Faça você mesmo o seu menu

Avatar do usuário
Gildomamorim
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:00

Mensagem por Gildomamorim »

:( Links off, tem como reupar, obrigado!!!
Avatar do usuário
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 96
Registrado em: 27 Mar 2010, 00:00

Mensagem por mhfernandes »

Não sei como capturar a imagem da ela do GPS, me explica que eu coloco as fotos.
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

mhfernandes, primeiro pegue este arquivo [Link externo oculto para visitantes] , descompacte ele, copie para o seu cartão de memoria... entre no explorer e execute este arquivo, ele vai dar uma mensagem que dentro de cinco segundos vai fazer o printscreem... execute o arquivo que vc quiser e ele vai copiar o arquivo para a pasta temp... entedeu ???
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

mhfernandes vou responder sua MP aqui mesmo... para colocar imagem nos post, vc precisa de um site para colocar as imagens... eu uso o imageshack que é gratuito o link é [Link externo oculto para visitantes] basta entrar nele.. ele vai pedir o local onde esta o seu arquivo de imagem... depois de carregar vai te dar o endereço... e no seu post use a opção img do botão acima... e cole o link que recebeu ... entedeu ???
Avatar do usuário
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 96
Registrado em: 27 Mar 2010, 00:00

Mensagem por mhfernandes »

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por mhfernandes em 11 Set 2010, 10:16, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

é isto ai... tá ficando bom rsrsrs
Avatar do usuário
newtoncampos
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2010, 00:00

Re: Faça você mesmo o seu menu

Mensagem por newtoncampos »

Camilo escreveu:Conforme havia prometido, mas meio atrasado (estava de férias) rsrsr, tentarei explicar como fazer um menu personalizado para o seu GPS. Notem que possuo dois equipamentos da marca Foston o 450 BT e 460 DT e que estes menus SOMENTE FORAM TESTADOS NELES, mas provavelmente deva funcionar na maioria dos aparelhos. A Idéia não é desbloquear o aparelho e sim acrescentar novas funções, neste exemplo vamos acrescentar outros navegadores, mas pode ser qualquer coisa, qualquer aplicativo. Imagine se você colocou dois ou mais navegadores no seu GPS (no meu caso são 20 rsrsrs) toda vez que você quiser trocar de navegador você terá de entrar no meu e escolher o novo caminho do novo navegador, com este menu você simplesmente da um click no ícone.

Para fazer os menus, vocês vão precisar de um programa chamado SystemInformation.exe, criado por Daniel Schumann, este programa nada mais é do que um “interpretador” o que quero dizer com isto, este programa lê arquivos estruturados feitos por qualquer editor de texto e monta graficamente um menu no seu GPS (NÃO ALTERANDO ABSOLUTAMENTE NADA NO SEU GPS), O que vou tentar explicar e como fazer estes arquivos.

Para facilitar a vida de vocês, estou anexando dois exemplos, um para o Foston 450 e outro para o Foston 460. Quando comecei a fazer estes menus, quis que ficasse o mais parecido possível com o menu original do Foston (Lembrando que não vamos alterar o menu original, simplesmente vamos acrescentar outros ícones), então tive a preocupação de colocar o mesmo pano de fundo, tamanho, posição e espaçamento dos ícones, fontes, etc... Quem tem um Foston poderá ver a semelhança dos menus. Dentro dos dois anexos, estão todos os programas e ícones que vocês vão precisar. Caso você queira trocar os ícones, panos, etc... é só usar a criatividade e pronto.

Para tornar mais fácil ainda, em cada anexo tem um programa chamado SystemInformation32.exe este programa e para vocês fazerem os testes antes de colocar no GPS, isto mesmo, ele simula no Windows XP o que vai acontecer no seu GPS. Assim fica mais fácil não é rsrsr.

Bom, chega de ladainha e vamos lá...

Menu Para 450

Imagem

Imagem

Imagem

Menu para 460

Imagem

Imagem

Os Arquivos

Para o 450 BT

[Link externo oculto para visitantes]

Para o 460 DT

[Link externo oculto para visitantes]

Bom, primeiro escolha a versão que quiser e faça o download, descompacte no seu pc, ele vai criar uma pasta com o mome menu 450 BT ou menu 460 DT, depende do qual você baixou... entre nesta pasta e execute o programa SystemInformation32.exe ele vai abrir o programa... entre no menu do programa, esta escrito em russo algo como Bildsch... e escolha a opção landscape - 480 x 272... agora é so testar o programa com o mouse.. lembre que é so para verificar o menu, no pc os navegadores não estão instalados e é claro que não vão abrir.

Observem que dentro da pasta menu 450 BT ou menu 460 DT contem alguns arquivos e pastas, vamos explicar um por um:

O arquivo SystemInformation32.exe e para fazer o teste no PC

O arquivo SystemInformation.exe na pasta “menu 460 dt” ou simplesmente menu.exe “na pasta 45 BT” (na pasta 450 eu renomei o arquivo SystemInformation.exe para menu.exe) é o arquivo a ser usado no GPS.

O arquivo SysInfoSettings.ini é o arquivo responsável para direcionar ou indicar onde estão os arquivo de configuração, no caso esta apontando para a pasta Config.

O Arquivo MortScript.exe será necessário para executar os arquivos “mscr”, mas isto nos não vamos usar agora.

A pasta Backgrounds contem o pano de fundo.

A pasta Config contem os arquivos que vão montar o menu, estes arquivos tem a extensão “ini”, portanto se quiser alterá-los basta usar o notepad, não usem o Word.

A pasta Icons contem os ícones que são utilizados nos menus.
Bom, o que nos interessa são os arquivos da pasta config, então vamos brincar um pouco com isto. Vejam como funciona

#configuração

GLOBALSETTINGS // inicia as configurações
ShowMessage = 0 // mostrar mensagem 0 = não
QuitOnDoubleClick = no // se “Yes” quando vc escolher um programa ele vai fechar o menu automaticamente deixe no “no”
X = 0 // posição horizontal do menu deixe 0
Y = 0 // posição vertical do menu deixe 0
Width = 480 // aqui é a largura em pixels do seu aparelho
Height = 272 // aqui é a altura em pixels do seu aparelho
Arrange = No // esta opção é para o menu auto organizar os ícones, deixe como “no”
BackgroundBitmap = ..\Backgrounds\Fundo.bmp \\ nome do arquivo que será usado como pano de fundo – vc poderá usar qualquer um, deste que tenha o tamanho definido nas chaves width e heigth, se for de tamanho diferente não vai funcionar e tem de ser um bmp.
StartUpAnimation = FlyRigth // como vai ser a animação dos ícones na inicialização do menu.
ShutDownAnimation = FlyLeft // como vai ser a animação dos ícones ao sair do menu.
Accelerated = Yes // se a animação vai ser rápida ou não
TopMost = no // se o menu vai ficar sempre em cima das outras janelas ou não

TEXT // começo da chave de texto.
x = 179 // posição vertical do texto.
y = 10 // posição horizontal do texto.
Text = Navegadores // o texto que será mostrado.
Font = Arial // a fonte utilizada.
Size = 23 // o tamanho da fonte.
Width = 0 // a largura da fonte;
Weight = 800 // efeito tipo negrito.
FrameColor = 000000 // a cor em volta do texto.
Color = FFFFFF // a cor do texto.
CreateFont // termina a chave TEXT...

BITMAPBUTTON // esta chave vai posicionar o bmp na tela. Note eu disse BMP não icone
x = 405 // posição horizontal do bmp
y = 0 // posição vertical do bmp
Offset=0 // se quando pressionado o bmp ele vai dar o efeito de profundidade.
BitmapNormal = ..\Icons\S1.bmp // nome do bmp quando ele não esta sendo pressionado.
BitmapPushed = ..\Icons\S2.bmp // nome do bmp quando ele esta sendo pressionado.
QuitOnExecute = Yes // para fechar o programa menu quando executado.

ICONXPBUTTON // esta chave vai posicionar o icone na tela as outras chaves são idênticas as citadas acima.

x = 31
y = 61
SizeNormal = 82 //tamanho do ícone normal
SizePushed = 82 // tamanho do ícone quando pressionado. Aqui se vc colocar um valor diferente da opção sizeNormal o ícone vai aumentar ou diminuir na tela de acordo com os valores que vc colocar.
IconNormal = ../Icons/Garmin1.ico // nome do ícone quando ele não esta sendo pressionado
IconPushed = ../Icons/Garmin2.ico // nome do icone quando ele esta sendo pressionado
Command = \SDMMC\City Guide\CityGuideCE.exe . Aqui é que vai fazer a chamada do seu programa, preste bem atenção nisto... neste exemplo ele vai chamar o programa cityguide.exe que esta dentro da pasta city guide que esta dentro do cartão de memória sdmmc.

TEXT \\ igual ao alterior..
x = 51
y = 146
Text = Garmin
Font = Arial
Size = 14
Width = 0
Weight = 800
FrameColor = 000000
Color = FFFFFF
CreateFont

Bom era isto, existem muito mais funções neste programa, como mostrar o estado da bateria, memória usada, hora, data, uso do cartão, etc... e ainda pode ser usado junto com o MortScript.exe que aumenta em muito as utilidades deste programa... mas isto fica para o próximo post.

Para usar este menu no seu GPS basta copiar a pasta menu 450 ou menu 460 para dentro do seu cartão de memória. E entrar na opção caminho do navegador do GPS e mudar para executar o programa menu.exe ou systeminformation.exe... caso não goste basta voltar o que era antes.

Qualquer duvida é so postar... e gostaria de saber como ficou o menu de vcs, se possível post para vermos...


Valeeu...
Fiz tudo o indicado mas não consigo acessar a mudança de caminho no GPS Foston fs460? Como é feito essa mudança, pelo computador via USB ou direto no aparelho?
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

newtoncampos a mudança é feita direto no GPS -- ligue o aparelho selecione a opção ajustes - depois origem de navagação - agora localize o local onde vc gravou o menu e pronto...
Avatar do usuário
LXavier
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Dez 2010, 23:00

Excelente Menu

Mensagem por LXavier »

Boa Noite Newton ! Demorou mas achei o que eu queria : Um menu objetivo e leve. Com as explicações já personalizei o meu. A única coisa que esta acontecendo é o seguinte : na visualização aparece o botão para sair do menu, porém quando coloco no GPS a seta não está aparecendo ( mas colocando o dedão na posição que deveria estar a seta fecha o menu normalmente ) . Meu aparelho é um foston FS 460 DT. Eu usei os dois menus e misturei os ícones quadrados e redondos, Porém se quiser me dar a dica de como editar os ícones do igo amigo e do igo primo redondos eu acho que ficaria ainda mais bonito. Para deixar claro : Eu eliminei a segunda página do menu original, pois vou usar só sete navegadores .
Avatar do usuário
IbereCorreia
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jan 2011, 23:00

Faça você mesmo o seu menu

Mensagem por IbereCorreia »

Meu problema é igual ao do LXavier. Meu gps é um Midi com a interface idêntica ao 460 :(
Avatar do usuário
hfcaf
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2011, 23:00

Re: Excelente Menu

Mensagem por hfcaf »

LXavier escreveu:Boa Noite Newton ! Demorou mas achei o que eu queria : Um menu objetivo e leve. Com as explicações já personalizei o meu. A única coisa que esta acontecendo é o seguinte : na visualização aparece o botão para sair do menu, porém quando coloco no GPS a seta não está aparecendo ( mas colocando o dedão na posição que deveria estar a seta fecha o menu normalmente ) . Meu aparelho é um foston FS 460 DT. Eu usei os dois menus e misturei os ícones quadrados e redondos, Porém se quiser me dar a dica de como editar os ícones do igo amigo e do igo primo redondos eu acho que ficaria ainda mais bonito. Para deixar claro : Eu eliminei a segunda página do menu original, pois vou usar só sete navegadores .
boa noite LXavier eu mexi bastante neste menu e acontecia a mesma coisa ai descubri que o erro esta aqui BitmapNormal = ..\Icons\S1.bmp
tem um espaço na frente do bmp

e muito obrigado ao camilo por disponibilizar este menu.
o meu eu mudei para a vizualizacao 320x240 e aumentei bastante coisas no menu e ficou super bonito
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

hfcaf - muito obrigado... perdi muito tempo em tentar resolver este pequeno bug e vc achou conseguiu... valeu mesmo... outra saida e trocar as barras de \ para / ... (eliminando o espaço é claro) agora so falta vc postar seu menu para nós vermos como ficou...

Valeu

Camilo
Avatar do usuário
magrelo67
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Fev 2011, 23:00

Mensagem por magrelo67 »

Camilo, tenho um foston 460dt e fiz tudo certinho como vc explicou, mas quando entro no menu criado por vc e clico em qualquer navegador, aparece no gps a mensagem que não encontrou o citiguidece.exe . Pode me dar uma dica pra resolver o problema ? abs.
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

este menu eu fiz como exemplo... para vc conseguir acessar o igo vc tem de alterar as linhas do arquivo gps.ini que estão assim

ICONXPBUTTON
x = 255
y = 61
SizeNormal = 82
SizePushed = 82
IconNormal = ../Icons/Igo1.ico
IconPushed = ../Icons/Igo2.ico
Command = \SDMMC\City Guide\CityGuideCE.exe


na linha command - coloque o caminho para o igo.. exemplo se o seu igo esta na pasta igo 8 e dentro do sdmmc então ficara assim - \sdmmc\igo 8\igo.exe... entendeu ???
Avatar do usuário
magrelo67
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Fev 2011, 23:00

Mensagem por magrelo67 »

:D Show de bola !!!!!!! agora deu certo.
Desculpe o erro de principiante.
Obrigado e abs.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.