Como funcionam os radares nas ruas e rodovias?

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Thundercel
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Como funcionam os radares nas ruas e rodovias?

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Estamos falando de radares de trânsito, que têm princípios fundamentais de qualquer sistema de radar, ou seja, enviar um sinal e receber de volta. Esta é uma questão um tanto complexa e envolve um conhecimento técnico (principalmente de física).

O que quero mostrar aqui é como funcionam os radares em uma abordagem mais simples, sem muitos cálculos malucos de física ou palavreados técnicos. Lembrando que os radares funcionam dia e noite, em exceção a casos em que estão com problemas ou com regras do tipo leis como Rodízios.

Muita gente acha que pode burlar os radares no trânsito e acaba sempre acelerando um pouquinho a mais. Resultado… multa depois de alguns dias no seu endereço. O pedal de acelerador é realmente uma tentação para o motorista, principalmente se o carro é um pouco mais potente. Quem já não sentiu vontade de acelerar um pouco à mais ao ver uma pista limpa e vazia pela frente? É comum ver isso, afinal, tentação é tentação. A questão é que os radares servem para reduzir o número de acidentes causados por excesso de velocidade. E os números vêm mostrando isso.

Obviamente, os radares não resolvem tudo por si, parte do problema é resolvido com propagandas e repetições diárias em propagandas de redução de velocidade. Mas nada disso adianta muito se o condutor do veículo é daqueles que se auto julga um piloto e acha que com ele é tudo diferente. Principalmente quando a pessoa tem “dinheiro sobrando”. O que mais vejo no trânsito, tirando motoristas de empresas particulares que não estão nem aí para os veículos das companias, o que mais podemos notar é condutor com carros importados ou mesmo nacionais, só que mais caros, andando em alta velocidade, não estando nem aí para radares, uma vez que uma multinha à mais, uma multinha à menos não faz diferença no bolso!

Prova disso que estou falando são os noticiários, na maioria dos casos que vejo, os acidentes causados por excesso de velocidade são causados por carros mais caros. Ou seja, motoristas que não estão ligando para multas ou radares. Isso não quer dizer que quem não tem um grande carro, não causa acidente, é apenas uma observação. Também tem pessoas que andam em carros 1.0 de dez anos atrás e acabam sendo detectadas por excesso de velocidade ou causando acidentes, mas acredito que na maioria dos casos, realmente sejam os carros mais potentes, uma vez que são mais tentadores. Se não acredita, faça um test-drive e constate por si mesmo o poder do cramulhão assoprando na sua orelha.

Tipos de radares de trânsito e como funcionam

Radar Fixo

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Totalmente automático, ou seja, não precisa de um operador e é instalado na via com três laços detectores distantes 3 metros um do outro. O cálculo é feito com base no tempo que o carro passa de um laço para o outro. Uma faixa tem total independência em relação à outra, ou seja, uma não depende do outra e elas trabalham simultâneamente se necessário. No caso de cruzarem dois veículos em alta velocidade, os dois serão flagrados. Conforme o carro passa, ele calcula a velocidade e aciona a câmera fotográfica, se a mesma estiver acima do que foi configurado préviamente.

Lombada Eletrônica

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Funciona da mesma forma que o radar fixo, mas exibe ao motorista sua velocidade ao cruzar os laços.

Tripé (Conhecido como radar móvel)

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Este sistema é utiliza lasers que são emitidos constantemente na pista e conseguem calcular a velocidade, mas ao contrário dos modelos acima, se passar dois carros ao mesmo tempo, ele não registra a medição.

Radar móvel

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Este último seria o que realmente poderíamos chamar de Radar móvel e ainda, é o único que faz jus ao título de radar, pois usa o efeito doppler, ou seja, lança um onda em direção ao veículo, e calcula a velocidade, com base no tempo que leva para ir e voltar e a distância.

Créditos:
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Marcio M Soares
- Thundercel -
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Garmin NUVI 3597 LMT
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