013, 10:48

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por sergiopina »

Valeu, vou tentar o Basecamp. No próprio manual fala sobre ele e se eu conseguir descobrir algo mais sobre este problema volto aqui para contar. Obrigado da mesma forma pois eu iria perder um tempo enorme sem ajuda.
Eduardo Yamada
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Set 2013, 10:16

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Eduardo Yamada »

Parabéns Angelone pelo tutorial.
Tenho um GPSMAP 60CSx. E gostaria de saber se este aparelho suporta o driver do plug in Communicator

Um grande abraço
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

Sergio, nao sei dizer se o seu modelo é compatível, procurei no site da Garmin e nada encontrei.
Quando criei o tutorial o site do Mapquest estava plenamente operacional, mas agora nao consegue localizar endereços no Brasil, pois eles mudaram a base do mapa (Opens Street Map) e algoritimos de busca tornando o tutorial inutil, lamentavelmente.
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jpgpira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2013, 16:57

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por jpgpira »

O mapquest esta apresentando problemas com endereços. Existe algum outro site para criar a rota e passar para o Garmin 2580tv e 3790? Tenho esses dois modelos, mas necessito de eu mesmo criar a rota e o gps informar a rota criada. Necessito ainda, inserir para entrega, dezenas de endereços, e que o gps crie o melhor trajeto. Gostaria de saber se tem algum gps da garmin que faça isso ou um outro modelo de gps. Tenho esse tipo de problema, escolho o trajeto no google maps ou earth, mas no trajeto o gps dá outro trajeto.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por Angelone »

jpgpira escreveu:O mapquest esta apresentando problemas com endereços. Existe algum outro site para criar a rota e passar para o Garmin 2580tv e 3790? Tenho esses dois modelos, mas necessito de eu mesmo criar a rota e o gps informar a rota criada. Necessito ainda, inserir para entrega, dezenas de endereços, e que o gps crie o melhor trajeto. Gostaria de saber se tem algum gps da garmin que faça isso ou um outro modelo de gps. Tenho esse tipo de problema, escolho o trajeto no google maps ou earth, mas no trajeto o gps dá outro trajeto.
Realmente o Mapquest esta inutilizavel para pesquisa de endereçoes e roteamento no Brasil. Ele utiliza como base o Open Street Map, muito fraco para o nosso país, mas que pelo menos era útil para grandes cidades, agora nem isso devido ao desinteresse do Mapquest pelo país.
Tem como passar rotas do google maps para os gps mencionados. O Basecamp é o programa padrão para passar rotas do computador para o gps garmin, mas nao é tão prático como o Google Maps. Conheço duas maneiras para tal: uma pelo Route Converter e outra pelo TakItWithMe, programa on line. Segue abaixo texto que escrevi em outro tópico e instruçoes (em ingles) para usar o TakItwithme..

O Basecamp importa formato kml, kmz, mas as rotas salvas em "Meus Lugares" do Google Maps tem um padrão interno que o Basecamp não reconhece. O Trackmaker tambem abre kml, mas salvando no formato gpx nao é o padrão de rotas reconhecido pelo Basecamp, pois ele salva como tracks (trilhas) e trechos de rotas.. e para arrumar isso no Basecamp dá trabalho, acho q nao compensa. Pode dar certo, talvez, quando criamos uma rota simples no Google Maps, isto é, uma rota que tem somente 2 pontos: origem e destino. O problema é que desta forma tanto o Basecamp, mas principalmente o gps, irão recalcular a rota e muitas vezes, apesar dos nossos esforços, ficará diferente do que definimos previamente no Google Maps. Felizmente encontrei uma maneira bem simples e rápida de passar rotas complexas com muitos pontos de interesse que obriguem a rota a nao ser mudada pelo gps, isto é, quando inserimos vários pontos de rota que obriguem a rota a permanecer no trajeto desejado. O caminho é utilizar o RouteConverter, um excelente e gratuito programa para traçar rotas e trilhas, que usa várias bases de mapas, entre eles o Google Maps (tem q estar on line). É muito pratico, inclusive permite traçar as rotas diretamente sem a necessidade do google maps, mas isso fica a critério do usuário. Salva rotas e tracks em vários formatos, inclusive para Tom Tom e IGO, uma mão na roda para os donos de xing lings.. (por esses dias farei um tutorial mais detalhado)
Os passos:
- baixe e execute o RouteConverter [Link externo oculto para visitantes]
- trace a rota no google maps com vários pontos de rota intermediários (para evitar que seja modificada pelo gps).
- salve-a em Meus Lugares (tem que abrir uma conta no Google Maps)
- para exportar para o computador clique em KML
- abra o RouteConverter e selecione o arquivo/rota kml (file/open)
- aparecera somente os pontos de rota (waypoints).
- selecione Route em Type (canto superior direito da tela)
- salvar como (save as) Gps Exchange Format 1.1 (*.gpx)
- no Basecamp (versão 4.02), no menu Arquivo/Novo, criar uma lista com o nome da rota que irá aparecer na coluna da esquerda
- selecionar essa "lista" e novamente no menu Arquivo, clicar em "Importar em 'nome da lista'"
- vai aparecer waypoints e o track no mapa e no canto inferior esquerdo Route e tracks.
- clique com o botao direito do mouse em cima de Routes e na janela q aparecerá Avançado/Recalcular rota
- confira se esta igual a original, renomeie, mude cor etc, e apague todos os tracks dessa lista
- basta transferir para o gps.

Parece trabalhoso, mas é questão de minutos. Fora isso pode se traçar a rota diretamente pelo Basecamp, mas tem que ter os mapas instalados nele. A vantagem de usar o Google Earth e RouteConverter é que podemos criar rotas para uma grande gama de navegadores, Igo, Tom Tom, Sygic, Navigon e outros..


Transferir Rotas do Google Maps com o TakItWithMe

1•Click the "My Maps" tab in Google Maps. Choose "Create new map" or, if you have no existing maps, choose "Get Started." If you see a log-in screen, create a free Google account by choosing "Create an account now" and following the online instructions. After you are logged in to Google, enter a name for the new map in the "Title" field and a description in the "Description" field. Choose to have this map "Unlisted" (private) or "Public" (available to everyone). Click "Save."

2.Locate placemarks on the new map. For example, if you were planning a wedding, you would want to create a route to all the locations for the wedding guests by creating placemarks for the ceremony, photo session and reception. Click the blue balloon on the top of the map (the placemark) and move the mouse to the first location. Click again to lock the placemark on the map. A title and description window will open; add these fields and press "Save." Continue with this method and position the rest of the placemarks. Each placemark you add will show on the left side of the map.

3.Use the Google line tool to draw the selected route. Click the icon above the map that looks like a jagged line; your cursor will change to a large "X." Click below the first placemark to begin drawing the route and click the mouse at each intersection. Each click of the mouse will leave a route box. Click the final route box and open the edit window. Name the map route in the "Title" field. Click "Done" on the left to save the map with the new route.

4.Click the "Link" icon on the top right of the map. Right-click on the now visible HTML address and select "Copy" from the list of options. Open a new browser window and go to TakItWithMe [Link externo oculto para visitantes] . In the "Paste in Your Google My Maps URL" field, right-click and choose "Paste" to enter the link you just copied from Google Maps. Click "Load my map," and the newly created map with routes and placemarks will show in the window.

5.Plug the GPS into the computer using the communication cable (USB cable) and power on the GPS. If the GPS is a Garmin, and you have not installed the Garmin plug-in, a prompt to install it will show. When TakItWithMe requests authorization to contact the GPS, choose "Yes." When the upload is complete, the placemarks you created in Google Maps will be available as new waypoints in the GPS waypoint menu. The routes you created will be available as new routes in the GPS route menu.

6.Select "Download GPX" if the GPS is not a Garmin. GPX is a standard GPS exchange format for waypoints, routes or tracks and is compatible with many GPS devices and software. Choose "Save to Disk" and use the GPS software to upload the GPX file. Like the Garmin, the placemarks you created in Google Maps will be available as new waypoints in the GPS menu, and the routes will be available as new routes in the GPS route menu.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jpgpira
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2013, 16:57

Re: TUTORIAL: ENVIANDO ROTAS DO PC PARA GPS GARMIN

Mensagem por jpgpira »

Obrigado!
Até o Basecamp, tudo bem, consegui abrir o mapa nele. Daí para a frente, segue as duvidas:
Excluir os pontos criados?
Salvar em qual pasta do GPS?
Abrir por onde pelo GPS?
Como faço para limpar o GPS? Pois já apaguei tudo no gps, já apaguei tudo pelo Basecamp, e ainda continua aparecendo na pasta Armazenamento Interno!
Responder