GPSINFO DOAÇÕES

Ajude a manter este site doando qualquer valor por um dos meios abaixo:

PAYPAL PAGSEGURO SANTANDER ITAÚ BB

Corrigir Texto em Português do Brasil para o Nuvi

Forum do Software de Navegação Garmin

Mensagempor Thundercel » 17 Dez 2009, 07:19

Não fiquem na dependência de outros. Faça você mesmo a tradução de seu arquivo.

Antes de mais nada tenha em mente que em função das "alegorias e adereços"(funções) que estão surgindo nos novos modelos de GPS da Garmin, um arquivo de idioma de um modelo não é exatamente igual ao arquivo de idioma de outro modelo, portanto não é recomendável a instalação de um arquivo de um modelo em outro modelo.

A Garmin, por alguma razão desconhecida por mim, está ocultando os arquivos de idioma nos novos modelos (linha 8XX, 1XXX e talvez outros), portanto o que vou citar não se aplica a esses modelos.

Os arquivos de idiomas ficam localizados na pasta Garmin / Text / do seu GPS e, nos modelos mais novos, ficam agrupados em 3 arquivos de mesma extensão .gtt, mas nomes diferentes. Nos modelos mais antigos só existe um arquivo de idioma.
O que mais nos importa é o Portuguese.gtt. O Portuguese_Prx e Portuguese_Prf existentes em alguns modelos não vamos utilizar, por enquanto, já que eles estão relacionados a serviços não disponíveis ainda no Brasil.

Vamos lá, mãos a obra:

1 - Por segurança faça um backup do arquivo Portuguese.gtt que se encontra dentro da pasta / Garmin / Text / no seu GPS.

2 - Além do backup, faça uma cópia desse arquivo em qualquer parte do seu PC. É nessa cópia que irá trabalhar.

3 - abra a cópia do arquivo Portuguese.gtt utilizando o "bloco de notas"(Notepad) do seu windows.

4 - substitua o termo que desejar entre as TAGS txt e somente dentro dessas. NÃO MEXA NO CONTIDO ENTRE TAGS Tag, pois aí se encontra a chamada padrão ao nome ou frase a ser apresentado na tela do GPS ( o que está entre <txt>).

Vamos a um exemplo prático:

Com o bloco de notas veremos no arquivo

<str>
<tag>TXT_Roundabout_STR</tag>
<txt>Rotunda</txt>
</str>

Observerm a linha <txt>Rotunda</txt>
Como rotunda é rotatória, basta substituir a palavra pelo termo correto ficando assim

<str>
<tag>TXT_Roundabout_STR</tag>
<txt>Rotatória</txt>
</str>

Outro exemplo prático é aquela mensagem de aviso que sempre aparece quando ligamos nosso aparelho.
Para visualizar essa mensagem basta, pelo localizar do "bloco de notas", buscar pelas palavras
TXT_Warning_body_STR_M
Encontrando verá:

<str>
<tag>TXT_Warning_body_STR_M</tag>
<txt>Não tente introduzir uma rota ou ajustar a unidade em condução. Se não prestar atenção à condução poderá ter um acidente, resultando em morte, ferimentos graves ou danos graves. O utilizador assume total responsabilidade e risco ao utilizar este equipamento.</txt>
</str>

Em que pese que ladrões podem conhecer o processo, aquele texto irritante que aparece toda hora ao se ligar o aparelho foi modificado para o seguinte texto:

<str>
<tag>TXT_Warning_body_STR_M</tag>
<txt>Este GPS pertence à (coloque aqui seu nome) e foi objeto de ROUBO ou FURTO. Telefone para (coloque aqui seu telefone) e avise ao seu legítimo proprietário.</txt>
</str>

Analise todas as linhas onde existe a TAG <txt> e troque a palavra, ou palavras, do interior pelo que desejar, tendo a devida atenção para que o texto modificado não fique muito superior em número de caracteres do original. Se isso ocorrer poderá você, em função da extenção do texto, ter o mesmo cortado por falta de espaço na tela (campo disponível).

Ao final salve o arquivo, mantendo o mesmo nome e sobrescreva o existente no GPS.

Boa sorte e bom trabalho! :D
Thundercel

Fundador

Residencia: BRASIL - ES - Vila Velha

Idiomas não usados

Mensagempor look » 15 Ago 2010, 19:10

Os idiomas não utilizados como Japones pex, não seria interessante apagar para salvar espaço de memória?
look

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 15 Ago 2010, 19:25

sim
Thundercel

Fundador

Mensagempor pedrofv » 19 Ago 2010, 03:32

olá marcio, eh que no meu aparelho os arquivos de texto estão em um formato diferente q eh o .glx e nao estao nesse formato .gtt .... voce poderia me informar se o procedimento eh o mesmo tanto no formato .glx quanto no formato .gtt?
pedrofv

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 19 Ago 2010, 07:44

pedrofv,
não li a respeito e tampouco não testei para saber se pode ser feito em formato GLX.
Thundercel

Fundador

Mensagempor Tcix » 23 Ago 2010, 19:32

Olá a todos,

alguém, poderia me dar uma dica?
Já fiz de tudo com os arquivos de texto do meu Nüvi 285W:
já usei o Cygnus, já corrigi toda a ortografia do arquivo GTT, já utilizei o TTSVoiceEditor, e carreguei o meu arquivo personalizado na memória interna, mas o dispositivo nunca lê meu arquivo. Alguém saberia me dizer oq acontece? A única coisa que notei foram as modificações via Cygnus, como por exemplo a troca de "Dr" que antes a Raquel lia como "drive" e depois da minha correção, agora lê "doutor". De resto nada mudou.
Tcix

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 23 Ago 2010, 20:21

Tcix,

nem todas as falas são acessíveis pelo TTS Voice Editor. Algumas só consegue você acessar se valendo de um editor hexadecimal.

De uma olhada em
Você precisa estar logado para ver os links. Registre-se.
Thundercel

Fundador

Mensagempor Tcix » 23 Ago 2010, 20:33

Então Thunder, eu usei o editor, o Cygnus, e mudei varias falas erradas e as salvei, o meu problema é que o dispositivo não reconhece meu arquivo modificado, ja tentei retirar os demais arquivos, deixando só o meu, mas mesmo asim não funcionou.
Tcix

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 23 Ago 2010, 20:56

Tcix,

a garmin no decorrer do tempo vem com suas atulizações impedindo a edição de alguns arquivos que servem ao sistema.

Se não conseguiu você corrigir algo empregando o TTS Voice Editor e o Cignus, é porque a modificação encontra-se no arquivo de sistema que não temos acesso.
Thundercel

Fundador

Mensagempor Tcix » 23 Ago 2010, 21:02

É, pode ser mesmo, porque eu tava tentando aqui mais uma vez e vi que mesmo apagando o arquivo original e deixando só o meu, parece q o nüvi tem algum tipo de backup do arquivo original e sempre q ele é reiniciado ele recupera o arquivo que parece ter sempre prioridade sobre o meu, deve ser algum tipo de checksum interno.
Tcix

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 23 Ago 2010, 21:08

Tcix,

não testei e nem sei se tem referencia, mas retire o arquivo GUPDATE.GCD de dentro da memoria interna. Ele normalmente se encontra dentro da pasta Garmin.

Quando o Garmin inicializa primeiro ele varre esse arquivo porque nele se encontra a atualização do Firmware.

Quando adquirimos o GPS esse arquivo não existe. Quem o coloca ali é o programa Webupdater quando existe atualização de firmware disponivel.

A ausência dele não impede o funcionamento do GPS, inclusive o retiramos quando estamos aplicando um firmware de cura no aparelho.

Só um palpite, sem comprovação técnica, poder o contido nesse arquivo impedir algumas mudanças internas.
Thundercel

Fundador

Mensagempor Tcix » 23 Ago 2010, 21:26

É..... infelizmente não funcionou. Mas vou continuar tentando, de um jeito ou de outro, ele tem que mudar, pq quando usei o webupdater da ultima vez, ele incluiu alguns idiomas novos, e se ele faz isso, é porque tem algum modo de atualizar internamente os textos. Mesmo assim, valeu e muito Thunder!
Tcix

Usuario 0

Mensagempor Tcix » 25 Ago 2010, 21:51

Olá Thunder,

tentei bastante e resolvi meu problema, fiquei olhando meus arquivos .GTT e vi que renomeando-os, o meu nunca era carregado. Então abri os arquivos no bloco de notas e notei que neste trecho em negrito era feita a chamada do arquivo:

<lang>Portuguese</lang>
<desc>Português</desc>
<type>Primary</type>
<sort>0</sort>
<cpage>65001</cpage>
<pnum>006-D0981-23</pnum>
<ver>2.90</ver>

acho que como os dois arquivos tinham a mesma chamada, o meu era anulado, até porque entrando na BIOS (mantendo presionado o ícone de carga de bateria por 30s), vi que constava apenas um checksum de "voice", o do arquivo original. Alterei o meu arquivo para o seguinte:

<lang>Portuguese</lang>
<desc>Meu texto</desc>
<type>Primary</type>
<sort>0</sort>
<cpage>65001</cpage>
<pnum>006-D0981-23</pnum>
<ver>2.90</ver>

Feito isso, mandei fazer o checksum novamente e pra minha surpres constavam 2 arquivos "voice". Reiniciei e logo de cara notei que havia funiconado pois usei sua idéia de mudar a mensagem inicial do aviso de alerta, para uma mensagem com meu nome e telefone. Estou adorando ouvir a "Minha Raquel" usando o gerúndio dizendo "conduzindo" ao invès de "a conduzir"..... rsrsrs!

Mais uma vez, obrigado a todos do forum! :lol:,
Tcix

Usuario 0

Mensagempor Thundercel » 25 Ago 2010, 22:04

Obrigado pelo relato e feedback.

Editei os meus, mas sem renomear o arquivo. Utilizei o mesmo arquivo gtt porem editado e por isso não identifiquei o problema passado por voce.
Thundercel

Fundador

Mensagempor albertoivo » 12 Set 2010, 17:31

Podem ser removidos os arquivos na pasta Voice (VPM files) e os da pasta Text (GTT files) que não são utilizados (EX.: Noruegues, Japonês....) para liberar memória interna, sem danificar o funcionamento normal do aparelho ?
albertoivo

Usuario 0

Próximo

Voltar para Garmin