Infoscape - Out Of Memory. (IGO8 8.3.2 + TTS + Outros)

Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Infoscape - Out Of Memory. (IGO8 8.3.2 + TTS + Outros)

Mensagem por Volrath »

Bom dia meus queridos;

Ontem à noite decidi fazer uma porrada de atualizações em meu GPS (IGO8 pra ser mais exato) (só com conteúdo aqui do nosso amado fórum); Infelizmente, o meu Infoscape não agüentou (o meu é aquele com a traseira preta).

Configurações iniciais do meu IGO8:

- IGO8 “antigo” (aquele do primeiro tutorial do Thunder).
- Base de radares do início de dezembro, só com o arquivo Spud.
- Base de POIs do post do Thunder (.poi) (sem o KML do aomeuredor).


E estava até então funcionando perfeitamente...

Configurações que tentei implementar em meu aparelho:

- IGO8 “novo” (8.3.2.XXX).
- Base de radares .txt do site maparadar (com o arquivo Spud zerado).
- Base de POIs do aomeuredor + o .poi do Thunder.
- Voz da Gabriela (1.5) c/ suporte à TTS do novo post do Thunder.


Enfim; Com esses updates, fiz uma simulação de trajeto e não deu nem 15 segundos o WinCE gritou uma mensagem de erro... Não anotei ela detalhadamente, mas me lembro muito bem, ela dizia que a memória não era o suficiente pra continuar a operação, mostrava o quanto o aparelho tinha pra oferecer e quanto ela precisava (+/- 1000 pra 1200). Dei OK e o navegador foi automaticamente fechado...

Agora estou fazendo o velho processo da informática de achar o principal culpado por eliminação (é claro que a culpa é do conjunto, mas vamos ver até onde meu aparelho aguenta, rs), voltei pro IGO8 antigo e já estou usando o .poi e o KML, e agora estou até usando o .txt e o .spud dos radares (juntos, não deu problema de duplicação). Até agora está tudo bem, fiz mais algumas pequenas simulações e não tive problemas, só está demorando bem mais pra iniciar o navegador.

Daqui uma semana pretendo testar a voz da Gabriela no IGO8 antigo; Daí pergunto ao nosso mestre Thunder; Querido, onde conseguiu a voz da Gabriela (TTS) estava explícito que só serviria pro IGO8 8.3.2.XXX?

Desejo um excelente natal a todos.

Amplexos...

Volrath
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Volrath,
como citei em outro topico, essas informações são importantíssimas para que iniciemos um trabalho em grupo e por meio do debate e das informações, cheguemos a um denominador comum.

Particularmente acredito que a msg de erro "de memoria insuficiente" se deve não a quantidade de arquivos inseridos na memoria, mas sim da quantidade habilitada para que o SO leia e processe.

Uma coisa é certa: - quanto mais informações inseridas mais pesado ficará o GPS na leitura e, consequentemente, o tempo de resposta será elevado. Se a quantidade de arquivos a ser lido e processado por ele superar a sua capacidade ele vai berrar mesmo.
Daqui uma semana pretendo testar a voz da Gabriela no IGO8 antigo; Daí pergunto ao nosso mestre Thunder; Querido, onde conseguiu a voz da Gabriela (TTS) estava explícito que só serviria pro IGO8 8.3.2.XXX?
Como o meu é Garmin, não tenho como pesquisar a Gabriela rodando a baiana nos iGO8 de versões anteriores, mas por informações de outros foruns e de onde obtive o arquivo, ela roda no ultimo iGO8, o 8.3.2.XXX

Já li comentarios que arquivos de voz tem relação com a marca do GPS, com a versão do navegador e até mesmo com a versão do firmware instalado, mas deixo essa resposta para aqueles que já testaram em seus iGO8.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Volrath,
como citei em outro topico, essas informações são importantíssimas para que iniciemos um trabalho em grupo e por meio do debate e das informações, cheguemos a um denominador comum.
Com certeza, justamente por essa filosofia que iniciei um tópico de acompanhamento como este; Obrigado por grifá-lo com sua ilustre introdução. ;)
Particularmente acredito que a msg de erro "de memoria insuficiente" se deve não a quantidade de arquivos inseridos na memoria, mas sim da quantidade habilitada para que o SO leia e processe.
Concordo plenamente; Aliás, poderia apostar nisso, a mensagem de erro deu-se em uma simulação em uma área relativamente "pesada" de São Paulo, com edifícios 3D e tudo mais.
Uma coisa é certa: - quanto mais informações inseridas mais pesado ficará o GPS na leitura e, consequentemente, o tempo de resposta será elevado. Se a quantidade de arquivos a ser lido e processado por ele superar a sua capacidade ele vai berrar mesmo.
Pois é, mas isso é um pouco estranho; Será que a nova versão do IGO8 muda tanto assim no processamento? Eu não reparei em grandes modificações, talvez uma nova função aqui ou ali... Mas nada que "assustasse" (como saindo do Destinador ou do MioMap e indo pro maravilhoso IGO8).
Daqui uma semana pretendo testar a voz da Gabriela no IGO8 antigo; Daí pergunto ao nosso mestre Thunder; Querido, onde conseguiu a voz da Gabriela (TTS) estava explícito que só serviria pro IGO8 8.3.2.XXX?
Como o meu é Garmin, não tenho como pesquisar a Gabriela rodando a baiana nos iGO8 de versões anteriores, mas por informações de outros foruns e de onde obtive o arquivo, ela roda no ultimo iGO8, o 8.3.2.XXX

Já li comentarios que arquivos de voz tem relação com a marca do GPS, com a versão do navegador e até mesmo com a versão do firmware instalado, mas deixo essa resposta para aqueles que já testaram em seus iGO8.
Será? Eu não acho que tenha a ver com o aparelho (a não ser a capacidade de processamento, rs), nem com o Firmware; Acho que a voz foi feita pra rodar no sistema (no caso o IGO8), que já consegue rodar naquele aparelho, naquele SO... Mesmo se fosse algo mais paralelo como um plugin eu duvidaria que deixasse de funcionar (por questões de compatibilidade) de um aparelho pra outro, sendo que os dois já usariam o sistema base para o tal.

Enfim;

Falta descobrir ainda qual é o maior culpado pelo meu erro de "Out Of Memory"; Como disse, semana que vem vou testar a Gabriela no IGO8 antigo, e se der tudo certo, com sua aprovação, pretendo lançar um tópico de "Infoscape + Destravamento + 4 Navegadores" for newbies, rsrs. Daqueles de copiar e colar, com atualizações trimestrais e tal...

Basta passar por esse dilema. ¬¬

Valeu mesmo meu querido;

Espero que esteja passando bem o seu dia de natal e tenha um excelente revellon.

Abraços!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Será? Eu não acho que tenha a ver com o aparelho (a não ser a capacidade de processamento, rs), nem com o Firmware;
Sabe aquele ditado do "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come"?
Pois é,
estou impressionado com o avanço tecnologico e com a briga entre desenvolvedores. É um ajudando ao outro e comendo o outro ao mesmo tempo. è do tipo: - vem comigo ou se dane.

Se o firmware, que é um SO, não acompanhar esse avanço ele fica na cozinha do mundo como ficaram os antigos Microsoft Office onde o Word 2007 le os arquivos doc produzidos por seus antecessores, mas seus antecessores não conseguem ler os docx produzidos no novo Word.

Falando do Windows Vista nem pensar né? A entrada desse causou um impacto muito grande nos desenvolvedores de Hardware.

Falando em hardware a briga é boa. Tenta rodar uma midia de dvd em um CDROOM dos antigos.

Pois é amigo, estamos em uma briga tecnológica onde o hadware e o Sofware em muito influenciam para uso de novas tecnologias empregadas na compilação de arquivos.

Por essa razão citei que o aparelho (hardware) e o firmware (software) podem em muito interferir quando da instalação de um arquivo em nele tendo sido empregado nova tecnologia de compilação.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Thunder,

Falando em SO eu concordo plenamente que seja possível dificultar a vida de uma letra dentro de uma sílaba dentro de uma palavra dentro de uma frase dentro de um texto do mais complicado programa.

Falando em Firmware (coisa que existe até pra monitor de PC) eu não creio que seja comum (acredito que seja possível, mas não é fácil pensar onde isso seria comercialmente inteligente, principalmente falando sobre o Infoscape, mais genérico impossível; A não ser que a Gabriela ou o próprio IGO8 tenham parceria exclusiva com algum fabricante, ainda sou meio ignorante no assunto) impedir o funcionamento de algo que seja tão integrado ao IGO8 (voz da Gabriela), sem impedir o funcionamento do próprio IGO8.

Aliás, considerando que a voz já funcione no 8.3.2, dentro do WinCE e do Firmware do Infoscape da galera, basta saber se funciona no 8, ou estou errado?

A tecnologia de compilação da voz da Gabriela não é a mesma que a do Fábio?

Obrigado mais uma vez, amado mestre!

Abração.
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

programinhas

Mensagem por nhf75 »

Não sabia que tinha essa postagem aqui.

Volrath, fiz um upload de vários programinhas numa pasta zipada, com a finalidade de gerenciar o aparelho GPS. Talvez vc os tenha, se não tiver, pegue-o, tem progs taskmanager, gerenciadores de memória e outros interessantes. Com eles descobro o que eu poderia por na memória enquanto rodava o igo8.3.2 + skins + voz tts. Infelizmente quando quero rodá-lo desta maneira, não posso usar o seletor de navegador. Deu tudo certo. Consegui ver quanto o Igo usava de memória com todos os opcionais + programas seletores + musicas rodando e sendo transmitida pelo FM para o carro, e fui pela exclusão até dar certo.

segue o link reeditado sem espaços: [Link externo oculto para visitantes]

Abraço!
Editado pela última vez por nhf75 em 27 Dez 2008, 03:00, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Valeu cara! Eu ainda não os tinha!

Mas diga lá; Conseguiu resolver seu problema de Out Of Memory? Que combinação está usando? Está usando tudo só que sem o seletor de navegadores mesmo? Não tem alguma idéia pra usarmos tudo?

Abração, muito obrigado pelo reply. Amanhã mesmo vou baixar esses programas.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

esse assunto é realmente contagiante e nos permite cada vez mais entender sobre os sistemas empregados nos GPS.

nhf75, aqui não precisa separar as palavras para postar link. Isso só ocorre no Portal GPS, o que não entendo, pois a nivel configuração se fez a moderação, mas a nivel real se permite colocando espaços. Era só tirar a moderação de palavras, mas... isso é com eles.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

Out Of Memory

Mensagem por nhf75 »

Thunder, melhor se não precisa separar por espaços e obrigado pela info.

Volrath, só consegui sem o meu seletor de navegador (bem mais leve que wolfncu e winpocket) e sem tocar músicas enquanto navego, ou seja, a viagem se torna torturante meu caro! então escolhi só o skin e sem a voz tts, pois o skin é mais fucional. Caso vc não tenha percebido, ela não fala todas as ruas e a voz sai um pouco esquisita tipo... sintetizador de voz. E k entre nós... a voz da ana maria é charmosa demais! Eu fico sem o TTS. rsrs

Agente não pode se apaixonar pelo aparelho e já estou de olho nos de 128 Mb de mem que começaram a sair no ML, só falta ter bluetooth, transmissor fm, memória interna de 1Gb ou mais e entrada av-in. Sempre falta um desses opcionais e devido a isso vou esperar. Estão para sair os poderosos GY440 e GY550 da goodyear (no Brasil) que tem tudo isso mas peca na mesma memória que o nosso. Viu? sempre falta algo!

Estou procurando programas que use a memória do cartão sd como extensão da memória rom, aí seremos felizes podendo selecionar mais alguns megas não acha? estou procurando no google neste momento, até em site Japa e China. Se eu conseguir vou postar aqui e já aviso: VOU ABUSAR DO GPS!
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

Achei a solução!

Mensagem por nhf75 »

Olha eu aqui às 04:00h da manhã! haha! êta Vício!
Mexendo num cartãozinho que eu tinha de reserva, de bobeira mesmo, vi que os arquivos estavam sendo copiados bem mais rápido... pensei...
se o iGO ficava lento com o skin+voz tts+seletor de navegador com cartão de 4GB formatado com FAT32, pode ser que fique bem mais rápido com FAT16 num cartão de 2GB (nota: a fat16 que é rápida, não o cartão de 2GB em relação do de 4GB) onde ele não estoura o cache devido à lentidão da leitura, como é o de 4GB (o qual só se formata com FAT32). PIMBA! em cheio. Funcionou certinho!

Fiz testes...coloquei tudo que tida direito, aumentei a velocidade com carrinho para provocar travamentos e etc! nada! travar deu pequenos travamentos mas... NADA de OUT OF MEMORY! Fui pra galera!

Uma pena eu ter que cair para o cartão de 2GB, reduzindo músicas ou navegadores neste cartão. Dividir para conquistar! Teremos que priorizar agora!

Neste momento os navegadores que possuem memória flash maior ganha maior conceito, não precisa nem tercer comentários sobre isso não é?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

nhf75,
estava eu ca no meu cantinho pensando nesse teste e fico feliz por você já te-lo feito.

Esse pensar me veio a cabeça quando surgiu o assunto da formatação do cartão em FAT, e não FAT32, para upgrade do firmware.

Em que pese que se perca espaço com o FAT, supunha eu que sistemas mais antigos, mesmo que lendo sistemas mais novos, ficavam mais folgados lendo arquivos gravados em FAT.

Vlw amigo, gostei do teste e da informação.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
nhf75
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 105
Registrado em: 20 Dez 2008, 23:00

É mesmo, ensaio e erro.

Mensagem por nhf75 »

Em que pese ter dado certo, ainda pode dar erro em outros GPS porque?

1. São programas diferentes de modelo para modelo, ocupando espaçoes diferentes;
2.Processador diferente e hadwares a mais ou a menos, que quer queira ou não ocupam ou reservam memórias, ficando alocadas como se fosse saldo aprovisionado em Bancos. Quanto mais periféricos ex: bluetooth, transm FM, Av-in, foto, etc, mais memória alocada e serviços (processos) em memória; e
3. Configurações diferentes.

O meu GPS é um Chinês G46, não Infoscape.

Então o assunto não para por aqui, vou continuar a procura de software que possa usar um pouco do cartão SD para auxílio à memória, não como cache, mas como memória virtual similar ao do windows.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Sem duvida, em se encontrando algo que possa criar uma memoria virtual nos cartões de memória em muito será revolucionado o emprego dos GPS que possuem pouca memória interna. Acredito que não só dos GPS mas de todos aqueles que se utilizam de cartões de memória.

Confesso que nessa aula ainda não cheguei e por isso não tenho como muito explorar e analisar se isso é possível.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
jucacesar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Dez 2008, 23:00

Mensagem por jucacesar »

caro thunder, boa noite, tendo lido alguns foruns, achei legal comentar uma observaçao, que notei em uma situaçao minha, seguinte, eu tinha um infoscape com o fundo prata, tinha instalado nele este igo que tem o tts da gabriela e tinha muitos problemas com travamento do mesmo entao resolvi usar uma voz comum que fincionava bem, ate ai tudo bem, entao tive um problema com o aparelho ja que estava na garantia, troquei ele, entao recebi o novo aquele que e igual mas com o fundo preto, posso ate estar errado, mas abservei que o mesmo é bem mais rapido tanto como navegador, até voltei a usar o tts, como captar sinal de satelite, por exemplo moro em um apto e o antigo nao captava o sinal aqui dentro, ja o novo consegue captar, entao resolvi comentar este assunto mais para o aprendizado tanto meu como todos deste maravilhoso forun, estou a disposiçao para qualquer coisa, obrigado.
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

jucacesar

Amigo muito obrigado por postar a sua experiencia com o infoscape eu ja tinha colocado sobre isso do aparelho prata e o aparelho preto temos um topico falando sobre isso mas não tinhamos esta confirmações de um usuario que comprovou esta situação
Inclusive em minha postagem coloquei uma outra informação par que qeum fosse comprar um equipamento infoscape notasse tambem o adesivo frontal que o não manufaturado(remontaldo) alem da trazeira preta o adesivo com o nome INFOSCAPE em letras maiusculas sem logotipo pois tambem tem aparelho com etiquetas com as letra em minusculas e com o logo junto que faz parte dos equipamento pratas remontados
Agradeço pela sua atenção e grande ajuda para todos deste forum continue assim pois necessitamos de pessoas atenciosas como voce

Abraços
Responder