Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
mauriciovv
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 04 Jan 2010, 23:00

Ressucitar quase todos os Nuvi Mortos

Mensagem por mauriciovv »

Pessoal, achei em um site polonês os firmwares de restauração pra quando o seu nuvi fica com "system software missing" ou quando trava no load..., aconteceu que o meu nuvi 265wt, depois de uma atualização mal sucedida, travou, não era reconhecido pela USB, dai o que eu fiz:

fui no site:
[Link externo oculto para visitantes]

1-baixei o arquivo pro meu nuvi (265w), descompactei, no diretório "Krok 1 CURE" arrastei o arquivo "082701000500.rgn" para o Updater.exe.
2- após o programa abrir, fui ao meu GPS, segurei o lado superior esquerdo e liguei, nesse momento o meu gps foi reconhecido, rapidamente cliquei em USB no programa e dei OK.

3- o programa começou a atualizar, depois de atualizado, "MUITA ATENÇÃO", vai aparecer o drive do seu GPS, APAGUE o arquivo "GUPDATE.GCD".

4 - vá no diretório "Krok 2 ORG" e com o GPS já reconhecido, execute o mesmo procedimento de atualização, movendo o arquivo "082701000500.rgn" para cima de Updater.exe se ele reclamar que já existe uma versão igual, responda "YES" para atualizar, após a atualização, o seu GPS vai voltare a funcionar, execute o webupdate para atualizar seu GPS com a versão mais nova.


espero que isso ajude quem está com problemas de GPS morto.

Ah sim, se você liga seu gps no computador e ele emite um som, como se estivesse plugando um pen drive, significa que mesmo que você não veja o drive do seu gps, o computador está reconhecendo o hardware e daí fica menos complicado pra executar os procedimentos de restauração.


No site existem quase todos os firmwares daq família nuvi. use o firmware correto para seu gps.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Muito bom Nauricio.
Valeu pela informação.

Outro site que tem muitos arquivos para GPS é o
[Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mensagem por joelsobrinho »

Thundercel
Td bem contigo?
A qto tempo!!
Estou com um 255W de um amigo meu que eu já tentei vários truques e não tive sucesso.
Parece que ele foi atualizar o mapa e atualizou o que não devia e perdeu a comunicação USB. Agora o GPS não inicializa e não liga. Fica antes de entrar aquela barra do mapa.
Ja fiz reset, tirei cartão, soh não retirei a bateria interna.
Tu tens algum truque adicional?
Joel
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Joel,
tenta com ele espetado na USB manter a chave ON/OFF em ON.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Só para lembrar...
Antes de fazer qualquer update em firmware tenham a certeza que o HWID do arquivo baixado é o correto para o modelo a ser restaurado pois se queimar um firmware de HWID diferente o nuvi pode virar peso de papel.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
SarinhaB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:00

Mensagem por SarinhaB »

Olá pessoal e mauriciovv!

Sou nova aqui no fórum e devo dizer também, que sou uma analfabeta tecnológica!! rsrs...

Comprei um GPS Garmin Nuvi 255W nos EUA e estava tentando instalar nele o mapa que baixei do site da Garmin. Acontece que, por lerdeza minha, estava fuçando o GPS enquanto baixavam os arquivos e sem querer (!) desliguei.

Bom, o negócio é q depois disso, só aparece no visor dele quando ligado: "system software missing" e meu computador não o reconhece mesmo estando conectado via cabo usb.

Achei esse tópico que caiu como uma luva, mas, como sou analfabeta digital, rsrs, preciso de um help!

Já fui no site polonês (!) e baixei o arquivo pro meu modelo de GPS, mas agarrei no próximo tópico que é arrastá-lo para o Updater.exe. O que seria isso, Updater. exe?? rsrsr.... desculpem a ignorância! Vocês acham que conseguirei fazer isso sozinha dado meu "conhecimento" na área ou é melhor pedir ajuda a alguém que entenda mais do assunto?

Obrigada pela atenção!

Abraço,

Sara
Avatar do usuário
lbgomes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2009, 00:00

Nuvi 1390t

Mensagem por lbgomes »

Boa tarde! Comprei um Nuvi 1390t, funcionava até que resolvi fazer a atualização via webupdater, depois disso nunca mais voltou... depois que aparece a mensagem "a carregar mapas" ele desliga! :(
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

SarinhaB

O Updater.exe é o programa que serve para colocar o firmware no GPS.
Se você baixou a versão correta, deve ter aí o arquivo de nome Nuvi205W-215W-255W-265W_fw5.00_HID_0827_CURE_PouchX.zip
Este arquivo está zipado/compactado (veja que é .zip no final).
Antes de mais nada você precisa extrair o que tem dentro dele numa pasta qualquer.
Aí você vai ter 2 subpastas.
Uma é a chamada Krok 1 CURE e a outra Krok 2 ORG.
Dentro dessas subpastas você vai ter 3 arquivos em cada uma.
Um arquivo 082701000500.rgn, o Updater,exe e mais um arquivo readme.txt.
O que você deve fazer, é clicar e, segurando clicado, arrastar o arquivo 082701000500.rgn para cima do arquivo Updater.exe e soltar. Quando fizer isso, ele vai abrir o programa updater.
Aí é só seguir as instruções que o mauriciovv colocou.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

lbgomes

No seu caso, você provavelmente está com algum arquivo corrompido no seu GPS. (quase certeza que é algum mapa pelo erro que você reportou)
Seu caso é um pouco diferente do da Sara.
No referido site polonês ainda não tem o arquivo de cura para o seu modelo, mas abaixo eu coloquei um link para ele
Antes de mais nada, você deve configurar o seu windows para mostrar arquivos e pastas ocultas pois vai precisar disso no procedimento.

Faça o procedimento por sua conta e risco. Não me responsabilizo.

Procedimento:

1 - Baixe esse arquivo [Link externo oculto para visitantes]
2 - Descompacte o mesmo em alguma pasta qualquer.
3 - Desligue o seu nüvi.
4 - Arraste o arquivo 097201000330.rgn para cima do Updater.exe para abrir o Updater.
5 - Ligue o seu nüvi mantendo um dedo na tela dele. (em qualquer ponto da tela)
6 - Conecte o nüvi no PC usando o cabo USB.
7 - Neste ponto seu nüvi deverá aparecer na lista de dispositivos USB. Quando aparecer, dê um OK.
8 - Quando aparecer LOADER na tela do nüvi, pode soltar o dedo da tela.
9 - Aguarde até o nüvi reiniciar sozinho.
10 - Apague o arquivo GUPDATE.GCD da pasta .System (que é oculta)
11 - Apague o mapa que você colocou.
12 - Execute o Webupdater. (que você deve ter instalado no seu PC, não confunda com o Updater.exe acima) Caso não tenha, baixe [Link externo oculto para visitantes]

Boa sorte!!!

PS: da próxima vez, salve os mapas num cartão de memória para evitar esse tipo de problema.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
SarinhaB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:00

Mensagem por SarinhaB »

Oi pessoal!!

Fiquei tão feliz quando vi sua resposta Alexandre!! Mas a felicidade durou pouco! rsrs...

Enfim descobri o que era o Updater.exe! rsrs... Arrastei o arquivo 082701000500.rgn para o Updater.exe e apareceu uma telinha com algumas coisas escritas em polonês e embaixo uma opção de marcar Serial Port ou USB Device. Marquei USB Device e na frente uma janelinha escrito nuvi 2 Series (Unit ID 3766160221) e em seguida cliquei OK. Daí apareceu uma caixinha escrito: "No updates are available for your product.".... E agora?? O que eu faço??

Meu computador continua não enxergando o GPS.... :-(

Existe assitência aqui no Brasil pra isso??

Muitíssimo obrigada Alexandre e demais colegas.

Abraço,

Sara
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Oi Sara,
Acredito que talvez seu GPS tenha um HWID diferente do 255W para qual essa cura foi feita. (essa é para HWID 827, a maioria dos americanos)

Tenta fazer o seguinte:

1 - Baixe esse programa: [Link externo oculto para visitantes]
2 - Descompacte o programa numa pasta.
3 - Aperte e fique segurando o botão Power do aparelho.
4 - Conecte o cabo USB e rode o programa que você descompactou.
5 - Selecione o menu 'gps -> get gps ID'
6 - Copie o que o programa vai mostrar e copie aqui pra mim.

Se for um HWID diferente, eu tento achar ou fazer uma cura específica para o seu modelo.
Aguardo sua resposta.

Quanto a assistência no Brasil, acho que para isso não tem. Teria que enviar o GPS para a Garmin lá nos USA.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
SarinhaB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:00

Voltei! E o problema continua.... :-(

Mensagem por SarinhaB »

Oi Alexandre!!

desculpe a demora para lhe retornar, mas estava numa correria danada estas últimas semanas.

Então, tentei fazer o que você me orientou por várias vezes em três computadores diferentes e ... nada!

Aparece uma mensagem de erro: "in AsyncInit 1; port:\\.\COM1; Error: 2- The system cannot find the file specified." Acho que o computador não está mesmo enchergando o GPS.

E agora?? Essa era minha última esperança!! rsrs.... O que eu faço??

Mais uma vez muitíssimo obrigada pela atenção!!

Abraço,

Sara
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Oi Sarinha,
Está dando esse erro porque precisa configurar a opção USB ao invés de SERIAL nas configurações do programa.
É só selecionar USB lá nas opções de configuração.
Mude isso e após, tente refazer o procedimento acima.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
SarinhaB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:00

Mensagem por SarinhaB »

Olá Alexandre!

A mensagem de erro que eu digitei acima apareceu foi neste programinha que você mandou baixar e executar (g7towin.exe). Não consegui achar nele aonde eu mudo essa configuração de SERIAL para USB.

No Updater.exe eu coloquei USB ao invés de SERIAL mas mesmo assim continuou dando o erro.

Tem mais alguma coisa a ser feita?? rsrsr...

Aguardo seu retorno!

Abraço,

Sara
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

ATENÇÃO

Antes de tentar qualquer procedimento de cura, leiam o tópico:

modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2165

Pois tem que se usar a cura certa para o hardware de cada aparelho, senão corre-se o risco de matar de vez o GPS.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.