Mapas do Projeto TrackSource

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Jassis,
o grande problema do TrackSource é que poucos contribuem, ora desenvolvendo mapas, ora informando correções para os desenvolvedores.

Para que você tenha uma idéia, hoje sou desenvolvedor TrackSource de Campos dos Goytacazes, Saquarema, Maricá, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, todos no Estado do RJ. Já terminei esses mapas e agora me passaram a Ilha do Governador - RJ. O que quero dizer com isso é que até o presente momento, mesmo sendo desenvolvedor de todos esses lugares, não recebi nenhuma contribuição por e-mail. Só posso inferir que meus mapas devem estar sem erros. Não desejaria imaginar que o pessoal não tem é "saco" de ajudar o semelhante.

No caso de Poços de Caldas, indo na página do TrackSource em [Link externo oculto para visitantes]?
você poderá consultar o desenvolvedor Estadual e Municipal e seus respectivos endereços.
Ali identifiquei para Poços de Caldas:

Desenvolvedor municipal
Nome : Ricardo de Carvalho e Silva
e-mail : terreu@gmail.com

Desenvolvedor estadual
Nome : Joaquim Francisco da Cunha
e-mail : joaquim.francisco@globo.com

Sabendo disso, procure encaminhar a informação de erro ou falta de informação para o responsável.

A vantagem do TrackSource é que o desenvolvedor, recebida a informação de correção, corrige de pronto e essa, por vezes, estará disponível logo no dia seguinte, no novo TRC Estadual. Por essa razão que os TRC estaduais são atualizados quase que diáriamente e o TRC-Brasil só mensalmente, compilando, em sua data de publicação, todos os TRC Estaduais.

Entende porque recomendei o TRC-MG e não o TRC-Brasil?

Não respondo por cidades grandes de SP, mas posso responder pelas 5 cidades que desenvolvo. Nelas procurei ser o mais detalhista possível e não existe mapa que supere as informações que inseri nessas cidades.
Dada a possibilidade de correção imediata adianto que o TrackSource caminha a passos largos para superar todos os mapas disponíveis na praça.

Entenda que muitos municipios ainda estão incompletos e em desenvolvimento. O trabalho é demorado e requer muita paciência e ajuda daqueles que trafegam pelo local.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jassis
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2009, 00:00

Mensagem por jassis »

Thundercel, já enviei as informações dos erros para os desenvolvedores e me coloquei a disposição para prestar qq outro auxílio por aqui. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho !!! :D :D :D
Avatar do usuário
Jaguar66
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mai 2009, 00:00

TRC São Paulo

Mensagem por Jaguar66 »

Thundercel...

Vc está de parabéns. Vc está realmente atuando como moderador e/ou coordenador de Forum. Ajudando expontaneamente a quem precisa. Tratando as pessoas com educação, com carinho e o respeito que merecem. Parabéns!

Sou usuário frequente de GPS Garmin há bastante tempo e, ainda assim, tenho muitas duvidas sobre a seleção dos mapas do Projeto. Imagine aqueles que estão tendo contato com GPS pela primeira vez. Precisam de ajuda, é claro! E para isso existem os Forum, acredito eu. Como o proprio nome significa, Forum é local para troca de conhecimento. Quem sabe mais orienta a quem sabe menos.

Voltando ao assunto TrackSource, e agora com o novo TRC SP. O que devemos instalar para rodar em São Paulo (Capital + Interior), TRC-SP + TRU-SP?

Gostaria de ouvir sua opinião de expert. Abcs.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Amigo Jaguar,
não me considero "expert", mas procuro sempre buscar respostas por meio da leitura ou perguntando aos verdadeiros "experts".

Quanto a SP, desde o mês passado que decidiu-se incorporá-lo ao TRC e por isso agora existe o TRC-SP que na verdade contempla as mesmas informações do TRU-SP.

Para navegar em SP basta carregar o TRC-SP.

Creio que incorporando SP ao TRC fica mais fácil agora o entendimento geral já que todos os Estados Brasileiros possuem o seu TRC.

Por fim recomendo, na medida do possível, utilizar o TRC-Estadual e não o TRC-Estadual extraído do TRC-Brasil.

Digo isso porque o TRC-Estadual é atualizado quase que diáriamente e o TRC-Brasil só mensalmente.

Sempre por volta do dia 15 de cada mês são compilados todos os TRC-Estaduais atualizados em um unico conjunto que por sua vez forma o TRC-Brasil.

Par fazer o download do TRC Estadula basta ir na mesma página onde se faz o download do TRC-Brasil. Nela, logo abaixo, estão todos os TRC-Estaduais com as datas de atualização ao lado de cada um.

[Link externo oculto para visitantes]

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
ljangelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2009, 00:00

Primeiro Contato com o Garmin Nuvi 260W

Mensagem por ljangelo »

Prezado,
Acabo de adquirir um Garmin Nuvi 260w. Ele veio com um SD Card com um mapa "gmapsupp" tamanho 346.860 KB.
Estou com o melhor mapa para o Brasil?
Existe mapas melhores?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

ljangelo,
o melhor mapa do Brasil, na minha opinião, é aquele que tem maior abrangência, menos erros e possibilidade de correção, em tempo razoável, dos erros encontrados.

Assim sendo, para uso no Garmin, continuo sendo de opinião que o melhor mapa para o Brasil é o do TrackSource, que acima de tudo é gratuito.

Quando adquirimos um GPS Garmin, ele vem na memória interna, em um arquivo de nome gmapprom.img, um mapa que pode ser do Brasil, USA, Europa, etc. Esse mapa normalmente ocupa grande espaço dos 2 GB da memória interna.

Não existindo mapa do Brasil, muitos adquirem o oficial da GARMIN que recebe o nome de City Navigator. Esse mapa normalmente vem instalado no SD Card e tem um tamanho aproximado de 130 MB. Ele se encontra no arquivo gmappsup.img.

Para se saber que versão do mapa do Brasil adquirimos, basta ligar o aparelho, navegar por ele até Ferram. / Configurações / Mapa / Info Mapa. Em "Info Mapa" nos será mostrado os mapas instalados no aparelho (memoria interna e SD Card) e o que está habilitado para uso.

Assim, se fazendo isso identificar você que seu mapa do Brasil é o City Navigator V4, informo que já existe um mais novo que é o City Navigator 2010.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
mssandoval
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Out 2009, 00:00

Mensagem por mssandoval »

Thundercel escreveu:ljangelo,
o melhor mapa do Brasil, na minha opinião, é aquele que tem maior abrangência, menos erros e possibilidade de correção, em tempo razoável, dos erros encontrados.

Assim sendo, para uso no Garmin, continuo sendo de opinião que o melhor mapa para o Brasil é o do TrackSource, que acima de tudo é gratuito.

Quando adquirimos um GPS Garmin, ele vem na memória interna, em um arquivo de nome gmapprom.img, um mapa que pode ser do Brasil, USA, Europa, etc. Esse mapa normalmente ocupa grande espaço dos 2 GB da memória interna.

Não existindo mapa do Brasil, muitos adquirem o oficial da GARMIN que recebe o nome de City Navigator. Esse mapa normalmente vem instalado no SD Card e tem um tamanho aproximado de 130 MB. Ele se encontra no arquivo gmappsup.img.

Para se saber que versão do mapa do Brasil adquirimos, basta ligar o aparelho, navegar por ele até Ferram. / Configurações / Mapa / Info Mapa. Em "Info Mapa" nos será mostrado os mapas instalados no aparelho (memoria interna e SD Card) e o que está habilitado para uso.

Assim, se fazendo isso identificar você que seu mapa do Brasil é o City Navigator V4, informo que já existe um mais novo que é o City Navigator 2010.

[]s
Thundercel Bom dia,

Aproveitando sua deixa,porfavor me tire uma duvida, posso deixar marcados em "info mapa" os mapas city navigator Brazil e TRC Tracksource Brasil ? ou seria recomendavel deixar marcado apenas um deles,pois tenho os dois juntos no SD?

Obrigado e parabens pelo Forum!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

msandoval bom dia,

não se recomenda a habilitação de mapas de mesma região pelo simples fato que as vias ficarão duplicadas e nem sempre uma superpondo a outra devido a origem dos mapas serem diferentes.

Outro problema reportado, além da duplicação, é a confusão criada para quando do cálculo de rota uma vez que o SO do aparelho não saberá identificar por que via seguir, se de um mapa ou de outro.

[]s
Marcio
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
warthebest
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Out 2009, 00:00

Mensagem por warthebest »

Os mapas da região de Itaboraí estão incompletos!!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

warthebest,
o desenvolvedor Tracksource de Itaboraí - RJ é o Adilson Perinei

zumiki@yahoo.com

envie suas contribuições de Itaboraí a ele de forma que aquele mapa se complete no tempo.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
fernandoiecp
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2010, 23:00

Mensagem por fernandoiecp »

Sempre tenho encontrado grandes divergências nos mapas do projeto aqui em Recife. Tenho por diversas vezes contactado o desenvolvedor via email com vários pontos(trilhas), etc e me dispondo a resolver qualquer problema que venha. O que acontece é que sequer o mesmo se presta a responder algum dos emails nem mesmo se dando ao trabalho de agradecer por contribuições feitas. Existem muitos erros de ROTEAMENTO de ruas, sentidos errados, Pontos de interesse deslocados, etc... Ruas que não existem, dentre vários outros problemas.. Quero contribuir com o projeto mas desta forma fica bastante complicado! Grato pelo DESABAFO! QUERO AJUDAR!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

fernandoiecp,

um projeto como o TrackSource, que conta com a boa vontade de elementos que se dispõem a ajudar na confecção de mapas, sem remuneração, não pode exigir desses respeito ao próximo, principalmente aos colaboradores de quem tanto necessita. Isso é inerente a educação de cada um.

Concordo com você que a educação de "alguns" desenvolvedores deixa muito a desejar, afastando colaboradores que se desistimulam.

O TrackSource, visando minimizar os efeitos disso, criou a figura da "contribuição protocolada". Por meio dela o colaborador se relaciona com o sistema e não mais com o desenvolvedor. Só terá contato com o desenvolvedor se esse solicitar esclarecimentos da contribuição.

O mais interessante nesse processo é que o desenvolvedor não poderá atualizar o mapa se existir alguma colaboração protocolada pendente, sem solução.

Mais interessante ainda é que o colaborador pode acompanhar o andamento da sua colaboração pelo sistema.

Para se fazer uma contribuição protocolada basta se dirigir a:
[Link externo oculto para visitantes]
e no campo "Opções identificadas" inserir seu email e clicar em "contribuição ou erro"
Essa ação fará com que o sistema envie uma mensagem para sua caixa postal contendo um link que o conduzirá a página onde deve ser a contribuição relatada, inclusive com a facilidade de se anexar fotos ou arquivos ilustrativos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
fernandoiecp
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2010, 23:00

Mensagem por fernandoiecp »

Thundercel,
Muito obrigado pelo contato... Realmente, sua observação foi muito importante, seguirei esses passos que você me indicou, assim imagino que poderei contribuir de melhor maneira com o projeto.. Pois da forma que fazia mais parecia que eu coletava todos os dados necessários, escrevia o email dando todas as explicações e no final o email nunca era entregue ao destinatário(desenvolvedor)...
Vi que você é um desenvolvedor do projeto e gostaria de saber onde consigo toda a Literatura que preciso para começar a desenvolver meus próprios mapas, pois tenho interesse nisso.
Grato!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

fernandoiecp,
realmente tenho ajudado ao projeto desenvolvendo alguns mapas do RJ, ES e BA.

O projeto disponibiliza um manual em [Link externo oculto para visitantes]
porém já adianto que esse manual requer atualização.

O iniciante ao ler esse manual se desestimula pela infinidade de termos técnicos empregados e desconhecidos por ele e a primeira impressão é que desenvolver mapa é um "bicho de 7 cabeças". Engana-se ele e, na minha opinião, desenvolver um mapa é simples a partir do momento que se conhece os passos básicos. O produto final que é o mapa só é melhorado na medida em que vamos adquirindo experiência e aperfeiçoando nossa técnica.

Para exemplificar o que digo, era eu desenvolvedor do município de Araruama - RJ até que um dia surgiu um residente na cidade, de nome Luís, que se prontificou a colaborar. Em 1 semana, normalmente à noite e pelo MSN, lhe repassei os passos básicos para desenvolvimento de mapa e na semana seguinte já estava ele apto a continuar o desenvolvimento do município em que mora. Naquela semana mesmo repassei o desenvolvimento do mapa para ele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
brshrek
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Fev 2010, 23:00

Mensagem por brshrek »

Olá,

Esse mapa tracksource funciona no Airis T920? Se positivo, qual seria o procedimento para instalar no mesmo?

Obrigado
Responder