Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Forum do Software de Navegação Garmin
John_Milton
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2016, 19:33

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por John_Milton »

Boa tarde Tad Ferreira.
Desculpe pela demora na resposta, mas estava aguardando um momento de calma e tranquilidade para poder ler e executar as dicas do cure.
Bom vamos por partes, primeiro as respostas as suas perguntas, e peço a gentileza de analisar se os passos que efetuei estão corretos:

1- Sim é um modelo da Garmin exclusivo para algumas motos BMW, e tem como característica a interação entre comandos (joystik) e dados (pressão pneus/temperatura/etc..) da moto com o gps. A moto já vem de fábrica com a base (encaixe) próprio para ele. Detalhe o Zumo 660 também encaixa nesta base, porém não tem interatividade com a moto, exceto a alimentação elétrica.

2- Como pretendo viajar pela América do Sul, coloquei nele quatro mapas, o Tracksource, Perut, Proyecto Mapear e Bolirut.
Embora adquirido no Brasil, o gps vem com o mapa da Europa, o qual fiz uma cópia no pc, e apaguei da memória interna, para liberar espaço para os citados acima.

3- Fiz o cure, passo a passo como o Acleite explica no blog dele, mas não obtive sucesso, pode ser porque tive uma dificuldade em encontrar o programa updater.exe, pelo que entendi deveria baixar o "pacote" do cure pronto e o updater viria junto. Não encontrei o pacote pronto, então fiz eu mesmo, baixei o arquivo .GCD dele no site da Garmin, transformei em .RGN, editei no hexadecimal alterando as extensões : .GCD, .IMG, .GPX, .GPI, .ZIP, e .VPM para Xcd e assim por diante. O programa update.exe aproveitei de um pacote para outro tipo de Garmin.

Salvei como 154101000320_cure.rgn, pela sequencia 1541 é o ID e 320 é a versão do firmware, de acordo com o garmindevice.xml a seguir:
<Model>
<PartNumber>006-B1541-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>320</SoftwareVersion>
<Description>BMW Motorrad Navigator V</Description>
</Model>
<Id>3884591775</Id>
<RegistrationCode>XIG3XBW</RegistrationCode>

Arrastei o cure para o ícone do programa updater.exe e prossegui de acordo com as instruções até a mensagem de update successful.
Porém o gps continua da mesma maneira, liga mostra a tela inicial da versão, inicia o carregamento dos mapas e vai para o reboot.

Já pensei em levar a uma assistência técnica Gamin, mas desisti depois de ver o site Reclame Aqui.

Estou aberto a sugestões, pois não sei o que fazer daqui para diante, e para virar peso de papel é muito caro, e eu não estou com essa bola toda rsrs!

Antecipadamente agradeço.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Olá colega John_Milton,
Obrigado pelas respostas.
Sim você fez certo, porém o cure serve aparvas para ele ser reconhecido pelo PC.
Mas não serve para rodar o GPS.
Se o mesmo agora é reconhecido então o mesmo está correto.
Agora vc precisar instalar um firmware .GCD utilizando o WEBUPDATER fornecido pela propia Garmin.
Para que o mesmo instalar o firmware mais novo disponível e os demais itens como vozes, textos e etc.
Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador
Mensagens: 320
Registrado em: 24 Jul 2013, 19:25

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Olá.
Caro John_Milton,
Em relação à assistência da GARMIN, não tenho do que reclamar. Tive problema em um GPS e eles me deram um novo e mais moderno do que o que lhes enviei.
Dê uma olhada no link abaixo e veja como proceder.

[Link externo oculto para visitantes]

Agora, CABE A VOCÊ a decisão de enviar ou não a uma autorizada.
Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Eu mesmo nunca necessitei enviar nenhum aparelho a assistencia, sempre conseguir resolver .
Porém tenho um amigo na Itália que tinha um Nuvi1690 que travou utilizando o Garmin Express e não solucionou fazendo o Cure.
Então ele mandou para a Garmin em Milão e depois de 45 disseram a ele que não tinha reparo porém o modelo 1690 não era mais fabricado então mandaram um mais moderno porém com menos funções que o 1690 como por exemplo Bluetooh.
Então para o meu amigo não foi vantagem. Mas pelo menos ele não ficou sem GPS.
John_Milton
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2016, 19:33

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por John_Milton »

Olá Tad Ferreira e Adilon, obrigado pela respostas, pelo menos aqui no fórum estou encontrando interesse de colegas em achar uma solução.

Como dizem aqui na minha região, acho que estou no mato sem cachorro, senão vejam:

Tadferreira, NÃO obtive sucesso na recuperação do GPS, continua a mesma coisa liga e desliga, e não tenho acesso a USB dele, o que impede o acesso aos arquivos da memória interna. Tenho o backup dele e pergunto : não seria o caso de formata-lo e começar do zero

Adilon, já havia tentando o site RMA da Garmin, porém o modelo Garmin BMW Motorrad Navigator V, não consta da linha de produtos, dessa forma não consigo enviar meu questionamento para a Garmin por aquele canal. A história está assim, vou na BMW eles mandam para a Garmin, fui a uma revenda da Garmin e eles mandam para a BMW, lá eles pediram para fazer contato via RMA da Garmin, e no site do RMA da Garmin não tem o modelo do meu GPS.!!!!

Quanto a consulta do site Reclame Aqui: algumas assistências técnicas que se propõe a dar manutenção de produtos da Garmin que encontrei via Google, e consultei a credibilidade no Reclame Aqui, tem péssima reputação.

Caramba, esse aparelho está hoje por volta de R$ 4k, e ninguém relacionado a ele (BMW e Garmin) tem a menor ideia de onde e como conserta-lo, é mole?

Outra coisa, não encontrei assistência técnica autorizada Garmin no Brasil, só revendas.

Se conhecerem uma assistência técnica e/ou pessoa idônea com conhecimento para o reparo, estou aberto as indicações.

Agradeço as sugestões.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Eu insisto em seguir o procedimento de restauração.
Firmware, firmware cure, updater e webupdater.

Qual parte vc não conseguiu fazer? Até que parte você fez?
A edição do firmware para firmware cure já existe um programa que faz isto bem mais rápido e simples e sem a possibilidade de erros.

Como assistência recomendo a Teodonivel na Casa Verde em São Paulo.
John_Milton
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2016, 19:33

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por John_Milton »

Legal Tadferreira.

Fiz o procedimento do começo ao fim, porém ele continua reiniciando após a tentativa frustrada de carregar os mapas.

Acredito ter feito todos os passos corretamente, inclusive a edição do hexadecimal com o programa Hxd.

Uma pergunta, quanto tempo demora (em média) para o updater.exe fazer o procedimento de apagar e gravar novamente na memória do GPS?
Achei que no meu caso foi muito rápido, pois tem de apagar e gravar mais de 60 MB do arquivo "cure", e demorou mais ou menos um minuto.

Legal a dica da Teodonivel, olhei o site e são 30 anos no mercado e especializados em aparelhos de alta precisão, isso já me deixa muito mais tranquilo quanto a manter contato com eles.

De qualquer forma continuo muito grato por sua atenção e desprendimento de ficar me ajudando.

Abs. John.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Olá John,
De nada, mas estamos aqui no fórum para ajudar a todos dentro dos nossos conhecimentos.
O updater é relativamente rápido pois ele apenas transfere o firmware depois o GPS faz a instalação.
Vc teve dificuldades de colocar o GPS em modo Pré-Boot?
Você notou se o GPS mostrou a mensagem de "Loading" ou "Software Loading" ou alguma outra mensagem após você fazer os procedimentos?
Após fazer o procedimento do updater quando foi utilizar o webupdater o GPS já era reconhecido pela USB do PC?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por Angelone »

@John_Milton, tente essa ferramenta antes de enviar para a assistência: [Link externo oculto para visitantes]
Realmente a Teodonível é 100% indicada, eles são autorizadas Garmin, conheço pessoalmente e recomendo. Certamente eles sao muito mais ágeis do que a propria Garmin, por sinal absurdamente careira. Só compensa recorrer a eles durante a garantia.
abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
John_Milton
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2016, 19:33

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por John_Milton »

YYYYYeeeeeessssss!!!

Funcionou!!!

Antes dos meus comentários, reitero meu especial agradecimento ao Tadferreira, Adilon P Barbosa e Angelone, pela boa vontade e desprendimento em me ajudar.

O que eu fiz para obter sucesso no cure de restauração (LEMBRANDO QUE É UM GARMIN BMW MOTORRAD NAVIGATOR) portanto "um pouco diferente" dos demais, por exemplo tenho também um Zumo 390 e eles tem pequenas diferenças entre sí. Portanto acredito que se alguém quiser seguir meus passos tem de estar ciente destas pequenas diferenças.

No site que o Angelone indicou (acima), no final da página tem um cure "genérico" que ainda está sendo testado por eles, cabendo a responsabilidade ao executante.

Quando já estava quase desistindo, baixei esse cure e mandei bala, (para se ter uma ideia o cure que fiz sobre o arquivo original, tem 69 megas e o genérico 1 kb) só por ai como a ideia alinhava com minha linha de pensamento que o meu problema era ter colocado mapas na memória principal e desta forma ao iniciar o gps, não havia espaço suficiente para o software da Garmin no GPS, completar o ciclo de carregamento. Nessa altura já não tinha mais acesso pela usb, então como eles tinham testado num 660 que tem uma certa similaridade com o meu, fui para o tudo ou nada e deu certo.

Tão logo instalado o cure a tela do GPS ficou preta e o Windows já acessou memória interna do bichinho, ai foi só alegria, shift del em todos os mapas, e reinstalar o firmware original via Webupdater.

Liguei e... shazan funcionou.

Mais uma vez amigos, muito obrigado e estando ao meu alcance, é só pedir.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Ótima noticia,
Necessitando estaremos aqui a disposição. Se puder contribuir ficaremos gratos. Como o digo em minha assinatura. Foi ajudado?
edugeleiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Ago 2011, 16:30

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por edugeleiro »

garmin nuvi 42 - modelo n20233

Fui formatar um sd no pc e errei a unidade e formatei a memoria do nuvi 42

nao reconhece no windows 7 - ja troquei por outros cabos, troquei de maquina, ....nada

a tela fica parada no logo da garmin logo quando aperto para ligar o gps

achei aqui no site os arquivos da memoria do gps nuvi......ao colocar no sd.......e depois no gps........nada.........

ja coloquei o garmin express.no windows...no sd.....atualizo o sd.....quando coloco o sd no gps e ligo o equipamento........nada......

ja instalei o web updater no sd.....coloco no gps e nada....

ja baixei o win ce 5.0 e 6.0 .....coloco no sd....e depois no gps.......nada....

isso tudo formatando a unidade de sd em fat32.....lembrando.........
g7towin.......nao reconhece o gps......

ja instalei o driver da garmin pelo site.......varios.......e nada.....


bom estamos aih pessoal....quem puder dar uma ajuda......

.nao sei qual arquivo seria no caso o que teria que mudar para inicializar pelo sd.....ja criei shell.ini autorun.inf......com base em sdmmc\garmin\garmin.exe - ja tentei inicializar tb pelo igo3..........e ja tentei ligar com o dedo nos 4 cantos do gps para entrar em preboot..........nada




no aguardo



.
jpgon

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por jpgon »

edugeleiro,
Boa noite.

Os navegadores GPS Garmin nüvi não funcionam como um IGO.
Eles possuem um hardware e software operacional proprietário.
Portanto pedimos que aguarde o contato de um de nossos conhecedores mais capacitado que poderá orientá-lo, e ver se é possível recuperar o seu aparelho, após todas as suas tentativas frustadas.
Abs
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por tadferreira »

Olá caro Edugeleiro,
Para ressuscitar os Garmin não basta só ter os arquivos de Backup.
Você já leu este tópico por completo.? Pois isto é informado no mesmo.
Aproveite e leia este tópico tbm http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... 202#p56100

Pois verá no mesmos itens necessários para ressuscitar o firmware do seu Garmin.
Será necessário saber seu HWID, criar firmware cure e etc.
Avatar do usuário
mnaves
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Dez 2010, 23:00

Re: Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por mnaves »

Boa noite,

Lendo aqui no fórum e em outros tópicos encontrei muitas menções ao arquivo "updater.exe". Alguém teria um link atualizado de download? Procurei em outros fóruns e Google e não encontrei.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.