Função Desvio no IGO 8

Aplicavel aos 3 tipos de navegador iGO
Responder
Avatar do usuário
augustopedrone
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Mar 2009, 00:00

Função Desvio no IGO 8

Mensagem por augustopedrone »

Boa noite pessoal,

Esse é meu primeiro post no fórum que tanto me ajuda com o GPS.

Possuo um Infoscape com Igo 8, que acho mesmo muito bom, apesar de não conhecer outros softs.

Tenho uma dúvida sobre a função "DESVIO" deste programa, que não entendi a explicação no manual do mesmo.

Exemplo...estou voltando do Paraná, destino SP. A rota traçada em qualquer modalidade (fácil, rápida, ...) sempre diz para passar pela Raposo Tavares, mas eu desejaria evitar esta rodovia e usar a Castelo Branco (é um exemplo apenas).

A função Desvio é para esse caso ? Como fazer ?

Obrigado !
Avatar do usuário
jotaerre
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 71
Registrado em: 23 Fev 2009, 00:00

Mensagem por jotaerre »

Caro Augusto,
Até onde pude explorar o iGO8, a função desvio é apenas para que vc, em uma rota já programada, possa desviar a rota para algum POI. Digamos que vc esteja num caminho que já programou no navegador e, de repente, queira ir num posto de gasolina. Basta acionar o botão "desvio" e escolher o POI que o iGO vai incluir essa passagem no seu roteiro.
Agora, como o amigo deseja uma rota personalizada, ou seja, uma rota na qual o iGO considere um percurso que vc entenda ser melhor que aquele sugerido pelo navegador, aí é só utilizar o EDITAR ROTA (Menu/Rota/Editar rota), que acho um pouco complexo. Outra alternativa é utilizar um "ponto de passagem" na rodovia que vc deseja q o navegador considere em sua viagem.
Teste esta sugestão (considerando o skim Dimka)
- Menu/Procurar/Endereço: escolha o endereço e clique na bandeirinha azul (definir o início. O iGO8, vai perguntar se deseja desligar o receptor de satélite, então confirme que sim);

Agora vc tem duas opções para colocar seu ponto de passagem:
(a) Um deles é diminuir o zoom do mapa e escolher a rodovia que deseja passar. Com a canetinha clique na rodovia. Veja que ficará piscando um ponto. Na tela procure um ícone que parece um alvo (um círculo com um ponto dentro). Clique e verá que novas barras de ferramentas surgirão na tela. Escoha a bandeirinha quadriculada (Adicionar destino). O navegador vai traçar a rota até lá.
Arraste o mapa com o dedo na tela. Escolha o novo local de passagem. Escolha novamente o ícone do alvo. Escolha agora a bandeirinha quadriculada "continuar". Veja que a bandeirinha que era destino (quadriculada) ficou como ponto de passagem (bandeirinha amarela). E a o novo destino ficou com a bandeira quadriculada (destino). Repita o procedimento por quantos pontos de passagem desejar até o destino.
(b) O outro caminho é escolher o destino, normalmente.
-Menu/Procurar/Endereço: escolha o endereço e clique na bandeirinha quadriculada (definir o final da rota). O iGO vai traçar o caminho. Mas vc quer que considere a passagem numa estrada ou cidade específica. Então, procure o local que deseja que o iGO considere na rota, clique com a canetinha e veja aquele sinal piscando (veja se está em cima da rodovia na mão desejada, ampliando com o zoom). Clique naquele ícone do alvo e escolha a bandeirinha amarela (adic. etapa). Veja se a nova rota atende seus anseios. Se quiser adicionar mais pontos de passagem, é só ir repetindo este passo e plotando as bandeirinha.

O iGO vai ficar informando o tempo todo pra vc qual a distância para o próximo ponto de passagem, tempo estimado, qual distância para o destino, tempo estimado, altitude, quantos km já percorreu e o tempo gasto, etc. Dependendo das informações que configurou para a tela.

Não sei se ficou complexo ou se atende ao seu anseio estes métodos de traçar rotas. Mas foi uma tentativa de auxílio.

Ah! Se quiser, ao final da rota toda planejada, pode salvá-la para repeti-la no futuro, sem precisar fazer tudo isso de novo. É só ir em MENU/Rota/Salvar Rota e escolher um nome pra rota. Ela ficará salva no cartão na pasta Igo/Save/Routes.

Boa Sorte!!
Jr
Avatar do usuário
augustopedrone
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Mar 2009, 00:00

Mensagem por augustopedrone »

Muito obrigado !

Testei a dica e atende perfeitamente ao propósito.

Fiz o esquema de marcar o ponto de destino primeiro e depois marcar um ponto de passagem com a bandeira amarela. Só precisou de uma marcação e a rota ficou a que eu queria.

Abraços !
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.