Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

fadanelli,
me consta que o 276 saiu de linha.
Se desejar um nuvi para moto de uma olhada em http://todaoferta.uol.com.br/comprar/su ... 3VZSH#rmcl
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pelopes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Nov 2010, 23:00

Mensagem por pelopes »

Boa noite;

Comprei, há pouco tempo, um "GPS 3,5" Garmin Nuvi 205 com Mapa Navteq 3D Touchscreen 1300 cidades".
Estou satisfeito como o seu desempenho dentro da cidade. Porém, neste final de semana fiz uma viagem de cascavel,pr para chapecó,sc,. Fui com o GPS ligado para ver se funcionaria; no entanto, foi um desastre o que ocorreu, ele saiu completamente da estrada, mesmo em BRs grandes e movimentadas, parecia que estava andando sobre as nuvens!

Pergunto: é normal isso? Não funciona mesmo?
Daqui a alguns dias terei que ir a Campo Grande,MS. Já estou preparando a rota no google, pois pelo visto não posso confiar no GPS que comprei!

Desde já, agradeço se alguém puder me ajudar!
Avatar do usuário
pelopes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Nov 2010, 23:00

Mensagem por pelopes »

Andei pesquisando. Será que o que falta é um mapa rodoviário?
Pensei que o mapa que veio com o GPS funcionasse em rodovias também!

Será que o mapa TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo vai funcionar no meu gps?

Se alguém puder me ajudar!
Avatar do usuário
kzduardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jan 2011, 23:00

Mensagem por kzduardo »

Bao noite pessoal.
Me desculpem se já tiver a resposta no fórum, procurei e ainda estou com dúvida. Comecei ler o tópico, mas são 10 páginas e me falta tempo, mas li muuuita coisa e aprendi bastante.

Mas tenho dúvidas:

Há um tempo tenho um legend. Agora comprei um Nuvi 1490T.

No legend estou acostumado ir no google earth, desenhar um caminho, salvar e enviar pro gps usando o trackmaker. No Nuvi posso fazer isso? Lembrando que meu nuvi aceita 10 rotas.

E o registro do trajeto que fica quando uso o gps nuvi, pode ser salvo com track? Pra usar posteriormente, como se fosse num off road.

Tenho mais dúvidas, mas pesquiso pq aqui sei que tem as respostas.

Valeu pesseal.

Abraço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Prezado kzduardo,
pode usar o Trackmaker para enviar caminho para o GPS porem lembro que esse caminho so sera roteavel se existir via no mapa desenhada para ele.

O registro de viagem fica salvo no GPS e pode ser resgatado pelo mapSource ou Trackmaker.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
kzduardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jan 2011, 23:00

Mensagem por kzduardo »

Thundercel escreveu:Prezado kzduardo,
pode usar o Trackmaker para enviar caminho para o GPS porem lembro que esse caminho so sera roteavel se existir via no mapa desenhada para ele.

O registro de viagem fica salvo no GPS e pode ser resgatado pelo mapSource ou Trackmaker.
Marcio, muito obrigado pela resposta.

No caso do caminho ser roteável somente se existir via no mapa é válido tb para o registro que fica solvo no GPS?

Grande abraço.
Avatar do usuário
kzduardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jan 2011, 23:00

Mensagem por kzduardo »

Marcio, prometo não ficar perguntando mais.
Só me responda mais uma:

Esse registro de viagem que fica salvo no GPS pode ser reaberto na próprio GPS? Mesmo que não seja roteável, só pra fazer o caminho de volta passando por cima. Já faço isso no caminho que percorri durante o dia, mas quero saber se posso resgatar um caminho que fiz semana passada.

Obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Esse registro de viagem que fica salvo no GPS pode ser reaberto na próprio GPS? Mesmo que não seja roteável, só pra fazer o caminho de volta passando por cima. Já faço isso no caminho que percorri durante o dia, mas quero saber se posso resgatar um caminho que fiz semana passada.
Sim,
para isso basta habilitar no GPS a função "mostrar registro de viagem".
Com isso todos os registros aparecerao na tela como uma linha azul ao navegar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
kzduardo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jan 2011, 23:00

Mensagem por kzduardo »

Thundercel escreveu:
Esse registro de viagem que fica salvo no GPS pode ser reaberto na próprio GPS? Mesmo que não seja roteável, só pra fazer o caminho de volta passando por cima. Já faço isso no caminho que percorri durante o dia, mas quero saber se posso resgatar um caminho que fiz semana passada.
Sim,
para isso basta habilitar no GPS a função "mostrar registro de viagem".
Com isso todos os registros aparecerao na tela como uma linha azul ao navegar.

Obrigado.
Avatar do usuário
alzimmer
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jan 2011, 23:00

Mensagem por alzimmer »

Boa Tarde!

Tenho algumas dúvidas, tenho o mapa do tracksource na memória do meu gps nuvi 295w e no cartão de memória não tenho nenhum.
Queria por o CN Brasil no cartão de memória para ter os dois mapas.
Queria saber tbm se é aconselhável manter o trc na memória do gps ou não.
Se não for, como faço para passa-lo para o cartão de memória.
Assim só ficaria o mapa base na memória do gps.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Unindo os mapas em um unico arquivo gmapsupp.img.

Vide
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1132
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
NelsonRB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Fev 2011, 23:00

Garmin Nuvi 1450LMT: dúvidas iniciais de um ignorante!!!

Mensagem por NelsonRB »

Mestres,
Eu queria colocar esta mensagem no seguimento deste tópico, mas pelo visto criei um novo tópico! Vou ver se eu consigo consertar a bobagem!
Parabéns pelo trabalho do site e pela incrível paciência para responder a todo o tipo de dúvida!!!
Sou novo no fórum e um completo ignorante no assunto, então imaginem as bobagens que vem por aí... Já li todas as 10 páginas de comentários e mais alguns outros tópicos, mas, por óbvio, fiquei cheio de dúvidas.
Comprei um Garmin Nuvi 1450LMT nos EUA, então ele veio com o mapa North America carregado (na memória interna) e tenho direito à atualização vitalícia dele. Aliás, já fiz inclusive uma atualização, pois logo após o registro do produto (no mygarmin.com), o site me informou que havia uma atualização disponível e eu mandei fazer. Em tese, ficou tudo OK (pelo menos o bicho continua ligando e mostrando meus favoritos...).
Também comprei o mapa da Europa em DVD. E também 3 micro-SD (dois de 4GB e um de 2GB).
Me viro bem no Windows Explorer (uso o Vista 64bits), mas não havia pensado o Garmin Nuvi como um "drive" cheio de arquivos. Tomei um susto ao ler as dicas para manusear direto os arquivos pelo Windows!!!
E também nem tinha pensado na necessidade de fazer um backup da memória interna do Garmin, o que estou fazendo AGORA!!! Pelo visto vai levar uns 50 minutos...
Minhas dúvidas iniciais(!), se os mestres puderem me ajudar:
1) Vi os vários posts alertando para não deixar mapas na memória interna. Então eu devo tirar o mapa North America que está lá ??? Minha ideia original era colocar o mapa da Europa no micro-SD de 4GB, o do Brasil no micro-SD de 2GB e deixar o outro micro-SD "na sobra"; mas pelo visto seria melhor colocar o mapa North America neste micro-SD e tirar da memória interna...
2) No DVD do mapa da Europa imagino que deva ter vindo o MapSource. É possível fazer o gerenciamento dos mapas (o que fica na memória interna, o que vai para os micro-SDs, etc) com este programa MapSource ou tem que ser pelo Windows Explorer mesmo ???
3) Eu terei direito a updates grátis lifetime do mapa da Europa também ou só do North America (que foi o único que veio com o aparelho) ???
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

1) Vi os vários posts alertando para não deixar mapas na memória interna. Então eu devo tirar o mapa North America que está lá ??? Minha ideia original era colocar o mapa da Europa no micro-SD de 4GB, o do Brasil no micro-SD de 2GB e deixar o outro micro-SD "na sobra"; mas pelo visto seria melhor colocar o mapa North America neste micro-SD e tirar da memória interna...
Fica a seu criterio porem quando existir atualização do mapa NA tera voce que retirar o da memoria interna para lá carregar o mapa atualizado.
Recomendamos, por segurança, manter mapas no cartão para preservar a memoria interna que a nosso ver é muito temperamental e costuma travar por besteira.
De qualquer forma não pode voce tirar o mapa NA de la e coloca-lo no cartao. Ele esta vincluado ao ID do aparelho e não funciona no cartao que tem oputro ID.
2) No DVD do mapa da Europa imagino que deva ter vindo o MapSource. É possível fazer o gerenciamento dos mapas (o que fica na memória interna, o que vai para os micro-SDs, etc) com este programa MapSource ou tem que ser pelo Windows Explorer mesmo ???
Geralmente quandos e adquire mapa por DVD na midia vem o MapSource.
O mapa que esta na memoria interna, o NA, esta em formato IMG e o MapSource requer mapa em formato EXE para ser carregado no PC.
Assim não tem como voce gerenciar pelo MapSource o mapa NA que esta na memoria interna.
3) Eu terei direito a updates grátis lifetime do mapa da Europa também ou só do North America (que foi o único que veio com o aparelho) ???
Ate onde sei o usuario que adquire um Garmin tem direito ao update do mapa que vem no aparelho (no seu caso o mapa NA) por um periodod e 60 dias contados a partir que liga voce o aparelho e esse encontra satelites. Desconhecia que a garmin esta fornecendo atualizações vitalicias do mapa.
Desconheço o prazo de direito de atualização de mapa para mapsource adquirido em CD.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
NelsonRB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Fev 2011, 23:00

Mensagem por NelsonRB »

Obrigado pela rápida resposta !!!
Fica a seu criterio porem quando existir atualização do mapa NA tera voce que retirar o da memoria interna para lá carregar o mapa atualizado.
Recomendamos, por segurança, manter mapas no cartão para preservar a memoria interna que a nosso ver é muito temperamental e costuma travar por besteira.
De qualquer forma não pode voce tirar o mapa NA de la e coloca-lo no cartao. Ele esta vincluado ao ID do aparelho e não funciona no cartao que tem oputro ID.
A atualização do mapa NA que veio no aparelho foi feita pelo programa "GarminMapUpdater_v2.5.16.exe", que foi baixado no meio do processo de atualização. Eu em realidade não tirei o mapa da memória, o programa é que provavelmente tirou o mapa velho e colocou o novo. Já que eu comprei vários micro-SD, eu quero seguir a sugestão de vocês de deixar apenas um base map na memória interna (já existe no diretório ".System" um arquivo de nome "gmapbmap.img", com 49MB, além de outro arquivo com mesmo nome e extensão ".sum", então acho que o base map já está lá), mas não entendi como fazer isto pela última parte da tua resposta! Então o mapa NA só funcionará na memória interna ??? Achei que eu pudesse copiá-lo para o cartão livremente. Aliás, quando eu fiz a atualização do mapa, ele me perguntou se eu queria baixar o novo mapa só no aparelho GPS ou também no micro e eu escolhi baixar para ambos. Assim, o mapa NA está baixado aqui no meu micro (pelo visto para uso do MapSource). Este mapa eu não vou conseguir usar se colocar em um cartão micro SD ??? Isto é ruim, entre outras coisas porque o mapa mal cabe na memória interna, creio que daqui a umas 2 ou 3 atualizações não vai mais caber !!!

Aproveito para emendar com outra pergunta: na hora de fazer a atualização ele me perguntou se eu queria todo o mapa (EUA e Canadá) ou partes selecionadas (só EUA, só os 49 states, havia várias opções em realidade, acho até que dava para selecionar só alguns estados). Não pretendo dirigir no Canadá tão cedo. Terei algum ganho de performance se eu colocar só o mapa dos EUA, ou, melhor ainda, só dos estados em que eu pretendo dirigir ???
Ate onde sei o usuario que adquire um Garmin tem direito ao update do mapa que vem no aparelho (no seu caso o mapa NA) por um periodod e 60 dias contados a partir que liga voce o aparelho e esse encontra satelites. Desconhecia que a garmin esta fornecendo atualizações vitalicias do mapa.
Desconheço o prazo de direito de atualização de mapa para mapsource adquirido em CD.
Pelo que eu entendi do site da Garmin, os modelos "LM" tem "Lifetime Maps" e os modelos "LMT" (que é o caso do meu - Nuvi 1450LMT) tem "Lifetime Maps anda Traffic". Pela descrição que consta no site eu tenho direito à atualização do mapa que veio dentro do aparelho (no caso, NA) enquanto o aparelho tiver suporte da Garmin. Agora já fiquei apavorado!!! Vou aguardar para ver o que acontece e depois eu aviso se funcionou a "atualização vitalícia".
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

A atualização do mapa NA que veio no aparelho foi feita pelo programa "GarminMapUpdater_v2.5.16.exe", que foi baixado no meio do processo de atualização.
Não use esse programa para atualização de mapa no proprio GPS. Sempre o use para baixar para o PC.
Muitos GPS travaram pelo uso dele quando da atualização.
Eu em realidade não tirei o mapa da memória, o programa é que provavelmente tirou o mapa velho e colocou o novo.
Ele subescreve arquivo.
Quando citamos manuseio da memoria interna se enquadra nessa citação subscrição de arquivos.
eu quero seguir a sugestão de vocês de deixar apenas um base map na memória interna
Cuidado! Leia atentemente nossas recomendações.
Não recomendamos deixar na memoria interna SOMENTE o gmapbmap.
Existem outros mapas que devem permanecer. VCIto, como exemplo, o gmaptz.img
Então o mapa NA só funcionará na memória interna ??? Achei que eu pudesse copiá-lo para o cartão livremente. Aliás, quando eu fiz a atualização do mapa, ele me perguntou se eu queria baixar o novo mapa só no aparelho GPS ou também no micro e eu escolhi baixar para ambos. Assim, o mapa NA está baixado aqui no meu micro (pelo visto para uso do MapSource). Este mapa eu não vou conseguir usar se colocar em um cartão micro SD ??? Isto é ruim, entre outras coisas porque o mapa mal cabe na memória interna, creio que daqui a umas 2 ou 3 atualizações não vai mais caber !!!
Ele só serve para ser utilizado na memoria interna e vinculado ao ID do aparelho.
A opção de se fazer o download para o PC é para depois ser transferido pelo windows e pelo usuario para a memoria interna.
Aproveito para emendar com outra pergunta: na hora de fazer a atualização ele me perguntou se eu queria todo o mapa (EUA e Canadá) ou partes selecionadas (só EUA, só os 49 states, havia várias opções em realidade, acho até que dava para selecionar só alguns estados). Não pretendo dirigir no Canadá tão cedo. Terei algum ganho de performance se eu colocar só o mapa dos EUA, ou, melhor ainda, só dos estados em que eu pretendo dirigir ???
Desconheço a frequencia que se dirije voce aos USA, mas lembro que os mapas estao sendo atualizados com certa frequencia.
Sem duvida quanto menor o arquivo de mapa carregado e habilitado no aparelho melhor sera o processamento dele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.