Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
LuisMSarmento
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Fev 2011, 23:00

Mensagem por LuisMSarmento »

Thundercel escreveu:....Quanto a cor do mapa essa é selcionada antes da compilação e não no GPS. O autor do mapa quem define a cor.
As cores do current track e archived tracks tambem foram definidas no TRC?
Não são especificas do Garmin?

Se pelo menos eu conseguisse mudar essas cores colocando cores mais vivas tipo amarelão, azulão ia resolver muito bem o meu problema...
(No TomTom é tão facil fazer cores customizadas nos mapas...)
Belo tutorial... mas obriga a estudar tanta coisa nova para fazer um mapinha tão simples :wink:
Abraços
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

As cores do current track e archived tracks tambem foram definidas no TRC?
Citei cores do mapa. As cores das trilhas do mapa citadas são definidas pelo sistema do GPS e não configuraveis.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
chinela
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Jan 2011, 23:00

instalação de mapa

Mensagem por chinela »

Baixei o mapa gmapsupp.img para o PC (veio zipado), agora estou transferindo este arquivo para o GPS simplesmente arrastando para a pasta dentro da Garmin. Como sei se este mapa está no SD ou na memoria interna do Gamin?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Lembro que o arquivo baixado vem zipado, portanto antes de transferir tem de dezipar.

Se seu gps está plugado na usb do PC ele será reconhecido por uma letra de drive.

Se o cartão estiver no GPS e ele nessa situação plugado, aparecerão duas letras de drive. Uma para o GPS e outra para o cartão nele.

Basta distinguir qual letra corresponde ao GPS e qual ao cartão e enviar o arquivo do mapa, "baixado e dezipado" para onde deseja.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Lazarin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Fev 2011, 00:00

Garmin Nuvi 1350 desliga ao apertar mudar "Estado/Regia

Mensagem por Lazarin »

((Problema resolvido - gostaria de compartilhar))
Depois que atualizei o mapa pelo site ([Link externo oculto para visitantes]) o aparelho simplesmente desligava ao apertar em mudar "Estado/Regiao" na tela inicial de busca de endereços.
baixei o programa Webupdater pelo site da garmin e atualizei o gps...
[Link externo oculto para visitantes]

--> Antes de proceder a atualização certifique que tenha a bateria carregada, uma vez que se a bateria acabar no meio da atualização pode ocorrer serios problemas...
--> Fazer Bakup dos arquivos do Gps..

WebUpdater é um aplicativo gratuito que permite atualizar o software do aparelho de casa. Baixe-o uma vez no link, e você pode verificar e instalar atualizações de software sem o uso de seu navegador de Internet. Basta executar WebUpdater do seu computador, e ele fará todo o trabalho para você.
Avatar do usuário
biduka
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 27
Registrado em: 23 Dez 2010, 23:00

Mensagem por biduka »

Gostaria de saber qual é a impossibilidade de utilizar o NUVI para motos e caminhão.
Possuo para uso dia-dia um NUVI 1390 e também tenho um bem JURASSICO: GPS II PLUS no qual não consigo atualizar maps, alguem poderia me auxiliar nesta tarefa, pois tenho o maior carinho pelo VELHINHO... :roll:
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

biduka,
o NUVI é um GPS automotivo e por isso não é a prova dagua. Muitos amigos meus motociclistas adapataram coisas para utiliza-lo em moto.
Em caminhão pode ser utilizado tranquilamente.

Quanto ao VELHINHO não fui ainda apresentado a ele para lhe ajudar. :wink:
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
biduka
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 27
Registrado em: 23 Dez 2010, 23:00

Mensagem por biduka »

Thundercel escreveu:biduka,
o NUVI é um GPS automotivo e por isso não é a prova dagua. Muitos amigos meus motociclistas adapataram coisas para utiliza-lo em moto.
Em caminhão pode ser utilizado tranquilamente.

Quanto ao VELHINHO não fui ainda apresentado a ele para lhe ajudar. :wink:
Obrigado pela atenção THUNDERCEL...quanto ao JURASSICO, eu usava quando voava táxi-aéreo lá pelos idos de 98, ainda no século passado, antes eu tinha um mais antigo ainda um MODELO 48, que tinha uma restrição quanto a velocidade acima de 190 Km/H depois um MODELO 89 que tinha movingmap sempre GARMIN e pra mim o único que eu também respeito é o TRIMBLE.
Utilizo GARMIN desde1998.
Quanto ao PLUS II olha no link:[Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Tambem fui piloto e Inspac do Serac3.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Lazarin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Fev 2011, 00:00

Boa Tarde Thundercel

Mensagem por Lazarin »

Possuo Garmin Nuvi 1350. Tenho uma Dúvida??!!
Dentro do GPS na pasta (Garmin/Map) tenho o mapa "gmapsupp.img", e no Cartao SD na pasta (Garmin) o mapa "CNBr.img"
O que será que estou fazendo de errado que meu GPS não acha o mapa "CNBr.img", ou será que não posso ter 2 mapas mesmo sendo de nomes diferentes??
Já tentei criar no SD a pasta (Garmin/Map) mas também não deu certo!

Fiz a programação, abaixo e não acha... Poderia me ajudar!!?
12 - Como saber quais mapas estão carregados em meu aparelho?
Para saber quais mapas estão carregados no seu aparelho, primeiramente retire o SD Card dele (se ele veio com) para que esse, se contendo mapas, não interfira na informação.
Ligue o aparelho e com ele ligado (não precisa pegar sinal satélite) navegue pelas seguintes funções:
Ferram. / Definições / Mapa / Inf. Mapa
Em Inf. Mapa se tem os mapas carregados na memória interna do aparelho.
Editado pela última vez por Lazarin em 04 Mar 2011, 15:14, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

No cartão SD crie a pasta Map e não a pasta Garmin/Map. A pasta Map deve ficar na raiz do SD Card e não dentro da pasta Garmin nele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Lazarin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Fev 2011, 00:00

Mensagem por Lazarin »

Thundercel
Muito OBRIGADO pela sua atenção!!
Você sabe tudo!! Você é Fera!!
Avatar do usuário
andrevianna
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Mar 2011, 00:00

Mensagem por andrevianna »

Boa tarde!
Sou iniciante no Universo GPS, e gostaria de agradecer a todos que colaboram neste forúm. Vcs realmente ajudam muito a gente!

Comprei um 1300 nos EUA e fiz os procedimentos recomendados para instalar novos Mapas (instalei os Mapas numa Pasta "Map" e os Alertas num Pasta "Poi", que criei no raiz do cartão Micro SD de 4 Gb).
Aparentemente, tudo está funcionando bem (irei pra rua testar daqui há pouco), mas gostaria de tirar algumas dúvidas:

1) Agora, depois da instalação dos novos mapas, toda vez que ligo o GPS ele dá a msg de que "novos dados extras foram encontrados" e pergunta se quero instalá-los para que "fiquem disponíveis quando o cartão for removido". Como a indicação do Fórum é de que não instalemos nada na memória interna, existe alguma forma de fazer com que a msg não apareça mais?

2) Eu instalei no SD os Mapas TRC-Brasil, TRC-RJ e TRU-RJ (todos baixados do Tracksource). Qual a diferença entre TRC-RJ e TRU-RJ? Posso usar todos simultaneamente? Em que condições devo usar um ou outro?

3) O que é um Mapa roteável?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda de vcs!
Abç
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

1) Agora, depois da instalação dos novos mapas, toda vez que ligo o GPS ele dá a msg de que "novos dados extras foram encontrados" e pergunta se quero instalá-los para que "fiquem disponíveis quando o cartão for removido". Como a indicação do Fórum é de que não instalemos nada na memória interna, existe alguma forma de fazer com que a msg não apareça mais?
recomendamos não instalar na memoria interna arquivos baixados na NET porque podem se corromper durante o download e se instalados corrompidos travam o gps.
No caso dos POIs, essa mensagem surge e em alguns modelos de garmin existe a opção de não instalar na memoria e não perguntar novamente.
Se essa opção de não perguntar novamente não existe em seu modelo pode responder SIM carregando os POIs na memoria interna.
Depois pode deleta-los do cartão.
Lembramos que quando o sistema pergunta isso que dizer que ele reconheceu a integridade dos arquivos de alerta e o problema de corrompimento não existira nesse caso.
2) Eu instalei no SD os Mapas TRC-Brasil, TRC-RJ e TRU-RJ (todos baixados do Tracksource). Qual a diferença entre TRC-RJ e TRU-RJ? Posso usar todos simultaneamente? Em que condições devo usar um ou outro?
Nesse caso NÃO recomendo instalar o TRC RJ e tampouco o TRU RJ.
O TRU é um mapa de teste que aprovado é promovido ao TRC.
Todos os mapas TRU do RJ já foram aprovados e foram promovidos ao TRC RJ e nele estao contidos. Por isso não se faz necessário, pelo menos para o RJ, ter os dois no GPS.

O mapa TRC RJ está contido no TRC Brasil e por isso não é necessário ter os dois no GPS.

Não se usa simultaneamente dois mapas de mesma região no GPS.
Pode ter carregado no GPS quantos mapas desejar de mesma regição, mas para navegar habilite somente um deles.
3) O que é um Mapa roteável?
Mapa roteavel é um mapa onde se empregou tecnicas reconhecidas pelo sistema do GPS para navegação.
Quando programa uma viagem em seu GPS ele calcula uma rota para o destino. Essa rota calculada é chamada de ROTEAMENTO para o destino.

Mapas NÃO ROTEAVEIS só informam na tela as vias e o sistema não consegue calcular rota por eles.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
francobatalha
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Mar 2011, 00:00

Thundercel

Mensagem por francobatalha »

Boa tarde, recentemente comprei um Nuvi 1490T. Ainda sou leigo no assunto, desta forma gostaria de tentar esclarecer alguns detalhes a respeito do funcionamento do aparelho. Peço que tenham um pouco de paciência com minha ignorância.

Já li diversas vezes que é importante não deixar mapas na memória interna do GPS a fim de evitar problemas com corrompimento de arquivos (mapas) que podem ocasionar o travamento do equipamento. Retirei então os mapas da memória interna e os joguei para o SD. Toda vez que ligo o GPS há um questionamento se desejo transferir os dados para o GPS. Existe alguma forma de eliminar esse questionamento incessante? Gostaria de saber também se eu consigo fazer a transferência do Mapsource diretamente para o cartão SD?

Moro em Vitória-ES, mas irei passar uns dias em São Paulo em abril. Fui efetuar a procura da Rua Girassol, no bairro Vila Madalena em SP, para já deixar cadastrado nos favoritos, eis que surgem várias ruas Girassol na cidade de São Paulo. Eu, infelizmente, não consigo identificar pelo mapa se as opções que aparecem no GPS realmente são na Vila Madalena como eu gostaria, assim, gostaria de saber porquê existem tantas opções de Ruas com um mesmo nome? Será que são várias ruas com nomes iguais ou o GPS pode estar repetindo a mesma rua várias vezes? Se forem ruas em diferentes locais, como faço para diferenciar/ identificar estas ruas que aparecem? Ainda nessa linha, consigo efetuar a procura de endereços por BAIRRO (cidade e bairro)?

Em alguns testes que fiz aqui em Vitória, percebi que a navegação no modo “mais rápido” prioriza as rotas com avenidas centrais, mas que às vezes trazem verdadeiras aberrações de rotas (sai de uma via que chegaria em menos de 3 km, para uma via com mais de 8km). Assim, gostaria de saber, pela experiência de vocês, qual o modo de navegação mais eficiente (que erra menos e traga mais benefícios), o rápido, o de menor consumo de combustível ou o mais curto?

Desde já agradeço.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.