Zumo morte súbita

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Thundercel
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Zumo morte súbita

Mensagem por Thundercel »

Descobri um procedimento que pode ajudar os mais desesperados a reavivar o Zumo. :D
Pequisando na net achei o zumoforums.com onde existem centenas de relatos de morte súbita dos aparelhos da série Zumo. A coisa tem até nome : ZDS (Zumo Dead Sindrome) :(
Bem, várias soluções são apresentadas mas ainda assim alguns usuários somente tiveram seu problema resolvido quando recorreram a Garmin.
Soluções :
1 - Retirar a bateria por 30 seg e depois recolocá-la;
2 - Conectar o Zumo a porta USB do PC;
3 - Conectar o Zumo a base com cabo de força instalado;
4 - Tocar no canto inferior direito da tela junto com o botão liga/desliga pressionado;
5 - Pressionar o botão + e liga ao mesmo tempo e mantê-los pressionados por 2 seg;
6 - Enviar o Zumo para a Garmin em garantia;

Eu viajo em 2 semanas e meu Zumo foi trazido dos EUA, portanto não teria tempo para enviar para a Garmin e tê-lo de volta a tempo da viagem. Então no desespero resolvi abrir o troço e foi aí que encontrei uma solução a mais que pode ser tentada.

Com o meu aconteceu o seguinte : utilizei-o num dia, baixei mapas, rotas e etc. No dia seguinte, qdo tentei ligá-lo, ele não dava nenhum sinal de vida. :cry: A tela sequer piscava. Imaginei que poderia ser bateria, testei e esta apresentava 3,8volts. Bem, liguei-o ao carregador, nada. Então tentei todas as soluções colocadas acima (menos enviar a Garmin), nada ! Testei a bateria novamente e percebi que esta apresentava agora 4,1volts. Isto ignifica que o hardware estava todo ok até a bateria e que provavelmente o problema era no firmware (software) do Zumo. Mas porque não reiniciava qdo retirei e recoloquei a bateria ? Lendo o forum do Zumo vi um usuário que afirmou que o Zumo possuía uma segunda bateria interna.
Esta bateria poderia perfeitamente estar alimentando a memória flash do Zumo e mantendo o software dele travado. Então resolvi arriscar.
Abri o danado, soltei os parafusos torx da traseira, abri a tampa com cuidado e soltei 2 "flat cable" do LCD. Após isto soltei a placa de circuito fixada na tampa traseira, são 5 parafusos philips. Bingo ! Achei uma pequena bateria, como as de relógio, atrás da placa do lado superior esquerdo da mesma. Testei e esta marcava 2,4volts. Normal para este tipo de bateria. Ela estava fixada com cola quente e um suporte de pilha normal (de relógio, aquelas lâminas metálicas), então com um fino estilete a levantei levemente a pilha para afastá-la do contato, assim a mantive por alguns segundos. Montei tudo novamente, liguei e BINGO ! O "bechano" voltou a funcionar. :D :D :D

Acredito que estas informações devam contribuir, porém não recomendo que alguém que não esteja acostumado com eletrônica SMD tente este procedimento. Se um "flat cable" rasgar, já era ! É preciso muito, mas muito cuidado para não danificar outras partes do aparelho. Se não souber mexer, solicite a um técnico experiente e dê a ele o caminho das pedras. :!:

Em resumo - Infelizmente a Garmin está com todos os Zumos com um sério problema crônico e de projeto que não conseguiram resolver ainda. E qdo os clientes recorrem a ela, ela substitui ou recupera o aparelho para deixá-lo funcionando mas não garante que ele não mais apresentará o problema. Até que um dia acabará a garantia e então ?... :evil:

Abraços,

Caio Filé
Zumo 450 - Agora vivo de novo ! :D
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... f8549f8970
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